Roteiro no Uruguai – 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile

Depois de passar 7 dias na Argentina, o Renan continuou seu roteiro no Uruguai. O Renan juntou em uma só viagem 3 países que nós brasileiros amamos e temos muita dúvida na hora de decidir: Argentina, Uruguai e Chile. Nesse trecho, foram 6 dias desde Punta Del Este até Montevidéo. Se você não leu, veja a primeira parte dessa viagem nesse link.

Roteiro no Uruguai – 6 dias

Meu roteiro no Uruguai começou com minha chegada, de barco, a Colônia del Sacramento. Passei parte do dia na cidade e depois segui para Montevideo. Neste roteiro, fiz ainda um bate-volta com uma agência de turismo até Punta del Este. Nesse mapa (link) é possível ver a proximidade entre as cidades e os principais pontos que visitei.

Dia 1 – Colônia Del Sacramento e ida para Montevideo

Em Colônia del Sacramento, comprei peso uruguaio no próprio porto. Depois fui até a rodoviária (onde também tem casa de câmbio): é só sair do porto e seguir na mesma rua para a direita. Logo você verá a estação de ônibus lá.  Lá tem um guardaequipaje, onde deixei minhas malas para turistar.

Comprei a passagem para Montevideo com a COT, uma das 3 empresas que fazem o trajeto, em horários diferentes.

roteiro no uruguai - colonia del sacramento
Colonia del Sacramento

Saímos da rodoviária fazendo o trajeto contrário ao que os turistas normalmente fazem. Primeiro, fomos diretamente para a Feira Artesanal (ótimos preços de lembrancinhas de Uruguai, vale a pena porque não é muito conhecida), passando  também pela praia que tem ao lado, só para ter uma ideia de como era.

Seguimos ao Bastión del Carmen (antigo forte militar – ótima vista e gratuito).

Depois fomos a Puerto Yates e fomos andando pelo Paseo San Gabriel. Saímos do Paseo para ir para a Basílica, depois Plaza Mayor, Museo del Azulejo (não entramos), logo o Faro (ótima vista da cidade, muitos degraus), Calle de Los Suspiros e Bastión de San Miguel. Depois voltamos para a Gal Flores porque lá tem ótimas opções de almoço.

Comemos um buffet a $250 com tudo incluído (bebidas, comidas, sobremesas). De lá voltamos para a rodoviária, para pegar nosso ônibus de Colônia a Montevideo que saía às 16h.

Dia 2 – Ciudad Vieja

roteiro no uruguai - montevideo - ciudad vieja
Ciudad Vieja – Foto: Flickr Gonzalo Viera Azpiroz

No nosso primeiro dia em Montevideo, fomos para a Ciudad Vieja. Você pode começar com o mercado del Puerto e Museo del Carnaval, ir na Rua Sarandi (é como a Florida em Buenos Aires, mas bem menor e com menos movimento), ir na Catedral, Plaza de Constitución, Teatro Solis (é como o Teatro Colón, só que um pouco menos elegante. Entrada paga, mas tem visita guiada em português.

Em seguida, fomos ao Palácio Salvo (custa $200 pesos e tem uma boa vista da cidade). Depois, pegamos um ônibus (com disposição dá pra ir caminhando) até a fonte dos cadeados (fuente de los candados). Tem uma escultura de Carlos Gardel do lado da fonte. Continuamos ao mirante da Intendência (é gratuito e tem uma visão ainda melhor que a do Palácio Salvo).

Enquanto o Palácio é interessante pela arquitetura e história do país, visto que fica na praça da independência de frente para onde trabalha o presidente, o Mirante da Intendência é melhor e mais barato. Também está mais ao centro, sendo mais fácil de ver as praias. Terminamos o dia passando na Universidad de La Republica e na biblioteca Nacional (prédio ao lado). Dependendo da sua hospedagem, talvez seja melhor fazer o roteiro ao contrário, aproveitando uma tarde no mercado del puerto e comendo comida muy rica.

Dia 3 – Bate-volta a Punta del Este

Como fomos no inverno, Punta del Este estava em baixa estação e a cidade fica bem vazia. Além disso, os pontos turísticos estão distantes um do outro. Por isso, minha sugestão é alugar um carro ou comprar um citytour a partir de Montevidéu.

Nós compramos um na Decolar.com que saiu a R$ 82,00 (foi um achado grande, pois sempre que buscamos online e na cidade víamos os preços, tudo estava custando o dobro).

Dia 4 – Estádio Centenário, Parque Rodó e Las Ramblas

Mudamos um pouco nosso roteiro porque íamos ver uns amigos, mas recomendamos para seu segundo dia em Montevideo que você visite o Estádio Centenário (onde foi realizada a primeira Copa do Mundo, em 1930). Lá também tem um mirante.

O estádio parece um Coliseo dos novos tempos (precisa de uma reforma urgente), mas o museu, a história por trás e o mirante são muito bons. O custo da visita (em 2016) foi $150 pesos. De lá, você pode ir ao Parque Rodó, ao Punta Carretas Shopping, seguir para o faro de Punta Carretas e passar o final do dia caminhando pelas praias e tirando foto no letreiro de Montevidéu, que fica na praia de Pocitos.

Dia 5 – Torre, congresso e Fortaleza del Cerro

Nesse dia, recomendamos ir na Torre Antel (empresa de telecomunicações, entrada gratuita, mas é preciso ver os horários no site) e passar no Congresso, que está pertinho da torre.

O Congresso vale muito a pena ir, visto que temos acesso à camara dos deputados e ao senado. Além disso, é possível ver a primeira constituição do Uruguai e a ata da independência, que fica em uma caixa na Sala dos Passos Perdidos e é protegida por dois soldados tão imóveis quanto os de Londres.

Foto: Andrés De León (Flickr)

Você também pode ir a Fortaleza del Cerro, uma colina que dá uma boa vista para a cidade. No entanto, dizem que é perigoso e o acesso é difícil. Acabamos não subindo pois o tempo estava bem ruim e já tínhamos visitados outros mirantes. Como esse dia está curto, você pode dividir um pouco do dia 1 com esse, pois é mais ou menos na mesma região.

Dia 6 – Deslocamento ao Chile

O sexto dia foi dedicado ao deslocamento até o Chile. Inicialmente, pegamos um voo da LATAM de Montevideo a Santiago e combinamos com um voo da SkyAirlines até Temuco.

Roteiro no Uruguai
Gostou desse roteiro no Uruguai? Compartilhe com os amigos ou salve no Pinterest!

Informações úteis para seu roteiro no Uruguai

Hospedagem

Fiquei hospedado no Hotel Urban Express: Localização e preço bons, mas só isso. Os quartos eram muito velhos. Além disso, o café-da-manhã nem se comparava ao do Hotel Tritone (que ficamos na Argentina). Era um pouco mais fraco, mas até que dava pra comer bem. Fica a poucas ruas da Plaza da indepêndencia, no limite da Ciudad Vieja com o centro (dizem que a ciudad vieja é um pouco perigosa de noite, mas não fomos pra essa região a noite).

Talvez um ótimo lugar para ficar também seja perto de Tres Cruces (a rodoviária). Fica bem no centro dos pontos turísticos, entre o dia de turismo na ciudad vieja e a noite de chopp nas praias de Punta Carretas e Pocitos.

Tomada

A tomada é ótima para os nossos padrões antigos (de dois pontos), mas não funciona com o nosso novo padrão. O formato é de três pontos alinhados, como reticências,.

Moeda e Câmbio

Gastei em torno de $70 dólares nos 5 dias que passei. Usei muito o cartão, pois turista que usa cartão de crédito tem desconto de 18% dos 22% de IVA (ICMS deles) restaurantes.

Como funciona?

Simples. A máquina do cartão deles é bem avançada, detalha tudo e desconta tudo. Quando a via do cliente é impressa, ela mostra o valor da conta, o desconto (escrito Descuento Ley 18999), a propina (gorjeta, os famosos 10% se vc quiser dar) e mostra o total a pagar já com o valor descontado.

Recomendo, pois mesmo com os 6,38% de IOF, ainda sai mais barato. Sem esse desconto talvez meu gasto chegasse aos $130 dólares. O dinheiro troquei somente em Colônia del Sacramento, no porto mesmo, não precisei trocar nada mais.

Comida

A comida é um intermediário entre Argentina e Brasil. O chivito (sanduíche típico) é como se fosse um hamburger de filet, muito bom! O resto é estilo argentina, entre milanesa e parrillas (tente ler o duplo r com o som correto, porque pajilla em espanhol é muito feio e pega mal!).

Em Colonia, comemos no Restaurant del Centro ($380 pesos com tudo incluído).

Em Montevidéu, comemos no El Horno de Eduardo ($300 pesos – carne com purê, bebida e sobremesa. É restaurante e pizzaria, fica perto do mirador da Intendência), La Pasiva ($300 pesos por um chivito mais gourmet, sem tanta gordura – é uma rede). Fora isso, entrei no site woow.com.uy para comprar cupons de compra coletiva em restaurantes no Uruguai.

Locomoção

Pegamos muito ônibus (não há metrô) e tudo correu bem. O ônibus é pago ao trocador ou ao motorista, dependendo do ônibus e custava algo em torno de $28. Usamos muito o moovit para saber que ônibus pegar e usamos o Uber para ir para a rodoviária no último dia (da rodoviária pegamos um onibus para ir ao aeroporto).

Esperamos que tenham gostado das dicas do Renan! Em breve, a última parte da viagem, no Chile!

Compartilhe:

Stalk Us
Ebook Grátis
Publicidade

Posts Recentes

9 respostas

1. Olá Lorena, bom dia. Não recebi, e realmente nem me atentei pra isso. No entanto, acredito que ainda assim saiu mais barato que comprar sem ser por compra coletiva.

1. Olá Henrique,
      Consegui sim. Alguns sites de compra coletiva me pediam identificação do país, nesses casos eu não consegui. No entanto, o woow foi um dos poucos sites onde eu consegui comprar sem problemas.

1. Bom dia, Henrique! Desbloqueou seu cartão para compras internacionais? Vc incluiu nos dados da compra o endereço de onde ficará hospedado?Em breve estarei indo para o Montevideu e tb tentarei fazer uma compra no site Woow.

1. Olá! Em janeiro de 2018, irei passar 25 dias viajando por esses países, vc sabe me informar quanto custaria, em média, essa viagem?

1. Olá Hudson, complementando o que a Renata falou, realmente depende muito do estilo de viagem e como você planeja ela. Eu, por exemplo, costumo planejar com meses de antecedência de tal forma que quando chega o dia da viagem eu já tenho passeios e hospedagens pagos (fui comprando e parcelando durante esses meses de antecedência).

Na Argentina, é possível realizar passeios caminhando e pegando onibus, então não é muito caro se esse é seu estilo. No Chile, há muitas excursões e passeios de aventura que não tem como ir por conta própria. No Uruguai, eu diria que apenas a região de Punta del Este que é uma região que tem que ir de excursão ou carro alugado porque os pontos lá são distantes um do outro.

Em outras palavras, a gente não quer te dar um valor e vê-lo que foi abaixo que o esperado dependendo do seu estilo. Eu gastei cerca de 100 reais por dia sem contar com Uber ou passeios grandes e hospedagem.