Como escolher um bom hotel – passo a passo!

Escolher um bom hotel é uma arte que precisa ser dominada por aqueles que gostam de planejar sua viagem por conta própria, como nós.

Quando você contrata com um agente de viagem, ele normalmente já conhece a reputação do hotel, tem feedback constante dos clientes que já foram lá e por isso, as surpresas costumam ser menores. Por outro lado, ao reservar pela internet, você precisa fazer seu dever de casa para minimizar as chances de decepção.

Nós publicamos há algumas semanas, um guia para te ajudar com a reserva de hotéis pela internet e este post é um complemento. Lá, falamos das maiores dúvidas e também dos principais sites que utilizamos na hora de fechar a nossa reserva. Aqui, vamos ensinar a garimpar as melhores opções e ofertas.

Reservo meus próprios hotéis pela internet há muito tempo. Nos últimos 6 meses reservei cerca de 20 hotéis. Acabei desenvolvendo uma “técnica” para conseguir encontrar bons hotéis e sempre pagar o menor preço por eles. Desde que eu comecei a utilizá-la, diminuí bastante a minha decepção na hora que chego ao local. Com essa mesma técnica, eu consigo escolher rapidamente e não fico mais vagando dias e dias, olhando vários hotéis e olhando os mesmos hotéis várias vezes, sem chegar a nenhuma decisão.

Como escolher um bom hotel - passo a passo!

My moon hotel, um excelente achado em Hanoi!

Passo a passo para escolher um bom hotel pela internet

  1. Em primeiro lugar, pesquise sobre o seu destino e defina qual a área que você deseja se hospedar na cidade. Tome a decisão da localização e só depois saia para procurar o melhor hotel lá.
  2. Abra o site de sua preferência e coloque os parâmetros (local, quantidade de pessoas e datas). Em alguns casos, você também pode escolher exibir somente os hotéis que tenham uma comodidade específica, como piscina ou wifi gratuito. Se você nunca fez uma reserva pela internet, veja algumas sugestões no nosso Guia para dominar a reserva de hotéis pela internet.
  3. Quando o resultado for exibido, ordene a lista pelo menor preço primeiro.
  4. Vá abrindo uma aba para cada hotel que pareça interessante. Para abrir um resultado em uma nova aba, segure a tecla control (ou command) antes de clicar no link. Abra todos os hotéis que pareçam interessante, antes de começar a  avaliá-los.
  5. Você vai percorrendo a lista de hotéis e o preço irá aumentando. Quando os hotéis atingirem o valor máximo que você está disposto a pagar, avalie as opções que você tem (as abas abertas).
  6. Para avaliar, verifique os piores comentários e veja se são atuais. Lembre-se de que algumas coisas mudam com o passar do tempo: ex.: obra, mofo, etc. Não foque somente nos comentários positivos, encontre as piores notas e leia a insatisfação relatada.
  7. Elimine os hotéis cuja reclamação você não tolera. Algumas pessoas podem dar uma nota muito baixa por algo que não é relevante para você. Por exemplo, a falta de berço ou cama extra disponível não muda nada sua viagem se estiver sozinho. Se aquilo atrapalharia suas férias, simplesmente feche a aba e esqueça aquele hotel.
  8. Observe particularidades do hotel, itens como cancelamento gratuito, pagamento antecipado ou no local e itens do quarto – café da manhã, ar condicionado, chuveiro quente, wifi nos quartos, etc. Verifique em que momento será o pagamento (antecipado ou no check in). Observe se será necessária cama extra e se o preço já inclui ou ela será cobrada adicionalmente.
  9. Das opções que restarem, faça sua decisão final pelo hotel que te agradar mais. Se todos passaram pelo filtro acima, ele não deve te decepcionar. Se por acaso não sobrou nenhum hotel, pode ser um problema generalizado de hospedagens no local. Nesse caso, abaixe as expectativas e escolha algo mais simples ou aceite pagar um pouco mais.

Aplique o método acima e volte aqui pra contar pra gente: Como foi? Ficou mais fácil agora?

Como escolher um bom hotel - passo a passo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *