Koh Phi Phi – Tudo que você precisa saber antes de chegar lá

Koh Phi Phi - Phi Phi Island

Não tem como negar: visitar Koh Phi Phi está na wishlist de grande parte dos brasileiros que planejam visitar a Tailândia. Depois de morar um curto tempo nesse paraíso, preparei esse guia para reunir todas as dúvidas de quem pretende visitar a ilha.

Informações geográficas

Phi Phi é um parque nacional formado por 6 ilhas localizadas na costa oeste da Tailândia, no Mar de Andaman. As ilhas ficam entre Phuket e Krabi, mas pertence à esta última província. As principais ilhas do arquipélago são as duas ilhas maiores (Phi Phi Don e Phi Phi Lay), as ilhas Bamboo, Mosquito, Bida Nai e Bida Nok, além de algumas ilhotas, ainda menores. De todo o arquipélago, somente a ilha de Phi Phi Don é habitada. Você também vai encontrar muita referência por aí para Phi Phi Islands, já que Koh significa ilha.

Koh Phi Phi - Tudo que você precisa saber antes de chegar lá
Pier Ton Sai em Koh Phi Phi

Ainda vale a pena ir em Koh Phi Phi?

Koh Phi Phi agrada quase todo mundo que passa por lá, embora muita gente ache que há uma super projeção da ilha – o que eu não discordo. Phi Phi é a ilha mais famosa da Tailândia, mas não quer dizer que seja a mais bonita. Muita gente se decepciona um pouco, especialmente aquelas que esperam encontrar as Phi Phi Islands de uns 20 anos atrás. E não, não vão achar.

Quem não gosta de Koh Phi Phi

Entretanto, existe um grupo pequeno de pessoas que não gosta da ilha de jeito nenhum. Normalmente, são pessoas que estão em busca de um lugar sossegado, quase um paraíso recém-descoberto, uma praia para deitar o dia inteiro enquanto escolhe drinks no cardápio. Além disso, buscam compras de produtos de qualidade, eletrônicos ou afins. Gente que quer distância de muita badalação – quer apenas um lugar tranquilo para descansar. Se você procura isso, Phi Phi não é pra você. Além disso, Phi Phi não tem nenhuma atração “extra” para crianças. Se seu filho não se contenta com mar, piscina do hotel, passeio de barco e snorkel, Phi Phi também não é pra você.

Quem ama Koh Phi Phi

Por outro lado, se você gosta de um lugar animado, onde você pode encontrar festas ou praia com 5 minutos de caminhada, vai amar Phi Phi! Se quer ver uma daquelas ilhas em que a natureza dá show, que tem um mar calmo e um mirante de tirar o fôlego (literalmente), vá pra Phi Phi. Se você quer descansar um pouco do excesso de informações que a Ásia traz e não quer ter que pensar em transporte público, aluguel de moto e nem se preocupar com um trânsito caótico – tá perdendo tempo, corre pra Phi Phi!

Quando ir a Phi Phi?

O clima em Phi Phi é quente o ano inteiro (média de 28ºC), embora exista uma estacão bem chuvosa e outra seca. Embora a recomendação mais comum seja evitar a baixa temporada, por causa das chuvas, essa é a época dos melhores preços também.

Se você quer dias lindos de sol todos os dias da suas férias, vá entre Novembro e Abril. Chove em média 5 dias por mês nesse período. Esteja preparado para pagar mais caro por tudo e encontrar todos os lugares lotados.

Mas, se não se importa em pegar dias de chuva, intercalados com dias de sol, arrisque a baixa temporada,entre Maio e Outubro. Recompensa? Preços até 2/3 menores. Estive em Phi Phi nos meses de maio e junho e praticamente todos os dias tiveram momentos de sol. Choveu sim, muitas vezes, normalmente uma manhã OU tarde OU noite. Se quiser arriscar a baixa temporada, deixe 1 ou 2 dias a mais que o mínimo. Chove em média 19 dias por mês nesse período.

Embora muito se fale das monções da Tailândia, em Phi Phi elas não causam grandes estragos. Os locais inclusive preferem chamar de estação chuvosa, já que não se assemelham às monções de outras partes da Ásia. Normalmente são chuvas fortes, com vento e raios em alguns casos. Podem durar 20 minutos ou 4 horas. Não há grandes alagamentos na ilha, logo depois da chuva é possível transitar tranquilamente.

Koh Phi Phi - Tudo que você precisa saber antes de chegar lá
Manhã de sol, no período chuvoso em Koh Phi Phi

Custos & câmbio

Phi Phi é um destino super valorizado na Tailândia. Isso quer dizer que os preços são bem mais caros que nos outros locais do país. As lojas da 7-eleven, por exemplo, chegam a praticar preços que são o dobro de lojas em Bangkok.

As refeições mais baratas que encontramos foram a partir de 50 baht (Thai food), mas normalmente os preços ficam em torno de 90 a 130 baht. Nos restaurantes mais sofisticados, os pratos são a partir de 200 baht. Pratos com carne bovina também costumam ser bem caros (a partir de 280 baht).

Hospedagens para duas pessoas custam a partir de 400 baht em baixa temporada (quarto com ventilador) e 750 baht em alta temporada, se reservado com antecedência. Na baixa temporada, vale a pena chegar sem reserva e negociar diretamente com os proprietários.

Existem várias lojas de câmbio em Phi Phi Don, mas a ilha tem uma das piores cotações da Tailândia. Se possível, faça o câmbio antes de chegar em Phi Phi. Existem também muitos caixas eletrônicos pela ilha, que cobram uma taxa de 200baht por saque, independente do valor. Cartões de crédito são aceitos por muitos estabelecimentos, com acréscimo de 3%.

Koh Phi Phi - Tudo que você precisa saber antes de chegar lá
Koh Phi Phi tem inúmeras lojinhas!

Como se locomover em Phi Phi

Phi phi é uma ilha relativamente grande, mas quase toda a parte habitada se encontra num centrinho que pode ser caminhado de uma ponta a outra em 20 minutos. Não há transporte público ou táxi em Phi Phi. Tudo é feito a pé.

Contei dois carros em toda a ilha (provavelmente você não os verá). Existem algumas motos também, mas não para alugar. A praia está sempre há 5 minutos de você. É preciso uma habilidade muito grande para conseguir se perder em Phi Phi.

Fora isso, seu meio de transporte pode ser barco, principalmente os long tails. Isso é especialmente válido se você se hospedar nos resorts mais afastados, que não ficam no centrinho. Nesse caso, ou pega um long tail ou encara caminhadas de mais de uma hora. Maaaaaas… na minha humilde opinião, ninguém se hospeda nos resorts e economiza R$20,00 de barco fazendo uma trilha pra chegar no centro!

Koh Phi Phi - Tudo que você precisa saber antes de chegar lá
Os famosos Long Tails da Tailândia – em Phi Phi Islands tem!

Como se comunicar em Koh Phi Phi

Grande parte das pessoas fala inglês básico em Phi Phi, além disso, os cardápios e informações estão sempre em inglês. Com os tailandeses da ilha, você consegue se comunicar, pedir informação, ajuda com cardápio, etc. O difícil é se acostumar com o sotaque.

Internet funciona bem na ilha e todo hotel e restaurante costuma ter wifi. Nos restaurantes, eles geralmente colam a senha no porta guardanapos ou algum outro lugar da mesa. Nem precisa pedir!

Cuidados com a saúde em Koh Phi Phi

Existem dois cuidados que você deve ter com a saúde em Phi Phi: alimentação e cortes com corais e pedras. Alimentação você deve já ter lido que é um problema na Ásia, pois os cuidados com higiene são quase inexistentes. Eles pegam o dinheiro e logo em seguida a fruta para seu suco. E isso é o de menos. Por isso, muita gente sofre quando vistia a Ásia!

Para minimizar problemas, seguem recomendações das próprias clínicas de Koh Phi Phi:

  • Só beba água de garrafa (a água local que parece um soro fisiológico é ok)
  • Evite frutas que você come com casca, tipo maçã ou uva. Melhor apostar em manga ou banana.
  • Evite o gelo, a menos que veja que é do tipo industriazilado (aqueles com furinho no meio)
  • Evite saladas cruas
  • Tome Yakult ou similares para fortalecer a flora intestinal (vende até de 1 litro na 7-eleven)

Já o problema com cortes é comum nos passeios, especialmente quando a maré está mais agitada e te joga na hora de subir ou descer do barco. Tenha muita atenção. Ande sempre com cuidado quando estiver dentro da água.

Atendimento médico em Koh Phi Phi

Caso tenha algum problema durante a sua estadia, conte com duas clínicas e um hospital em Phi Phi. Minha filha teve infecção intestinal forte e foi atendida na Worldmed. O atendimento foi excelente e o seguro cobriu tudo, não precisei desembolsar nem um real. Fechamos o seguro da Assist Med, através da Real Seguros. Além dessa clínica, ainda existe a Siam International e o hospital.

Atenção: Antes de viajar para a Ásia, recomendamos fortemente que você faça um Seguro de viagem, pois são grandes as chances de intoxicação alimentar. Se você não tem ideia de por onde começar, leia o nosso artigo Como escolher o seguro de viagem.

Koh Phi Phi - Tudo que você precisa saber antes de chegar lá
Passeio nas calçadinhas de Phi Phi Islands

Quanto tempo ficar em Koh Phi Phi?

Embora seja possível visitar Koh Phi Phi em um passeio a partir de Krabi ou Phuket, nós definitivamente não recomendamos essa opção. Falamos sobre isso no artigo 9 maneiras para visitar Maya Bay. Além disso, devido aos horários do ferry bate-e-volta por conta própria não é uma opção. Encare os fatos: você precisa ficar no mínimo 1 noite em Koh Phi Phi.

Bom, mas se esse é o mínimo, quantos dias seriam o ideal? Depende muito do seu ritmo, mas eu recomendaria 2 noites para aquelas pessoas que querem visitar coisas diferentes o tempo todo ou 3 noites se você tem um clima mais tranquilo, gosta de curtir as coisas com calma e relaxar mais. Caso você deseje fazer mergulho, adicione os dias que vai dedicar a esse programa. Se estiver indo na baixa temporada, reserve mais 1 dia como margem de segurança, já que a chuva pode atrapalhar alguns programas.

O que fazer em Koh Phi Phi?

Embora o turismo em Phi Phi seja mais focado nas inúmeras maneiras de visitar a famosa praia do Leonardo de Caprio, Phi Phi tem muito mais! Veja algumas sugestões:

  • Praias! Phi Phi tem várias. As principais são Ton Sai bay e Nice beach (perto do pier), Lo Da Lum (onde se vê o por do sol), Monkey Beach (uma grande e uma menor), Long Beach e Lo Mo Dee (pega um barquinho ou faz uma trilha para chegar).
  • Fazer um passeio para visitar a Maya Bay – ou vários. Escrevemos um artigo com 9 formas de chegar até lá.
  • Subir até o mirante, o famoso view point de Phi Phi, de manhazinha ou no por do sol.
  • Festas na piscina: tem as gratuitas e algumas são pagas. A mais famosa é a do Ibiza Hostel.
  • Passeios: tem vários, a maior parte vai incluir Maya Bay. Os passeios ao por do sol costumam parar para nadar com planktons depois que anoitece. Se você quer um atendimento diferenciado para brasileiros, recomendamos a agência Tours Phi Phi (Facebook / Instagram) .
  • Snorkel: Faça nos passeios que são oferecidos pelas agências ou
  • Mergulho com cilindro: você pode fazer um curso ou fazer o “batismo”, na qual um instrutor faz algumas recomendações e cuida do equipamento. Recomendamos as escolas ProfunDivers (contato com o Rodrigo do Blog TravelerBR / Instagram – +55 51 98630-2030) e The Adventure Club.
  • Curso de pintura – conheça o Phi Phi Paint Bar, o lugar onde você pinta seu próprio souvenir em Koh Phi Phi.
  • Curso de culinária, com a Pum Thai Restaurant & Cooking Class .
  • Explorar as praias próximas de Kayak
  • Curtir a festa na praia de Lo Dalum, que rola todas as noites
  • Assistir luta de Muay Thai no Reggae bar – ou participar dela para ganhar um bucket!
  • Fazer uma massagem tailandesa – ou alguma variação. Tem inúmeras lojas de massagem, mas se quiser fazer de frente para a praia, precisa andar no sentido do Cliff Hotel (a partir do pier). É um pouquinho mais caro, mas tem a vista, né?
  • Casamento na praia ou renovação de votos – tem várias opções por lá!
  • Fazer um ensaio fotográfico – sempre tem algum fotógrafo passando um tempinho em Phi Phi. Aproveite e faça uma sessão fotográfica com algum (o dono do Paint bar é fotógrafo também).
Koh Phi Phi - Tudo que você precisa saber antes de chegar lá
Está gostando das dicas? Salve no Pinterest para ler depois!

3 Curiosidades sobre Koh Phi Phi

#1 – É Pi Pi ou Fi Fi?

Embora tenham colocado um H aí no meio pra confundir nossa cabeça, a pronúncia correta é Pipi. Inclusive, você vai encontrar o nome da ilha escrito Pee Pee ou P.P.

#2 – Koh Phi Phi foi afetada pelo tsunami em 2004

Sim, houve muita destruição na ilha. Houve cerca de 2.000 mortes, tendo sido confirmadas apenas 800. O restante estão como desaparecidos. Muita coisa em Phi Phi foi reconstruída às pressas após o tsunami e é fácil atraibuir a isso o fato de que a estrutura de hotéis não é das melhores.

#3 – Koh Phi Phi já foi habitada por muitos mulçumanos

Hoje quase não se vê mulçumanos nas ruas de Phi Phi, mas a herança pode ser vista se você for um pouco mais afastado do pier, onde tem uma mesquita e um cemitério mulçumano. Ouvi dizer que muitos deixaram a ilha após o tsunami.

E você, tem alguma dica para adicionar ou curiosidade sobre Phi Phi?

Gostou desse artigo? Então compartilhe com aquele amigo que está de viagem marcada para a Tailândia!

Koh Phi Phi - Tudo que você precisa saber antes de chegar lá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *