Arte e Viagem: Onde encontrar as mais famosas obras de arte do mundo?

Onde encontrar obras de arte - Capa

Nós, brasileiros, geralmente não somos criados com muito acesso a arte. Basicamente, toda informação que temos é aquela que lemos nos livros da escola no Ensino Médio. Claro que algum tempo depois,  já nem lembramos da maior parte delas. Queremos muito ajudar nessa busca do brasileiro por conhecer um pouco mais de arte. E que tal começar pelas mais famosas obras de arte do mundo? Aquelas  que conhecemos na escola ou que já vimos em alguma paródia por ai? Saiba onde encontrar oito das mais famosas obras de arte do mundo!

1. Mona Lisa

A mais famosa entre as mais famosas obras de arte do mundo é a Mona Lisa. Pintada por Leonardo da Vinci durante o Renascimento em Florença. Ele começou a pintar a Mona Lisa em 1503 ou 1504 e terminou pouco antes de morrer em 1519. Em 1911, a Mona Lisa foi roubada pelo funcionário do Louvre, Vincenzo Peruggia. Patriota italiano, ele acreditava que a Mona Lisa deveria ser devolvida para a Itália. Depois de ter mantido a pintura em seu apartamento por dois anos, Peruggia foi finalmente pego quando tentou vendê-lo aos diretores da Galeria Uffizi em Florença. Hoje, a Mona Lisa fica novamente no Louvre, em Paris, onde 6 milhões de pessoas vêem a pintura a cada ano. Existe uma área de proteção ao redor da pintura, desta forma só é possível observa-la a uma certa distância.

2. Nascimento de Vênus

O Nascimento de Vênus é uma pintura de Sandro Botticelli criada em torno de 1485-87. Ele retrata a deusa Venus (ou Afrodite na mitologia grega) emergindo do mar sobre uma concha, de acordo com o mito que explica seu nascimento. A obra está exposta na Galleria degli Uffizi, em Florença, na Itália. A figura famosa é referenciada em diversos como por exemplo na capa do álbum ARTPOP de Lady Gaga e no ensaio de gravidez de Beyoncé.

3. Criação de Adão

O teto da Capela Sistina, pintado por Michelangelo entre 1508 e 1512, na comissão do Papa Júlio II, é uma das obras de arte mais renomadas do Alto Renascimento. O teto é o da grande capela Sistina, construída no Vaticano. Central para a decoração do teto são nove cenas do Livro do Gênesis. Entre os últimos a serem concluídos, estava a Criação de Adão, na qual Deus Pai inspira vida a Adão, o primeiro homem. A Criação de Adão é uma das pinturas famosas de todos os tempos e tem sido objeto de inúmeras referências e paródias. É uma pena que seja proibido fotografar dentro da Capela, porque além da belíssima pintura da Criação de Adão também podemos admirar outras maravilhosas obras de arte.

Arte e Viagem: Onde encontrar as mais famosas obras de arte do mundo?
Criação de Adão – Encontre no teto da Capela Sistina, Vaticano

4. A última Ceia

A Última Ceia é uma pintura mural do século 15 criada por Leonardo da Vinci em Milão e cobre a parede traseira da sala de jantar no mosteiro de Santa Maria delle Grazie, em Milão. Lembro que quando eu era criança minha avó tinha uma peça enorme desta obra (mais parecida com um tapete) pendurada na sala de jantar. Mais um exemplo de como apesar de muitas vezes não notarmos, a arte está presente na nossa cultura e no nosso dia-a-dia.

A pintura representa a cena da Última Ceia quando Jesus anuncia que um dos seus Doze Apóstolos o trairá. Leonardo começou a trabalhar nesta obra em 1495 e a completou em 1498. Existem algumas teorias que afirmam que a pessoa na pintura sentada à esquerda de Jesus seja Maria Madalena em vez de João Apóstolo, como a maioria dos historiadores da arte identifica essa pessoa. Esta teoria popular foi o tema do livro O Segredo dos Templários (1997), e desempenha um papel central na obra de Dan Brown, O Código Da Vinci (2003).

Arte e Viagem: Onde encontrar as mais famosas obras de arte do mundo?
A última ceia, Leonardo Da Vinci – Milão

5. Guernica

Guernica é uma das pinturas mais famosas de Pablo Picasso. Mostra as tragédias da guerra e o sofrimento infligido a indivíduos, particularmente civis inocentes. O propósito de Picasso em pintar foi chamar a atenção do mundo para o bombardeio da cidade basca de Guernica por bombardeiros alemães, que estavam apoiando as forças nacionalistas do general Franco durante a Guerra Civil Espanhola. Picasso completou a pintura em meados de junho de 1937. A pintura pode ser vista no Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, em Madri.

6. Noite estrelada

A noite estrelada foi pintada pelo artista holandês Vincent van Gogh. Embora Van Gogh tenha vendido apenas uma pintura em sua vida, o legado do seu trabalho é enorme. A Noite estrelada é uma de suas pinturas mais famosas e se tornou uma das imagens mais conhecidas da cultura moderna. A pintura mostra a aldeia de Saint-Rémy sob um céu turbilhão, em uma vista do asilo em direção ao norte. A árvore de cipreste à esquerda foi adicionada à composição. Desde 1941, encontra-se na coleção permanente do Museu de Arte Moderna em Nova York.

7. A coroação de Napoleão

Concluída em 1807 pelo pintor oficial de Napoleão I, esta pintura foi projetada para impressionar com suas dimensões imponentes: são quase 10 metros de largura e 6 metros de altura. A cena ocorreu na Catedral de Notre-Dame em Paris. Lá, Napoleão (aborrecido com o discurso do Papa), roubou a coroa das mãos do papa e coroou-se. Hoje, a pintura está em exibição no Museu do Louvre, em Paris. É quase impossível não vê-la durante sua visita.

Arte e Viagem: Onde encontrar as mais famosas obras de arte do mundo?
A Coroação de Napoleão, Paris

8. O grito

O Grito é uma série de pinturas expressionistas do artista norueguês Edvard Munch. Mostra uma figura agonizante contra um céu vermelho sangue. A paisagem em segundo plano é Oslofjord, vista da colina de Ekeberg, em Oslo. Edvard Munch criou várias versões de O Grito em vários outros meios de comunicação. O mostrado acima foi pintado em 1893 e está em exibição no Museu Nacional de Oslo. Uma curiosidade: o quadro foi roubado em 1994 e recuperado vários meses depois.

Agora conta pra gente, você já ficou com vontade de conhecer pessoalmente alguma das mais famosas obras de arte do mundo?

Arte e Viagem: Onde encontrar as mais famosas obras de arte do mundo?

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *