Cancún x Playa del Carmen: Onde se hospedar?

O caribe mexicano é realmente um lugar maravilhoso, com suas praias paradisíacas e encantadoras. Se você está planejando uma viagem pra essa região, muito provavelmente já fez a seguinte pergunta "Onde eu fico? Playa ou Cancún?". A minha resposta pra essa pergunta é: fica nos dois! Te explico o porque.

A dinâmica das cidades

Playa del Carmen é uma cidade tranquila, com um clima quase europeu. Em Playa você faz tudo a pé, não há necessidade de usar táxis ou colectivos. É impressionante como Playa del Carmen consegue passar um ar tão aconchegante e acolhedor. Não existem muitos shoppings na cidade (eu por exemplo, vi apenas um) e a vida acontece na Quinta Avenida, uma rua de paralelepipidos que corta a cidade. A Quinta Avenida é paralela ao mar e lá você encontra todos os tipos de restaurantes, bares, lojas de souvenirs, de roupas, de charutos, de tudo. Para saber mais sobre Playa del Carmen, você precisa ler este post.

Cancún é uma cidade maior, com muitos shoppings, uma zona hoteleira luxuosa e um centro movimentadíssimo. Em Cancún a vida não para nem por um minuto. Não dá pra fazer as coisas andando em Cancún, principalmente se você está fora da zona hoteleira. O centro é muito distante das praias, os restaurantes ficam longe uns dos outros e existe uma chance muito grande do seu hotel ficar longe das baladas. Felizmente, o transporte público funciona super bem na cidade e você pode fazer tudo de ônibus ou táxi (não precisa alugar carro!)

Acho que o primeiro ponto a levar em consideração é esse: Qual tipo de ambiente você está procurando? Você é do tipo balada, movimentação ou é mais relax? Qual das duas cidades tem o clima que você procura?

Quais lugares você quer visitar?

Cancún x Playa del Carmen: Onde se hospedar?
Mapa com os principais sítios arqueológicos e parques aquáticos destacados

Playa del Carmen fica mais perto de quase todas as atrações turísticas da região. No mapa acima, os sítios arqueológicos estão destacados em roxo e os parques aquáticos em rosa. O sítio mais longe, Chichén Itzá, fica cerca de 2 horas de Playa (e quase 3 horas de Cancún). Cozumel é do ladinho de Playa, você pode ir caminhando para o Porto e embarcar no Ferry para essa ilha incrível. Em Playa você pode reservar um transfer pra ir aos Parques Aquáticos que preferir, o trajeto leva cerca de 40 minutos (saindo do centro).

Já Cancún só fica perto de Isla Mujeres, uma ilha que você precisa conhecer. A cidade por si só oferece muitos atrativos, mas se você tem interesse de conhecer alguns dos pontos do mapa acima é interessante que esteja hospedado em Playa. Assim você pode fazer as coisas com mais tranquilidade e economizando tempo e dinheiro no transporte.

Tem diferença entre as praias?

Tem sim! A primeira diferença que você vai notar é na cor do mar. Ambas são incrivelmente belas, mas são diferentes. Arrisco dizer que o mar de Playa é mais claro e um tiquinho mais esverdeado. Depois, tem a diferença nas ondas. A maioria das praias públicas de Cancún (e muitas da zona hoteleira) tem o mar mais agitado - o que eu considero um pouco perigoso. Em Playa, por conta da ilha de Cozumel, as praias tendem a ser mais tranquilas, com o mar mais paradinho - o que eu considero muito melhor. Sou medrosa mesmo!

E agora, onde eu fico?

Bem, depois de entender a dinâmica das cidades e conhecer um pouquinho mais de cada uma delas, você certamente está preparado pra tomar uma decisão mais acertada. A minha recomendação é dividir a estadia entre Playa e Cancún. Dessa forma, você pode conhecer um pouco dos dois mundos e organizar melhor seus passeios evitando grandes deslocamentos desnecessários. Ai fica a seu critério decidir onde passar mais dias, menos dias e onde ficar primeiro.

Aqui no blog você encontra um roteiro de viagem para curtir 7 dias em Cancún e em Playa e ele pode ser bastante útil pra ajudar você a definir o seu próprio roteiro. Além disso, nesse mapa interativo aqui em baixo, você pode navegar por diversas categorias e encontrar os melhores restaurantes, praias, bares, atrativos turísticos e destinos de compras na região. Tudo isso pra facilitar ainda mais a sua decisão.

Eu e meu marido ficamos primeiro em Playa, visitamos Cozumel e os sítios arqueológicos e depois fomos para Cancún casar. Eu gostei muito mais de Playa do que de Cancún, mas isso é algo muito pessoal.

Pra resumir

Caso ainda exista alguma dúvida em relação a onde se hospedar, confere aqui as vantagens de cada uma das cidades.

Vantagens de Playa

Cancún x Playa del Carmen: Onde se hospedar?
Mamitas Brach Club

  • Mais perto dos sítios arqueológicos
  • Mais perto de Cozumel
  • Praias mais tranquilas
  • Cirque du Soleil

Vantagens de Cancún

Cancún x Playa del Carmen: Onde se hospedar?
Essa plaquinha em Playa Delphines tem todo o astral de Cancún!

  • Mais próximo de Isla Mujeres
  • Mais opções de compras
  • A cidade não para um segundo!

Espero que este post ajude você a planejar a sua viagem para o paraíso! Para mais dicas sobre esse destino incrível, confira estes posts:

Uma excelente viagem!

Cancún x Playa del Carmen: Onde se hospedar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *