Como é a imigração no México?

Na hora de fazer uma viagem internacional, muita gente cai naquele medinho da imigração. Preparamos esse guia para responder todas as suas dúvidas sobre a imigração no México. Aqui contamos o que é obrigatório aos turistas brasileiros, quanto tempo é permitido ficar, vacina, visto e muito mais! Vamos lá?

Eu preciso de visto para entrar no México?

Brasileiros não precisam de visto para entrar no México, desde que a viagem tenha duração inferior a 180 dias. Esta dispensa não serve para quem vai ao México para fins de estudo ou trabalho.

Caso você faça conexão nos Estados Unidos, vai precisar do visto americano. A LATAM tem voos diretos para Cancún saindo de São Paulo ou com conexão em Bogotá (não precisamos de visto). Já a CopaAirlines tem voos para Cancún com conexão do Panamá (nós também não precisamos de visto para descer no Panamá).

É recomendável que o passaporte tenha, pelo menos, seis meses de validade, contados a partir da data pretendida de entrada em território mexicano, com pelo menos duas folhas em branco. A rigor, as autoridades mexicanas exigem que o documento de viagem esteja válido apenas pelo prazo da viagem. Atente as exigências de validade do passaporte nos países em que vai fazer conexão.

O que é a FMM e por que eu preciso dela?

Os turistas que não precisam de visto, devem preencher uma Permissão de Visitante ("Forma Migratoria Multipla" - FMM) no lugar do visto. A FMM será exigida no momento de saída do país, guarde a sua com muito cuidado. Perder este documento implica no pagamento de multas e de uma possível perda de voo devidos a trâmites administrativos que poderão ocorrer.

O formulário é bem simples e detalha informações da sua visita ao México: seus dados pessoais, endereço de hospedagem, propósito da viagem e etc. Cada pessoa deve ter seu próprio formulário, independentemente da idade. As informações fornecidas na FMM são mantidas pelas autoridades de imigração do México como um registro oficial da sua visita ao país.

Preenchimento online da FMM

As companhias aéreas estão aos poucos deixando de distribuir a FMM a bordo. Agora você pode preencher o formulário de imigração em casa antes de viajar. O processo de registro on-line é muito simples. Você precisa apenas do seu passaporte, informações de voo, endereço ou nome do hotel onde você vai se hospedar e uma impressora! Clique aqui para saber mais.

Ao chegar no México, apresente sua FMM impressa e seu passaporte. Sua informação já estará registrada no sistema e o oficial de imigração vai precisar somente carimbar sua FMM e pronto! Bem-vindo ao México!

O que fazer em caso de perda da FMM?

Se você perder sua permissão de visitante, precisará visitar o Escritório de Imigração local (pergunte pela Oficina de INM - Instituto Nacional de Migração). No escritório será solicitado que você preencha alguns formulários e pague uma taxa no banco. Você vai precisar apresentar o comprovante de pagamento da taxa para receber uma segunda via da FMM.

Quais documentos eu preciso apresentar na imigração no México?

A apresentação - ou não - de documentos vai depender muito do oficial que vai receber você na sua chegada. É recomendado estar em posse dos seguintes documentos:

  • Bilhete aéreo de ida e volta;
  • Cópia de voucher do hotel onde você vai se hospedar  (ou carta de cidadão mexicano quevai receber você, se for o caso);
  • Comprovante de capacidade financeira para custear sua permanência no país (cartão de crédido, dinheiro em espécie ou travellers checks);
  • Outros documentos que comprovem o motivo da viagem (convite para participar de eventos, reuniões de negócios etc).

O México não exige qualquer vacina de nacionais brasileiros para ingressar no país.

O seguro viagem é obrigatório no México?

Não, você não precisa de seguro viagem para visitar o México. No entanto, recomendamos que você leia este artigo sobre seguro viagem no México e decida se vale ou não a pena.

Como é a imigração no México?

Você fará imigração no primeiro aeroporto em que chegar no país. O processo costuma ser rápido, mas vai depender da quantidade de voos que chegarem ao mesmo tempo. A imigração costuma levar, em média, de 30 minutos a uma hora e meia.

Ao desembarcar, tenha sua FMM, passaporte e demais documentos em mãos e localize a fila correta. Aguarde na fila até ser atendido por um oficial e siga em frente para retirar as suas bagagens. Verifique em qual esteira as malas do seu voo foram disponibilizadas. No Aeroporto de Cancún, as malas demoram um pouquinho a chegar as esteiras, até pensei que a nossa havia sido extraviada, mas é o procedimento padrão.

Como foi a minha imigração no México?

Confesso que a minha foi um pouco chatinha. Cheguei no Aeroporto de Cancún e enfrentamos uma baita fila. Quando finalmente fomos atendidos, o oficial de imigração nos fez várias perguntas. Expliquei que o propósito da viagem era o meu casamento (para saber mais clique aqui) e mostrei o comprovante de reserva do hotel. Não precisei mostrar nenhum comprovante de capacidade financeira, mas achei o oficial um pouco rude.

Logo que consegui acesso a internet pedi para todos os meus convidados levarem também o convite do casamento para apresentar na imigração. O oficial que atendeu meu pai ficou super empolgado com a ideia do casamento lá e o liberou rapidinho.

Ainda planejando sua viagem?

  • Clique aqui e leia todos os nossos artigos sobre o México

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

Como é a imigração no México?

2 comments

  1. Obrigada por compartilhar conosco essas informacoes, são de grande valia! No entanto, não entendo o que quer dizer esse comprovante de capacidade financeira. Tenho de levar um valor “x” para a quantidade de dias que irei ficar, é isso? Como eles fazem este cálculo para chegar em um valor?

    1. O México não estipula um valor, mas basicamente você precisa comprovar que tem dinheiro ou cartão de crédito para se manter por lá. Pela nossa experiência, um valor a partir de 50 dólares por dia por pessoa é suficiente. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *