Internet em Cuba: quanto, como e onde conectar!

Roteiro de viagem para Cuba

Não é novidade pra ninguém que Cuba é um país preso no tempo. Modernidade e tecnologia passam longe do país. Mas será que é verdade que o acesso a internet em Cuba é inexistente ou escasso? Saiba como se manter conectado durante a sua viagem!

Existe internet em Cuba?

Pode ficar tranquilo, existe internet em Cuba sim! A rede é bastante lenta, o acesso é caro se compararmos ao que temos hoje no Brasil, mas você vai conseguir mandar notícias pra família. Maaaas… fazer lives vai ter que ficar pra uma próxima oportunidade.

Internet em Cuba: quanto, como e onde conectar!
Em Cuba, mapas de papel continuam em alta!

Como funciona o acesso?

O acesso à Internet em Cuba é feito através de um cartão de internet, que é vendido nas lojas da rede de comunicação do país – a ETECSA. São vendidos cartões de 1h, 5h ou mais.

Depois de comprado o cartão, é necessário ir até um local onde tenha sinal. Normalmente, o sinal está disponível em algumas praças, hotéis ou restaurantes. Para descobrir onde acessar a internet em Cuba, basta observar onde há um grupo de pessoas com o celular nas mãos. Provavelmente, esse é um ponto de acesso. Se preferir, claro, você sempre pode perguntar a algum local.

Após conectar o wi-fi disponível no local, abrirá uma página de autenticação. Nesta página, você deve digitar o código do cartão comprado e a senha. Após a validação, será verificado e informado quantos minutos de saldo ainda restam no seu cartão.

Quando começa a contar o tempo você pode acessar a internet. Ou quase. A internet costuma ser lenta especialmente se houver muitas pessoas conectadas no mesmo local.

Após terminar seu acesso, tenha o cuidado de desconectar para evitar que seus minutos continue sendo gastos.

Tem internet nos hotéis e restaurantes?

Sim existe. No entanto, na maioria deles o acesso também é pago e realizado através do cartão da ETECSA. Ou seja, mesmo em restaurantes e hotéis que disponibilizam wi-fi, pode ser necessário pagar pelo acesso.

Hoje, praticamente não existe internet gratuita em Cuba, mas alguns hotéis podem oferecer internet gratuita sim. Se você conseguiu uma Internet gratuita, conta pra gente onde!

Quer indicação de um hotel com wi-fi gratuito? O Meliá Habana tem!

Quanto custa acessar a Internet em Cuba

O cartão de 1 hora de internet custa 1 CUC,  nos postos oficiais (aproximadamente 1 Euro). Não há desconto para os cartões com mais tempo, como o de 5 horas. Também é possível encontrar os cartões de internet à venda em alguns hotéis e em estabelecimentos não autorizados como pequenos comércios.

Normalmente, fora da loja oficial o cartão é vendido por valores mais altos. Eu cheguei a pagar 3 CUC por 1 hora, em Trinidad, pois não havia cartões disponíveis na loja da ETECSA.

Além disso, em Havana chegamos a ver cartões de 1h por 5 CUC em um hotel.

+ Contrate aqui seu seguro saúde obrigatório para Cuba

Internet em Cuba: quanto, como e onde conectar!
Nosso hotel em Varadero – tinha wifi, acessado com cartão da ETECSA

Como economizar com internet em Cuba

Sendo a internet cara, rara e relativamente ruim em Cuba, desenvolvemos um método para economizar internet.

  • Primeiro, eu conectava no wifi, colocava os dados do cartão ETECS e esperava autenticar. Nessa hora, começava a chegar uma enxurrada de mensagens no Whatsapp.
  • Pacientemente, ou quase, eu esperava chegarem todas as mensagens, fazia alguma rápida ligação para a família se a velocidade permitisse e, então, desconectava.
  • Sem acesso à internet, eu ia ler e responder calmamente minhas mensagens no Whatsapp. Mandava fotos, lia as piadas no grupo da família, respondia os amigos.
  • Depois de tudo concluído, conectava na internet de novo para enviar tudo.
Internet em Cuba: quanto, como e onde conectar!
Um hotspot de internet em Cuba. Não é difícil encontrar!

Existe rede 3G ou 4G em Cuba? Posso comprar um chip local?

Existe uma rara rede 3G em Cuba sim, embora o acesso seja super limitado e lento. Alguns planos internacionais de operadoras do Brasil também podem funcionar por lá (o Altier relatou que conseguiu usar a Vivo), mas tenha o cuidado de ter um plano específico ou a conta vai sair alta.

No momento, estrangeiros ainda não podem comprar um chip local em Cuba, mas há planos para implementação. Se a sua operadora não oferece um plano que funcione em Cuba, grandes chances de ter que se virar no wifi pago.

+ Leia: Governo libera internet móvel em Cuba, mas cidadãos não conseguem pagar

Internet em Cuba: quanto, como e onde conectar!
Telefones públicos estão por toda parte – e são usados com frequência pela população

Chips internacionais funcionam em Cuba?

Não posso falar por todos, mas a maior parte não funciona. Se estiver pensando em adquirir algum pergunte especificamente. Na situação atual de Cuba, acho pouco provável que algum funcione.

Quer saber quanto custa uma viagem a Cuba?

+ Confira todos os nossos gastos (com planilha completa) no artigo Quanto custa viajar para Cuba?

 

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

Internet em Cuba: quanto, como e onde conectar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *