Como andar de metrô em qualquer lugar do mundo – sem pagar (muito) mico

como andar de metrô

Quando viajamos, uma das formas mais eficazes e, geralmente, a mais econômica de se locomover é andar de metrô. Se você nunca andou, pode se sentir meio perdido, mas com nossas dicas, você vai aprender como andar de metrô em qualquer lugar do mundo!  Assim, não vai se perder, economizar e poder aproveitar ao máximo o que eles têm para oferecer. É mais simples do que parece, garanto!

+ Leia também: Aplicativos que todo viajante inteligente deve ter

Tudo sobre metrô

O que é o metrô?

Metrô é a abreviação de metropolitano, um sistema ferroviário de transporte que se diferencia dos demais trens por alguns poucos detalhes. Metrôs são de alta velocidade e possuem um tempo de espera de poucos minutos. Isso o torna, em geral, um meio transporte muito eficiente. 

Qual a diferença entre trem e metrô?

A diferença entre trem e metrô não tem a ver com o fato de ser subterrâneo. Nunca vi trem subterrâneo, mas metrô de superfície existem vários! As diferenças são basicamente tecnológicas.

É seguro andar de metrô?

Metrô é uma das formas de transportes mais seguras do mundo.

Entretanto, é preciso ficar sempre atendo aos seus pertences (bolsas, carteiras, celulares). Especialmente em cidades maiores como São Paulo ou Paris, existem muitos “pickpockets” (batedores de carteira).

Coloque sua mochila e bolsa na frente do corpo e proteja os botões e zíperes, principalmente se a estação ou o trem estiverem cheios e movimentados.

Andar de metrô durante uma viagem

A maior parte das pessoas, durante uma viagem, busca chegar a um equilíbrio entre custo e benefício nos deslocamentos. E embora seja uma ótima ideia andar de táxi ou contratar um guia/transfer em alguns casos, muitas vezes andar de metrô durante as férias pode ser uma escolha até melhor.

Andando de metrô, diminui-se o custo de deslocamento dentro da cidade e te permite chegar a locais distantes com mais agilidade. Afinal, trânsito em grandes cidades costuma ser bem intenso – seja em São Paulo ou em Londres.

O maior inconveniente é que, como a maioria dos metrôs são subterrâneos, você acaba perdendo muuuuito das paisagens e arquiteturas da cidade. Então, se possível, tente variar entre metrô e ônibus.

+ Leia também: Como se locomover em uma viagem
estação baker street, londres
Metrô de Londres, o mais antigo do mundo com mais de 150 anos!

Como saber se existe metrô na cidade que vou visitar?

Até 2018, já são 162 cidades no mundo inteiro que utilizam o sistema de metrô. As principais grandes cidades da Europa possuem uma ótima rede. Você pode contar com essa modalidade em Londres, Paris, Amsterdã, Roma, Lisboa, Porto, Barcelona, Madri e outras. O metrô também está presente nas principais cidades norte americanas e países da América do Sul. Tem metrô até na Índia!

Vai viajar pra Europa?

Para saber se existe metrô nas cidades que você vai visitar, você pode pesquisar no google algo com essas palavras: “Existe metrô na cidade X?”. Ou, você pode consultar a lista da wikipedia. Com certeza você vai descobrir facilmente a resposta.

Como andar de metrô

Linhas e estações

Um metrô é dividido em várias linhas e estações. As linhas rodam em dois sentidos diferentes e podem (ou não) se cruzar em algumas estações. O sentido é determinado pela estação final da linha. Por exemplo, no mapa abaixo, a linha verde possui dois sentidos: Cais do Sobré e Telheiras.

O que é baldeação?

Baldeação é a troca entre duas linhas de metrô. Quando mais de uma linha para na mesma estação, você geralmente pode trocar de uma linha para outra sem pagar de novo pela passagem. Isso é o que chamamos de conexão ou baldeação.

E se você está se perguntando como fazer baldeação, basta localizar dentro da estação onde está a plataforma para a outra linha, que pode ou não ser a mesma. É importante saber que você não deve sair da estação, senão vai pagar outra passagem. No mapa abaixo, as estações conectoras, onde você pode fazer baldeação, estão identificadas pela seta laranja.

As estações onde você pode fazer baldeação costumam ser indicadas com um grande ponto branco, sobre as linhas que passam por lá. Em alguns poucos casos, é possível que duas linhas passem numa mesma estação, mas a baldeação (gratuita) não seja possível. Nesses casos, não haverá esse ponto branco no mapa.

Mapa das estações com acessibilidade do metrô de Lisboa
Mapa das estações com acessibilidade do metrô de Lisboa

Como planejar a rota: entenda o mapa do metrô

Existem duas formas de planejar uma rota para andar de metrô. A mais fácil é utilizar um aplicativo no seu celular. Pode ser o Google Maps (que funciona muito bem em várias cidades) ou outro aplicativo específico do seu destino (que muitas vezes consegue traçar rotas, mesmo estando sem internet).

Mesmo que você use um aplicativo, é importante conhecer a segunda forma – usar um mapa do metrô. Você não quer ficar desorientado se esquecer o celular no hotel ou a bateria acabar, não é? Muitas vezes, você pode encontrar o mapa nas estações, mas eu recomendo que você pesquise antes na internet e deixe salvo no celular.

Para ir de um ponto a outro de metrô, o que você precisa saber é: qual linha pegar, qual sentido ir e qual a estação de destino onde descer.

Vamos planejar uma rota usando o mapa do metrô acima. Suponha que você queira ir da estação Telheiras à estação Roma. Como as duas estações fazem parte da mesma linha (verde), basta você pegar essa linha no sentido Cais do Sodré e descer na estação Roma .

  • Linha: Verde
  • Sentido: Cais do Sodré
  • Destino: Roma

Se quiser ir de Telheiras até Bela Vista, no entanto, será necessário fazer uma baldeação, pois as duas estações estão em linhas diferentes. Nesse caso, da nossa estação de origem, pegaremos a linha Verde, sentido Cais do Sodré e iremos até a estação Alameda.

  • Linha: Verde
  • Sentido: Cais do Sodré
  • Destino: Alameda.
  • Em seguida, faremos a troca (baldeação) para a linha rosa, sentido aeroporto, para descer na estação que desejamos. Lembre-se que essa troca é feita por dentro da estação, ou seja, não há pagamento de uma nova passagem.
  • Linha: Rosa
  • Sentido: Aeroporto
  • Destino: Bela Vista
+ Leia também: Conselhos de viagem que eu daria a minha melhor amiga

Como encontrar a plataforma correta

Depois de planejar a sua rota para andar de metrô, é hora de encontrar a plataforma correta na estação. Normalmente, as estações são bem sinalizadas e seu trabalho será apenas seguir placas. Se tiver em dúvida, pergunte a algum funcionário onde pegar a linha num determinado sentido.

Ao entrar na estação, valide seu ticket mesmo que você tenha um passe ilimitado. Existem locais onde não há uma catraca, mas você sempre precisa validar em algum cantinho. Não encontrou? Pergunte! Não viaje ilegalmente.

Antes de subir no trem, sempre observe se há alguma placa indicativa na plataforma e o nome do destino no trem. Às vezes, numa mesma plataforma passa mais de uma linha.

Plataforma de metro
Plataforma da direita ou da esquerda? Identifique pela placa!

O que acontece se eu errar o sentido ou pegar o metrô errado?

Se você ainda estiver inseguro sobre ter ou não pego o metro correto, aguarde o metro passar pela próxima estação para confirmar se ele está indo no sentido certo. Caso tenha errado, desça.

Se você estiver na linha certa, mas no sentido errado, siga as placas indicativas para verificar como ir para o outro lado.

Se tiver pego a linha errada, você precisará consultar o mapa e traçar uma nova rota até o seu destino. Pode ser que você tenha que fazer baldeações não previstas inicialmente.

Em geral, você conseguirá se locomover dentro da estação, mas nem sempre isso será a realidade. Pode ser que você tenha que sair da estação e pagar uma nova passagem para entrar na linha/direção correta. Por isso, se você acha que é um grande candidato a errar muito, pode ser conveniente ter um passe ilimitado de transporte.

Como escolher o melhor ticket de metrô?

Cada cidade possui diferentes tipos de tickets. Em geral, os tickets podem ser simples (pagar por viagem), combinados (pagar por 10 viagens) ou por tempo (válidos por certa quantidade de horas, dia ou semanal). Então, você precisa planejar a sua viagem e pensar se vale a pena ou não, para o seu caso, comprar um ticket combo. Isso irá depender, principalmente, do local onde está hospedado e de quais atrações vai visitar em um dia.

Observe também que muitas cidades utilizam o conceito de zonas. E você precisará que seu ticket seja válido em todas as zonas que você percorrer. Em Londres, por exemplo, com um ticket válido para Zona 1 e 2, você não pode ir até o aeroporto de Heathrow (que fica na zona 6). Um mapa do metrô ou funcionário da estação poderá te ajudar a lidar com as zonas.

Em algumas cidades, antes de comprar os bilhetes de metrô, você precisa comprar um cartãozinho, que pode ser de plástico (como o OysterCard de Londres) ou de papel (como o cartão Andante de Porto). Pode ser que esse cartão seja pago e ele pode ser reembolsável (ou não).

Vale um lembrete muito importante: independente do tipo de ticket, SEMPRE guarde seu ticket até sair da estação. Em alguns casos, o ticket precisa ser usado para entrar e sair da estação. Mesmo que não seja, se houver fiscalização (e elas existem), você poderá ser multado mais mais de 100 euros se não estiver com o ticket.

Passe diário de metrô em Londres
Passe diário do metrô de Londres
+ Leia também: Passo a passo para juntar dinheiro para viajar

Como andar de metrô: Principais dicas

  • Ao usar a escada rolante da estações, não bloqueie a passagem. Se estiver em grupo, mantenham-se um atrás do outro, para que os mais apressados possam passar. Normalmente, o lado esquerdo deve ficar livre para pessoas que querem ir mais rápido.
  • Ao entrar ou sair do metrô, fique atento: nem todos os trens abrem as portas automaticamente! Alguns possuem um botão ou alavanca que você deve acionar para abertura das portas.
  • Se não tiver com seu ticket em mãos na hora de sair da estação (quando necessário), não atrapalhe a passagem. Vá para um cantinho para procurá-lo e volte à catraca quando estiver com o ticket pronto.
  • Evite usar o metrô nos horários de pico. Afinal, assim como na sua cidade, o transporte é concorrido quando todos querem ir ou sair do trabalho.

Por fim, não tenha medo! O metrô é um meio de transporte maravilhoso e, uma vez que você descubra como andar de metrô, tenho certeza que vai gostar. O desconhecido sempre nos deixa com aquele friozinho na barriga. No entanto, ao lembrar dessa superação, ficaremos com aquele sorrisinho de canto de boca com sabor de vitória!

E você, já pagou algum grande mico ao andar de metrô?

Compartilhe:

Stalk Us
Ebook Grátis
Publicidade

Posts Recentes

10 respostas

  1. Nossa, metro é uma mão na roda mesmo… ajuda muito nas grandes cidades! Mas realmente, quem nunca andou ou quem não tem muito costumo pode ficar perdido! Ótimas dicas para as pessoas se situarem e não pagarem mico no metrô hahahha

    1. Oi Ianê, grande parte dos metrôs tem uma plaquinha internamente que mostra a estação atual. Caso não tenha no que você pegar, a melhor forma é ir contando as estações e acompanhando o nome na hora que parar.
      Pelo mapa da linha (sempre tem o mapa) você consegue ir sabendo onde está!

  2. Olá estou morta de medo de voltar de Osasco para Sorocaba-SP no domingo dia 19/06/2022, alguém me daria um Help please _/\_ grata

    1. Depende da cidade. Em São Paulo, cada viagem é paga no valor total. Outros locais tem planos por dia, que você paga um valor fixo e anda ilimitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaque

Posts Relacionados

São Francisco, EUA: Guia Essencial

Descubra São Francisco nos Estados Unidos e saiba como chegar, o que fazer, onde ficar e + dicas para aproveitar essa agradável cidade da Califórnia.

Passe de trem Japão - Tóquio - Quioto - Osaka - Nara - Kanazawa e outros

Passes de trem no Japão

Passe 7 dias Hokuriku arch Japão (Tóquio – Quioto – Osaka – Nara e outros destinos)

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.