Roteiro na Argentina – 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile

Neste artigo, nosso amigo Renan, conta seu roteiro na Argentina. Uma pequena parte da viagem de 19 dias, 3 países e 6 cidades, que a gente vai contar com detalhes por aqui. O Renan juntou em uma só viagem 3 países que nós brasileiros amamos e temos muita dúvida na hora de decidir: Argentina, Uruguai e Chile.

Argentina, Uruguai ou Chile?

Se você tem a partir de uma semana para turistar e está em dúvida entre ir a Argentina ou Uruguai, tenho uma recomendação: faça os dois! Os países são tão acessíveis e próximos um do outro que nem vale a pena ir uma vez em um e deixar o outro de lado.

A Argentina tem o seu encanto de ser um país com história e rivalidades esportivas com o Brasil. Já o Uruguai, é como se fosse uma Argentina menos desenvolvida. Os países estão a uma hora de barco de distância e você pode dividir o tempo em 60% com Buenos Aires e 40% com Uruguai (ou até metade metade, dependendo do seu gosto). Eu fiquei 5 dias em cada e gostei muito.

E se vai passar mais de 10 dias, tente ir ao Chile também, vale muito a pena!

Logística para visitar os 3 países

Para conciliar de forma inteligente os 3 países na mesma viagem, compre a ida para um país e a volta por outro. A menos que você tenha um ótimo motivo, é perda de tempo (e dinheiro) voltar à cidade inicial para terminar a viagem! Na minha viagem, fiz os trechos Fortaleza-Buenos Aires; Montevidéu-Santiago; e Santiago-Fortaleza pela Latam e paguei R$ 1.700,00 no total. Se for por milhas, vale mais a pena ainda! Para ir de Buenos Aires a Montevidéu, combine barco+ônibus, via Colônia Del Sacramento.

Roteiro na Argentina – 7 dias

Organizei o meu roteiro por prioridades através de um mapa, que você pode acessar nesse link. No primeiro dia após o da sua chegada, faça o que tem na camada dia 1 do mapa. É o mais típico de Buenos Aires e o ideal é visitar logo no primeiro dia. No segundo dia, faça a camada do dia 2, e assim por diante. Foram 5 dias inteiros, além de um dia para chegar do Brasil e outro para ir para o Uruguai – 7 dias no total.

Dia 1 – Chegando na cidade

Dê preferência a vôos chegando ao aeroparque e não ao Ezeize, pela distância. Se não for possível, não se preocupe, tem sempre transfer para o centro da cidade. Saindo do aeroparque para o centro, peguei um Uber. O aeroporto tem wifi, mas é preciso escolher um bom lugar para que o uber possa parar, pois nem sempre os taxistas são amigáveis. Eu marquei na parada de ônibus logo em frente a saída do aeroparque.

Preço do táxi credenciado do aeroparque ao centro: 250 pesos argentinos / Preço do uber: 78 pesos.

Fique de olho: Há muitos relatos de taxistas piratas na Argentina, que costumam enganar o cliente. Já ouvi até história de que o cliente saiu do carro e o taxista foi embora com a mala do cliente de propósito.

Dia 2 – Região central

No 1º dia de passeio, nos concentramos na região central, conforme o mapa. Acabamos indo também na Tierra Santa  porque só funciona aos fins de semana.

Casa Rosada oferece visitas guiadas gratuitas nos fins de semana, que deve ser reservada com antecedência no site. O Teatro Colón também tem visita guiada (250 pesos). É um teatro muito bonito e recomendo entrar lá. Quer ver um tango de noite? Recomendo o Café Tortoni. Foi o lugar mais pessoal, aconchegante e com preço bom que encontrei: R$ 100,00 / $25 dólares / $350 pesos (agosto de 2016). Se quiser economizar, jante antes de ir e, chegando lá, comprar um chocolate com churros ou uma taça ou garrafa de vinho (a partir de 150 pesos, vale a pena).

Roteiro na Argentina - 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile

Em Terra Sianta, o tempo estava ruim, alguns espetáculos a céu aberto foram cancelados pela chuva. Ainda assim, fiquei encantado com tudo: lá tem mesquita, sinagoga e igreja, é como se fosse uma grande  maquete de Jerusalém. Se você tem um apego pelo cristianismo ou pela cultura e história relacionada, recomendo fortemente. Detalhe: está muito perto do aeroparque, então você verá muitos aviões passando de raspão e irá se tremer tanto quanto um cachorro quando escuta fogos de artifício!

Como tivemos que ir a Tierra Santa porque era o único dia de fim de semana que estaríamos em Buenos Aires, deixamos a Plaza del Congreso para outro dia. Se tiver tempo no primeiro dia, recomendo que passem por lá caminhando a partir da Casa Rosada via Av de Mayo ou então de metrô. Também passem pelo palácio Barolo, que está no caminho para a Plaza del Congreso e merece visita, especialmente se você vai ver o Palácio Salvo em Montevidéu.

Dia 3 – El Caminito e La Bombonera

Esse dia foi reservado para conhecermos La Bombonera, o famoso estádio onde torcedores do Boca Juniors fazem a avalancha em momentos de gol. A visita ao estádio é paga, claro, mas é legal para quem gosta de futebol. No caminho, é possível passar por El Caminito, uma rua famosa de casas coloridas e preços bons de lembrancinhas. Entre o centro e o estádio também é possível passar pela estátua da Mafalda e pela Plaza Dorrego, onde tem uma feirinha aos finais de semana. Por essa zona não tem metrô, é preciso pegar ônibus, Uber ou táxi.

Almoçamos no caminho entre o estádio e o caminito, onde tem algumas opções interessantes de parrillada e picanha. Se você gosta mais de parques, sugiro priorizar o roteiro do dia 3, principalmente se o dia estiver bonito.

Dia 4 – Palermo e La Recoleta

Neste dia fomos visitar Palermo e La Recoleta. Visitamos a Floralis Generica, flor de metal que se abre quando há sol e se fecha quando não há. É um dos maiores símbolos da cidade de Buenos Aires. A flor fica localizada ao lado da faculdade de direito. O lugar que o google maps indicou pra gente estava errado! Também fomos ao Cemitério de La Recoleta.  Recomendo! Lá estão grandes personagens da história argentina, entre elas a Evita. É enorme e um pouco macabro. A visita é gratuita, mas eles vendem o mapa do local a $30. Mesmo com o mapa nós nos perdemos por uns minutos, então eu recomendo que o comprem. O mais curioso é que os caixões não são enterrados! Deixo a ideia para que possam visitar.

Roteiro na Argentina - 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile

Também fomos ao Jardim Japonês, um jardim muito bonito cuja entrada é paga. Esse dia fizemos tudo caminhando, foram 23km! Mas recomendo que usem metrô pelo Palermo. Na Recoleta não tem muita opção, até o ônibus é meio difícil. O aplicativo moovit ajudou muito.

Dia 5 – San Telmo e Puerto Madero

Fomos a Puenta de la Mujer, caminhamos um pouco na orla das pontes e também na orla das Lagunas que ali existem. Pontos importantes: nessa orla da Laguna, é possível ver esculturas de famosos esportistas argentinos, entre eles Messi, tenistas, jogadores de basquete, etc. Recomendo também o Buque Museo que está perto da Puente de la Mujer. É barato e é um bonito navio. De lá, é possível tirar fotos bacanas da cidade e ver a estrutura de um navio que atravessou tantos mares.

Roteiro na Argentina - 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile

Dia 6 – Parque Temaikén

Para o nosso último dia de passeio em Buenos Aires, tínhamos dúvidas entre ir a La Plata ou ao Parque Temaikén. Também tem  o zológico que é bem conhecido, mas há quem diga que os animais são dopados e tudo mais, preferimos não ir nem pra lá, nem para a cidade de La Plata (pelo tempo chuvoso). Sinceramente, valeu muito a pena!

Roteiro na Argentina - 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile

No Temaikén você encontra tubarão, suricate, morcegos, etc. Algo que me marcou lá, com certeza, foram os morcegos! Apenas um vidro lhe separa deles e tudo a céu aberto, ou seja, eles estão todos descansando e você está aí, olhando para eles como nunca antes (visto que eles costumam se esconder). Eu passaria horas olhando para eles, apesar de que não fazem muita coisa. Estaria olhando só pelo fato de que nunca tinha visto antes e me impressiona sua anatomia, a consistência das asas, etc. O parque é grande e o acesso é um pouco difícil, mas tem um ônibus que vai direto pra lá saindo da Plaza Itália (entre Recoleta e Palermo). Gostei demais!

Dia 7 – Deslocamento para o Uruguai

Para continuar sua viagem de Buenos Aires a Montevideo, você pode ir de ferry até a cidade de Colônia del Sacramento. O restante do trajeto você faz de ônibus. Colônia é uma cidade pequena bem turística, tão charmosinha que merece que você aproveite o dia por lá. Você pode alugar uma moto ou bicicleta e passear pela cidade (pegue um mapa na central de informações turísticas).

Fui de Buenos Aires a Colônia pela empresa Seacat. Além delas, existem a Buquebus e a Colônia Express. Optei pela Seacat que tem os preços e serviços intermediários. A minha dica é que compre com antecedência e na página web referente ao Uruguai, pois é quase a metade do preço da versão da página da Argentina.

Roteiro na Argentina - 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile

Para a Seacat, o ponto de embarque é no mesmo ponto da Buquebus (o barco é o mesmo inclusive). É possível despachar mala e até carro. O ferry é grande e com ótima estrutura, com uma cafeteria e inclusive um duty free. A travessia de ferry de Buenos Aires a Colônia leva 1 hora.

Caso você não tenha como continuar sua viagem para Montevideo, você pode fazer um bate-volta para conhecer Colonia del Sacramento.

Roteiro na Argentina - 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile
Gostou do roteiro? Salve no pinterest!

Informações úteis sobre a Argentina

Hospedagem

Fiquei hospedado no Hotel Tritone: Ótimo preço, ótimo café-da-manhã. Mas, se você quer um café da manhã brasileiro, esqueça! Nada de 1500 opções de frutas, pão com ovo, queijo, presunto, tapioca, cuscuz, etc. Lembre-se que você está na Argentina. O café será argentino. Desapegue e conheça novas experiências. Comece o dia com um café da manhã com muito pão com doce-de-leite e medialunas (como um croissant doce).

A localização do hotel é ótima também, numa rua paralela a Florida – uma parte turística do centro na qual só turistas fazem compras. A internet estava boa, a estrutura do quarto também, nada a reclamar aqui. Inclusive fiz pedido de comida delivery via Pedidos Já e o entregador deixou na porta, foi ótimo.

TomadaRoteiro na Argentina - 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile

Não tive problemas em precisar de adaptadores porque o Hotel tinha uma interface de tomada super legal, que aceitava tudo que era tipo. No entanto, o formato das tomadas argentinas não são compatíveis com o nosso: ela se parece com aquelas tomadas de telefone. O ideal é levar um adaptador universal.

Moeda e Câmbio

Levar dólares para a Argentina pode ser uma boa opção, pois ele flutua bem menos que o real. Eu paguei em torno de R$ 3,50 no dólar no Brasil(com taxas) e em alguns lugares a conversão saiu como se o dólar valesse até R$ 4! Por exemplo: em uma situação, o dólar valia 12 pesos e o real valia 3 pesos no câmbio. Nesse caso, como eu comprei dólar por R$3,50 então valeu mais a pena. Claro que isso vai depender da cotação do dólar na sua cidade. Mas a vantagem, como eu falei, é que o dólar não flutua muito.

Roteiro na Argentina - 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile
Moeda da Argentina – Peso Argentino

Eu troquei uma parte no aeroporto mesmo (necessidade!). Já no final da viagem tive que trocar um pouco mais e fui no cambio Mais Brazucas na Florida (eles divulgam a cotação deles no Facebook ). Troquei lá porque não encontrei cotação mais segura e com melhor valor.

Cuidado: Você pode até andar feito turista na Florida uma primeira vez, olhando pro céu, mas quando for trocar, comporte-se como um nativo! Evite conversar e olhar demais para os lados. Toque a campainha do cambio e diga apenas seu nome e entre. Há muita gente que fala que a Florida é perigosa para trocar dinheiro. Li em outros relatos que há boatos de roubos e sequestros. Minha recomendação é que andem um pouco na rua pela primeira vez..se não se sentir seguro, busquem outra agencia de câmbio pela Recoleta ou Palermo (foi onde mais encontrei agencias e que são confiáveis, mas com cotação um pouco pior). Gastei em torno de $150 dólares para 5 dias em Buenos Aires: alimentação, transporte e entrada em atrações turísticas. Vale ressaltar também que costumo andar muito, o que diminui meus custos. Num certo dia andei 23km!

Comida

A comida argentina consiste em muita carne, muita milanesa, mas sem sal, na minha opinião. No primeiro dia pedimos uma milanesa com papas individual. A milanesa era tão grande que não conseguimos terminar e sequer jantamos esse dia! Restaurante La Farola (155 pesos o menu executivo, em frente a livraria El Ateneo, uma das livrarias mais bonitas do mundo – antes era um teatro).

Roteiro na Argentina - 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile

Outros lugares que comemos: Urban Taco (3 tacos por 90 pesos, 1 burrito a 100 pesos, fica na rua Paraguay com a av Juan B Justo, pelo Pallermo, em um shopping pequeno), Caminito Tango (Picanha pra 2 com Quilmes 1 litro e 3 guarnições a 310 pesos).

Locomoção

Em outro post indiquei alguns aplicativos de viagem que são de extrema utilidade. Como tem wi-fi por toda Buenos Aires, recomendo usar o app moovit para saber que ônibus pegar. Nem sempre o metrô é a melhor opção. Para usar metrô ou ônibus, é preciso ter o cartão SUBE, que pode ser encontrado no aeroporto e em quiosques. Não são vendidos nas estações de metrô. Um cartão para todos os que estão viajando é suficiente, pois o cartão não é pessoal. Nas estações de metrô e em quiosques é possível carregá-los. O Uber também está presente na cidade e pode ser uma boa opção.

Roteiro na Argentina - 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile

Esperamos que tenham gostado das dicas do Renan! Em breve, a continuação da viagem!

Roteiro na Argentina - 19 dias por Argentina, Uruguai e Chile

2 comments

  1. Gostei muito desse roteiro para 19 dias (Argentina-Uruguai – Chile)

    Gostaria de saber se existe alguém que possa auxiliar na compra de passagens e hotéis?

    Minha opção são os meses de setembro e outubro.

    Att. Renata Rodrigues

    1. Oi Renata, tudo bem?

      Nós oferecemos o serviço de assessoria de viagem e podemos auxiliar na escolha das passagens e hotéis de acordo com o seu perfil sim.
      Acabei de te enviar um email explicando sobre o trabalho, ok? Qualquer dúvida, conte com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *