Como tirar seu visto de trânsito para Austrália – Passo a Passo!

Eu sei que a Austrália não está exatamente no meio do caminho de muitos roteiros, mas se por alguma razão você está planejando fazer uma conexão por lá, não esqueça de providenciar seu visto de trânsito. Sim, brasileiros precisam de visto de trânsito para Austrália. Mas não se assuste. O procedimento é simples, rápido e gratuito. Nesse artigo, te ensinamos passo a passo como solicitar seu visto de trânsito para a terra dos cangurus.

O que é necessário para o visto de trânsito para Austrália?

Para solicitar seu visto de trânsito para a Austrália, você já precisará ter em mãos a passagem aérea comprada, o passaporte que levará para a viagem e uma foto 3×4 ou 5×7. Caso o destino final do seu voo seja um país com exigência de visto para brasileiros, você precisará obter esse outro visto antes e será necessário enviá-lo também. Com isso providenciado, baixe e imprima o formulário 876, disponível na página da imigração australiana. Não é preciso enviar (nem imprimir) as páginas 1 a 4.

Procedimento para solicitar o visto

O primeiro passo para solicitar o visto de trânsito da austrália é preencher o formulário 876. Apesar de ter um campo para incluir outras pessoas, entendemos pelas instruções que deveria ser preenchido um formulário por membro da família. Foi o que fizemos. Um formulário para mim, um para o marido e outro para nossa filha de 13 anos. E deu certo.

Preenchimento do formulário

Parte A, cada pessoa precisa preencher com seus dados pessoais. Lembre-se sempre de preencher exatamente como consta no seu passaporte. No endereço na Australia, como não iria dormir no país, eu coloquei somente o nome do aeroporto. Se você for ficar alguma noite, coloque o endereço do hotel. Informe também os detalhes da sua conexão que justificam a necessidade do visto.

Na parte B são feitas perguntas relacionadas à saúde. A Austrália é bem rigorosa com essa questão de tratamentos de saúde. Como o visto é só de trânsito, não faz sentido preencher que vai fazer tratamento por lá – pelo menos pra mim não faz. Não é necessário o envio de nenhum exame médico.

Em seguida, na parte C, você precisa preencher algumas informações sobre o seu caráter – como se você já esteve envolvido em atentados, se já foi preso ou se já foi agente policial ou do exército.

Na parte D, você precisa informar se alguém prestou assistência no preenchimento do formulário. Eles colocam várias restrições sobre quem pode ou não prestar assistência. Por isso, recomendo que cada pessoa preencha o seu e informe que não recebeu ajuda.

Informe, na parte E, quem deve receber as informações sobre o andamento do visto (provavelmente você mesmo). Assine os dois campos correspondentes na parte F.

Obs.: Como eu disse, nós preenchemos um formulário individual para minha filha de 13 anos, pois falava que era pra incluir somente pessoas “included in your passport”. Preferi deixar separado e não tive problemas.

Elaboração da carta

Depois de preenchido o formulário, elabore uma carta explicando a sua viagem (ela é necessária, mesmo já tendo colocado o itinerário no formulário). Eu escrevi uma única carta, com os dados dos três membros da família, mas enviei 3 cópias para garantir (anexei uma a cada formulário). Você pode baixar o modelo da carta que enviei nesse link.

Envio das solicitações

Com a carta pronta, impressa e assinada (não reconheci firma), fiz 1 processo para cada membro da família contendo carta, formulário e passagem grampeados juntos. Todos os 3 processos foram enviados no mesmo envelope para o departamento de imigração, em Brasília. Como tínhamos tempo, enviei como carta registrada mesmo. Se preferir, você pode entregar pessoalmente também. Não envie o seu passaporte.

Recebimento do visto

O prazo para emissão do visto é de 5 dias úteis, mas o meu chegou em apenas 2. O visto chega por e-mail, com um documento anexo que deverá ser impresso para apresentação na imigração.

Como tirar seu visto de trânsito para Austrália - Passo a Passo!
Email de concessão do visto

Apesar de enviarmos a data da passagem, o visto veio com duração desde a data da emissão até 30 dias depois – acho que prevendo qualquer remarcação. É permitida a permanência no país de até 3 dias e você pode sair do aeroporto sem problemas.

Como tirar seu visto de trânsito para Austrália - Passo a Passo!
Curtindo nossa conexão em Sydney!

No nosso caso, chegamos pela manhã, alugamos um carro e demos uma voltinha em Sydney, em uma conexão de 12 horas (e durante o dia!). Deu para aproveitar um pouquinho o nosso visto de conexão na Austrália e respirar os ares australianos sem ter que pagar por um visto de turismo!

Como tirar seu visto de trânsito para Austrália - Passo a Passo!

40 comments

  1. Meninas, tudo bem? Por favor, gostaria de saber no visto de transito na Austrália, durante a escala, se eu sair do aeroporto e depois entrar novamente, terei que pagar alguma taxa?

    1. Oi Ana Lúcia,
      Não encontrei nenhuma informação sobre necessidade de pagar, mas acredito que não. Meu voo é daqui a um mês, posso te confirmar. 😉

      1. Ola Renata !
        Deu tudo certo com sua parada em Sydney? Você pode sair do aeroporto sem problemas pra conhecer a cidade ?
        Vou fazer um stopover de 26 horas lá. E queria saber se ovisto de trânsito basta , já que meu destino final é a Nova Zelândia, obrigada

        1. Oi Camila,

          Deu tudo certo sim! Saímos do aeroporto e alugamos até um carro para passear na cidade. Infelizmente, com muito trânsito, acabamos não vendo muita coisa. Mas foi legal!

  2. Olá Renata, obrigada pelo retorno, eu vou daqui um mês também rsrss souber antes de avisa, como tenho 15 horas de escala, quero sair para conhecer Sidney. Outra coisa, você sabe se a carta de motivo da viagem para solicitar do visto precisa pode ser em portugues?

    1. Será que vamos pegar o mesmo voo? Rs
      Eu preferi mandar em inglês ja que tenho domínio no idioma. Eles não esclarecem, mas recebi o email de resposta tanto em inglês como em português, então imagino que tenham alguém que fale português por lá, mas realmente não tenho certeza. Caso faça em português, volta aqui pra contar o resultado pra gente. 😉

          1. Oi muito obrigada pelo post, vou aplicar pra mim e meu marido e usar sua carta como modelo. O email chegou com o nome de todos voces?? Como é o visto em si? Um pra cada ou aparece o nome de toda a familia junta? obrigada!!

          2. Oi Lucienne,
            Chegou um email para cada. O do meu marido chegou no email dele e o meu e o da minha filha chegou no meu, mas emails separados. No fim, tem que imprimir cada um.

    1. Enviamos os documentos na terça feira, agora é só esperar! Já vi pelos correios q foi recebido ontem na embaixada. Tomara q dê tudo certo. obrigada por este post!!!

    1. Renata, pode tirar a ultima dúvida, por favor? Na parte A, item 25, pedem detalhes do voo, você colocou todas as conexões saindo de SP ou colocou apenas a conexão na Austrália? Fiquei na duvida pois tem mais de um campo para preencher.

  3. Olá!
    Solicitei o meu na segunda feira agora 20/03, porém vou viajar em setembro apenas, agora to preocupado haha, será que eles vão me posicionar sobre isso?

    1. Oi Erick, se você colocou a data certinha da viagem, acredito que não tenha problema. Eu tirei o meu com uns 3 meses de antecedência. De qualquer forma, qualquer coisa você tem tempo para aplicar novamente. 😉

  4. Acabei de fazer 4 vistos para meus clientes. A reposta chega imediatamente ao pagamento, por e-mail. O visto é concedido por 3 meses, sendo que a data máxima de viagem não pode ultrapassar a 1 ano da data da solicitação. O visto é valido por 3 meses para turismo e estudo e não permitido para trabalho.

  5. Obrigado! Peguei o modelo da sua carta rsrs
    Vou em Maio 2018, já vou aplicar agora por segurança.

    – Meu voo passa pela Australia na ida e na volta, fiz um formulário só. Será que vou ter problemas?

    Obrigado mais uma vez! Abs

    1. Informe os dois trajetos no itinerário da viagem e por precaução, imprima a carta de aprovação duas vezes, caso uma fique retida na ida.

  6. Olá,
    Gostaria de saber se na parte “Arrival/Departure details” no formulário, preciso colocar todas as conexões que faço (no meu caso são três) ou apenas a conexão do último aerporto antes da Austrália?

    Obrigada.

  7. Atualizando a informação: meu formulário chegou na embaixada às 17 horas desta última segunda e hoje cedo o visto de trânsito já estava no e-mail. Os caras são mesmo agilizados!

    E parabéns pelo blog =))

  8. Renata, bom dia! Consegui meu visto de trânsito, tudo ok. Porém, a agência informou semana passada a necessidade do Certificado Internacional de Vacina contra febre amarela. Você também apresentou esse certificado? O problema é que viajo na Sexta, 04/05, e não tinha conhecimento deste certificado, tenho apenas a carteira de vacinação. Não achei horários disponíveis para retirar o certificado e não sei o que fazer. Por gentileza, preciso de uma luz rs
    Obrigado!

    1. Oi Yuri, desculpe a demora, espero que tenha dado tudo certo. 🙂
      Vou responder aqui porque pode ser a dúvida de outras pessoas.
      O certificado internacional é emitido pela ANVISA, geralmente há postos nos aeroportos. No site do órgão é possível encontrar a relação de todos os postos [veja aqui].

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *