93 erros de planejamento de viagens cometido por nossos leitores

Aqui no blog nós sempre incentivamos nossos leitores a planejar suas viagens. Algum tempo atrás, fizemos uma pesquisa com nossos leitores para entender os principais erros que eles cometeram. Então para ajudar os iniciantes, hoje eu trouxe 93 erros de planejamento para você não repetir na sua viagem. Vamos lá?

Erros de planejamento de viagem relacionados a voos

1 – Marinheira de primeira viagem, compramos passagem com uma conexão curta. Resultado: perdemos o voo de Lisboa para Barcelona e ficamos no aeroporto das 6:30 até às 16 h, quando finalmente nos encaixaram num voo.

2 – Comprei um voo em companhia low cost para uma cidade em que o aeroporto ficava muito longe da cidade e precisei pagar transfer caro. Sairia mais barato ter ido de ônibus ou trem.

3 – Peguei um voo com conexão e tempo muito curto entre um voo e outro.

4 – Não conferi a mudança do horário do voo, achei que seria na conexão internacional e na verdade seria no primeiro voo.

5 – Caí na besteira de marcar um passeio para a manhã do dia posterior que cheguei no país. Meu voo foi cancelado e remarcado para o próximo dia, ou seja, perdi o passeio pois quando cheguei lá já tinha passado o horário marcado.

6 – Não observei os horários de chegada e saída de vôo, e achei que teria todos os dias cheios para passear ex: pacote de viagem com 5 dias sendo que o primeiro chega 18h e o último sai 9h da manhã (isso foi muito no começo, ainda comprava pacotes de viagem  RS).

+ Leia também: Como encontrar passagens aéreas baratas

Erros relacionados a passagens

7 – Marquei o stopover na volta. Sendo minha última parada, fiquei extremamente cansada e aproveitei menos do que poderia. Tentei mudar, mas os valores de voo estavam inviáveis.

8 – Comprei a passagem antes de pesquisar o destino e me espantei com o custo do local (especificamente Israel).

9 – Demorei demais para comprar passagens aéreas.

10 – Na compra da passagem, troquei a sigla do aeroporto.

11 – Comprei a passagem antes de pesquisar o destino. Por exemplo: comprei uma passagem ida e volta para Paris. Depois, eu quis incluir Londres. Daí, fui a Londres e depois tive que voltar a Paris para pegar o voo de volta. Se tivesse pesquisado tinha comprado a ida Brasil x Paris e a volta Londres x Brasil, pois fiz Paris Londres de trem.

12 – Pouca pesquisa de passagens aéreas e acabei pagando mais caro porque não vi que um dia depois era quase metade do valor.

13 – Comprei passagens aéreas mais caras e sem verificar promoções.

14 – Comprei passagem aérea internacional pela CVC e tive um péssimo atendimento e nenhum suporte.

15 – Eu não tinha nem passaporte, nunca tinha feito uma viagem pro exterior antes, tava no shopping e me deixei atrair pela publicidade. Mas o resto da viagem organizei tudo sozinha, o que me fez economizar bastante, tudo super certo!

16 – Comprei passagens ida-volta de vários destinos de uma viagem para Santiago-Lima-Cusco, sendo que eu poderia ter comprado uma passagem múltiplos destinos.

17 – Não observei os horários das passagens aéreas e perdi dois dias de viagens (ida e volta).

18 – Deixei as passagens de avião pra comprar por último.

19 – Comprei a passagem e só depois vi que poderia ir em outra data, mãos barata.

20 – Comprei passagem sem verificar o valor da hospedagem. Ou sem verificar se era a época adequada no destino.

21 – Comprei passagem de um país estrangeiro para outro sem antes checar as normas da imigração do país de destino.

Erros relacionados a hospedagem

22 – Escolha errada de um B&B em Florença. Escolhi devido à proximidade da estação ferroviária. Local horrível, B&B péssimo e roubaram o iPhone de meu marido no próprio quarto!

23 – Reservei um hotel em Tiberíades-Israel via o site Hoteis.com. Ao chegar lá o hotel já tinha sido vendido e o novo dono não honrou a proposta. Em resumo, em última hora tive que procurar um outro hotel com valor que poderia pagar. Para que isso não ocorra mais, com um mês de antecedência envio um e-mail diretamente para o hotel para confirmar a reserva e estou mais criterioso na escolha, só opto por hotéis com boas avaliações.

24 – Buscar Flexibilidade com check in e check out, este para mim é o maior inconveniente das viagens

25 – Escolha de hotel. Às vezes compensa pagar um pouco mais para descansar melhor.

26 – Não analisar com cuidado o local de hospedagem.

27 – Foi em khao sok na Tailândia. Achei que o hotel da cidadezinha de khao sok tinha uma base dentro do lago, mas não tinha, a base do lago era dos locais, uma hospedagem MUITO SIMPLES de bambu, banheiro coletivo, foi totalmente frustrante e eles tavam cobrando 6000 baht. Bati o pé e falei que não pagaria porque não fui avisada de que era assim. Acabei pagando 2500 baht. Foi um erro meu de não ter perguntado, como foi erro deles também de não ter me explicado previamente.

28 – Esqueci de olhar o horário do check in no hotel, que não era 24h e acabava antes de eu chegar na cidade.

+ Leia também: Como reservar hotel sem erros

Erros de planejamento de viagem relacionados a reservas em geral

29 – Deixar passar tempo e não reservar tudo com mais antecedência

30 – Comprar passagens e reservar hotel muito em cima da viagem.

31 – Não comprar com antecedência ingressos pro tour do parlamento de Budapeste… Pra conseguir entrar tive que comprar de um tour em alemão!

32 – Não agendar com a antecedência certa o Chicago greeter (eles pedem pra agendar pelo menos 10 dias antes… Não vi isso é deixei pra fazer na última semana antes de viajar)

33 – Não pesquisar os horários das atrações.

Erros de planejamento pré-embarque

34 – Não ter tomado a vacina necessária para a viagem e ser impedido de embarcar.

35 – Não se organizar com antecedência.

36 – Não calcular rota, preço de localização e acabar tomando um puta calote de um “taxista” em Amsterdã

37 – Fui pra Paris com a cara e a coragem, sozinha e sem ler nada sobre a cidade. Foi péssimo…. poderia ter aproveitado muito mais do que a Torre Eiffel e o Louvre

38 – Não planejar os passeios com antecedência.

39 – Marcar muito em cima da hora

Erros relacionados à alimentação

40 – Não pesquisar restaurantes e acabar comendo em lugares ruins e pagando caro.

41 – Não pesquisar os pratos típicos do lugar e deixar de experimentar algumas coisas que eu teria interesse.

Erros no planejamento da mala de viagem

42 – Levar roupa errada para o clima do local

43 – Levar roupa demais por não ter pesquisado sobre temperaturas.

44 – Não levar roupa adequada para estação da época ou clima da cidade q visitei.

45 – Não levar roupas leves pra um local que acreditei que faria frio

46 – Levar uma mala muito grande que me atrapalhou nos deslocamentos e não usei muita coisa.

Deslocamento no destino

47 – Não observar o horário de fechamento da locadora de veículos.

48 – Alugar um carro e esquecer a CNH.

49 – Reservar carro no meu nome e na véspera viagem perceber que minha CNH estava vencida.

50 – Minhas maiores dificuldades geralmente são a respeito do transporte/locomoção local. Às vezes não me informei suficiente ou não entendi com clareza as informações e acabei sendo pego de surpresa.

51 – Com relação ao transporte, mais opções e tempo de deslocamento.

52 – Já fiz uma volta enorme de uma cidade pra outra sem saber que tinha ônibus direto

53 – Viajar em trem noturno sem reservar cabine

54 – Deixar pra comprar passagem de trem de alta velocidade de veneza pra Florença na hora… Chegamos lá e não tinha! Dei sorte e consegui fazer por trens regionais com duas baldeações (uma delas tinha um minuto entre a chegada de um trem e a saída do próximo)

55 – Perdi a oportunidade de pegar o trem da Morte na Bolívia, porque não me preparei muito bem, quando cheguei o trem já tinha saído e ele não passa todos os dias….como ficaria poucos dias por lá, não pude esperar o próximo dia…

Erros de planejamento financeiro

56 – O dinheiro acabar e nao ter leva o cartão para emergências

57 – Levar cartão de crédito com pouco limite

58 – Não me atentar a taxas extras na reserva de hotel

59 – Meu maior erro foi ter convicção de que tinha calculado todos os gastos da viagem e após a viagem feita perceber que estava muito enganado!

60 – Fiz muitos gastos no cartão de crédito e meu banco tinha uma conversão muito ruim.

61 – Não calcular o valor correto de dinheiro para levar

62 – Não ter olhado o preço correto de um museu em NY

63 – Não estimei os gastos com alimentação e compras o que fez com que o valor que levei foi insuficiente.

64 – Deixei para pagar tudo após a viagem

65 – Fiz uma previsão de gastos, sem saldo pra emergências.

+ Leia também: Como fazer um orçamento de viagem

Erros de planejamento relacionados ao tempo de viagem

66 – Marcar poucos dias. Meu maior arrependimento.

67 – Pouco tempo para muitos lugares

68 – Não considerar o tempo que certas coisas que estavam fora do roteiro poderiam me tomar (além de calcular o tempo pra descanso quando estivesse bem cansada). Não acho que teria como calcular isso, já que é muito imprevisível de saber se você vai cansar ou não, se vai ver alguma coisa fora de roteiro ou não.

69 – Viajar para muitos destinos em poucos dias.

70 -Ficar pouco tempo em uma cidade

71 – Acabei não aproveitando bem o tempo que eu tive no destino, por falta de planejamento no roteiro, onde ir, as opções que eu tinha do que fazer…

72 – Planejar coisas demais para fazer em pouco tempo. Você pode não conseguir fazer e mesmo que consiga acaba não aproveitando o suficiente.

73 – Acho que às vezes a falta de tempo, que reservamos em alguns lugares.

74 – Não calculei correto o tempo de deslocamento até aeroporto

75 – Não pesquisei muito o que tinha pra fazer e fiquei pouco tempo

76 – Fazer vários países de avião em pouco tempo. Foram 4 países e 8 voos com malas médias e de mão. 5 pessoas. Usamos traslados, mas mesmo assim foi bem cansativo.

Erros relacionados à distâncias

77 – Viagem internacional com GPS falhando no celular, numa viagem em que eu precisava me deslocar entre várias cidades (celular s5 mini, com problema conhecido de sinal fraco de GPS). Tive alguns problemas e em alguns dias os roteiros acabaram atrasando (GPS me deixava na mão)

78 – Não pesquisar por aeroportos nas cidades vizinhas, ou rotas alternativas para chegar no destino principal.

79 – Roteiro muito extenso, impossível de ser cumprido.

80 – Não programar roteiro com antecedência. Não aprofundar pesquisa sobre o local e arredores.

81 – Tentar montar um roteiro/cronograma do que eu iria fazer no local para onde eu estava indo quando eu estava no aeroporto pronta para embarcar. detalhe que eu não sabia nada do loca.

82 – Não ter referências da presa e contratar tours ruins.

83 – Não planejar distâncias e locomoção

84 – Fazer parques Disney que são muito grandes e cansativos, em dias seguidos.

85 – Planejar com alguém sem compromisso e que não está tão animado quanto você.

86 – Tentei ajustar os dias conforme as pessoas falavam que daria para conhecer a cidade.

87 – Não aceitar dica de moradores locais

Erros relacionados à época da viagem

88 – Ir para um lugar de praia no período das chuvas

89 – Não levar em consideração o clima ao comprar os passeios com antecedência

90 – Só poder planejar viagem pra período de alta temporada (pois sou professora). O ideal é viajar fora da época de férias escolares, pra baratear os custo.

Outros erros de planejamento

91 – Levar mais coisas do que preciso. Mala grande sem necessidade.

92 – Costumo planejar e pesquisar MUITO bem, na verdade, mas cometi um erro bobo indo para Cuba. Planejei levar diversas coisas como souvenirs para os locais ou que me ajudariam ao longo da viagem. O problema: Não pesei essas coisas com antecedência e em cima da hora comecei a pirar, pensando que ultrapassaria o limite. Uma balança resolvia, certo? Sim, mas a minha enlouqueceu e não dava pra confiar. Pra finalizar, uma tempestade caía do lado de fora e era uma noite de domingo, meu voo a 00h15 de segunda. Não daria pra correr atrás de outra solução. Resultado: Saquei da mala uma série de coisas que gostaria de ter levado – pra nada. Minha mala ficou quase 7kg abaixo do limite. Procure deixar sua mala pronta (incluindo verificar dimensões e peso) com antecedência.

92 – Procrastinacão resultante de uma falta de planejamento.

93 – Não estudar o que o lugar oferece de melhor

Agora é sua vez! Conta pra gente nos comentários, qual foi o maior erro de planejamento que você já cometeu em uma viagem?

Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2021!