Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio

Muitos sites de viagem (inclusive mexicanos) dizem que Cozumel entrou no roteiro turístico paradisíaco devido a um documentário de Jaques Costeau, famoso oceanógrafo francês. Neste suposto documentário ele exaltava os maravilhosos arrecifes de corais, o que atraiu as pessoas que adoram esportes subaquáticos. A verdade é que esse documentário nunca existiu. O que realmente ajudou a colocar Cozumel no mapa foi um filme chamado “El nuevo mundo” de René Cordona. E é por isso que existe uma Cordona Reef e não um Costeau Reef por lá! (só por curiosidade, você pode conferir estas informações em inglês aqui). Quer saber mais sobre esta ilha? A gente te conta aqui.

Como chegar em Cozumel

Ferry Boats saem praticamente a cada 30 minutos do pier de Playa del Carmen. O ticket de ida e volta custa cerca de 20 dólares por pessoa (preços em abril de 2016). Mas se você quiser voar diretamente pra lá não tem problema, Cozumel tem um aeroporto próprio. Além disso dá pra chegar lá se você estiver fazendo um cruzeiro, Cozumel é um destino muito badalado no Caribe.

O que fazer em Cozumel

Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio

Numa ilha paradisíaca no caribe mexicano a gente responde essa fácil: curtir a praia, a água cristalina e o dia lindo. Mas isso definitivamente não é tudo que Cozumel tem a oferecer. A ilha é repleta de joalherias (nunca vi tanta loja de diamante na vida!), restaurantes, bares, mercados. Além disso Cozumel é um dos melhores lugares do mundo para fazer um mergulho, com uma imensa variedade de vida marinha e boa visibilidade. A ilha também tem clubes de praias maravilhosos e um dos mares mais lindos que eu já vi.

#1 – Mergulhar

Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio
Foto: Shutterstock

O mergulho é uma das principais atrações de Cozumel. Mergulhadores de todo o mundo visitam a ilha para explorar o recife Mesoamericano, a maior barreira de corais do hemisfério ocidental. Formada por diferentes tipos de coral, o recife é o lar de cerca de 250 espécies de peixes tropicais. Se você não pode mergulhar, não se preocupe. A ilha oferece muitas oportunidades para a prática do snorkel também. Existem muitas empresas especializadas em mergulho por lá e você pode escolher a que mais te agradar para fechar o seu passeio.

Os locais nais populares para mergulhar em Cozumel são: o Arrecife Palancar, o Arrecife Columbia, o paredão de Santa Rosa e o Arrecife Chankanaab. 🙂

#2 – Ir ao Parque Nacional Chankanaab

Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio

A palavra Chankanaab é do idioma maia e significa “Pequeno Oceano” ou “Pequeno mar”, fazendo referência à lagoa natural localizada dentro do parque.  Dizem que a lagoa está repleta de vestígios místicos das antigas civilizações maias e ainda, que serviu de refúgio para que os piratas escondessem seus tesouros preciosos. Lendas a parte, este parque é uma das principais atrações de Cozumel. É o lugar ideal pra quem quer nadar com os golfinhos (mas essa atividade é paga e super cara!), conhecer os leões marinhos e peixes-boi. Além disso, você pode alugar equipamentos de mergulho e snorkel para visitar as esculturas submersas e os arrecifes que se encontram na área do parque. Aqui embaixo você encontra um mapa, com as principais atrações do parque.

Preços: Adultos USD21,00 e crianças USD14,00

Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio
Mapa do parque Chankanaab

#3- Visitar o parque Discover Mexico

Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio

Este é o parque mais novo e mais visitado em Cozumel. O Discover Mexico oferece ao turista uma experiência única sobre o país. O parque reúne todas as maravilhas mexicanas em um único lugar e permite descobrir as mais representativas em termos de estilos e arte do México. O objetivo principal do parque é mostrar ao turista que Cozumel não é só mais uma ilha do Caribe, mas é parte de um país multi-diversificado em cultura e em recursos naturais. O parque representa a melhor oportunidade de oferecer ao turista uma imagem completa do México e promover o turismo para outras regiões do país.

Preços: Adultos USD26 e crianças USD14.

#4- Visitar Punta Sur

Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio
Entrada do parque

O Punta Sur Eco Beach Park é a maior reserva ecológica em Cozumel. Dizem que lá fica a melhor praia de Cozumel. No parque você vai poder observar aves exóticas, contemplar a flora diversificada e ver os crocodilos em seu habitat natural. Também é possível subir no famoso e histórico farol Celarain e ficar de queixo caído com a vista panorâmica espetacular. Como se fosse pouco também é possível fazer um passeio de barco incrível por toda a região do parque!

Preços: Adultos USD14 e crianças USD8.

Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio
Mapa do parque Punta Sur

#5- Comprar diamantes

Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio
Diamonds International Cozumel

Esse não é bem o tipo de compra que eu costumo fazer nas minhas viagens, mas uma coisa que me impressionou muito em Cozumel foi a enorme quantidade de joalherias. Os preços costumam ser bem atraentes na ilha e os vendedores estão sempre dispostos a oferecer um bom desconto se você realmente mostrar interesse na compra. Se você estiver pensando em pedir alguém em casamento deixe pra comprar o anel de noivado lá em Cozumel.

#6- Passar o dia em um clube de praia

O mar de Cozumel é bem diferente do mar de Cancún. A cor é um pouco mais esverdeada e nos pontos da ilha que ficam de frente pro continente, a água é mais tranquila. Quando fomos em Cozumel passamos a tarde em um clube muito bom aproveitando o sol, a água calminha (do jeito que eu gosto, tenho muito medo de me afogar) e transparente.  Se você está planejando passear o dia inteiro por Cozumel, uma boa pedida pode ser ir a uma praia aberta, evitando os clubes. O clube de praia é indicado se você for passar o dia naquele local, muitos cobram entrada e consumação mínima. Os clubes de praia mais famosos de Cozumel são:

  • Paradise Beach
Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio
Esse verde transparente! Como não amar?

O paradise beach cobra uma entrada de USD3 por pessoa (abril/2016) e consumação mínima de USD10 (também em abril/2016). Achei o preço da entrada razoável, já que quase todos os clubes de praia por lá são pagos. O valor da consumação atingimos com bebidas e petiscos. Não fomos cobrados pelo uso das cadeiras de praia nem dos brinquedos da praia. Sim, um dos pontos legais do Paradise são os brinquedos infláveis como gangorras, escorregadores, trampolins e afins. Muita gente se reúne pra brincar e é bem divertido.

Outra coisa que nos deixou bem a vontade foi a questão da segurança. Como estávamos somente eu e meu marido ficamos bem preocupados com os nossos pertences, um atendente nos disse que existiam armários disponíveis pra aluguel, mas reforçou que ali era super tranquilo. Olhamos pros lados e vimos aparelhos eletrônicos e dinheiro a mostra nas outras cadeiras e nos sentimos mais tranquilos (mas é claro que deixamos nossas coisas bem guardadinhas). Pra mim, o ponto alto do Paradise Beach foi o mar tranquilíssimo e lindo!

  • Nachi Cocoom

O Nachi Cocoom é um lugar lindo e impressionante, que ficamos com muita vontade de conhecer. Não paramos por lá porque fomos avisados que uma turma de cruzeiro tinha chegado e ficado por ali e o local estava lotado. Mas estava na nossa lista de lugar para ficar.

  • Mr Sanchos Beach Club Cozumel

O Mr Sanchos oferece a possibilidade de serviço all inclusive, ou seja, você paga uma taxa e consome o que quiser na quantidade que desejar. Nós não achamos que para o nosso passeio em Cozumel seria necessário (até porque não chegamos tão cedo por lá), mas o Mr Sanchos é bem recomendado pela comunidade do TripAdvisor e parece ser uma proposta interessante. Para saber mais sobre all inclusive, clique aqui.

Como se locomover em Cozumel

Muita gente aluga carro pra dar a volta na ilha quando chega por lá (não é permitido atravessar para a ilha com carros alugados). A ilha é razoavelmente pequena e depois de passear um pouco você vai querer passar o resto do dia aproveitando a praia, não é mesmo? Será que o aluguel do carro é adequado para o que você pretende fazer por lá?

Outra opção é utilizar os famosos táxis para ir de um ponto ao outro. Você pode combinar com o taxista os pontos que quer que ele te leve, ele pode esperar você fazer umas fotos e levar pra outro lugar depois. Essa prática é bem comum, mas lembre-se de combinar todos os detalhes de preço e pagamento ANTES de entrar no carro.

O transporte público em Cozumel existe, mas os ônibus e colectivos são voltados para os moradores, fazendo percursos não tão interessantes para os turistas. Por exemplo, nenhum ônibus ou colectivo dá acesso direto as praias.

Vale a pena passar o dia em Cozumel?

Com toda a certeza do mundo vale! Nenhum lugar do Caribe é igual ao outro e Cozumel consegue ser linda em todos os detalhes. A cor do mar se diferencia tanto do de Cancún quanto do de Isla Mujeres e se o seu negócio é praia, você vai amar. Se você estiver planejando um mergulho na sua estadia pela região de Cancún, recomendamos que faça em Cozumel, você não vai se arrepender! Nós fomos pra lá em um domingo e estava meio “morto”, no centro muitas lojas estavam fechadas e até mesmo o fluxo de táxis estava reduzido. Acho que durante a semana a ilha deve ficar bem mais animada.

Você já foi por lá? Tem alguma dúvida ou dica pra compartilhar com a gente? Deixa aqui nos comentários.

 

Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio

Carmina Nascimento

Engenheira eletricista e apaixonada por livros. Nascida e criada em Manaus, morei um ano em Londres participando do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Em 2016 realizei um dos meus maiores objetivos relacionados a viagem, o destination wedding.

Um comentário em “Ilha Cozumel: Dicas para aproveitar esse passeio

  • maio 29, 2019 em 9:31 am
    Permalink

    Cozumel é uma ilha fantástica, minhas férias no ano passado excedeu as minhas expectativas! Eu amo nadar, mergulhar e mergulhar lá, as águas tropicais estão cheias de surpresas

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *