Xel-Há ou Xcaret: Qual o melhor parque em Cancún?

Xcaret ou Xel-há - melhor parque em cancun

Se você já começou a pesquisar o que fazer em Cancún, é muito provável que tenha cruzado por aí com a recomendação de visitar parques como o Xel-Há ou Xcaret. E nessa hora bate aquela dúvida: qual o melhor parque em Cancún? Eu estive nos dois e nesse post conto o que tem de melhor em cada um deles. Vem com a gente que te ajudamos nessa decisão!

Eu me lembro que estava conversando com uma amiga sobre a nossa viagem para Cancún e ela me falou que queria muito visitar pelo menos um dos parques do grupo Xcaret Experiencias. Até então, eu tinha rapidamente lido algo sobre eles mas não tinha dado muita bola. Foi só quando fomos a fundo na conversa que descobri que não poderia deixar de fora!

O grupo Xcaret Experiencias possui ao todo 8 atrações na região de Cancún: Xcaret, Xel-Há, Xplor, Xplor fuego, Xenotes, Xoximilco, Xichen e o Xenses. Cada uma dessas atrações, possui características diferentes. São experiências diferentes e únicas. Dá pra montar um pacote ou comprar individualmente.

Infelizmente, quem estiver com um orçamento apertado não vai conseguir visitar muitas delas, pois os preços são um pouquinho salgados. Eu já contei como foi a minha experiência no Xel-Há e como consegui encaixar o Xcaret no roteiro, mesmo sem ter um dia para me dedicar a ele. Fui nos dois e achei que valeu muito a pena. Mas se tiver que decidir, veja os destaques de cada um.

O que tem de bom no Xel-Há?

Escrevi um outro post contando toda a minha experiência no Xel-Há, mas aqui gostaria de destacar os principais pontos do parque. O Xel-Há é um parque aquático natural, com serviço all-inclusive que te garante comida, bebidas, toalhas, guarda-volumes e snorkel liberados. Aliás, o snorkel é um dos pontos altos do Xel-há, tendo até demarcações dos melhores pontos. Tem um rio com uma leve correnteza e pontos para saltar e tirolesas. Além disso, ao final do passeio, o canudinho do snorkel é seu. Uma ótima recordação. Também tem uma pequena trilha para fazer de bike, um redário para descansar no fim do dia. Eu seria injusta se dissesse que isso é tudo o que tem no Xel-há, mas acho que são os destaques gratuitos.

Existem várias outras atrações opcionais (não inclusas no preço da entrada), mas não posso opinar sobre elas. Tem tanta coisa gratuita legal pra fazer que nem fiz questão de olhar os preços. 🙂

O que fazer no Xcaret

Apesar de eu ter ficado pouco tempo no parque (como eu contei nesse artigo sobre o Xcaret) eu diria que ele é um parque mais completo. A parte aquática tem toda a questão do snorkel, mas ainda inclui os rios subterrâneos que são algo diferente. Além disso tem um aquário, borboletário, muitas araras e alguns outros animais como tartarugas marinhas.

Mas o que o Xcaret realmente ganha é na parte cultural. Além do espetáculo de encerramento que é sensacional, ainda tem museu de arte mexicana, workshop de café e chocolate (!), o ritual dos voadores e outros. Por tudo isso, o Xcaret é bem mais caro, principalmente se considerar que você ainda vai ter que pagar pela alimentação.

Vale a pena?

Tanto o Xel-Há como o Xcaret (pronuncia xiscatchi) são parques aquáticos “naturais” incríveis, mas saber se vale a pena ou não vai muito do perfil de cada pessoa.

Para nós, foram dois pontos altos da nossa viagem. Nós amamos! Eu iria novamente uma dezena de vezes. Mas enquanto estávamos curtindo o rio do Xel-Há, passamos por um casal de brasileiros e a garota dizia “não sei porque estou perdendo tempo nesse lugar”. =O Por isso que dizem que gosto é que nem nariz, né?

Na nossa avaliação, mesmo que as entradas sejam um pouco caras e mesmo com tantas praias lindas em Cancún, sim, definitivamente vale a pena visitar os parques Xel-Há e/ou Xcaret.

Na minha cabeça, só quem não vai curtir muito os parques é quem não é muito fã de ficar na água. Afinal, são parques aquáticos!!! As piscinas são no estilo “piscina natural”, apesar de nem tudo ali ser natural mesmo. Mas você não vai encontrar piscinas de azulejos, por exemplo. Você também não vai encontrar atrações radicais como o insano do Beach Park, em Fortaleza, mas vai ter rios cheios de peixinhos coloridos, tirolesas, praias. Pode escolher entre uma infinidade de atrações que irão variar de parque para parque.

Qual eu devo visitar?

Essa não é uma decisão fácil porque ambos são muito bons e, se você puder, vale a pena visitar os dois sim. Mas se tiver que decidir entre eles, veja aquele que mais se adequa ao seu perfil como viajante.

Se você gosta de estar na água, fazer snorkel e quer comer bem (sem pagar mais por isso), o Xel-há deve ser a sua escolha. Também é a opção mais barata. Então, é uma boa escolha pelo lado econômico da coisa.

Por outro lado, se você gosta de conhecer bem a cultura de um lugar, o Xcaret é a sua escolha. O parque é estruturado com esse objetivo e o show é um passeio na cultura mexicana.

E os outros parques?

Na hora de escolher o melhor parque em Cancún, não deixe de considerar o Xplor, Xplor-Fuego e Xoximilco. São menos populares, mas também parecem ser super legais. O Xlpor é um parque onde você encontrará atrações mais voltadas para aventuras, ideal para quem gosta de adrenalina.

Já no Xoximilco (que tive muita vontade de ir) você tem um jantar/festa mexicanos num barquinho. Achei uma ideia super gostosa! O legal é que é somente a noite, então você consegue encaixar com outras atrações.

Dica! Torre Cênica

Resolveu curtir o Xcaret ou o Xel-Há? Ao sair do parque guarde a sua pulseirinha. Ela te dá acesso gratuito à Torre Cênica Giratória, que fica na pontinha da Zona Hoteleira. De lá, você tem uma vista incrível de Cancún. É um passeio bem rapidinho e que você com certeza consegue encaixar na sua programação.

Depois conta pra gente: qual parque você escolheu e por quê?

Xel-Há ou Xcaret: Qual o melhor parque em Cancún?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *