13 dicas que irão mudar a sua forma de fotografar viagens

Você viaja para um lugar de beleza impressionante, como as Cataratas do Iguaçu, no PR, ou o Gran Canyon, nos Estados Unidos e tira um monte de fotos. Daí, procura uma foto legal para postar no instagram e… cadê? Todas as fotos parecem sem graça e nenhuma reflete a beleza do lugar. Comigo isso acontecia sempre! Quando eu comecei a aprender fotografia, vi que aplicando alguns conceitos simples, qualquer um pode fotografar viagens de forma incrível. E sem mudar de equipamento!
Para comemorar o dia mundial da fotografia, que é celebrado hoje, dia 19 de Agosto, resolvemos compartilhar as 13 melhores dicas para você usar na sua próxima viagem.
Yosemite Park
Passeio no Parque Nacional de Yosemite nos EUA

Dicas para fotografar viagens

  1. Cuide da lente do seu equipamento, seja  um celular ou uma câmera super profissa.  Limpe-a e projeta sempre dos arranhões.
  2. Libere espaço para fotografar a vontade. Tem coisa pior que perder um grande momento porque não tinha espaço livre no celular na hora da foto?
  3. Mexa-se! Dê um passo para o lado, para trás, abaixe-se. Tente um ângulo inusitado, diferente do que todo mundo faz.

    Holanda - Kinderdjik - Windmill
    Passeio de bicicleta pelo Parque dos Moinhos de Vento em Kinderdjik – Holanda
  4. Fique de olho no enquadramento. Evite cortes desnecessários dos monumentos. Também evite céu ou chão em excesso, a não ser que seu objetivo seja mostrar aquela imensidão azul.
  5. Se quer tirar fotos de alguém e de um monumento ao mesmo tempo, mantenha a pessoa próxima a você. Se a pessoa se posicionar próxima ao monumento, ela será somente um pontinho na foto.

    Punta del Leste - Casa Pueblo
    Pôr-do-sol na Casa Pueblo perto de Punta del Este – Uruguai
  6. Vá aos principais pontos turísticos em horários menos movimentados. Acorde cedo, chegue antes de todo mundo e tenha uma foto mais “limpa”.
  7. Ligue o flash se for fotografar uma pessoa que esteja com uma fonte de luz intensa atrás (como o sol no fim da tarde).
  8. Se sua câmera possuir essa funcionalidade, use o modo de prioridade de abertura com o maior número que sua câmera oferecer para fotografar paisagens. Abertura 9 ou 11 são excelentes.

    Grand Canyon - National Park
    Imensidão do Grand Canyon National Park
  9. No celular ou câmeras mais simples, use o modo paisagem quando quiser fotografar os lugares.
  10. Escolha o balanço de branco que intensifique as cores mais bonitas da sua foto. Para o por do sol, use “Nublado” ou “Sombra”. Para intensificar o azul do céu, use o modo incandescente.

    Plitvice Lakes National Park
    Incrível passeio pelo Plitvice Lakes National Park <3
  11. Compre um tripé pequeno para fugir do selfie. Posicione num apoio, coloque o timer e posicione-se!
  12. Use objetos de tamanho conhecido para dar noção de grandeza. Quer mostrar que um monumento era muito grande? Fotografe-o com um carro ao lado.
  13. Pense antes de fotografar:   como eu quero essa foto? Como ela poderia ficar melhor? Disparar para todo lado não vai te trazer fotos melhores.

Você tem alguma dica para compartilhar com a gente?

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

6 comentários em “13 dicas que irão mudar a sua forma de fotografar viagens

  • agosto 19, 2016 em 3:21 pm
    Permalink

    Adorei as dicas. Tava buscando algo assim para minha próxima viagem 🙂

    Resposta
    • agosto 19, 2016 em 4:33 pm
      Permalink

      Oi Jeanne!
      Fico feliz em vê-la por aqui.
      Que bom que gostou das dicas. Espero que você viaje muuuuuito para coloca-las em prática e que suas fotos fiquem cada dia mais lindas.
      Um abraço!

      Resposta
    • agosto 23, 2016 em 3:45 pm
      Permalink

      Obrigada, Tatá!
      Você já arrasa nas suas fotos. =**

      Resposta
  • setembro 4, 2016 em 1:01 am
    Permalink

    As minhas fotos no Atacama ficaram bem legais por causa dessas dicas Re! To bem orgulhosa delas!

    Resposta
    • setembro 4, 2016 em 11:40 pm
      Permalink

      Suas fotos ficaram incríveis! Ansiosa para vê-las no blog! <3

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *