Low cost na Europa: Passagem da Ryanair passo a passo!

Comprar uma passagem low cost na Europa e não passar perrengue é sonho de todo viajante econômico. Por isso, elaboramos esse passo a passo pra você comprar sua passagem Ryanair sem sustos!

O que é uma empresa low cost?

Uma companhia aérea low cost, ou de baixo custo, são empresas que vendem as passagens bem baratas, mas você precisa pagar como opcional qualquer serviço adicional, além de seu próprio assento.

As empresas low cost da Europa levam essa política bem a sério e, embora os preços sejam tentadores, cobram por marcação de assento, lanche, bebidas, check in no balcão (!), bagagem despachada e, em alguns casos, até pela bagagem de mão.

Leia também: Como encontrar passagens baratas

Principais cobranças extras das companhias low cost na Europa

  • Mala despachada
  • Mala de cabine (algumas cobram!)
  • Marcação de assento
  • Comidas e bebidas
  • Embarque prioritário
  • Check in no balcão ou impressão do cartão de embarque

Passagens low cost na Europa: como é a Ryanair?

Existem diversas empresas low cost na Europa. Uma das mais conhecidas é a Ryanair graças às suas promoções malucas com passagens até por 1 euro. Claro que esses são valores promocionais e não se encontra todos os dias, mas é fácil encontrar trechos entre 15 e 30 euros.

A Ryanair é uma das empresas low cost que mais tem voos em toda a Europa. Os aviões não são extremamente confortáveis, as poltronas são um pouco apertadas. No entanto, para voos curtos, acho que atendem muito bem. Embora alguns incidentes sejam relatados, a empresa não tem em seu histórico nenhum acidente fatal.

promoções low cost na europa
Destaque de preços de voos low cost na Europa com a Ryanair

Passo a passo para comprar sua passagem low cost na Europa com a Ryanair

Na hora de comprar uma passagem low cost na Europa com a Ryanair, é preciso seguir com cuidado as etapas. Isso porque a companhia adora incluir umas coisinhas adicionais sem a gente perceber e no fim das contas a passagem pode sair cara! Siga nosso passo a passo.

1 – Acesse o site da Ryanair para fazer a pesquisa da sua passagem low cost na Europa

Acsse o site da Ryanair: www.ryanair.com/pt

Na tela inicial, informe os dados do trajeto desejado e a quantidade de pessoas. Escolha entre Ida e Volta ou apenas ida.

Comprar passagem low cost na Ryanair 00001

2 – Escolha o voo

Veja as opções de voo para as datas escolhidas. Observe que é possível visualizar os preços de datas próximas.

Comprar passagem low cost na Ryanair 00001

3 – Escolha o perfil de tarifa

Depois de clicar no voo escolhido, são listados os diferentes perfis de tarifa. Observe que você pode escolher o perfil mais básico e ir adicionando serviços depois.

  • Perfil Standard: Somente dá direito a seu assento (sem reservar) e uma bolsa pequena, tamanho 40x20x25cm (não permite mala de rodinhas como bagagem de mão).
  • Perfil Plus: Permite embarque prioritário, 2 bolsas de mão (1 bolsa 40x20x25cm + 1 mala até 55x40x20cm), 1 mala despachada de 20kg e reserva de assento padrão.
  • Perfil Flexi Plus: Permite embarque prioritário, 2 bolsas de mão (1 bolsa 40x20x25cm + 1 mala até 55x40x20cm), reserva de qualquer assento, acesso rápido na fila de segurança do aeroporto, check in no aeroporto gratuito e flexibilidade de cancelamento.

No meu caso, irei viajar com uma bolsa + mala de mão, por isso, optei pelo perfil Standard e deixei para adicionar a mala posteriormente.

Comprar passagem low cost na Ryanair 00001

4 – Escolher o voo de volta

Comprar passagem low cost na Ryanair 00001

5 – Decida se quer ou não escolher os assentos

Se você faz questão de escolher onde sentar, opte por “Choose your seats”. Do contrário, eles serão atribuídos aleatoriamente e você pode sentar separado do seu grupo. Nesse caso, clique em “I choose random allocation” para evitar esse custo.

Comprar passagem low cost na Ryanair 00001

6 – Leia a política de bagagem

A política de bagagem da Ryanair é bem rígida e desde novembro/2018 somente uma bolsa pequena é permitida a bordo na tarifa mais baixa.

Comprar passagem low cost na Ryanair 00001

7 – Escolha o tipo de bagagem de cabine

Muito importante com uma empresa low cost na Europa ou em qualquer outro lugar, é saber exatamente o que está comprando. Observe que a Ryanair possui 3 opções para mala de cabine.

  • 1 bolsa pequena a bordo (gratuito): Permite apenas bolsas sem rodinhas, de tamanho máximo 40x20x25cm. É quase metade do tamanho de uma mala de mão. Nesse caso, você tem direito a apenas um volume. Não pode ser uma mochila + 1 bolsa, por exemplo.
    • Se levar uma 2.ª mala para a porta de embarque, esta será colocada no porão da aeronave por uma taxa (aproximadamente €25)
  • Prioridade e 2 bolsas de cabine (€8, mas varia com o trecho): Uma bolsa pequena (pode ser sua bolsa pessoal ou uma mochila pequena) + uma mala de mão máximo 10kg e tamanho 55x40x20cm. Você embarca primeiro, para acomodar sua mala no compartimento superior e tem direito a levar 2 itens.
  • Mala de 10kg despachada + 1 bolsa pequena
Comprar passagem low cost na Ryanair 00001

8 – Confirme a escolha para os outros passageiros

Comprar passagem low cost na Ryanair 00001

9 – Escolha (ou ignore) outros produtos para sua viagem

Caso não queira adicionar nenhum produto, para prosseguir clique em “CHECK OUT”.

Comprar passagem low cost na Ryanair 00001

10 – Faça login ou crie uma conta

11 – Confira o resumo do pedido

12 – Escolha as opções de pagamento

A Ryanair aceita pagamento via cartão de crédito ou PayPal. Débito somente é possível para cartões europeus. Para realizar o pagamento, é necessário um cartão de crédito internacional e habilitado para uso no exterior. Haverá incidência de 6,38% de IOF.

13 – Escolha pagamento via PayPal para evitar a taxa do cartão não europeu

Se o seu cartão não for europeu, o que é provável, observe que haverá incidência de uma taxa de 1,2%, além do IOF. Essa taxa é eliminada se você escolher pagar com PayPal.

Dica: Se você ainda não tem, crie uma conta no PayPal. Além desse pequeno desconto com a Ryanair, você pode usar para pagamentos seguros no Brasil e no mundo. É rápido e gratuito.

Escolhendo PayPal, você será redirecionado para o site do PayPal, para autenticação e escolha da forma de pagamento (cartão internacional ou algum saldo do Paypal).

14 – Confira a confirmação de compra

Após o processamento do pagamento, verifique se a compra foi bem sucedida e seu número de reserva gerado.

Comprar passagem low cost na europa

Vale a pena comprar voo low cost na Europa com a Ryanair?

Se você entender as regras do jogo, vale sim.

Usar uma low cost na Europa é certamente uma ótima forma de economizar na sua viagem. Eu já voei diversas vezes com a Ryanair e  acredito que a empresa cumpre a sua proposta: entregar voos de baixo custo.

Lembre-se também, que é comum que as companhias low cost utilizem aeroportos secundários (com menores taxas de embarque). Normalmente, esses aeroportos são bem distantes do centro da cidade, mas é possível comprar um ticket de ônibus centro-aeroporto.

Compre aqui:
+ Traslado para diversos aeroportos na Europa
+ Seguro viagem obrigatório para Europa

No entanto, não espere um serviço de qualidade marcante, ótimo tratamento e poltronas confortáveis. Low cost é low cost.

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *