O que fazer na Turquia: Roteiro de 7 dias para se apaixonar pelo país

Eu sei, é difícil escolher o que fazer na Turquia num roteiro de apenas 7 dias. O país é grande e cheio de destinos surpreendentes.

No entanto, esse foi o tempo que tivemos disponível e posso dizer que conseguimos visitar os principais locais.

O que fazer na Turquia: principais Experiências

Pra mim, o mais impressionante é a diversidade de paisagens e cultura que conseguem caber dentro de um país só. Tá bem que a Turquia é enorme, mas mesmo assim. Surpreendeu demais!

Destacamos algumas das melhores experiências que você pode ter na Turquia.

  • Conhecer as cavernas da Capadócia e voar de balão (ou assistir os balões levantando voo);
  • Visitar as ruínas de 2 das 7 maravilhas do mundo antigo;
  • Visitar as praias do país;
  • Conhecer o país que é dividido em 2 continentes;
  • Assistir um show de dança do ventre
o que fazer na turquia
Passeio tradicional de balão na Capadócia, Turquia

O que fazer na Turquia: Roteiro de 7 dias

Fizemos um roteiro de 7 dias pelo país e simplesmente nos apaixonamos! Nosso deslocamento foi todo realizado pelo excelente serviço de ônibus (maior parte noturno, pra economizar na hospedagem e o longo tempo de viagem).

Saiba o que fazer na Turquia e quais as principais cidades para um roteiro de 7 dias!

+ Leia também: Por que eu (quase) precisei de seguro viagem na Turquia e como escolher o seu!

Istambul – 2 dias

A linda capital, que se divide entre Ásia e Europa. Passamos dois dias na cidade e conseguimos visitar a área de Sultanahmed – Blue Mosque, Aya Sofia, Grand Bazar (mercado), fazer um lindo passeio de barco pelo Estreito de Bósforo (divisa entre Ásia e Europa), passear no Parque Gulhane e assistir a um show típico de dança.

Capadoccia – 1 dia

Tour guiado na parte norte da região da Capadoccia. Visita às famosas cavernas esculpidas dentro de rochas, onde os locais costumavam habitar. O tour de balão eu não fiz, mas acontece cedo (saída por volta de 5 da manhã) e não fica compatível com esse roteiro. Seria necessário dormir na cidade.

Vista da Região da Capadócia
Região da Capadócia

Pamukkale – 1 dia

Pra mim, o lugar mais incrível da Turquia (mas no meu grupo, há quem tenha preferido a Capadoccia). O passeio começou em ruínas de uma cidade grega, o que não foi muito agradável porque o dia estava MUITO quente. Piscinas de calcário que formam uma das paisagens mais diferentes e belas que eu já vi. A água morna da região torna o local super agradável. É possível pagar um opcional e tomar banho numa grande piscina de água termal. Muito lindo!

Ruínas em Pamukalle
Ruínas em Pamukalle
Piscinas termais em Pamukalle
Piscinas termais em Pamukalle
Água azul e límpida nas piscinas termais de Pamukalle (detalhe na sandália boiando!)
Água  quente, azul e límpida nas piscinas termais de Pamukalle

Leia no blog Caminhos me levem um pouco mais sobre O que fazer em Pamukkale

Izimir – 1 dia

Visita a Ephesus, uma cidade grega (ou romana?) inteira descoberta por escavações. Dentre os prédios, a biblioteca de Celsius e um teatro anfiteatro. Visita também ao local onde era localizado o templo de Artemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo. Infelizmente, hoje há somente uma coluna restante.

Nosso grupo em frente as ruínas de Ephesus - Turquia
Nosso grupo em frente as ruínas de Ephesus
Templo de Artemis
Templo de Artemis

Bodrum – 2 dias

Cidade litorânea, no mar mediterrâneo-lindo-de-morrer (esse é o nome completo do mar, não sabiam?), com um estilo muito parecido com as cidades da Grécia (a atual, não a das ruínas).

Bodrum também abriga uma outra maravilha do mundo antigo: o Maosoléu de Halicarnassos. Infelizmente, mais uma vez não resta muita coisa. Fizemos ainda um passeio de barco delicioso, com diversos pontos de parada para banho, inclusive em um ponto de água aquecida, com uma caverna subterrânea pra explorar (pago opcionalmente).

A partir de Bodrum, é possível chegar a algumas ilhas gregas também, mas preferimos aproveitar a cidade que apesar de não ser grande, ainda tinha bastante coisa pra curtir. Ah, a cidade também é famosa pela diversão noturna. Meus amigos que foram curtiram bastante. Eu fiquei no hotel, recuperando a energia pro dia seguinte. =D

Mar azul em uma das praias de Brodum - Turquia
Praia em Bodrum
Porto de Bodrum
Porto de Bodrum
Passeio de barco em Bodrum
Passeio de barco em Bodrum

Se eu pudesse voltar no tempo e refazer a viagem, só teria planejado melhor o tempo em Istambul, pois cheguei muito perdida e acabei perdendo pontos legais de se visitar. Nas outras cidades, o tempo foi suficiente (só recomendo um dia a mais na Capadoccia se quiser fazer o passeio de balão). Se tiver menos dias, tire as cidades que menos te atraem. Eu tiraria na seguinte ordem: Izimir (Ephesus), Capadoccia (por ser a que mais atrapalha o roteiro, apesar de linda), Bodrum e por último Pamukkale – pra ficar só com Istambul. Mas TODAS valem a visita.

Dicas para montar seu roteiro na Turquia

  • Tente comprar a passagem de ida pra uma cidade e a volta por outra, pois as cidades são distantes para ir e retornar. Você vai perder ao menos um dia de passeio se fizer isso.
  • Evite viajar no auge do verão, pois as temperaturas na primavera já estão a todo vapor.
  • Istambul é super multicultural, mulheres ocidentais sozinhas não são “julgadas”, mas nas cidades menores, rolam uns olharezinhos mais estranhos. Nada demais.

Então é isso! Espero ainda falar mais desse país de comida maravilhosa e um povo fascinante!

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

6 comentários em “O que fazer na Turquia: Roteiro de 7 dias para se apaixonar pelo país

  • outubro 3, 2013 em 4:10 pm
    Permalink

    Também quero. De novo. E de novo. E de novo.

    Resposta
  • março 22, 2018 em 4:09 pm
    Permalink

    Gostei do seu texto e principalmente das fotos! Estou indo em Agosto, ápice do verão, e tava meio tensa de ter que usar calça jeans o tempo todo! Até tem gente de short, bermuda e coisa e tal! Bom saber!

    Resposta
    • março 22, 2018 em 5:08 pm
      Permalink

      Imagina! Pode usar short e bermuda sim! Claro, evite abusar especialmente se estiver sozinha e no dia de visitar as mesquitas, se quiser entrar, ombros e joelhos não podem estar a mostra!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *