Como andar de ônibus em Londres – e esquecer o metrô!

Londres tem a rede de metrô mais antiga do mundo. Práticos, rápidos e eficientes, são de grande ajuda para os viajantes que não querem deixar libras e mais libras nas mãos dos taxisitas. Mas usar o metrô traz algumas desvantagens. Continue a ler esse artigo e descubra como e por que andar de ônibus em Londres!

Por que andar de ônibus em Londres?

Pergunte a qualquer turista nas ruas de Londres e 99% deles estarão encantados com a eficiência do metrô da cidade. O conjunto todo funciona muito bem: estrutura, organização, limpeza, informação, pontualidade. Você também percorre grandes distâncias (e bote grandes em uma cidade gigantesca como Londres) em tempo relativamente curto e sem trânsito.

Ok, tem um sinal vermelho nos horários mais movimentados, ou quando algum atraso acontece, mas nada comparado a esperar 1h parado numa mesma rua, igual a gente vê em horários de pico. Também é muito confortável comprar um passe diário (ou semanal, ou o que seja) e andar tantas vezes forem necessárias, sem se preocupar com os gastos.
Entretanto, andar de metrô traz uma grande-gigante-enorme desvantagem: você não vê a cidade! Você vai pegar trechos onde o metrô vai passar pela superfície pode até ver uma ou outra coisa interessante (como o Wembley Stadium, que vejo sempre quando vou pro centro), mas no geral tudo o que você vai conhecer são as estações!

Ah, tá bom que tem umas estações que são atrações elas próprias, mas mesmo quando isso for verdade, você não vai descobrir isso passando por ela rapidamente.

Então, como evitar a tentação? Use e abuse dos magníficos ônibus em Londres. Aquele vermelhinho que você vai querer tirar uma foto bem quando ele estiver passando, igual essa daqui, ó!

london_red_bus_king_cross
Os famosos ônibus de dois andares Londrinos

Como andar de ônibus em Londres?

Ok, isso é tudo muito lindo, mas na hora de colocar em prática, temos um grande probleminha: como descobrir qual ônibus pegar? Bem, há duas respostas.

A primeira é usar o site do transporte de Londres e planejar a rota que você quer fazer. Você pode fazer isso através da ferramenta Journey Planner clicando aqui, ou preenchendo as informações da sua viagem aqui em baixo. Na opção from, digite o local de partida, a gente sugeriu como destino a London Eye, mas você pode trocar pelo local que quiser. Em seguida é só clicar em Plan my journey e ver a mágica acontecer. Você também escolher o horário que quer chegar no seu destino, ou o horário que quer pegar o ônibus e filtrar por rota, tempo, número de baldeações e o que mais achar conveniente.


Agora se você vai decidir sua rota na hora e estiver sem acesso a internet pra isso, minha sugestão é baixar o mapa com as principais linhas de ônibus no centro da cidade. Aí é só imprimir, dobrar e colocar no bolso. A partir daí, sua estadia em Londres vai ser muito mais legal!

Mapa das rotas dos ônibus em Londres
Mapa das rotas dos ônibus de Londres. Clique para ampliar.

Você pode fazer download do mapa do site VisitLondon.com ou baixar diretamente aqui do site.

Quando voltar de Londres me conta, o que você viu de legal andando de ônibus em Londres?

 

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

2 comentários em “Como andar de ônibus em Londres – e esquecer o metrô!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *