Programação do pré-Carnaval em João Pessoa

Eu já tinha falado por aqui, aqui e aqui de alguns dos blocos mais tradicionais da prévia de carnaval aqui em João Pessoa, a Folia de Rua. Para encerrar o assunto esse ano, resolvi fazer um guia da programação do Folia de Rua, que serve para os próximos. Isso é válido porque cada bloco tem um dia da semana definido, aí é só ajustar as datas de acordo com o período do carnaval.

Este guia vai servir de referência enquanto os blocos não resolverem mudar de programação e vai ajudar a quem quiser se programar não ficar catando nos sites afora ou depender da atualização do site da prefeitura, que esse ano, até a terça feira ainda não referenciava o maior bloco. Vale lembrar que a Folia de Rua ocorre na semana anterior ao carnaval.

Programação

Domingo:
Virgens de Tambaú. Bloco marcado pela irreverência dos homens, vestindo-se criativamente de mulheres. A concentração é no cruzamento da Av Tito Silva com a Av. Epitácio Pessoa e o bloco segue por esta última.
Segunda-Feira:
Muriçoquinhas do Miramar – Bloco direcionado ao público infantil e aos papais e mamães foliões. A tradição é fantasiar as crianças, colocar um elástico ao redor do grupo, pra ninguém se perder, além de muita espuminha, confete e serpentina. A concentração é na Praça das Muriçocas e depois o bloco segue pela Epitácio.
Bloco da Melhor Idade – O nome diz tudo. A turma da terceira idade também tem vez. A concentração é no Busto de Tamandaré, divisa entre as praias de Cabo Branco e Tambaú. E é lá que há o encontro de gerações, quando da chegada das Muriçoquinhas.
Terça-feira:
Acorda Miramar – O bloco anuncia que as Muriçocas estão chegando. A concentração acontece de por volta da meia noite e o arrasto se estende pela madrugada pelas ruas do Miramar.
Quarta-feira:
Muriçocas do Miramar – O maior bloco do Folia de Rua, ganha a avenida Epitácio Pessoa na quarta feira de fogo. O Busto de Tamandaré ganha a companhia da estátua da muriçoca gigante. E aí não tem distinção: que venham as virgens, as crianças da 1ª ou da 2ª infância e quem mais tiver animação!
Sexta-Feira:
Cafuçu – Diferente de todos os outros blocos dos quais falei, o Cafuçu agita as ruas do Centro Histórico, com a concentração ocorrendo na Praça Dom Adauto. O traje? A rigor. Rigorosamente brega.
Espero que seja útil! E quem quiser contribuir com outros blocos, falaí na caixinha de comentários!

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *