Sobre a ansiedade de conhecer novos lugares

Quantas vezes você se pega pensando nos lugares que quer conhecer, nas viagens que deseja fazer, no tanto que tem pra desbravar? Eu, várias vezes por dia. Faço tanto isso que eu acabo esquecendo de apreciar as viagens que já fiz e de ser grata pelo tanto do mundo que já conheci. Você sabe do que eu tô falando?

Revisando os posts do blog, eu me deparei com uma foto da nossa visita ao Parlamento Inglês. A Renata escreveu esse post tão bem, que eu fui lembrando de cada detalhe desse dia. Desde o momento que comecei a me arrumar até o que senti enquanto assistíamos aos debates. Eu simplesmente não conseguia acreditar que estava ali, vivendo aquilo. Em uma das salas eles discutiam sobre um novo transporte que ligaria Londres ao Norte da Inglaterra. No bairro em que eu morava, costumávamos ver muito cartazes se opondo a tal construção, porque muitas pessoas seriam desapropriadas. Eu senti que estava vendo a história acontecer.

Sobre a ansiedade de conhecer novos lugares
Jessy, Renata e eu, chiquérrimas na saída das sessões

Foi um dia simplesmente incrível. Além de tudo, eu pensava que estava fazendo algo que quase nenhum turista faz, que estava aproveitando ao máximo a oportunidade que tive de morar nessa cidade vibrante e cosmopolita. Mas eu precisei ler um post para lembrar que eu vivi tudo isso.

Não sei como é o desejo de viagens de vocês, mas quase todos os dias penso “poderia estar viajando”, “queria conhecer tal lugar”. A maioria dos blogs que eu acompanho são sobre viagens. O meu feed do instagram me mostra constantemente fotos de paisagens incríveis que eu quase que imediatamente coloco na minha bucket list. Algumas vezes me pego pensando que o mundo é tão grande e que mesmo com muito esforço e dedicação não vou conseguir conhecer nem a metade desse mundão.

Essa ansiedade pelo novo, pela próxima viagem, a próxima atração, quase me faz esquecer de tudo que eu já vivi. Do que eu conquistei. Outro dia uma amiga publicou uma foto no famoso The Cavern e eu senti novamente essa dorzinha do esquecimento. O The Cavern é o bar onde os beatles começaram as suas carreiras, um local onde parece que as horas não passam. Você pode ficar literalmente o dia todo assistindo ótimos covers de beatles sem se cansar.

Sobre a ansiedade de conhecer novos lugares
Nós no The Cavern

Muita gente vende a ideia de que a vida “convencional” não traz felicidade, que feliz mesmo é quem larga tudo e sai viajando por ai. Nos blogs e mídias sociais o que a gente mais vê é como a rotina de trabalho de segunda a sexta é errada ou frustrante. Que quem faz isso está desperdiçando sua vida etc; Mas será que é isso mesmo?

Toda essa propaganda em torno das viagens tem tornado muita gente (inclusive eu) ansiosa pelo próximo destino, pelas próximas férias, pelo próximo, pelo próximo. A gente esquece de aproveitar o agora e, pior, esquece de se sentir grato por tudo que já viveu, por todos os lugares que já conheceu, ainda que não tenham sido muitos.

Há um tempo atrás, eu achava cafona quem publicava foto com a hashtag #TBT, hoje, eu quero fazer como elas. Quero ver as fotos no meu HD, lembrar dos lugares que conheci, das situações que ocorreram durante as viagens, nas lições que aprendi. Quero ver estas fotos e fazer um throwback de momentos felizes e dos quais serei grata pelo resto da vida.

Não deixe que as viagens que você já fez caiam no esquecimento. Preserve suas fotos, suas memórias, faça anotações, converse com alguém a respeito das suas experiências. E o mais importante, não suspire somente pelos lugares que quer conhecer. Suspire pelos que já conheceu.

 

Sobre a ansiedade de conhecer novos lugares

Carmina Nascimento

Engenheira eletricista e apaixonada por livros. Nascida e criada em Manaus, morei um ano em Londres participando do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Em 2016 realizei um dos meus maiores objetivos relacionados a viagem, o destination wedding.

2 comentários em “Sobre a ansiedade de conhecer novos lugares

  • outubro 9, 2018 em 12:20 pm
    Permalink

    Nossa..esse texto caiu como uma luva em mim hoje! Me vi super ansioso em querer conhecer novos países, cidades, oportunidades de fazer intercâmbio e me vi preso no meu emprego de segunda a sexta. A questão é que esqueci que muitas pessoas da minha idade (32) sequer viajou de avião ou conheceu outro pais e já fui em cinco! Com tanta rede social, a impressão é que todos estão viajando o tempo todo e esquecemos que são a minoria e que a maioria é como nós mesmo, que muitas vezes conseguem viajar apenas nas férias! Tenho a minha lista de lugares que tenho vontade de visitar, mas tenho que agradecer muito pelos lugares que já fui!!

    Resposta
    • outubro 9, 2018 em 10:54 pm
      Permalink

      Oi André,

      Muito obrigada por compartilhar seus sentimentos aqui! As vezes a gente até se questiona “será que só eu me sinto assim?”, mas como é bom ver que não somos tão diferentes assim. Fico feliz de ter ajudado um pouco com o meu ponto de vista. E olha, você já conheceu muita coisa, viu? Sair do país é caro e demanda tempo e planejamento. Que suas viagens sejam sempre lembradas com carinho, e que venham novas por ai, tão breve quanto possível.

      Um abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *