Oyster card: O que você precisa saber sobre o cartão de transporte de Londres

Se você está em Londres, já andou de ônibus ou metrô e ainda não tem um Oyster Card, pare tudo o que você estiver fazendo e corra até uma estação de metrô pra pegar um. O Oyster é a forma mais barata de andar de transporte público em Londres. E a mais prática também.

O que é o Oyster Card?

O Oyster é um cartão plástico para ser utilizado na rede de transporte público de Londres, que te faz economizar tempo e dinheiro. Duas coisas super importantes quando você respira em Libras!

Você recarrega um crédito no cartão e pode usar para pagar as passeagen de ônibus, metrô, no barco e até no teleférico. Até aí, nada muito diferente de outros locais. Aliás, desde 2014 não é mais possível pagar os ônibus de Londres com dinheiro.

Oyster card: O que você precisa saber sobre o cartão de transporte de Londres
Teleférico em Londres? Sim, com Oyster Card!

Como usar o Oyster Card em Londres?

Você pode usar o Oyster Card de duas maneiras: Pay as you go ou Travelcards. É importante saber as como funciona cada um para se aproveitar do que for mais vantajoso para você.

Pay as you go

Esse é o sistema mais simples, em que você recarrega um valor e vai usando. A cada uso, o valor da tarifa é descontado. No caso do ônibus, a passagem custa £1,50, independente da linha. Além disso, depois de passar o cartão uma vez, você tem uma hora pra usar outro ônibus sem pagar. Isso é fantástico! Para mim, andar de ônibus em Londres é a melhor forma de conhecer a cidade.

+ Leia também: Por que e como fugir do metrô em Londres?.

Mas a maravilha do Pay as you go não para por aí. O segredinho que muita gente desconhece é o conceito de daily cap (teto diário). O daily cap é o valor máximo que você vai gastar do saldo do seu oyster card, independentemente de quantas viagens de metro ou ônibus você faça. Esse valor, equivale ao valor do passe diário das zonas que você percorreu. Atualmente, o daily cap para as zonas 1 e 2, onde estão grande parte das atrações de Londres, custa 6,60 libras.

A grande sacada é que você não precisa decidir antes se precisa ou não do passe diário nem quais zonas escolher. Faça seu roteiro e se atingir o valor do passe, ele automaticamente pára de cobrar. Não é lindo? Vale a pena para quem vai ficar entre 1 e 5 dias em Londres. Mais do que isso, você precisa conhecer os Travelcards.

Nunca andou de metrô?

+ Leia também: Como andar de metrô pela primeira vez sem pagar (muito) mico

Travelcard

O travelcard são passes de duração de 1, 7 ou 30 dias. Hoje, os travelcard são quase sempre carregados diretamente no Oyster Card. Ainda existem os de papel, mas estão caindo em desuso. O valor do passe semanal é igual a 5 vezes o valor do passe diário. Então, se você vai ficar 4 dias ou menos não vale a pena comprar o travelcard. A única exceção é se você for utilizar serviços de barco ou qualquer outro que ofereça desconto para quem tem travelcard. Nesse caso, faça as contas para ver se vale a pena pagar a mais pelo desconto. O passe semanal para as zonas 1 e 2 está custando 33 libras em 2017.

Oyster card: O que você precisa saber sobre o cartão de transporte de LondresEconomize libras usando o Oyster Card

Onde comprar o Oyster Card?

Você pode comprar o Oyster Card nas estações de metrô e alguns outros pontos espalhados pela cidade por £5,00. Esse valor, você pode receber de volta. Basta, ao final da sua viagem por Londres devolver o cartão em uma das estações de metrô, num guichê ou nas máquinas apropriadas. Qualquer valor crédito que você tenha de saldo também é devolvido. Também é possível comprar online, por £5,00 mais um crédito mínimo de £15,00 e receber em casa, em vários países do mundo, incluindo o Brasil. A taxa de entrega para o Brasil é de £2,99.

E se você não tem ideia de como se comportar no metrô de Londres, assiste esse vídeo da revista London Planner (ative as legendas, caso não saiba inglês).

Links importantes sobre Oyster Card

Oyster card: O que você precisa saber sobre o cartão de transporte de Londres

Ainda não fechou seu Seguro Viagem?

E você? Gostou das nossas dicas sobre o Oyster Card? Tem alguma dúvida? Deixa nos comentários!

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

Oyster card: O que você precisa saber sobre o cartão de transporte de Londres

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *