Visita ao parlamento inglês: O prédio do Big Ben em Londres

Uma das coisas mais legais quando se tem bastante tempo em Londres, é fazer alguns programas que normalmente turistas não fazem, por simples desconhecimento ou correria. Esses dias, resolvemos fazer um programa bem diferente: fizemos uma visita ao parlamento inglês e assistimos a uma sessão do parlamento! Sim, lá dentro do famoso prédio que abriga o Big Ben – Casas do Parlamento (Houses of Parliament).

Como fazer uma visita ao parlamento inglês e assistir uma sessão

A primeira coisa que você precisa saber é que esse é um programa 100% gratuito. Ebaaaaa, adoramos programas gratuitos em Londres! =D A segunda, é que o horário de funcionamento das “casas” é variável, de acordo com o dia da semana, então é preciso checar no site do parlamento, pra saber o horário que terá debate.

Feito isso, é só se preparar psicologicamente para encarar uma fila. Fomos tão preparados que nem notamos os 20min que tivemos que aguardar. Foi muito rápido, mas há dias em que é bem cheio. Não tem como prever. A fila fica na lateral (rua perpendicular à Westminster Bridge), um pouco antes da estátua com um cavalo.

Como é a visita ao parlamento inglês

Tudo que tivemos que fazer foi dizer à guardinha simpática que queríamos assistir aos debates da Casa dos Comuns/Lordes. Ela nos deu uma espécie de ticket com algumas instruções (proibido fotografar, fazer barulho, bla bla bla) e nos informou que o tempo médio de espera estava em torno de 20 minutos.

Seguimos para a fila, depois passamos pela segurança, similar a aeroportos (raio x para as bolsas + detector de metais). Entramos com água e comida, sem problemas, e ganhamos um crachazinho de visitante.

Dentro do parlamento há duas casas: a dos Comuns e a dos Lordes. As duas podem ser visitadas no mesmo dia. Logo quando entramos no prédio, há um salão onde fotos são permitidas. Nem de longe é o lugar mais bonito lá dentro. Antes de entrar nas câmaras propriamente ditas, precisamos deixar todos os itens pessoais num guarda volumes.

Visita ao parlamento inglês: O prédio do Big Ben em Londres
Carmina e eu com nossos amigos, na área onde fotos eram permitidas

Casa dos comuns e Casa dos lordes

Fomos primeiro na câmara dos comuns e assistimos ao debate sobre a construção da HS2, uma linha de trem de alta velocidade que pretende ligar Londres ao norte, mas que vai custar uma fortuna. O debate foi caloroso, houve momentos de tensão, quase baixaria (ha ha)! Ficamos lá por algum tempo e então fomos pra outra casa.

Na casa dos Lordes, a coisa era mais séria. O tópico era o impacto econômico da possível saída da Escócia do Reino Unido. Os ânimos estavam bem mais calmos e a sala era muuuuito mais luxuosa. Pena que não podíamos tirar fotos! É completamente majestosa! Aliás, todo o prédio é lindo.

Visita ao parlamento inglês: O prédio do Big Ben em Londres

Jessy, eu e Carmina, chiquérrimas na saída das sessões

Mais tarde conversando com um britânico descobri que aquele era um dia muito importante pra eles, pois a casa (acho que a dos comuns) estava tratando de itens decisivos no orçamento do UK para os próximos anos! Ele disse que gostaria muito de ter assistido as sessões naquele dia, achei super legal fazer um programa de fazer inveja a um britânico! hahaha

Quero dizer que foi uma das experiências mais legais que já tive e me deu até uma certa vontade de repetir isso no Brasil (alguém sabe se é possível?). Se conseguirem arranjar um tempinho, não deixem de fazer uma visita ao parlamento inglês e ver os Lordes de peruca. Vale muito a pena!

Visita ao parlamento inglês: O prédio do Big Ben em Londres

Este artigo foi atualizado pela última vez em:

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *