Autorização de viagem para menor desacompanhado dentro do Brasil: mudanças na lei em 2019

Em 16 de março de 2019, uma mudança no Estatuto da Criança e Adolescente determinou: será necessária autorização de viagem para menor desacompanhado até que o mesmo complete 16 anos. Anteriormente, a exigência era até os 12 anos.

Como minha filha tem 16 anos e iria viajar sozinha uma semana depois de toda essa autorização, corri atrás das companhias para mais informações. Reunimos aqui nesse artigo as principais informações. Confira!

Quem precisa de autorização para viajar desacompanhado?

Todas as crianças e adolescentes menores de 16 (dezesseis) precisam da autorização judicial para viajar sem os pais ou responsáveis, mesmo dentro do Brasil.

A autorização judicial para viajar sozinho deixa de ser exigida se a criança ou adolescente estiver acompanhada de:

  • Parente ascendente ou colateral maior até o terceiro grau (avós, tios, irmãos);
  • Qualquer pessoa maior de idade, desde que seja feita uma autorização expressa pelos pais (exemplo, acompanhado de comissários de bordo).
+ Leia também: Como participar de Grupos de viagem no Whatsapp

Como era a lei antes da alteração

Antes da modificação, o Estatuto da Criança e Adolescente não permitia apenas que crianças viajassem sozinhas (o estatuto considera crianças as pessoas de até doze anos de idade incompletos).

Antes da modificação: “Nenhuma criança poderá viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsável, sem expressa autorização judicial.”

Após a modificação: “Nenhuma criança ou adolescente menor de 16 (dezesseis) anos poderá viajar para fora da comarca onde reside desacompanhado dos pais ou dos responsáveis sem expressa autorização judicial.”

O que as companhias aéreas estão dizendo sobre a mudança?

No início, as companhias ainda estavam bem confusas e chegaram a me passar informações erradas. Agora, parece que as coisas já se alinharam à nova lei.

A Latam afirma em seu site que crianças que já completaram os 16 anos não precisam da autorização judicial. As demais (até 15 anos, 11 meses e 29 dias) precisam da autorização.

A Azul também já disponibilizou informação atualizada sobre o caso e o entendimento é o mesmo. A Gol também atualizou o site com as novas informações.

Onde fazer a autorização de viagem para menor desacompanhado?

A autorização judicial para viagem de menor desacompanhado deve ser feita em na Juizados da Infância e Juventude (anteriormente chamados de Juizado de Menores). Em algumas cidades, é possível encontrar esses juizados em aeroportos e rodoviárias.

+ Planeje sua viagem por conta própria: Guia do planejamento de viagem

Principais perguntas e respostas sobre autorização de viagem para menor

Até quantos anos meu filho precisa de autorização judicial para viajar sozinho?

Antes de completar 16 anos. Ou seja, até 15 anos, 11 meses e 29 dias.

Onde solicitar a autorização judicial para um menor viajar desacompanhado?

A autorização judicial deve ser feita os Juizados da Infância e Juventude, presentes nas capitais e principais cidades do país.

Somente um dos pais pode fornecer a autorização ou os dois precisam estar presentes?

Normalmente, apena um precisa comparecer ao juizado para fazer a autorização. No entanto, consulte o Juizado da sua cidade para informação mais precisa.

Meu filho tem autorização no passaporte para viajar desacompanhado para fora do país, ela serve para dentro do Brasil?

Não. Segundo as companhias aéreas que consultamos e o Juizado de São Luís/MA, precisa ser uma autorização específica para viagens nacionais.

Se o menor estiver acompanhado de parentes, precisa de autorização judicial?

Fica desobrigada qualquer autorização, se o menor for viajar em companhia de avós, tios ou irmãos (maiores de 18 anos).
No entanto, é necessário apresentar a comprovação do parentesco. A certidão de nascimento, nesse caso, pode ser essencial por ser a única que mostra o nome dos avós.

Se contratar acompanhamento da companhia aérea, precisa de autorização judicial?

Não. Nesse caso, pode ser uma autorização simples dos pais. Segundo a lei, “A autorização judicial não será exigida quando a criança ou o adolescente menor de 16 (dezesseis) anos estiver acompanhado de pessoa maior, expressamente autorizada pelo pai, mãe ou responsável”.
Consulte a companhia aérea para a documentação exigida.

Agora que você já está informado das novas regras, que tal compartilhar essa notícia com outros pais e mães que precisam estar atentos à mudança?

Autorização de viagem para menor desacompanhado dentro do Brasil: mudanças na lei em 2019

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

6 comentários em “Autorização de viagem para menor desacompanhado dentro do Brasil: mudanças na lei em 2019

  • abril 9, 2019 em 6:15 pm
    Permalink

    O menor acompanhado dos pais precisa de autorização?

    Resposta
    • abril 9, 2019 em 3:34 pm
      Permalink

      Não! Dentro do Brasil, basta estar acompanhado de um dos pais, irmãos maiores de 18 anos ou avós que não precisa.

      Resposta
  • maio 3, 2019 em 11:31 pm
    Permalink

    O tema é muito importante, entretanto, fica mais completo esclarecendo que a viagem em companhia de parente até o terceiro grau, necessita de apresentação da certidão de nascimento, por ser o único documento que comprova a relação de parentesco com tios e avós.
    Tenho interesse em manter-me atualizado com este tema, que a princípio parece ser simples, todavia, deixa muita gente vendo estrelas.

    Resposta
    • maio 4, 2019 em 10:49 am
      Permalink

      Obrigada pela sugestão, Francisco! Já adicionamos a informação ao artigo!

      Resposta
  • maio 28, 2019 em 9:04 pm
    Permalink

    Meu filho tem 14 anos.
    Eu e o pai dele somos separados, mas no ano passado tiramos o passaporte dele com autorização para viajar desacompanhado de responsáveis.
    Acontece que agora ele foi convidado pra fazer um curso fora do país.
    Ele consegue viajar normalmente somente com essa autorização que consta em passaporte, ou preciso pegar uma nova autorização?

    Resposta
    • maio 28, 2019 em 4:32 pm
      Permalink

      Oi Melissa, minha filha com 14 anos já viajou só com a autorização. No entanto, eu recomendo vc ligar para a companhia aérea pra evitar qualquer problema. No entanto, em voos nacionais, não serve o passaporte. Tem q ser a autorização judicial pra ir desacompanhado.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *