Guia definitivo para planejar a viagem dos seus sonhos

Aprender como planejar uma viagem é a chave para viajar melhor, com menos estresse e a custo mais baixo. Uma viagem bem planejada é aquela em que você consegue se organizar para fazer exatamente aquilo que gostaria de fazer – nem que seja sair vagando e se perdendo pelas ruas um dia inteirinho, só porque esse é o seu estilo de viajar!

Fazer planejamento de viagens é uma das coisas que mais amo fazer nessa vida.

Algumas vezes, quero um roteiro amarradinho. Em outras, deixo bastante espaço para andar livremente e até encaixar cidades de última hora.

Adoro pesquisar destinos, criar roteiros, descobrir restaurantes… Gosto de colocar a mão da massa e fazer meu planejamento, deixando a viagem do jeitinho que eu quero.

Como planejar uma viagem passo a passo

Aqui no Inda Vou Lá nós sabemos que nem todo mundo tem o conhecimento necessário para lidar com isso de forma organizada. Por isso, fizemos uma série de posts para ensinar, passo a passo, como planejar uma viagem para qualquer destino. 

PLanejamento de viagem - como planejar uma viagem

#1 – Entenda porque planejar a viagem é importante

Nem comece seu planejamento de viagem sem antes passar por aqui.

Você acha que planejar uma viagem é tirar toda a graça? Acha que você vai ter que organizar cada passo e com isso não vai ter liberdade de fazer aquilo que você quer?

Nada disso!

Se você souber como planejar bem a sua viagem, vai se livrar de estresse, frustações, economizar uma boa grana e muito tempo na viagem.

Já imaginou dar viagem perdida até um museu que não abre às segundas feiras, marcar uma viagem pra praia em época de chuva ou, ainda pior, deixar de embarcar porque não tinha um documento obrigatório?

#2 – Escolha corretamente o destino da sua viagem

Escolher o destino correto para a sua vibe e para o período das suas férias é essencial. Leia nosso artigo completo que te ajudará a escolher o destino ideal para sua viagem.

#3 – Defina seu orçamento

Sim, viajar é possível. Só é preciso se programar e planejar direitinho quanto custa sua viagem de férias. Sonhos existem para serem colocados em prática e com nossas dicas de planejamento você vai poder realizar seu sonho. 

No artigo Como fazer um orçamento de viagem, te ajudamos a criar uma planilha com todos os detalhes para você calcular o custo da viagem, além de te darmos dicas sobre como você pode juntar dinheiro para a viagem.

#4 – Compre a passagem

Já ouviu falar de alguém que foi (e voltou) da Holanda por R$500,00? Ou que economizou mais de R$1000,00 por voar para um aeroporto secundário? Aconteceu comigo e eu garanto: um pouquinho de flexibilidade nos planos e usar as melhores ferramentas na hora de localizar passagens aéreas podem te fazer economizar uma boa grana. Assim, sobra mais pra aproveitar a viagem, né? Conheça nesse artigo as ferramentas que usamos e saiba como encontrar passagens aéreas baratas.

#5 – Reserve sua hospedagem

Depois das passagens aéreas, esse é um dos itens que mais podem pesar no bolso em uma viagem. Além disso, decidir um lugar que seja estratégico do ponto de vista do bolso e da logística da viagem podem fazer grande diferença. No nosso artigo, como encontrar uma hospedagem para o seu bolso. Te mostramos os itens que não podem deixar de ser analisados se você quer encontrar uma hospedagem que não te dê dores de cabeça durante a viagem!

#6 – Elabore seu roteiro de viagem

Então você acha que tem que visitar alguns pontos turísticos só porque “todo mundo vai”? Aprenda a criar um roteiro de viagem para os seus gostos e não perca seu tempo e dinheirinho em atrações que não façam sentido pra você. Saiba, também nesse artigo, como utilizar o Google Maps para montar um roteiro de viagem.

#7 – Planeje a locomoção durante a viagem

Assim como no mundo real do dia a dia, durante uma viagem você também terá algumas opções para se locomover. A melhor forma é sempre algo muito pessoal, que vai depender da grana, do nível de conforto que você espera, do tempo que você tem disponível na cidade e da localização da sua acomodação. Confira esse artigo em que damos todas as dicas pra encontrar a melhor opção.

#8 – Pesquise o que e onde comer

Experimentar a culinária local é conhecer grande parte da cultura de uma cidade ou país. Claro que cada um tem seus níveis de tolerância a experimentar coisas novas, além da possibilidade de alergias. Por isso, pesquisar os pratos típicos antes de viajar pode ser importante. Além disso, já chegar no destino com recomendações de restaurantes ou de redes com bons pratos e preços vai te poupar tempo e dinheiro. Leia o que escrevemos no nosso artigo sobre alimentação.

#9 – Contrate um seguro de viagem

Tem muita gente que ainda acha que seguro de viagem é somente uma burocracia necessária para entrar em alguns países, como os que fazem parte do Acordo Schengen, na Europa. Mas a verdade é que ele pode te livrar de muitas roubadas e de sair da viagem com uma grande dor de cabeça. Escrevemos um artigo para explicar direitinho como escolher um seguro viagem. Nele contamos sobre a diferença entre seguro e assistência de viagem, as principais coberturas e ainda mostramos um passo a passo para te ajudar a decidir.

#10 – Faça as operações de câmbio

Se você está planejando uma viagem internacional, de uma forma ou outra vai ter que definir como pagar a conta em outra moeda. Você conhece todas as opções e quais as taxas em cada uma? Leia o artigo Como levar dinheiro para o exterior para encontrar a forma ideal pra você.

#11 – Organize a papelada

Quem nunca perdeu um tempão tentando achar o endereço do hotel? No artigo Como organizar seus comprovantes de viagem te mostramos 5 opções de ferramentas para você organizar tudo nunca mais perder tempo pra encontrar uma informação importante.

#12 – Escolha e arrume a mala ideal para sua viagem

Se você é como a maioria dos viajantes, já fez uma mala de última hora e acabou levando coisas inúteis e esquecendo itens importantes, como a escova de dentes ou o pijama. Eu sou mestre no esquecimento e por isso preciso me organizar para arrumar a mala com antecedência. Além disso, escolher a mala “errada” pode te atrapalhar bastante durante a viagem. No artigo que encerra a série de planejamento, veja como escolher a mala e não esquecer metade das coisas que deveria colocar dentro dela.

Como planejar uma viagem: Nosso ebook gratuito!

Se você gostou dessa série, vai amar nosso ebook gratuito Guia do Planejamento de Viagem!

Gostou? Salve no Pinterest ou compartilhe com seus amigos apaixonados por viagem!