fbpx

Comida Típica do Maranhão: Pratos, delícias e restaurantes para curtir a culinária maranhense

Algumas pessoas dizem que não existe melhor forma de conhecer um lugar do que experimentar a sua comida. Por isso, preparamos um guia super completo sobre a comida típica do Maranhão com dicas de onde e o que comer na sua viagem. Destacamos também frutas, lanches, sucos e alguns pratos menos turísticos e mais presentes no dia a dia do maranhense. Confira!

Comida típica do Maranhão: Como é a culinária maranhense?

A culinária maranhense tem suas origens na comida indígena e foi sendo influenciada ao longo do tempo pela cozinha europeia, especialmente portuguesa e francesa. 

O peixe, especialmente de água salgada, e os frutos do mar estão bastante presentes nos pratos típicos do Maranhão. 

Arroz e farinha amarela nunca faltam no prato de um bom maranhense e o feijão estará bastante temperado (tomate, cebola, pimentão, cheiro verde) e muitas vezes enriquecido com legumes (batata, abóbora, beterraba, maxixe). Acompanhamentos comuns são farofa e vinagrete, além do macarrão com colorau.

Na comida regional mais “raiz”, aquela que o maranhense come, estão também pratos com a carne de boi, como o cozidão, a panelada e o mocotó. especialmente no interior do estado, pedaços menos nobres do boi, como o bucho, também se fazem presentes.

As frutas mais consumidas no dia a dia são  as frutas amazônicas e tropicais, como cupuaçu, bacuri, graviola, buriti, manga, laranja, cajá.

Ingredientes da culinária maranhense

A comida maranhense costuma ser bem temperada, usando muito o tempero seco (cominho + pimenta do reino) e o corante de urucum. O cheiro verde (coentro+cebolinha) também está sempre presente, do vinagrete ao feijão. Não se utiliza pimenta forte, como é o caso da Bahia, mas ela estará sempre à disposição, assim como a farinha de puba ou farinha d’água (caroço).

Veja uma lista dos principais ingredientes usados na comida típica do Maranhão.

Temperos nas comidas típicas do Maranhão

Na receita dos pratos maranhenses estão muitos temperos, como o cominho em pó, tempero seco (cominho + pimenta do reino), corante de urucum (colorau), folha de louro, cheiro verde (coentro+cebolinha), azeite de coco babaçu, leite de coco, pimenta de cheiro, além do tomate, cebola, pimentão e alho.

Carnes

Peixes e frutos do mar estão presentes no cardápio maranhense. Não é para menos, considerando que o estado possui o segundo maior litoral do Brasil.

Muitos pratos típicos são preparados à base de camarão fresco ou seco, peixes (Pescada amarela, peixe serra, peixe pedra), caranguejo (inteiro, patinhas ou só a “carne”), carne de sol, sururu (um marisco). Carnes menos nobres, como o bucho e a pata do boi também são consumidas.

Origem Vegetal

Alguns legumes e verduras podem ser encontrados com frequência nos pratos e nos acompanhamentos. É o caso do maxixe, abóbora e quiabo, que costumam fazer parte do feijão, além da macaxeira, a folha de vinagreira ou azedinha, que dá origem ao cuxá e arroz de cuxá. 

10 pratos típicos do Maranhão

Separamos os 10 pratos de comida típica mais famosos para você experimentar na sua viagem ao Maranhão.

Arroz de Cuxá

O arroz de cuxá é um prato muito típico do Maranhão. É preparado misturando-se o arroz com a folha da vinagreira cozida, além do camarão seco. Seu preparo tem que ser feito na medida certa, pois a folha em excesso deixa o prato muito amargo. O arroz de cuxá é muito servido como acompanhamento dos pratos à base de peixe. Um prato praticamente obrigatório a quem quer experimentar a culinária do estado. Existe também o “cuxá”, que é um acompanhamento.

arroz de cuxá - prato típico do maranhão

Peixada maranhense

A peixada maranhense é um peixe cozido, com leite de coco, geralmente em postas. Nos restaurantes, o peixe mais encontrado é a pescada amarela. Um grande diferencial do prato é que dentro da peixada vai ovo cozido inteiro e batatas. 

Peixe escabeche

O peixe escabeche é um peixe frito coberto por um molho vermelho bem temperado por cima. O peixe pode ser em postas ou em filé, sendo muito usada a pescada. O molho pode (ou não) conter leite de coco e camarão. Filé de peixe ao molho de camarão sem leite de coco é o meu prato favorito da comida maranhense.

Comida tipica do Maranhao  - peixe escabeche ao molho de camarao

Caranguejo Toc Toc

O caranguejo toc toc é cozido inteiro, em uma água temperada com limão, sal e cheiro verde. O nome “toc toc” vem do barulho feito pelo martelinho necessário para quebrar a carapaça do caranguejo.

Caranguejada 

O prato é preparado cozinhando os caranguejos também inteiros em um molho com tomate, cebola e bastante cheiro verde e leite de coco. O acompanhamento tradicional é o arroz de toucinho, farofa e vinagrete. A diferença para o caranguejo toc toc é a forma como é cozido (toc toc é na água, caranguejada em um molho).

Tanto o caranguejo toc toc como a caranguejada são pratos que os maranhenses, especialmente em São Luís, adoram ir comer num domingo na praia. É uma comida bem típica! 

comidas típicas maranhenses - caranguejo e caranguejada

Torta maranhense

A torta maranhense é uma comida típica da casa do maranhense. A torna não leva farinha, sendo feita com ovos batidos, batata cozida e recheio. É assada no forno. As tortas de camarão seco, caranguejo e sururu são bastante típicas, inclusive nos arraiais de São João do Maranhão.

Juçara

A juçara é como é conhecido o açaí no Maranhão. Pode ser consumida com frutas e granola, como no restante do Brasil. No entanto, no estado ela costuma ser comida com farinha de puba ou de tapioca e camarão seco.

Ah! Existe sim uma outra frutinha que se chama juçara e que se parece com o açaí, mas a espécie que é consumida no Maranhão é mesmo o açaí!

Caldos 

Pode parecer estranho pensar em comer caldos, em um local onde a temperatura média anual é de 27ºC, mas o maranhense adora! Um dos mais diferentes que você irá encontrar no Maranhão é o caldo de ovos. Esse caldo é preparado à base de carne moída. QUando está quase pronto, quebra-se um ovo dentro do caldo e ferve-se até que cozinhe bem. Também são comuns os caldos de camarão e sururu.

Sururu e Sarnambi

O sururu e sarnambi são dois tipos de mariscos, parecido com o mexilhão. É uma comida típica do Maranhão especialmente cozidos com leite de coco, acompanhado de arroz branco e farinha. Também é encontrado o caldo de sururu ou sarnambi. Também podem estar presentes no prato conhecido como arroz de mariscos ou arroz do mar de alguns restaurantes.

Cachorro quente maranhense

O cachorro quente no Maranhão é diferente. Além da tradicional salsicha, o lanche leva carne moída e salada. Eu sei que alguns lugares do Brasil também comem pão com carne moída, mas no Maranhão ela é ingrediente básico do cachorro quente. Não é um opcional. A salada depende do estabelecimento, mas normalmente tem repolho, cenoura, milho e ervilha.

Principais acompanhamentos da comida típica do Maranhão

  • Arroz branco, de cuxá, de toucinho, Maria Isabel, batipuru (parecido com o de Cuxá), Baião de dois (arroz com feijão);
  • Farinha de puba;
  • Cuxá (preparo da folha da vinagreira com camarão seco e farinha);
  • Farofa e vinagrete;
  • Macarrão com colorau;
  • Vatapá (uma mistura cremosa feita com camarão);
  • Macaxeira (cozida, frita ou purê).

10 frutas típicas para experimentar no Maranhão

As frutas típicas no Maranhão são as tropicais e de origem amazônica. Elas são consumidas puras, em sucos ou doces. Observe que no Maranhão é bem comum que os sucos sejam preparados com leite e levem bastante açúcar. Se preferir, lembre-se de pedir sem.

Abacaxi de Turiaçu 

Produzido na cidade de Turiaçu, no Maranhão, esse é um abacaxi praticamente sem acidez e extremamente doce. É considerado um dos mais doces do país!

Cupuaçu

O cupuaçu é uma fruta da região Norte que já ficou conhecida por todo o Brasil. Seu sabor e aroma são bem intensos, a polpa é branca e cremosa. No Maranhão, o cupuaçu está presente na forma de sucos, geléias, doces, trufas e sorvetes. É bastante comum como recheio de tortas e chocolates também. 

Bacuri

O bacuri é uma fruta também de origem amazônica e está bastante presente no Maranhão. Seu uso mais típico é na forma de sucos, doces, trufas e sorvetes. É menos azedo que o cupuaçu.

Juçara

A juçara é como é conhecido o açaí no Maranhão. Pode ser consumida com frutas e granola, como no restante do Brasil. No entanto, no estado ela costuma ser comida com farinha de puba ou de tapioca e camarão seco.

Ah! Existe sim uma outra frutinha que se chama juçara e que se parece com o açaí, mas a espécie que é consumida no Maranhão é mesmo o açaí!

Siriguela/cajazinho

Fruta de cor alaranjada, casca fina, polpa da fruta adocicada e levemente azeda. O consumo é feio de várias formas: suco, sorvete, doces ou consumida de forma direta. Ao comer a fruta, coma e chupe até o caroço e cuidado para não engoli-lo. Essa fruta é encontrada frequentemente com os vendedores ambulantes que passam caminhando pelas praias. Não deixe passar essa oportunidade de experimentar essa fruta.

fruta típica do maranhão siriguela

Cajá

O Cajá é primo (ou até irmão) do cajazinho. Possui características e consumo semelhantes à siriguela. De sabor agridoce, é possível encontrar como suco, batidas e licores.

Pitomba 

Muito comum também encontrar essa fruta com os vendedores ambulantes nas praias de São Luís. A pitomba é marrom, de polpa bem fininha e vem em cachos (lembrando um cacho de uvas). Para comer a pitomba você desprende uma do cacho, quebra a casca com a ponta dos dedos ou dando uma leve pressão entre os dentes até trincar a casca. Dentro da casca você vai encontrar a fina polpa envolvendo o caroço. Chupe o caroço e remova a polpa com os dentes. Jogue o caroço e a casca fora.

Sapoti

A casca do sapoti possui uma coloração amarronzada que se assemelha a um kiwi. A polpa da fruta é doce e amarelada. A casca e os caroços não são comumente comestíveis.

Jambo

A cor do jambo varia entre o vermelho (quase maduro, polpa durinha e gosto entre o doce e o azedinho) e o roxo (maduro, polpa mole e doce). O jambo, geralmente, tem o tamanho de uma goiaba. Além da polpa branca da fruta, a casca também é comestível. Metade do jambo é polpa e o centro da fruta tem um caroço (tipo caroço de abacate). O jambeiro é bem parecido com uma mangueira.

jambo frutas típicas - pratos típicos do maranhão

Murici

Murici é uma fruta típica da região norte/nordeste do Brasil. De cor amarelada e tamanho pequeno, o murici possui cheiro forte e sabor intenso, difícil até de comparar. Essa fruta é utilizada na produção de suco, sorvete, licor e geleia. Pode causar estranheza na primeira tentativa de experimentar esse suco.

Bebidas típicas do Maranhão

Quem vem ao Maranhão gosta de experimentar algumas bebidas típicas do estado. As principais bebidas são o Refrigerante Guaraná Jesus e a Aguardente de Tiquira. As cervejas Dona e Magnífica são produções do estado. Quem prefere bebidas mais naturais, pode preferir um suco com leite ou uma deliciosa água de coco na praia. 

Guaraná Jesus

O refrigerante Guaraná Jesus é uma bebida típica muito consumida no Maranhão. De sabor doce, com um toque de canela, a bebida cor-de-rosa foi inventada por um farmacêutico: Jesus Norberto Gomes, em 1927. Foi em 1980 que a marca foi vendida a uma franqueada da Coca-Cola no Maranhão e em 2001 foi comprado pela Coca-Cola Brasil. A bebida era produzida no Maranhão, e distribuída exclusivamente para Maranhão, Piauí e Tocantins até 2016, quando passou a ser oficialmente distribuída para São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A expansão, segundo a Coca-Cola Brasil, atendeu a uma solicitação dos consumidores nas redes sociais.

Tiquira

A tiquira é uma bebida destilada com alto teor alcoólico, feita da mandioca. Tem origem indígena e costuma-se dizer que é a “bebida típica do Brasil”, já que a cachaça é feita da cana de açúcar, que foi importada pelos europeus. Essa bebida típica do estado do Maranhão era produzida de forma totalmente artesanal até que as primeiras marcas industrializadas começaram a surgir em 2012. Hoje, o produto pode ser encontrado em lojas de todo o Brasil.  A tiquira possui tradicionalmente a coloração roxa. Essa coloração era conseguida pela folha da tangerina, no entanto muitos produtores atuais utilizam corante artificial. Outros, especialmente em escala industrial, preferem manter a cor mais natural, amarelada. 

comidas e bebidas típica do maranhão - tiquira
Uma das principais bebidas típicas do Maranhão: tiquira roxa.

Cerveja Magnífica

Cerveja à base de mandioca produzida no Maranhão. De sabor leve e amargor leve, é uma excelente pedida para se refrescar no calor que domina no estado o ano inteiro. A cerveja é famosa pelo seu preço, que costuma estar bem mais baixo que outras.

Cerveja Dona

Com uma fábrica 100% ludovicense, a Cerveja Dona é a primeira microcervejaria artesanal da capital maranhense. A cervejaria produz Chopp e cervejas Pilsen e IPA. A Dona produziu também um chopp arroxeado exclusivo para o restaurante Flor de Vinagreira, que fica no Centro Histórico.

bebida do maranhão - cervejaria dona

Suco com leite

No Maranhão, é muito comum que o suco seja preparado com leite. Sucos de bacuri, cupuaçu, graviola, acerola, morango, cajá e várias outras frutas podem ser preparadas desse modo. Isso não faz dele uma vitamina (vitamina é de banana, abacate ou mamão) rs. Embora normalmente o estabelecimento pergunte antes de fazer se você quer com ou sem leite, se você tiver alguma alergia ou intolerância ou simplesmente não quiser arriscar a mistura, é melhor especificar ao seu atendente que quer o suco sem leite.

Água de coco

A água de coco no Maranhão é bem adocicada e facilmente encontrada na praia e nos lugares mais turísticos e costuma ser relativamente mais barata que outras cidades. Na maior parte dos locais onde você toma sua água de coco, é possível pedir para abrir o coco. Assim, dá pra saborear a fruta também e comer a “carne” que pode ser fininha quando o coco está mais verde (minha preferida) ou mais grossa.

Lanchinhos e sobremesas típicas

Doce de espécie

O doce de espécie é típico da cidade de Alcântara, mas pode ser encontrado nas lojas de artesanato em São Luís. Ele é como uma casquinha de biscoito recheado com um tipo de cocada.

Beiju e tapioca

Feitos com a farinha de tapioca fina, são basicamente a mesma coisa. O maranhense costuma usar beiju quando é mais simples com manteiga e queijo. Quando leva um recheio mais elaborado, costuma ser chamado de tapioca. Podem ser doces ou salgados.

Cuscuz de milho

O cuscuz maranhense é feito somente com a farinha em flocos de milho e sal. É muito comum no café da manhã ou lanche da tarde dos maranhenses – e bastante presente no café da manhã de hotéis. É consumido puro com manteiga ou com acompanhamentos como ovos ou carne seca. Pode ser regado com leite também. 

Doce de Buriti

O doce de buriti tem uma textura parecida com uma goiabada, sendo tradicionalmente vendido em uma caixinha de madeira.

Biscoito Zé Pereira

Esse é um biscoito fininho de canela que ganhou fama e se espalhou pelo país com suas latinhas decoradas. Além do sabor tradicional, existe também o de chocolate e limão. A sorveteria Diverno criou um sorvete de canela que leva o nome do biscoito.

Cremes de frutas

Os cremes de frutas lembram um mousse, mas a consistência é um pouco diferente. Muito comum como sobremesa em restaurantes. Experimente de cupuaçu, bacuri, maracujá e limão.

Sorvete artesanal de coco

Esse sorvete é vendido por ambulantes, principalmente nas ruas do Centro Histórico. Os vendedores utilizam uma colher de metal para tirar o sorvete da caixa de isopor e servem em uma casquinha artesanal bem crocante.

Sorvete de Tapioca

O sabor de tapioca ou açaí com tapioca são bem populares no Maranhão. Você irá encontrar em várias sorveterias.

Mingau de milho

O mingau de milho no Maranhão é branquinho, feito com o milho branco, como a canjica da região sudeste. 

Mingau de tapioca

Esse é um mingau bem parecido com o de milho, é bem cremoso e doce também. É feito com a tapioca granulada (em caroço).

Trufas

No Maranhão os chocolates recheados são conhecidos como trufas e muito comum nos sabores de cupuaçu, bacuri, castanha e outros mais tradicionais.

Comida típica: O que os maranhenses comem?

Os pratos típicos com peixes e frutos do mar não costumam estar tão presentes no dia a dia das casas do maranhense, com exceção do peixe frito. No fim de semana, é comum comer um mocotó ou uma caranguejada.

Cozidão

É uma comida típica do dia a dia do maranhense. Cozidão é basicamente uma carne cozida com tudo dentro. “Tudo” quer dizer vegetais como maxixe, batata doce, couve, chuchu, cenoura, quiabo, abóbora, cheiro verde, repolho e batata.

Feijão com verduras

Da mesma forma que o cozidão, o feijão típico da família maranhense está sempre incrementado com verduras: maxixe, abóbora, quiabo e outros.

feijao com legumas

Galinha caipira

A galinha caipira é muito querida pelos maranhenses que normalmente correm para encomendar uma quando viajam ao ao interior do estado. Para acompanhar, a estrela é o pirão de parida, preparado com farinha e o caldo da galinha.

Mocotó

O mocotó maranhense é tradicionalmente preparado com pata, bucho e tripa do boi, além de defumados como a linguiça e o bacon. Alguns restaurantes, optam por não colocar a tripa – o que torna mais parecido com o prato em outros estados. No interior do estado, o prato pode ter ingredientes a mais ou a menos.

mocoto - prato típico do maranhão
Mocotó do Restaurante Feijoada sabor

Panelada

A panelada é um prato preparado com bucho e tripas de boi, e pode também levar o pé e alguns miúdos. 

Rabada

A rabada é um prato guisado preparado com o rabo do boi. Também inclui verduras como abóbora, maxixe, milho e outros.

Rabada do Restaurante Feijoada Sabor

Outros pratos maranhenses: Feijão de corda,  feijão verde, Sarrabulho, Sarapatel, tripinha frita, caldos, carne de bode.

Onde experimentar a comida típica em São Luís, Maranhão

Para experimentar a gastronomia maranhenses, existem vários restaurantes especializados principalmente em frutos do mar. Separamos os queridinhos, aqueles que os próprios maranhenses gostam de ir ou levar suas visitas.

Casa de Juja

A Casa de Juja é um restaurante que tem caído no gosto dos turistas. Funciona na casa da chef Ana Lula e atende somente com reserva. O prato mais famoso é o Arroz do Mar.

Cafofinho da Tia Dica

Um restaurante pequeno e escondido no Centro Histórico, muito frequentado tanto por turistas como por locais, especialmente os que trabalham nas proximidades. A especialidade é o Arroz do Mar.

Flor de Vinagreira

O restaurante Flor de Vinagreira foi instalado em 2019 em um belíssimo casarão do centro Histórico, onde funcionava o restaurante “Antigamente”. O melhor é sentar nas mesinhas do lado de fora, mas não deixe de conhecer o interior (inclusive o segundo andar). Serve petiscos e refeições e cobra couvert nos dias de música ao vivo ou DJ com discos de vinil. Existe um chopp exclusivo da Cervejaria Dona que leva o nome do restaurante.

Estrela D’Alva – O Gaúcho

Estrela D’Alva é o restaurante que todo fim de semana os maranhenses fazem fila de espera (literalmente) para comer uma caranguejada e tomar uma cerveja gelada.  Além disso, possui um excelente peixe escabeche ao molho de camarão. Aos domingos, chegue cedo para conseguir uma mesa.

Barraca da Marcela

Também queridinha dos maranhenses, a barraca da Marcela também é uma ótima pedida para experimentar uma caranguejada na praia. 

Cheiro Verde

O restaurante Cheiro Verde é um dos mais tradicionais da cidade para peixes e frutos do mar. O Camarão à Dona Zuila (camarão empanado) é o carro chefe e vem acompanhado com  acompanhado com patinhas de caranguejo, além do tradicional arroz de cuxá.

Armazém do Chef

O restaurante Armazém do Chef é uma outra ótima pedida para experimentar a comida típica do Maranhão. É outro queridinho dos maranhenses.

restaurante armazém do chef

Feijoada Sabor

Para comer aquela comida que o maranhense é fã mesmo, mocotó, feijoada e rabada, a melhor pedida da cidade é o Restaurante Feijoada Sabor. O restaurante funciona no sistema de buffet livre ou a la carte.

Além desses restaurantes típicos, você vai encontrar diversas outras indicações no nosso Guia de Restaurantes de São Luís.

Complete sua experiência 

Espero que você tenha gostado de conhecer a comida típica do Maranhão. Quando estiver visitando São Luís, não deixe de visitar o Museu da Gastronomia Maranhense, que conta a história da culinária e dos principais pratos. O museu foi inaugurado em 2019 e fica localizado no Centro Histórico. 

Onde se hospedar em São Luís

Meu hotel favorito em São Luís é o Hotel Luzeiros, que fica na Ponta do Farol, bem perto do restaurante original da Cabana do Sol. Essa é uma ótima opção para quem está de carro ou irá se locomover de uber. Para quem quer andar a pé e quer ficar na praia, uma boa opção é o Calhau Praia Hotel ou o Blue Tree Towers. Se a sua vibe é estar pertinho das atrações culturais, a melhor pedida é ficar no Centro Histórico. O melhor hotel dessa região é o Gran São Luís, mas existem vários outros mais simples.

Leia nossas indicações para todos os bolsos no artigo Onde se Hospedar no Centro Histórico e Onde se hospedar na praia em São Luís

Se já tiver experimentado algum prato ou fruta, deixa pra gente um comentário dizendo qual foi aquele que mais te marcou!

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *