fbpx

Melhores restaurantes em São Luís: Guia de uma (quase) maranhense

São Luís – e o nordeste como um todo – tem uma culinária bem marcante. Por isso, é praticamente impossível compreender bem a cidade e seu povo sem mergulhar na culinária. Nós já falamos sobre a importância de planejar o que e onde comer durante uma viagem. Agora, elaboramos esse guia com os melhores restaurantes em São Luís.

Eu, mineirinha UAI, senti um grande impacto quando deixei a comida da vovó e vim provar da culinária maranhense. No começo, estranhei a pimentinha de cheiro, o leite de coco e o feijão com (muito!) cheiro verde. Hoje, tenho meus restaurantes favoritos na cidade, aqueles que a gente que mora aqui também adora visitar de vez em quando. Veja a minha seleção.

+ Leia mais: Onde se hospedar em São Luís

Melhores Restaurantes em São Luís

Aprenda a fazer essa pergunta para um nativo sempre que você for viajar: “Se hoje fosse seu aniversário, onde você gostaria de almoçar?” Sem pestanejar, eu digo que gostaria de comemorar meu aniversário no Restaurante Cabana do Sol. Além dessa opção, vamos listar aqui nossos restaurantes preferidos em São Luís do Maranhão de acordo com os pratos mais típicos da cidade.

Onde comer churrasco em São Luís

  • Cabana do Sol: De longe, o meu restaurante preferido na cidade, é também um dos mais frequentados pelos turistas. A melhor carne de sol do mundo você encontra aqui. <3 Não vá embora da cidade sem provar a carne de sol de filé, um prato que normalmente serve até 5 pessoas. Outro prato bem popular no restaurante é o camarão na moranga, mas você pode deixar para uma segunda visita.
  • A Casa do Ogro: O comandante aqui é nosso querido Thiago Ogro. Mestre churrasqueiro e pioneiro em hambúrguer artesanal na brasa em São Luís. Além dos hambúrgueres, também é especialista em choripan, picanhas, bife ancho e cervejas artesanais. Agora eles estão em dois endereços: calhau e na Vila Food na litorânea.

Onde comer caranguejo em São Luís

  • Estrela D’Alva – O gaúcho: Chegue entre 11h e meio-dia aos fins de semana ou você precisará enfrentar uma fila de espera de 30 a 60 minutos para conseguir uma mesa e experimentar o mais famoso “caranguejo toc toc” da cidade. Nesse restaurante você pode pedir o caranguejo cozido na água ou no leite de côco que é o preferido do papai Panda. Se, assim como eu, você não gosta de caranguejo e vai acompanhar alguém, uma excelente pedida é o Filé de Escabeche ao molho de camarão. Eu amo!

Onde comer camarão em São Luís

  • Coco Bambu: Essa rede nordestina chegou a São Luís a pouco tempo, mas caiu no gosto dos maranhenses e visitantes. A especialidade da casa são frutos do mar e o prato mais pedido é o camarão internacional. Uma delícia!
Restaurantes de São Luís - Coco Bambu
Restaurante Coco Bambu – São Luís
  • Restaurante Cheiro Verde: Um restaurante bastante conhecido pelos moradores – e pouco visitado pelos turistas. Tem foco na culinária maranhense. Embora o carro-chefe seja o Camarão à Dona Zuila, não perca a oportunidade de conhecer o Filé de Escabeche ao molho de camarão. Divino!
Filé escabeche ao molho de camarão - Melhores restaurantes de São Luís
Filé escabeche ao molho de camarão

Onde comer frutos do mar em São Luís

  • Restaurante Escola do SENAC: O restaurante do SENAC tem uma localização excelente para quem visita o centro histórico, pois fica bem perto da Catedral da Sé. Apesar de ser um restaurante escola, a comida é maravilhosa e o ambiente é super requintado. Sexta-feira é o dia de buffet livre de frutos do mar.

Onde comer peixe em São Luís

  • Restaurante Porto Seguro: A especialidade desse restaurante é o peixe escabeche com molho de camarão ao leite de côco. Aqui você pode pedir o molho separado ou já no molho sem o leite de côco. Possui restaurante em dois endereços: na praia grande e na litorânea.

Onde comer feijoada em São Luís

  • Feijoada Sabor: Há 9 anos no mercado, o Chefe Delmo Jr se especializou em feijoada, mocotó e arroz de cabrito (prato com premiação da gastronomia nacional). Ambiente aconchegante e tipicamente maranhense.

Está curtindo nosso Guia de Restaurantes de São Luís?

+ Leia também: Guia das melhores praias de São Luís

Melhores pizzarias de São Luís

  • Bendita Pizza: A Bendita Pizza funciona apenas através do delivery no momento, mas possui uma proposta bem diferente como pizza de fermentação natural e prolongada! Possuem pizzas tradicionais, veganas e lowcarbs.
  • Vignoli: Essa pizzaria é famosa por duas coisas: suas pizzas de massa fininha e crocante e pela luvinha para comer a pizza com as mãos. O ambiente é super aconchegante e fica localizada na avenida litorânea. Super recomendo!
  • Pizza One: Essa é a melhor pedida para quem visita a cidade com crianças. Enquanto espera pela pizza, a diversão da garotada fica garantida com o super parquinho que foi construído recentemente na unidade do Cohajap. Se quiser algo bem maranhense, peça a pizza de camarão com borda de cuxá!

Onde lanchar em São Luís

  • Cachorro Quente do Sousa: Se bater aquela fome depois de visitar o centro-histórico, não hesite em parar para comer o cachorro-quente mais maranhense e tradicional de todos – o do Sousa! Desde 1990, o Sousa está diariamente no estacionamento da praia grande (Reviver). Em 2010, ele até abriu uma filial no bairro Turu. No entanto, o sucesso mesmo são as mesinhas do lado da banca de revista. Cardápio? Não tem. A pedida é uma só – cachorro quente maranhense (carne moída, salsicha, milho, ervilha, salada e molho caseiro).
  • Petiscaldo’s: Uma das coisas que maranhense adora é um bom caldo. A casa Petiscaldo’s é uma das mais tradicionais da cidade. O caldo de ovos (uma sopa de carne moída e ovos cozidos no próprio caldo) é uma tradição maranhense.  O creme de macaxeira também é uma delícia.
  • Leca’s Lanches: Esse é mais um daqueles restaurantes de São Luís pelos quais a gente não dá nada, mas que surpreendem! O sanduíche de filé é sem igual. <3 Para acompanhar, um suco de morango da fruta – ou um de açaí, com a polpa que o próprio dono faz.
  • Burger Night: Sanduíche gourmet é uma nova moda em São Luís – e no Brasil. O Burger Night combina os sanduíches com programação cultural. Tem samba, carnaval, reggae, tudo na fonte do ribeirão, um dos cartões postais da cidade.

Melhores sobremesas em São Luís

Onde comer sorvete em São Luís

  • Gelateria Diverno: Essa sorveteria conquistou o Papai Panda com a opção do sabor Zé Pereira (um biscoito maranhense a base de muuuuita canela). São pouquíssimas as sorveteria do mundo inteiro que encontramos sorvete de sabor canela. Se você gosta de canela, não deixe de experimentar.
Melhor sorveteria de sao luis do maranhao

Onde comer brownie em São Luís

  • Brownie Club: A melhor browneria de São Luís não vende brownie, vende felicidade. =) Além de brownies, oferecem tortas com massa de brownie, sorvete com brownies e cestas de presente. Possuem lojas no renascença e nos principais shoppings de São Luís

Melhor cafeteria em São Luís

  • Café DocBrown: melhor Laboratório de Café de São Luís. Possui grãos de cafés de várias regiões do Brasil além de métodos diferenciados para sua produção. Possui também um ambiente incrível para quem é apaixonado por arquitetura e fotografia.

Comidas típicas em São Luís

  • Camarão seco: esse camarão é base da culinária de vários pratos maranhenses como o cuxá, vatapá e tortas.
  • Cuxá: o cuxá é um molho maranhense feito com vinagreira e camarão seco. Possui um gosto puxado para o azedinho. Pode ser servido num recipiente a parte ou também servido na mistura com arroz. Alguns pedidos da Cabana do Sol já vem incluído o Arroz de Cuxá.
  • Vatapá: é um prato afro-brasileiro muito comum na culinária maranhense. Um molho servido como acompanhamento dos peixes e camarões.
  • Torta salgada: a torta também é muito comum na culinária maranhense. No maranhão existe torta de carne, frango e camarão seco.
  • Peixe escabeche: alguns restaurantes oferecem essa opção de peixe. Aqui o peixe é frito e depois cozido com leite de côco.
  • Caldo: o mais tradicional é o caldo de ovos. O caldo é uma mistura de temperos, verduras, ovos e farinha. Além do caldo de ovos, também é comum encontrar caldo de carne, peixe e frango. O Petiscaldo’s em São Luís é a casa mais típica da cidade.
  • Cachorro quente: esse lanche em São Luís é um pouco diferente de outros locais porque eles colocam, além da salsicha, carne moída, batata palha, ervilha e salada. Alguns locais podem incluir purê de batata também. O Cachorro quente do Souza é o mais tradicional da ilha.
  • Farofa e vinagrete: A farofa é um acompanhamento quase obrigatório em São Luís. O diferencial aqui é que eles colocam manteiga ou corante para dar um corzinha especial. O vinagrete também é quase obrigatório.
  • Guaraná Jesus: O Sonho Cor de Rosa do maranhense. Um refrigerante rosa, com uma leve pitada de canela, inventado pelo farmacêutico Jesus em 1927 e adquirido pela Coca-Cola após sua morte.
  • Bacuri: uma fruta de cor branca geralmente utilizada para sucos e sobremesas. Se você gosta de provar frutas diferentes, essa aqui é a pedida. Lembra um pouco o cupuaçu numa versão menos azedinha.

Agora conta pra gente: o que você mais gosta de comer em São Luís e qual dos restaurantes de São Luís é o seu favorito?

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

2 comentários em “Melhores restaurantes em São Luís: Guia de uma (quase) maranhense

  • setembro 25, 2017 em 1:19 am
    Permalink

    Ótima materia, foi bem descrito

    Resposta
    • setembro 29, 2017 em 3:13 am
      Permalink

      Obrigada!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *