Melhores restaurantes de São Luís: Guia de uma (quase) maranhenses

São Luís – e o nordeste como um todo – tem uma culinária bem marcante. Por isso, é praticamente impossível compreender bem a cidade e seu povo sem mergulhar na culinária. Nós já falamos sobre a importância de planejar o que e onde comer durante uma viagem. Agora, elaboramos esse guia com os melhores restaurantes de São Luís.

Eu, mineirinha UAI, senti um grande impacto quando deixei a comida da vovó e vim provar da culinária maranhense. No começo, estranhei o feijão com (muito!) cheiro verde, a pimentinha de cheiro e o leite de coco. Hoje, tenho meus restaurantes favoritos na cidade, aqueles que a gente que mora aqui também adora visitar de vez em quando. Veja a minha seleção.

Restaurantes de São Luís

  • Cabana do Sol: De longe, o meu restaurante preferido na cidade, é também um dos mais frequentados pelos turistas. A melhor carne de sol do mundo você encontra aqui. <3 Não vá embora da cidade sem provar a carne de sol de filé, um prato que normalmente serve até 5 pessoas. Outro prato bem popular no restaurante é o camarão na moranga, mas deixe para uma segunda visita.
  • Coco Bambu: Essa rede nordestina chegou a São Luís a pouco tempo, mas caiu no gosto dos maranhenses e visitantes. A especialidade da casa são frutos do mar e o prato mais pedido é o camarão internacional. Uma delícia!
Restaurantes de São Luís - Coco Bambu
Restaurante Coco Bambu – São Luís
  • Estrela D’Alva – O gaúcho: Chegue cedo aos fins de semana ou você precisará enfrentar uma fila de espera para conseguir uma mesa e experimentar o mais famoso “caranguejo toc toc” da cidade. Se você não gosta de caranguejo, uma excelente pedida é o Filé de Escabeche ao molho de camarão. Eu amo!
  • Restaurante Cheiro Verde: Um restaurante bastante conhecido pelos moradores – e pouco visitado pelos turistas. Tem foco na culinária maranhense. Embora o carro-chefe seja o Camarão à Dona Zuila, não perca a oportunidade de conhecer o Filé de Escabeche ao molho de camarão. Divino!
Filé escabeche ao molho de camarão - Melhores restaurantes de São Luís
Filé escabeche ao molho de camarão
  • Restaurante Escola do SENAC: O restaurante do SENAC tem uma localização excelente para quem visita o centro histórico, pois fica bem perto da igreja da sé. Apesar de ser um restaurante escola, a comida é maravilhosa e o ambiente é super requintado. Sexta-feira é o dia de buffet livre de frutos do mar.
  • Zenzero Bistrot: Ótima opção para quem busca algo um pouco mais sofisticado, para comemorar uma data festiva ou comer uma comida mais elaborada. As especialidades da casa são culinária italiana e francesa.

Está curtindo nosso Guia de Restaurantes de São Luís?

+ Leia também: Guia das melhores praias de São Luís

Melhores pizzarias de São Luís

  • Vignoli: Essa pizzaria é famosa por duas coisas: suas pizzas de massa fininha e crocante e pela luvinha para comer a pizza com as mãos. O ambiente é super aconchegante e fica localizada na avenida litorânea. Super recomendo!
  • Pizza One: Essa é a melhor pedida para quem visita a cidade com crianças. Enquanto espera pela pizza, a diversão da garotada fica garantida com o super parquinho que foi construído recentemente na unidade do Cohajap. Se quiser algo bem maranhense, peça a pizza de camarão com borda de cuxá!

Lanches

  • Cachorro Quente do Sousa: Se bater aquela fome depois de visitar o centro-histórico, não exite em parar para comer o cachorro-quente mais maranhense e tradicional de todos – o do Sousa! Desde 1990, o Sousa está diariamente no estacionamento da praia grande (Reviver). Em 2010, ele até abriu uma filial no bairro Turu. No entanto, o sucesso mesmo são as mesinhas do lado da banca de revista. Cardápio? Não tem. A pedida é uma só – cachorro quente maranhense (carne moída, salsicha, milho, ervilha, salada e molho caseiro).
  • Petiscaldo’s: Uma das coisas que maranhense adora é um bom caldo. A casa Petiscaldo’s é uma das mais tradicionais da cidade. O caldo de ovos (uma sopa de carne moída e ovos cozidos no próprio caldo) é uma tradição maranhense.  O creme de macaxeira também é uma delícia.
  • Leca’s Lanches: Esse é mais um daqueles restaurantes de São Luís pelos quais a gente não dá nada, mas que surpreendem! O sanduíche de filé é sem igual. <3 Para acompanhar, um suco de morango da fruta – ou um de açaí, com a polpa que o próprio dono faz.
  • Burger Night: Sanduíche gourmet é uma nova moda em São Luís – e no Brasil. O Burger Night combina os sanduíches com programação cultural. Tem samba, carnaval, reggae, tudo na fonte do ribeirão, um dos cartões postais da cidade.

Agora conta pra gente: qual dos restaurantes de São Luís é o seu favorito?

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

2 comentários em “Melhores restaurantes de São Luís: Guia de uma (quase) maranhenses

  • setembro 25, 2017 em 1:19 am
    Permalink

    Ótima materia, foi bem descrito

    Resposta
    • setembro 29, 2017 em 3:13 am
      Permalink

      Obrigada!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *