Praias de São Luís, Maranhão: Guia completo para escolher a sua!

Se você está programando uma viagem para o Maranhão, já deve estar pesquisando sobre as praias de São Luís, certo? Confira quais são as melhores praias da cidade para curtir as suas férias!

As 3 melhores praias de São Luís

De todas as praias de São Luís, as praias de São Marcos, Calhau e Praia do Meio são as mais visitadas da cidade, tanto por moradores como por turistas.

+ Leia também: Melhores hotéis na praia em São Luís

1 – Praia de São Marcos, a elitizada

A praia de São Marcos é a mais elitizada, estruturada e uma das mais visitadas pelos moradores. É a minha favorita – e é lá que nós vamos marcar algo se você vier em São Luís e quiser me dar um alô. 😉

Nessa praia se reúne a juventude da cidade, tanto durante o dia como durante a noite. Na Avenida Litorânea, você irá encontrar a melhor estrutura de bares. Os quiosques são relativamene padronizados e na maioria você vai encontrar banheiro e, às vezes, um chuveiro. Por consequencia, aqui estão os restaurantes na praia mais caros da cidade.

Praias de São Luís, Maranhão: Guia completo para escolher a sua!
São Marcos – a mais elitizada das praias de São Luís

É na praia de São Marcos que os moradores da cidade fazem fila aos domingos para comer o caranguejo do Bar e Restaurante Estrela D`Alva. (Chegue por volta das 11h se quiser achar uma mesa). Também é a praia do Kitesurf, esporte que se tem se tornado muito comum, devido aos fortes ventos da cidade.

+ Clique aqui e reserve um hotel na Praia de São Marcos com o nosso parceiro Booking.com .

2 – Praia do Calhau, o samba do fim de semana

Do ladinho da praia de São Marcos, está a Praia do Calhau. Nela, você encontra vários bares tocando samba ao vivo e uma das principais casas de reggae da cidade, o Bar do Nelson.

Meu restaurante favorito na cidade ( Cabana do Sol ❤) também fica na praia do Calhau !

+ Onde comer em São Luís:  Leia nosso Guia dos melhores restaurantes de São Luís.

Além disso, há vários hotéis espalhados nessa parte da Avenida Litorânea, como o Calhau Praia Hotel, que eu já fiquei e recomendo.

Você sabia? 
A praia do Calhau é a melhor praia para se hospedar em São Luís. Leia nossa indicação dos melhores hotéis no Calhau no artigo Melhores hotéis na praia em São Luís.

A praia do Calhau é facilmente acessada de ônibus, pela linha Calhau-Litorânea que passa pertinho do centro histórico. Saiba Como usar o transporte público em São Luís.

Praias de São Luís, Maranhão: Guia completo para escolher a sua!
Praia do Calhau e seus quisoques

3 – Praia do Meio, a rústica

Conhecer a praia do meio é uma experiência bem única e recomendo para ir de coração aberto. Seus bares são totalmente rústicos – pra não dizer rudimentares. Por outro lado, lá você vai encontrar redes armadas em várias barracas. E quer coisa mais maranhense que uma boa rede?

Praias de São Luís, Maranhão: Guia completo para escolher a sua!
Deitar na rede pra curtir a praia – em São Luís, tem!

A praia do meio é um dos poucos lugares no Brasil onde é permitido o trânsito de carros na areia. Você estaciona ao lado da sua rede. Os restaurantes tem preços melhores que Calhau e São Marcos, mas a infraestrutura de banheiro… bem, talvez você precise correr para o mar.

Fique atento com as crianças e com a maré! É relativamente comum carros ficando atolados porque a maré subiu e a areia ficou molhada demais.

+ Veja também: Tudo o que já publicamos sobre São Luís

Outras praias de São Luís – MA

Sendo a única capital nordestina que é uma ilha, não dá pra esperar algo diferente de muitas praias, não é mesmo? Sim, a cidade tem várias outras menos conhecidas pelos turistas!

Praia da Ponta d’Areia

A Praia da Ponta d’Areia tem um cenário belíssimo. Embora tenha alguns bons hotéis nas proximidades, o local é um pouco inseguro. Se for visitar, evite expor itens de valor e redobre a atenção.

Praia do Caolho

A praia de São Luís que fica localizada entree o CAlhau e o OLHO d’água é a a praia do – tcharam! – Caolho. Muito pouco frequentada devido ao seu acesso ser mais difícil e falta de estrutura.

Praia do Olho d’àgua

Uma das primeiras praias de São Luís que eu frequentei quando me mudei para a cidade. Tem estilo rústico e possui alguns clubes de reggae de nível popular, que dominam aos domingos. Embora seja um pouco mais distante do centro, é facilmente acessível de ônibus – que aos fins de semana estarão insuportavelmente lotados.

Praia do Araçagy

A praia do Araçagy é bem parecida com a praia do meio. Aliás, é até meio difícil saber onde termina uma e começa a outra. Mesmo estilo de bares e também permite os carros na areia.

Praia do Amor

Apesar de ouvir algumas pessoas falando (bem!) dessa praia, nunca estive lá! Fica bem distante da região central e dos bairros mais turísticos da cidade.

O acesso é feito pela BR135, seguindo pela estrada que dá acesso ao Terminal Hidroviário Ponta da Espera. Fica há aproximadamente 6km do bairro Anjo da Guarda. Fica em uma área de reserva da marinha, sendo necessário deixar o carro no portão de entrada e caminhar por cerca de 1km.

Praia da Guia

Outra praia que nunca estive é a Praia da Guia. Também bastante afastada da cidade, tem uma vista da cidade de São Luís que dizem ser super legal. Entretanto, o acesso é por dentro do bairro do Anjo da Guarda, considerado um bairro relativamente perigoso na cidade.

Como são as praias de São Luís do Maranhão?

Vamos começar trabalhando expectativas. As praias de São Luís do Maranhão não são aquelas idealizadas por quem vem passar férias no nordeste.

Em São Luís, as praias não ter mar azul nem areia branquinha. Então, deixe em casa aquela imagem “praia paradisíaca do nordeste”. São Luís não tem.

As praias de São Luís tem uma coloração amarronzada. Isso ocorre porque dois grandes rios (Itapecuru e Mearim) deságuam por aqui, trazendo alguns sedimentos como areia, lama e vários minerais.  Algumas vezes, ela tem uma coloração levemente esverdeada.

+ Leia também: Tudo sobre os Lençóis maranhenses – Quando ir, como chegar, onde ficar, onde se hospedar?

As praias de São Luís são próprias para banho?

Há diversos pontos das praias de São Luís que não são próprias para banho. Essa informação costuma estar visível em placas nos locais e é divulgada periodicamente pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

Segundo o relatório divulgado em janeiro/2019, 21 pontos da região metropolitana estão impróprios. No entanto, a recomendação costuma ser ignorada por turistas e população.

Em alguns pontos, infelizmente ainda falta infraestrutura de saneamento básico e há lançamento de esgoto na água do mar. É uma pena!

Praias nas outras cidades da ilha de São Luís

Se você é fera em geografia (ou leu nosso post de Curiosidades sobre São Luís), sabe São Luís divide a Ilha Upaon-Açu com outros 3 municípios: Paço do Lumiar, São osé de Ribamar e Raposa.

No quesito praias, a cidade de Paço do Lumiar é bem desfavorecida, pois parte do contorno da cidade é de rios e mangues.

Em São José de Ribamar, por outro lado, existem duas praias bastante frequentadas: a praia principal no centro da cidade (próximo à igreja) e a praia de Panaquatira, uma região de casas de veraneio dos maranhenses.

Do outro lado da ilha, o município da Raposa é famoso por ser o acessoa uma pequena região de dunas e rios, conhecida como Fronhas Maranhenses. Nós já recebemos um post convidado falando sobre o passeio de barco para conhecer as fronhas maranhenses.

Esse passeio é uma excelente alternativa para quem vem a São Luís e não tem tempo de dar aquela esticada ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Barreirinhas ou Santo Amaro.

Leia mais sobre São Luís/MA

Agora a gente quer saber: Na sua opinião quais as melhores praias de São Luís? Conta pra gente aí nos comentários!

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

Praias de São Luís, Maranhão: Guia completo para escolher a sua!

Este artigo foi atualizado pela última vez em:

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

5 comentários em “Praias de São Luís, Maranhão: Guia completo para escolher a sua!

  • outubro 20, 2017 em 6:48 pm
    Permalink

    Faltou ressaltar a praia unicamp

    Resposta
  • janeiro 3, 2019 em 5:26 pm
    Permalink

    Praia da Guia não deveria nem ser considerada praia. Fui até lá e é horrível. Não recomendo.

    Resposta
    • janeiro 3, 2019 em 6:15 pm
      Permalink

      Oi, Carlos! Muito bom saber a sua opinião. Poderia dizer exatamente do que não gostou para ajudar nossos leitores?

      Resposta
  • janeiro 9, 2019 em 7:36 pm
    Permalink

    Olá Renata!!
    Sou de Vitória, e estou fazendo um tour pelo nordeste, adorei suas dicas para conhecer a cidade de São Luís!! Onde posso ler outras informações suas de outras cidades?

    Resposta
    • janeiro 9, 2019 em 11:40 pm
      Permalink

      Oi Mirian, que legal! Espero que curta bastante o Nordeste, é lindo! Infelizmente não temos um material tão organizado de outros locais do Nordeste, pois escrevemos muito no início do blog, quando ainda estávamos aprendendo. Ainda assim, da pra encontrar alguma coisa sobre Natal, João Pessoa, Recife e Alagoas. Basta acessar o menu e escolher a opção Brasil e depois escolher o estado. Qualquer coisa, pode deixar também dúvidas aqui nos comentários que tentamos te ajudar! Boa viagem!!!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *