Melhores restaurantes em São Luís: Guia de uma (quase) maranhense

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

São Luís – e o nordeste como um todo – tem uma culinária bem marcante. Por isso, é praticamente impossível compreender bem a cidade e seu povo sem mergulhar na culinária. Nós já falamos sobre a importância de planejar o que e onde comer durante uma viagem. Agora, elaboramos esse guia com os melhores restaurantes em São Luís.

Eu, mineirinha UAI, senti um grande impacto quando deixei a comida da vovó e vim provar da culinária maranhense. No começo, estranhei a pimentinha de cheiro, o leite de coco e o feijão com (muito!) cheiro verde. Hoje, tenho meus restaurantes favoritos na cidade, aqueles que a gente que mora aqui também adora visitar. Veja a minha seleção.

+ Leia mais: Onde se hospedar em São Luís

Melhores Restaurantes em São Luís

Aprenda a fazer essa pergunta para um nativo sempre que você for viajar: “Se hoje fosse seu aniversário, onde você gostaria de almoçar?” Em São Luís, sem pestanejar, eu respondo que gostaria de comemorar meu aniversário no Restaurante Cabana do Sol. Além dessa opção, vamos listar aqui nossos restaurantes preferidos em São Luís do Maranhão de acordo com os pratos mais típicos da cidade.

Onde comer churrasco em São Luís

  • Cabana do Sol: De longe, o meu restaurante preferido na cidade, é também um dos mais frequentados pelos turistas. A melhor carne de sol do mundo você encontra aqui. <3 Não vá embora da cidade sem provar a carne de sol de filé, um prato que normalmente serve até 5 pessoas. Outro prato bem popular no restaurante é o camarão na moranga, mas você pode deixar para uma segunda visita. Os pasteizinhos de carne com geleia de pimenta são cortesia da casa e fazem um sucesso danado.
  • A Casa do Ogro: O comandante aqui é nosso querido Thiago Ogro. Mestre churrasqueiro e pioneiro em hambúrguer artesanal na brasa em São Luís. Além dos hambúrgueres, também é especialista em choripan, picanhas, bife ancho e cervejas artesanais.

Onde comer caranguejo em São Luís

  • Estrela D’Alva – O gaúcho: Chegue entre 11h e meio-dia aos fins de semana ou você precisará enfrentar uma fila de espera de 30 a 60 minutos para conseguir uma mesa e experimentar o mais famoso “caranguejo toc toc” da cidade. Nesse restaurante você pode pedir o caranguejo cozido na água ou no leite de côco que é o preferido do papai Panda. Se, assim como eu, você não gosta de caranguejo e vai acompanhar alguém, uma excelente pedida é o Filé de Escabeche ao molho de camarão. Eu amo!

Onde comer frutos do mar em São Luís

  • Casa de Juja: Um ateliê de gastronomia, restaurante que funciona apenas sob reserva. A especialidade da casa é o Arroz do Mar, mas o meu escolhido foi o Sonho de Juja.

Onde comer em São Luís - Arroz do Mar, da Casa de Juja - Melhores  Restaurantes de São Luís MA
Arroz do Mar, da Casa de Juja

Leia a minha experiências na Casa da Juja e outras aventuras gastronômicas em viagem no blog Bem Afiada

  • Coco Bambu: A rede cearense chegou a São Luís em 2014 e caiu no gosto dos maranhenses e visitantes. A especialidade da casa são frutos do mar e o prato mais pedido é o camarão internacional. Uma delícia!
Restaurantes de São Luís - Coco Bambu
Restaurante Coco Bambu – São Luís
  • Restaurante Cheiro Verde: Um restaurante bastante conhecido pelos moradores – e pouco visitado pelos turistas. Tem foco na culinária maranhense. Embora o carro-chefe seja o Camarão à Dona Zuila, não perca a oportunidade de conhecer o Filé de Escabeche ao molho de camarão. Divino!
Filé escabeche ao molho de camarão - Melhores restaurantes de São Luís
Filé escabeche ao molho de camarão

Onde comer frutos do mar em São Luís

  • Restaurante Escola do SENAC: O restaurante do SENAC tem uma localização excelente para quem visita o centro histórico, pois fica bem perto da Catedral da Sé. Apesar de ser um restaurante escola, a comida é maravilhosa e o ambiente é super requintado. Sexta-feira é o dia de buffet livre de frutos do mar.

Onde comer peixe em São Luís

  • Restaurante Porto Seguro: A especialidade desse restaurante é o peixe escabeche com molho de camarão ao leite de côco. Aqui você pode pedir o molho separado ou já no molho sem o leite de côco. Possui restaurante em dois endereços: na praia grande e na litorânea.

Onde comer feijoada em São Luís

  • Feijoada Sabor: Há 9 anos no mercado, o Chefe Delmo Jr se especializou em feijoada, mocotó e arroz de cabrito (prato com premiação da gastronomia nacional). Ambiente aconchegante e tipicamente maranhense.

Está curtindo nosso Guia de Restaurantes de São Luís?

+ Leia também: Guia das melhores praias de São Luís

Melhores pizzarias de São Luís

  • Bendita Pizza: A Bendita Pizza funciona apenas através do delivery no momento, mas possui uma proposta bem diferente como pizza de fermentação natural e prolongada! Possuem pizzas tradicionais, veganas e lowcarbs.
  • Vignoli: Essa pizzaria é famosa por duas coisas: suas pizzas de massa fininha e crocante e pela luvinha para comer a pizza com as mãos. O ambiente é super aconchegante e fica localizada na avenida litorânea. Super recomendo!
  • Pizza One: Essa é a melhor pedida para quem visita a cidade com crianças. Enquanto espera pela pizza, a diversão da garotada fica garantida com o super parquinho que foi construído recentemente na unidade do Cohajap. Se quiser algo bem maranhense, peça a pizza de camarão com borda de cuxá!

Onde lanchar em São Luís

  • Cachorro Quente do Sousa: Se bater aquela fome depois de visitar o centro-histórico, não hesite em parar para comer o cachorro-quente mais maranhense e tradicional de todos – o do Sousa! Desde 1990, o Sousa está diariamente no estacionamento da praia grande (Reviver). Em 2010, ele até abriu uma filial no bairro Turu. No entanto, o sucesso mesmo são as mesinhas do lado da banca de revista. Cardápio? Não tem. A pedida é uma só – cachorro quente maranhense (carne moída, salsicha, milho, ervilha, salada e molho caseiro).
  • Petiscaldo’s: Uma das coisas que maranhense adora é um bom caldo. A casa Petiscaldo’s é uma das mais tradicionais da cidade. O caldo de ovos (uma sopa de carne moída e ovos cozidos no próprio caldo) é uma tradição maranhense.  O creme de macaxeira também é uma delícia.
  • Leca’s Lanches: Esse é mais um daqueles restaurantes de São Luís pelos quais a gente não dá nada, mas que surpreendem! O sanduíche de filé é sem igual. <3 Para acompanhar, um suco de morango da fruta – ou um de açaí, com a polpa que o próprio dono faz.
  • Burger Night: Sanduíche gourmet é uma nova moda em São Luís – e no Brasil. O Burger Night combina os sanduíches com programação cultural. Tem samba, carnaval, reggae, tudo na fonte do ribeirão, um dos cartões postais da cidade.

Melhores sobremesas em São Luís

  • Gelateria Diverno: Essa sorveteria conquistou o Papai Panda com a opção do sabor Zé Pereira (um biscoito maranhense a base de muuuuita canela). São pouquíssimas as sorveteria do mundo inteiro que encontramos sorvete de sabor canela. Se você gosta de canela, não deixe de experimentar.
Melhor sorveteria de sao luis do maranhao
  • Brownie Club: A melhor browneria de São Luís não vende brownie, vende felicidade. =) Além de brownies, oferecem tortas com massa de brownie, sorvete com brownies e cestas de presente. Possuem lojas no renascença e nos principais shoppings de São Luís

Melhor cafeteria em São Luís

  • Café DocBrown: melhor Laboratório de Café de São Luís. Possui grãos de cafés de várias regiões do Brasil além de métodos diferenciados para sua produção. Possui também um ambiente incrível para quem é apaixonado por arquitetura e fotografia.

Comidas típicas em São Luís

  • Camarão seco: esse camarão é base da culinária de vários pratos maranhenses como o cuxá, vatapá e tortas.
  • Cuxá: o cuxá é um molho maranhense feito com vinagreira e camarão seco. Possui um gosto puxado para o azedinho. Pode ser servido num recipiente a parte ou também servido na forma do Arroz de Cuxá.
  • Torta salgada: a torta também é muito comum na culinária maranhense. No maranhão existe torta de carne, frango e camarão seco.
  • Peixe escabeche: alguns restaurantes oferecem essa opção de peixe. Aqui o peixe é frito e depois cozido com leite de côco.
  • Caldo: o mais tradicional é o caldo de ovos. O caldo é uma mistura de temperos, verduras, ovos e farinha. Além do caldo de ovos, também é comum encontrar caldo de carne, peixe e frango. O Petiscaldo’s em São Luís é a casa mais típica da cidade.
  • Guaraná Jesus: O Sonho Cor de Rosa do maranhense. Um refrigerante rosa, com uma leve pitada de canela, inventado pelo farmacêutico Jesus em 1927 e adquirido pela Coca-Cola após sua morte.

Se você já está com água na boa, confira nosso guia super completo da culinária maranhense, com pratos típicos, bebidas, doces, frutas e muito mais.

Agora conta pra gente: o que você mais gosta de comer em São Luís e qual dos restaurantes de São Luís é o seu favorito?

Procurando companhia para Viajar? #PartiuEgito

Estamos com vagas abertas para nossa VIAGEM EM GRUPO PARA O EGITO que vai acontecer de 12 a 23/10/2021.

Clique no botão abaixo e sabia mais sobre essa viagem incrível.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.