Tutóia, Maranhão: match perfeito de dois ecossistemas

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

O Delta de Parnaíba é o maior delta em mar aberto das Américas. A cidade de Tutóia é a parte maranhense desse fenômeno da natureza que acontece em poucos lugares do mundo. O ecossistema é formado por igarapés, mangues, dunas e ilhas. Se você gosta de algo mais rústico e pouco explorado, esse lugar pode ser para você.

+ Leia também: Veja a lista dos nossos Grupos de WhatsApp para viajantes

revoada dos guarás no delta das américas em tutoia

Onde fica Tutóia do Maranhão?

Tutóia fica localizado no litoral leste do Maranhão, distante 317 km da capital numa viagem de aproximadamente 6 horas de carro. O Delta das Américas é uma região única e Tutóia é a porta de entrada pelo Maranhão. 

Percurso de São Luís para Tutoia do Maranhão

Como ir para Tutóia

O Aeroporto Internacional Cunha Machado em São Luís é a principal porta de entrada da região. Também é possível chegar de carro vindo de vários destinos do Ceará, Piauí e Maranhão.

Como chegar em Tutóia:

– Aeroporto de São Luís-MA (317 km): aeroporto em capital mais próximo de Tutóia. As empresas Cisne Branco (98 3245-1233) e Guanabara (0800 728 1992) têm ônibus de São Luís a Tutóia (7-8h de viagem).

– Aeroporto de Parnaíba-PI (124 km): esse é o aeroporto mais próximo de Tutóia, porém existem poucos opções de voos regulares.

– Aeroporto de Teresina-PI (350 km): O aeroporto de Teresina também é uma opção para ir a Tutóia. De ônibus, o ideal é ir até Parnaíba (Rápido Marajó 0800 887 0874 ou Guanabara 0800 728 1992) e depois seguir a Tutóia (Rota do Mar (86) 98897-4762 ou Rota Combo  0800 717 7701).

– Também é possível fazer a Rota das Emoções completa, passando por Tutóia (Rota Combo 0800 717 7701 / DN Tourtec 98 8814-9835 ).

Como chegar em tutoia

Quando ir para Tutóia do Maranhão

O Delta do Parnaíba pode ser visitado durante todo o ano, mas tem um período forte de chuvas. 

A melhor época é de julho a dezembro. Os meses mais chuvosos são março e abril, com quase 350 mm de chuva no mês.

Tabela de clima e tempo de tutoia

A temperatura não sofre grande variação durante o ano, as temperaturas mínimas chegam 25 graus em junho e a máxima beira os 34 graus em setembro e outubro. A temperatura média na cidade durante o ano é de 27 graus Celsius, mas a alta umidade do ar eleva a sensação térmica. 

Os meses de julho e agosto são os melhores meses para visitar Tutóia. Se vier por São Luís, o mês de junho pode ser uma boa escolha para poder participar da festa junina de São João.

Onde se hospedar em Tutóia

A pequena cidade de Tutóia possui diversas pousadas elegantes e rústicas para as pessoas que decidem dormir na cidade. Apaixone-se pela simplicidade dessa cidade.

Pousada Jagatá

Pousada Jagatá em Tutoia

A Pousada Jagatá é o meu hotel preferido em Tutóia. Possui uma estrutura de pousada com uma arquitetura agradável e fica de frente para o rio.

Diárias em quarto duplo a partir de R$ 260,00

Pousada Jagatá: Clique aqui para verificar os valores para sua data

Baluarte Pousada e Ecoturismo

Pousada Baluarte em Tutoia

A Pousada Baluarte é um dos maiores grupos de turismo da região. Com eles você consegue reservar hospedagem e passeios. Eles possuem também um restaurante aberto ao público em geral.

Diárias em quarto duplo a partir de R$ 180,00

Pousada Baluarte: Clique aqui para verificar os valores para sua data

Outras opções de hospedagem em Tutoia

Alguns proprietários que possuam casas de veraneio têm colocado suas casas para alugar. Como essas informações têm mudado constantemente, acesse esse link para verificar a lista atualizada:

Clique aqui: Lista de Pousadas em Tutóia

O que fazer em Tutóia-MA

Em Tutóia basicamente são dois os passeios mais tradicionais da cidade: o passeio de barco pelo Delta do Rio Parnaíba e o passeio de toyota ou buggy pelo Pequenos Lençóis Maranhenses.

O passeio pelo Delta das Américas é um passeio de lancha rápida pelo Rio Parnaíba para observar todo o ecossistema do Delta. No passeio, vamos ter paradas para caminhada, banho e almoço. Dependendo do seu pacote, no final da tarde, pode ter a possibilidade de ter uma parada para observar a revoada dos Guarás, aves da região que adquirem coloração avermelhada por se alimentarem dos caranguejos presentes nos manguezais da região.

Revoada dos Guarás em Tutoia

O passeio de Jardineira ou de Buggy é um passeio que passa pelas praias da Andreza, Barra, Moita Verde, Felix, Arpoador, chegando na Praia do Amor. Além do banho de mar, também é possível caminhar pelas dunas dos Pequenos Lençóis Maranhenses. No final da tarde, uma parada para um banho de rio e para apreciar o pôr do sol no alto das dunas.

Pequenos Lençóis de Tutoia

Se você quiser só curtir, tem a praia da Barra e Andreza: As duas praias localizadas na cidade de Tutóia. Da margem, é possível avistar as ruínas do navio Aline Ramos. Para curtir o mar, é melhor ir na maré alta.

Onde comer em Tutóia

Peixes e frutos do mar são a base da culinária na região de Tutóia. Anchova, pargo, robalo, serra e cavala são os peixes mais servidos pelos restaurantes. Camaroada e Caranguejada ao leite de coco são os pratos mais cobiçados da região.

O Restaurante Sarapó é o meu restaurante favorito da região. Nossa sugestão de pedido é a Anchova na Brasa. Caso não tenha anchova, pode pegar a sugestão deles, desde que seja o peixe assado na brasa. Além da comida, o restaurante possui uma vista privilegiada para o delta. A comida é tão gostosa que uma das últimas vezes na região eu fui até a cozinha para dar um abraço no cozinheiro e agradecer. =)

Outras opções de restaurante são o Restaurante Flor do Mangue, Capote Delta das Américas e Boteco Vila Tutóia.

Refeição completa do Restaurante Sarapó em Tutoia
Peixe na Brasa e refeição completa do Restaurante Sarapó

Tutóia vale a pena?

Tutóia é uma das minhas cidades preferidas do Maranhão e uma das melhores considerando a Rota das Emoções.

A simplicidade do lugar e o contraste entre o verde das florestas, azul do céu, marrom das dunas e o vermelho fogo da plumagem das aves me encantaram logo na minha primeira vez que estive na cidade.

APA dos Pequenos Lençóis em Tutóia do Maranhão

Incluir Tutóia no seu roteiro é uma dica quentíssima. O destino é ignorado pela maioria dos visitantes que fazem a Rota das Emoções correndo. Tutóia é pequena, mas a prática de Kitesurf está trazendo nova vida à cidade.

Quem visita Tutóia pode estender uma visita para os Lençóis Maranhenses na cidade de Barreirinhas no Maranhão ou visitar o Parque Nacional de Jericoacoara no Ceará.

Um abraço de Panda e até a próxima viagem. =)

+ Leia também: Tudo o que escrevemos sobre os Lençóis Maranhenses

Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2021!

Procurando companhia para Viajar? #PartiuEgito

Estamos com vagas abertas para nossa VIAGEM EM GRUPO PARA O EGITO que vai acontecer de 12 a 23/10/2021.

Clique no botão abaixo e sabia mais sobre essa viagem incrível.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.