Pontos Turísticos do Centro Histórico de São Luís: Roteiro de Um Dia

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

O Centro Histórico de São Luís do Maranhão foi tombado pela Unesco como Patrimônio Histórico da Humanidade. Com seus centenários casarões cobertos de azulejos, faz da caminhada uma deliciosa experiência ao passado. Veja aqui um roteiro para conhecer o Centro Histórico de São Luís.

Vou dividir o roteiro pelo centro histórico em duas partes: uma de carro para os pontos que são mais afastados e um roteiro a pé pela região onde estão concentrados a maior parte dos pontos e que não é possível fazer de carro, beleza?! Vem comigo. =)

Roteiro de carro pelo Centro Histórico de São Luís

O trecho a ser feito de carro são os pontos mais afastados, de fácil acesso de carro e também para estacionar. Eu faria da seguinte maneira:

Roteiro de Carro pelo Centro histórico de São Luís

Convento das Mercês

O Convento das Mercês é uma mistura de arquitetura original com arquitetura de tempos mais modernos. Possui um acervo com uma coleção de mais de quatro mil obras de artes dentre pinturas, esculturas e peças de arte sacra. A biblioteca tem um acervo com mais de 23 mil volumes sendo mais de 3 mil obras raras.

Museu da Refesa

A Refesa (Rede Ferroviária Federal) foi reformada e hoje abriga um Museu que conta a história da ferrovia em São Luís.

Fonte do Ribeirão

A Fonte do Ribeirão é um local que remete a lendas urbanas de São Luís. Reza a lenda que existia uma serpente que circulava pelas galerias subterrâneas e que no dia que a serpente encontrasse sua cauda, a ilha iria afundar. Fonte do Ribeirão era a saída que ligava às igrejas e às casas das pessoas mais influentes para que elas pudessem fugir em caso de alguma perseguição.

Durante algumas noites, os bares, restaurantes e lanchonetes que ficam perto organizam o espaço com música noturna.

Teatro Arthur Azevedo

O Teatro Arthur Azevedo é o segundo teatro mais antigo do Brasil. O teatro encontra-se reformado e em pleno funcionamento.

Depois de passar pelo Teatro Arthur Azevedo, vamos seguir e estacionar o carro nas proximidades do Palácio dos Leões.

Roteiro a pé pelo Centro Histórico de São Luís

roteiro a pé pelo centro historico de sao luis maranhao

Palácio dos Leões

O Palácio dos Leões atualmente abriga a sede administrativa do governo e também era a casa do governador. Uma parte do palácio é aberta ao público para visitação e possui uma linda coleção de mobília holandesa e portuguesa.

Palácio Henrique de La Roque

O Palácio Henrique de La Roque abriga a sede administrativa da prefeitura.

Praça dos Poetas

Praça dos Poetas em São Luís Maranhão

A Praça dos Poetas possui homenagem aos maiores poetas maranhenses. Além de informações dos poetas, você vai encontrar uma estrutura com cafeteria, banheiros e uma bela vista para a Ponta D’areia, Ponte do São Francisco e, no final da tarde, para um belo pôr do sol.

Catedral da Sé

A Catedral de Nossa Senhora da Vitória chama atenção pelo retábulo em talha dourada no altar-mor. Uma das mais belas igrejas do Maranhão.

Escadaria da Coreira

A Escadaria da Coreira virou palco para pinturas artísticas.

Museu da Gastronomia Maranhense

Na visita guiada ao Museu da Gastronomia Maranhense, você vai se encantar com as curiosidades dos principais pratos típicos da culinária local. Veja aqui o que escrevemos sobre os pratos típicos do Maranhão.

Mercado das Tulhas

comida típica do maranhão

O Mercado das Tulhas é um ótimo local para fazer compras de artesanato e de comidas típicas. Lá você encontra castanha do pará, castanha de caju, camarão seco, chocolate e outras comidinhas. Aproveite também para comprar um guaraná Jesus e uma tiquira (aguardente de coloração arroxeada produzida com mandioca).

Beco Catarina Mina

Catarina Mina é uma importante figura da história maranhense e esse beco é dedicado à sua pessoa. Uma escadaria liga o Palácio dos Leões ao Mercado das Tulhas.

Casa de Cultura Huguenote Daniel de La Touche

A Casa de Daniel de La Touche é um museu em memória ao navegador francês Daniel de La Touche que foi o responsável pela fundação da capital maranhense em 1612.

Rua Portugal

Rua Portugal abriga a maior casa com revestimento em azulejo fora da Europa, além de ser uma das ruas mais fotografadas do centro histórico de São Luís.

Rua do Giz

Em 2021, a revista Casa Vogue considerou a Rua do Giz como uma das seis ruas mais bonitas do Brasil.

Esses são os principais pontos turísticos do Centro Histórico de São Luís. Ao final da sua caminhada, sugiro você comer no restaurante Flor de Vinagreira ou no Cafofinho da Tia Dica.

Deixamos algum lugar legal de fora? O que mais você recomenda para visitar no Centro Histórico de São Luís?

Um abraço de Panda e até breve. =)

Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2021!

Procurando companhia para Viajar? #PartiuEgito

Estamos com vagas abertas para nossa VIAGEM EM GRUPO PARA O EGITO que vai acontecer de 12 a 23/10/2021.

Clique no botão abaixo e sabia mais sobre essa viagem incrível.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.