Lençóis Maranhenses durante a pandemia do Covid-19

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está aberto desde julho de 2020, após passar quase 4 meses fechados devido à pandemia de Covid-19, causado pelo novo Corona Vírus.

Convidamos nosso parceiro local Digo, da DN Tour para contar como está a situação de reabertura do parque. Confira neste artigo.

Lençóis Maranhenses na Pandemia

A visitação aos Lençóis Maranhenses foi suspensa em Março, quando o Ministério do Meio Ambiente suspendeu a visitação pública em todos os parques nacionais e unidades de conservação federais por pelo menos uma semana.

Somente em julho de 2020, seguindo as novas medidas sanitárias e de prevenção, o Parque mais visitado do Maranhão foi reaberto.

Para responder as dúvidas mais comuns dos nossos leitores durante a pandemia, fizemos algumas perguntas para o nosso agente e parceiro Digo Neto (clique aqui para fazer um orçamento dos passeio).

Os Lençóis Maranhenses estão abertos nessa pandemia?

DN Tour: “Sim, o Parque foi reaberto, porém o número de visitantes foram reduzidos, além disso é obrigatório o uso de máscaras nos carros.

Como o número de pessoas por veículo (reduziu de 10 para 7 passageiros) e por lancha (reduziu de 14 para 10 passageiros) foi reduzido, os valores dos passeios tiveram um pequeno aumento tarifário.”

Atualização março/2021: Mesmo com o aumento dos casos em 2021, os passeios seguem operando em Barreirinhas.

Tem algum tipo de barreira entre São Luís e os Lençóis Maranhenses?

DN Tour: “Existiu uma barreira de fiscalização na entrada da cidade. Antes estava tendo uma fiscalização, mas, por enquanto a barreira está liberada sem maiores restrições.”

Atualização Setembro: Não há qualquer restrição de trânsito de veículos no momento.

As pousadas estão abertas em Barreirinhas?

DN Tour: “As pousadas foram liberadas, porém com um número reduzido de reservas.”

Inda Vou Lá: Em março de 2020, um pouco antes da cidade ser fechada, nós ficamos hospedados na Pousada do Porto. Uma pousada com ações sustentáveis e que gostamos muito. A pousada tem um ótimo café da manhã, bom Wi-Fi, fica na beira do Rio Preguiças, uma decoração e um espaço super aconchegante e próximo ao centrinho comercial. A Pousada do Porto recebe o selo Inda Vou Lá de qualidade. 😉

Tem alguma coisa aberta na cidade?

DN Tour: “Sim. Lojas, restaurantes, farmácias, bancos, supermercados e mercadinhos já estão funcionando seguindo as recomendações sanitárias.”

Você recomendaria alugar uma casa nos Lençóis para relaxar na pandemia?

DN Tour: “Tivemos uma demanda muito alta na procura de casas por temporadas, acredito que seja uma forma também das famílias se isolarem, e evitarem ter contato com outras pessoas.”

Como estão os casos de Covid-19 nos Lençóis Maranhenses?

DN Tour: “Não é possível ter uma exatidão dos casos, afinal os exames são feitos em pouca quantidade, aparentemente a situação aqui está bem controlada.”

Atualização março/2021: O hospital de Barreirinhas tem recebido pessoas de outras cidades da região para tratamento.

Nota do Inda Vou Lá: A informação acima foi passada pela DN Tour em Julho/2020. É possível acompanhar os casos atualizados do município no Portal do Coronavírus, criado pelo Governo do Maranhão.

Ir ou não ir, eis a questão?

O intuito deste nosso artigo é responder as principais dúvidas sobre o funcionamento dos Lençóis Maranhenses durante a pandemia do Covid-19.

Embora a gente não esteja confortável em incentivar viagens nesse momento, não cabe a nós julgarmos as particularidades e necessidades de cada pessoa.

Cada um sabe a sua real situação e nosso conselho é que você siga todas as recomendações sanitárias (álcool em gel, máscaras, lavar as mãos e evitar aglomeração), seja na sua cidade, seja nas suas próximas viagens.

Vale também lembrar que em Setembro as lagoas já começam a esvaziar. Escrevemos um artigo que mostra mês a mês como é o clima e o nível das lagoas.

Que tal comprar dólar barato, como um americano?

Descubra agora como abrir sua conta corrente nos EUA, mesmo morando no Brasil. É sem taxa de abertura, sem burocracia e sem comprovante de renda. Descubra como abrir sua conta americana digital e comprar dólar mais barato e ganhar um bônus em dólar na abertura. 

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

2 respostas

    1. Opa Julio.
      Nosso agente nativo de Barreirinhas me contou que esse ano choveu bastante e que a expectativa é que ainda encontre umas lagoas. Mas não dá pra prometer, a natureza as vezes nos surpreende. Rs. Se encontrar, vai ser em Barreirinhas mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.