fbpx

Lençóis Maranhenses durante a pandemia do Covid-19

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está aberto desde julho de 2020, após passar quase 4 meses fechados devido à pandemia de Covid-19, causado pelo novo Corona Vírus.

Convidamos nosso parceiro local Digo, da DN Tourtec para contar como está a situação de reabertura do parque. Confira neste artigo.

Lençóis Maranhenses na Pandemia

A visitação aos Lençóis Maranhenses foi suspensa em Março, quando o Ministério do Meio Ambiente suspendeu a visitação pública em todos os parques nacionais e unidades de conservação federais por pelo menos uma semana.

Somente em julho de 2020, seguindo as novas medidas sanitárias e de prevenção, o Parque mais visitado do Maranhão foi reaberto..

Para responder as dúvidas mais comuns dos nossos leitores durante a pandemia, fizemos algumas perguntas para o nosso agente e parceiro Digo Neto (clique aqui para fazer um orçamento dos passeio).

Os Lençóis Maranhenses estão abertos nessa pandemia?

DN Tourtec: “Sim, o Parque foi reaberto, porém o número de visitantes foram reduzidos, além disso é obrigatório o uso de máscaras nos carros.

Como o número de pessoas por veículo (reduziu de 10 para 7 passageiros) e por lancha (reduziu de 14 para 10 passageiros) foi reduzido, os valores dos passeios tiveram um pequeno aumento tarifário.”

Tem algum tipo de barreira entre São Luís e os Lençóis Maranhenses?

DN Tourtec: “Existiu uma barreira de fiscalização na entrada da cidade. Antes estava tendo uma fiscalização, mas, por enquanto a barreira está liberada sem maiores restrições.”

Atualização Setembro: Não há qualquer restrição de trâncido de veículos no momento.

As pousadas estão abertas em Barreirinhas?

DN Tourtec: “As pousadas foram liberados, porém com um número reduzido de reservas.”

Inda Vou Lá: Em março de 2020, um pouco antes da cidade ser fechada, nós ficamos hospedados na Pousada do Porto. Uma pousada com ações sustentáveis e que gostamos muito. A pousada tem um ótimo café da manhã, bom Wi-Fi, fica na beira do Rio Preguiças, uma decoração e um espaço super aconchegante e próximo ao centrinho comercial. A Pousada do Porto recebe o selo Inda Vou Lá de qualidade. 🥰

Tem alguma coisa aberta na cidade?

DN Tourtec: “Sim. Lojas, restaurantes, farmácias, bancos, supermercados e mercadinhos já estão funcionando nseguindo as recomendações sanitárias.”

Você recomendaria alugar uma casa nos Lençóis para relaxar na pandemia?

DN Tourtec: “Tivemos uma demanda muito alta na procura de casas por temporadas, acredito que seja uma forma também das famílias se isolarem, e evitarem ter contato com outras pessoas.”

Como estão os casos de Covid-19 nos Lençóis Maranhenses?

DN Tourtec: “Não é possível ter uma exatidão dos casos, afinal os exames são feitos em pouca quantidade, aparentemente a situação aqui está bem controlada.”

Nota do Inda Vou Lá: A informação acima foi passada pela DN Tourtec em Julho/2020. É possível acompanhar os casos atualizados do município no Portal do Coronavírus, criado pelo Governo do Maranhão.

Ir ou não ir, eis a questão?

O intuito deste nosso artigo é responder as principais dúvidas sobre o funcionamento dos Lençóis Maranhenses durante a pandemia do Covid-19.

Embora a gente não esteja confortável em incentivar viagens nesse momento, não cabe a nós julgarmos as particularidades e necessidades de cada pessoa.

Cada um sabe a sua real situação e nosso conselho é que você siga todas as recomendações sanitárias (álcool em gel, máscaras, lavar as mãos e evitar aglomeração), seja na sua cidade, seja nas suas próximas viagens.

Vale também lembrar que em Setembro as lagoas já começam a esvaziar. Escrevemos um artigo que mostra mês a mês como é o clima e o nível das lagoas.

José Panda

José Panda é engenheiro "elétrico" aposentado com especialização em Gerenciamento de Projetos. Nascido, criado e estudado em São Luís do Maranhão. Apaixonado por viagens, fotografia e finanças pessoais. Realizou a primeira volta ao mundo em 2017 e planeja a próxima volta ao mundo em 2021.

2 comentários em “Lençóis Maranhenses durante a pandemia do Covid-19

  • agosto 23, 2020 em 11:29 am
    Permalink

    Viajando na segunda quinzena de setembro ainda é possível encontrar alguma lagoa temporária? Se sim em qual cidade?

    Resposta
    • agosto 25, 2020 em 4:38 pm
      Permalink

      Opa Julio.
      Nosso agente nativo de Barreirinhas me contou que esse ano choveu bastante e que a expectativa é que ainda encontre umas lagoas. Mas não dá pra prometer, a natureza as vezes nos surpreende. Rs. Se encontrar, vai ser em Barreirinhas mesmo.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *