Lençóis maranhenses: quando ir? Clima, chuvas e lagoas mês a mês

Está pensando em visitar os Lençóis Maranhenses e não sabe quando ir? Sabemos que não é uma missão fácil, já que a época errada pode atrapalhar a sua viagem.

Como moramos aqui pertinho, já visitamos em várias épocas e preparamos um guia com o nível das lagoas, índice de chuvas e temperatura esperados mês a mês.

Temos certeza de que depois de ler esse guia você não vai errar na hora de marcr as férias!

Saiba como são os Lençóis Maranhenses em…
Janeiro | Fevereiro | Março | Abril | Maio | Junho | Julho |
Agosto | Setembro | Outubro | Novembro | Dezembro |

Por que visitar os Lençóis Maranhenses?

Visitar os Lençóis Maranhenses é um desejo que tem crescido dia a dia nos brasileiros. A Expedia e o Viajanet colocaram os Lençóis Maranhenses na lista de destinos para visitar em 2019!

Não é pra menos. Todo dia o instagram e reportagens na TV nos deixam com água na boca, com fotos impressionantes. E não poderia ser diferente, pois o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos lugares mais impressionantemente lindos que você vai conhecer na vida. Anota aí.

Lençóis maranhenses: quando ir
Lençóis maranhenses: se joga!
+ Leia também: 5 dicas que vão fazer você economizar na viagem (de verdade)

Lençóis Maranhenses: Quando ir e quando não ir?

Para ter uma experiência marcante, é muito importante saber exatamente quando visitar os Lençóis Maranhenses.

É verdade que o clima no Maranhão não tem grandes surpresas quanto a temperatura: a variação da média é de apenas 1,6°C durante o ano! Ou seja, não importa se você vem no verão ou inverno: vai estar calor!

No entanto, há um fator climático que influencia (e muito!) na sua experiência ao visitar os Lençóis Maranhenses: as chuvas.

Entenda que as chuvas nos Lençóis Maranhenses influenciam de duas formas. A primeira é que ninguém quer visitar o Nordeste bem na temporada delas. No Maranhão, as chuvas costumam ser intensas, mas duram cerca de 1 ou 2h. Nesse período parece que o céu vai desabar.

Eu sei que as chuvas são chatas e podem atrapalhar o rolê. No entanto, a maior influência das chuvas na sua viagem aos Lençóis não é essa. A quantidade de chuvas durante o ano tem ligação direta com a beleza que você irá encontrar: as lagoas dos Lençóis Maranhenses são de água da chuva. Por isso, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é logo após a época de chuvas. Assim, você garante ver a beleza do local em todo seu esplendor.

+ Leia também: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: O que saber antes de ir

Como é a alta temporada dos Lençóis Maranhenses?

A alta temporada dos Lençóis Maranhenses começa em julho e vai até o fim de agosto.

Nessa época, os Lençóis são tudo aquilo que você viu em fotos por aí e ainda mais um pouco. Areia branquinha, lagoas azuis. Ao redor, as praias.

Embora tenha mais gente, são inúmeras lagoas e não necessariamente você vai sentir tudo lotado. Fica muito lindo, sou apaixonada por esse lugar!

Vista aérea dos Lençois Maranhenses na melhor época
Vista aérea dos Lençóis Maranhenses em época de lagoas cheias

Baixa temporada nos Lençóis Maranhenses: Vale a pena visitar?

Mais ou menos. A paisagem que você encontra fora de temporada não deixa de ser bonita, mas não será muito parecido com o que você espera ver. A maior parte das lagoas desaparece e vira quase tudo um desertão.

Você vai ter que andar bem mais que o normal para encontrar alguma lagoa cheia. Além disso, essas lagoas que são mais perenes começam a ser muito frequentadas e, por isso, ficam um pouco sujas.

+ Leia mais: Confira o artigo da Sylvia, do Sentidos do Viajar, escreveu um artigo muito legal sobre os Lençóis Maranhenses fora da temporada.
lençóis maranhenses quando ir - baixa temporada
Lagoa da esperança – é a última que morre…

Vamos ser realistas: Visitar os Lençóis Maranhenses na baixa temporada, quando as lagoas mais bonitas estão secas, pode causar uma certa decepção.

No entanto, se fora da temporada é a única data que você tem pra ir, diminua um pouco a expectativa, compreenda o que você vai encontrar, arrume as malas e vá. Há passeios que te mostrarão belezas incríveis, mesmo na baixa temporada. 

+ Leia também: O que fazer nos Lençóis Maranhenses?
passeio no rio preguiças - O que fazer nos lençóis maranhenses
Vai dizer que não é lindo?

Clima, chuva e nível das lagoas os Lençóis Maranhenses: mês a mês

Clima nos Lençóis maranhenses quando ir? qual a melhor época?
As chuvas se concentram, principalmente, entre Janeiro e Junho

Janeiro

O principal mês de férias dos brasileiros não é uma das melhores épocas para ir aos lençóis maranhenses. O volume de chuvas está só aumentando (156mm no mês) e as lagoas permanecem bem secas. Provavelmente, você encontrará água apenas na Lagoa da Esperança, em Barreirinhas, e nas lagoas de Santo Amaro. As temperaturas oscilam entre 22,8 e 31,5º, com média em 27ºC.

lençóis maranhenses quando ir - baixa temporada
Lençóis Maranhenses em Janeiro: Ali atrás deveria ter uma lagoa, mas secou.

Fevereiro

As chuvas nos lençóis maranhenses se intensificam, e as lagoas ainda continuam bem secas. Chove ainda mais que o mês anterior, cerca de 243mm no mês. As temperaturas oscilam entre 22,9 e 30,5ºC, com média de 26,7ºC.

Março

Março é o mês mais chuvoso dos Lençóis Maranhenses historicamente. Chove em média 337mm (é muito!). As pancadas de chuva costumam ser fortes, durando em torno de 1h. Poucas vezes o clima fica chuvoso por muitos dias. As temperaturas oscilam entre 23 e 30ºC, com média em 26,7ºC. Nessa época, as lagoas começam a encher de verdade, mas ainda não devem estar bem cheias.

Abril

No mês de abril, as chuvas nos Lençóis Maranhenses começam a diminuir um pouquinho (315mm), e as lagoas possivelmente estarão boas, dependendo do quanto choveu nos meses anteriores. Temperaturas entre 22,8 e 30,7ºC, com média mantendo-se em 26,7ºC.

Maio

No mês de maio as chuvas retornam ao patamar de fevereiro (242mm), e as lagoas provavelmente já estarão cheias. Temperaturas entre 22,6 e 31,1ºC, com média mantendo-se em 26,8ºC. Começa oficialmente a boa época de ir aos Lençóis Maranhenses!

Junho

Em junho, as chuvas caem drasticamente, as lagoas estão cheias. Além disso, dá para aproveitar e conhecer o São João do Maranhão, que é um festival lindo! Temperaturas entre 22,1 e 31,5ºC, com média mantendo-se em 26,8ºC.

Esse é o mês que eu mais indico para quem quer visitar o Maranhão. A partir da segunda quinzena as chuvas já são poucas, você ainda não pega alta temporada e ainda aproveita o São João. É o melhor do Maranhão num mês só!

Julho

Em Julho as chuvas são bem esparsas e duram pouco. Temperaturas entre 22 e 32ºC, com média de 27ºC.

Por ser férias no Brasil, é quando os turistas de todas as partes do mundo começam a invadir a região. Começa a alta temporada. Dá-se início à melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses!

lençóis maranhenses na melhor época, em julho
Lençóis maranhenses na alta temporada, em Julho

Agosto

As chuvas já se foram, quase que em sua totalidade, mas as lagoas ainda estão cheias. Temperaturas entre 22,5 e 32,7ºC, com média de 27,6ºC. Chove cerca de 7mm por mês.

Assim como eu gosto de Junho, também gosto muito de Agosto como época para ir aos Lençóis Maranhenses. Com o fim das férias escolares, diminui um pouco a concentração de turistas.

Setembro

Em setembro, há uma grande oportunidade de se visitar os Lençóis Maranhenses: no dia 08 de setembro é aniversário da cidade e com isso, é comum a Gol fazer promoções de passagem para São Luís no período. Ou seja, sua chance de aproveitar o feriado de setembro para conhecer esse destino sensacional.

A região fica cheia dos gringos, praticamente já não chove e as lagoas começam a esvaziar. No entanto, se a temporada de chuvas tiver sido forte (como a de 2018 e 2019), elas ainda devem estar bem cheias. A temperatura é uma das mais altas do ano, variando entre 23,1e 33ºC, com média de 28ºC. Chove cerca de 7mm por mês. Começa também a temporada dos fortes ventos e do Kite Surfing.

Outubro

Continuamos na temporada de seca e chegamos ao mês ligeiramente mais quente na cidade. A temperatura varia entre 23,4 e 33,2ºC, com média de 28,3ºC. Chove em média 6mm por mês. Quase nada.

Se tiver chovido muito na época das chuvas, você ainda pode encontrar muitas lagoas cheias. No entanto, se você quer programar uma viagem com muita antecedência, é melhor evitar. Essa não é mais a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses.

Novembro

Já ficou mais difícil encontrar lagoas cheias em Barreirinhas no mês de novembro. O mais provável é que a Lagoa da Esperança seja a sua Lagoa. Afinal, ela é a última que morre. 😀 Se essa for sua primeira vez nos Lençóis Maranhenses, você pode ficar um pouco desapontado.

O clima, no entanto, continua seco. Raramente você verá chuvas nesse período (chove cerca de 7mm). A temperatura deve variar entre 23,1e 32,8ºC, com média de 27,9ºC.

Dezembro

É em dezembro que as chuvas começam a voltar. Ainda esparsas e não tem volume suficiente para encher as lagoas. Ou seja, elas só atrapalham a viagem. Chove cerca de 50mm no mês e a temperatura permanece entre 23,1 e 32,2ºC, com média de 27,6ºC.

Se tiver chovido muito, talvez você ainda consiga ver a Lagoa da Esperança cheia, mas ela não terá aquela cor azul-esverdeada que você espera.

Lençóis Maranhenses: Quando ir?

Definitivamente, a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses é entre maio e agosto. Os meses de abril e setembro podem ser bons, dependendo de quando e quanto chover.

Se você ainda vai passar alguns dias em São Luís, recomendo especialmente o mês de junho, quando as festas juninas estão presentes. A festa de São João no Maranhão é bem única, com a tradição do bumba meu boi. Bem lindo de se ver.

sao joao do maranhao
O São João do Maranhão tá lindo <3

+ Leia também: Lenda do Bumba meu boi e as festas juninas em São Luís/MA

Agora conta pra gente: qual mês você escolheu para visitar os Lençóis Maranhenses?

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

2 comentários em “Lençóis maranhenses: quando ir? Clima, chuvas e lagoas mês a mês

  • agosto 2, 2019 em 8:17 pm
    Permalink

    Que super post! Parabéns e obrigada pelas dicas!
    Não tem como deixar de visitar os Lençóis Maranhenses, um paraíso brasileiro. Suas dicas, com certeza, ajudarão a todos poderem conhecer bem o local, sabendo o que vão encontrar.
    Grande abraço
    Sylvia

    Resposta
    • agosto 3, 2019 em 1:36 pm
      Permalink

      Obrigada Sylvia! Espero que possa retornar ao Maranhão em breve 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *