Como montar um roteiro de viagem?

Montar um roteiro de viagem não significa definir que horas você vai acordar, quanto tempo vai ter para tomar café, que horas deve chegar e sair do museu nem quando deve voltar pra cama.

Planejar um roteiro significa priorizar o que você gosta e organizar sua agenda de forma que você aproveite sua viagem com tranquilidade. É garantir que você não vai sair do seu destino com a sensação de que não fez o que queria, ou que perdeu uma atração que considera importante por descuido.

Como montar um roteiro de viagem: passo a passo!

Para montar nosso roteiro de viagem, vamos primeiro definir quais são os locais que queremos conhecer, pesquisar quais são os dias ideais para visitá-los, localizá-los no mapa, verificar quais podem ser feito no mesmo dia, analisar o nosso calendário, nosso orçamento, planejar opções de passeio por dia de viagem e então viajar despreocupado!

1 – Faça uma lista das atrações que quer visitar

É essa lista que vai definir o seu roteiro. Você vai enumerar todos os locais e atividades que quer conhecer no seu destino. Quer assistir o espetáculo do Rei Leão na Broadway? Comer num dos restaurantes do Jamie Oliver? Ver o sol se por em Greenwich? Tudo isso vai pra sua listinha. Com a lista em mãos vamos conseguir montar um roteiro de viagem que inclua as atividades que mais temos interesse, e claro, que cabem no nosso orçamento.

Pense no que te fez escolher este destino

No momento que você escolheu o seu destino, algo naquele lugar te chamou a atenção. Você provavelmente escolheu o Marrocos porque quer passear de camelo dromedário no Deserto, ou escolheu Paris porque quer admirar a Torre Eiffel de pertinho, pensa um pouquinho.. o que te chamou a atenção no seu destino? Antes de consultar a internet e buscar pelos pontos turísticos mais visitados ou os mais “quentes” do ano, tente listar o que te atraiu a princípio. Isso é o que você realmente quer conhecer. Talvez correr imediatamente pro Trip Advisor, ou para outros sites do estilo, acabe mudando o foco do seu passeio. Lembre-se que o importante é fazer passeios que combinam com você e que lhe interessam de alguma forma, não vá perder o seu tempo precioso visitando locais que não te agradam “só pra dizer que foi”.

Busque recomendações de outros turistas

Depois de pensar com calma e incluir os locais sem colar de ninguém, converse com um amigo que já foi ao destino escolhido, consulte sites especializados, descubra as dicas para aproveitar ainda mais o seu tempo e dinheiro durante a viagem.

TripAdvisor

O TripAdvisor é o melhor companheiro de viagens de turistas no mundo inteiro. O site ajuda os viajantes a se planejarem disponibilizando dicas, avaliações e fotos feitas por usuários que já visitaram atrações em um determinado destino. Para encontrar hotéis, restaurantes e coisas para fazer quando chegar, informe seu destino na barra de pesquisa, na parte superior da página, e vá para a página de visão geral, que deve ser o primeiro resultado da pesquisa.

Se você está em busca de informações sobre um determinado hotel, restaurante ou atração, insira o nome na barra de pesquisa, na parte superior da página. Encontre o perfil que está procurando e navegue pelas avaliações e fotos de viajantes do TripAdvisor. Se você tiver de dúvidas mais específicas que não estão respondidas nas avaliações dos usuários, você pode utilizar os fóruns para fazer perguntas, a comunidade do TripAdvisor é bem sincera e solícita, pode confiar!

Pinterest

Uma imagem vale mais que mil palavras. O Pinterest é um site maravilhoso para quem gosta de guardar imagens. Você basicamente cria vários álbuns chamados “Boards” e inclui fotos, os “pins”. Mas não precisa fazer upload das fotos do seu computador não! O Pinterest é colaborativo e você tem acesso a milhões de pins maravilhosos muito bem categorizados. A maioria destes pins estão linkados aos posts originais e ao abri-los você pode encontrar posts maravilhosos que te ajudarão a montar um roteiro ainda mais especial. Para ajudar no planejamento do seu roteiro de viagem você pode criar Boards como:

  • Onde comer em Cancún
  • Lugares para se hospedar em Cancún
  • Coisas para fazer em Cancún
  • Parques Aquáticos de Cancún
  • Atividades gratuitas em Cancún

Siga boards dos locais que você quer visitar! Assim como acontece no facebook, instagram e twitter, sempre que o dono do board que você segue fizer alguma atualização você vai acompanhar no seu feed e ter ainda mais inspirações!

Board de inspirações para Cancún
Livros guias de viagem

Eu particularmente amo guias de viagens impressos, não poderia esperar nada diferente de uma pessoa que é apaixonada por livros e viagens. Mas precisamos admitir que esse tipo de mídia não é nem um pouco prática. Você pode até reservar um espacinho na mala pra levar o seu livro, mas e durante os passeios, vai encarar o peso e perder um espaço na bolsa? E na hora de tirar uma dúvida, vai achar com facilidade aquilo que procura? Dê preferência aos ebooks e leve-os no seu celular, tablet ou leitor digital. Eu acho o livro impresso muito bom para se planejar antes da viagem. Não para levar para o seu destino.

Mas antes de sair salvando no seu celular tudo o que leu, verifique a data de publicação do livro. Alguns preços, endereços e recomendações podem ter sofrido alterações. E claro, verifique se a editora que publicou o livro é confiável. Nós confiamos de olhos fechados em: Lonely Planet e Frommer’s.

Nossas dicas
  1. Verifique se no seu destino é possível encontrar os famosos Free walking tours, passeios guiados maravilhosos com guias empenhados a dar a você a melhor experiência possível. Isso porque não existe um preço estipulado para pagar pelo passeio, você paga ao fim do passeio o quanto achar que a experiência valeu. Os guias normalmente dão uma sugestão de preço e você concorda ou não, mas é extremamente deselegante sair sem pagar nada, viu gente.
  2. Pesquise se as reservas antecipadas para as atrações que você quer visitar são mais baratas. Dá pra poupar tempo na fila e economizar um pouquinho. Se comprar antecipadamente não esqueça de imprimir seus comprovantes e salvar no calendário a data e hora reservada.
  3. Saiba de antemão como chegar do aeroporto a sua acomodação. Lembre-se que no aeroporto as opções de transportes costumam ser mais caras. E em alguns aeroportos existe a opção de deslocamento ao centro da cidade utilizando transporte público. Poupe tempo, dinheiro e evite stress.

2 – Lista pronta? Vamos analisar

Depois de pesquisar tanto, aposto que sua lista deve ter ficado enorme! Locais que você nunca imaginou que existissem se tornaram um must? Lembre-se que você não está indo de mudança e vamos analisar a lista e priorizar o que é mais importante para que consigamos conciliar tempo, orçamento, disposição e claro, os sonhos!

  1. Classifique os locais por prioridade: qual destes lugares você não pode perder? qual não faria tanto mal não comparecer?
  2. Classifique os locais por preço: consulte o preço de cada atração e decida onde realmente vale a pena investir seu dinheiro.
  3. Verifique os horários de funcionamento das atrações: além de saber quanto custa e se você quer mesmo ir lá, precisamos saber que dia e que horas você pode visitar esta atração.

Depois de seguir estes três passos você vai conseguir saber quais locais não pode deixar de visitar.

3 – Crie um mapa as atrações do seu interesse

Um mapa pode ser muito mais útil do que você imagina. Nossa intenção com ele não é somente saber como ir de um ponto A a um ponto B, mas deixar a vista todos os locais que você quer conhecer, onde você planeja se hospedar, quais restaurantes te agradam e assim por diante. No mapa estarão evidentes os pontos da cidade do seu interesse, aqueles que você acabou de organizar na sua lista.

Se você criar este mapa no google, pode salvá-lo offline para consultar no seu dispositivo Android. Infelizmente quem usa iOS precisa de conexão a internet para visualizá-lo. Para saber como criar um mapa no google, clique aqui. Apesar de o TripAdvisor também disponibilizar mapas da cidade, eu não recomendo que você dependa exclusivamente dele porque infelizmente, algumas das localizações de atrações indicadas estão erradas. Você não vai querer perder uma tarde inteira tentando encontrar um local que não está nem perto de onde você está não é mesmo?

Estou planejando um destination wedding em Cancún e, pra facilitar a vida dos convidados que vão comparecer ao casamento criei um mapa listando as principais atrações para eles. Vou deixá-lo de exemplo para vocês entenderem melhor a utilidade dele.

Eu dividi o mapa em camadas, e recomendo que durante o planejamento da sua viagem, você também faça dessa forma. O mapa fica com um visual mais limpo e você o compreende com muito mais facilidade. Para visualizar ou ocultar cada camada, basta navegar pelo menu lateral, que aparece quando você clica no ícone no canto superior esquerdo. Neste mapa, eu criei as seguintes camadas:

  • Hotéis: onde listo sugestões de hotéis previamente pesquisadas por mim e que recomendo para os meus convidados escolherem, os pins amarelos representam hotéis na parte central da cidade e os verde na zona hoteleira. O pin rosa é o hotel onde será o casamento <3.
  • Atrações turísticas: atrações como museus e ruínas Maias, são os pins laranjas.
  • Restaurantes: indiquei os locais dos restaurantes com os pins vermelhos e adicionei pequenos comentários como o tipo de comida servida e faixa de preço, você pode se inspirar com estas observações e adicionar ao seu mapa as informações que considera mais importantes.
  • Drinking & Nightlife: pins pretos! quem gosta de bares e baladas vai adorar conferir esta camada.
  • Compras: os principais mercados e shoppings foram indicados com pins roxos, pra quem gosta de fazer compras durante a viagem.
  • Praias: pensar em Cancún é pensar em praias e naquele mar maravilhoso do Caribe. Esta camada foi criada para que os convidados possam escolher a praia de sua preferência, são pins azuis.
  • Atividades: aqui estão listados atividades como: passeios de mergulho, parque de aventuras, é só conferir os pins cinzas.

Quando você estiver planejando o seu roteiro não precisa criar todas estas camadas, apenas as que combinam com o seu estilo de viagem, por exemplo, se você não gosta de fazer compras, não perca tempo incluindo esta camada. Eu tentei mesclar as atividades já que o mapa será visualizado por pessoas com diferentes estilos de viajar, por isso busquei dar ideias de lugares para cada gosto.

Depois de criar o seu mapa vai ficar muito mais fácil verificar quais atividades podem ser feitas no mesmo dia por questão de proximidade, assim você evita perder tempo com grandes deslocamentos e economiza uma grana com transporte. Você deve incluir todas as informações coletadas na etapa anterior como preços, e horários de funcionamento. Deixe no mapa tudo o que você incluiu na sua lista, mesmo que não sejam as suas prioridades. Vai que no dia sobra um tempinho e você aproveita para parar por lá?

4 – Consulte o calendário

O calendário é importantíssimo! Os dados do seu voo já estão devidamente preenchidos? Então você vai saber que horas chega e que horas sai da cidade. Parece bobo, mas vai te ajudar muito. Uma coisa é ir pra Cancún do dia 13/04 ao 17/04 e chegar dia 13 as 8h da manhã, outra coisa é chegar no dia 13/04 as 18h. Percebe como o seu tempo encurtou e você vai ter que procurar uma atividade com duração um pouco menor, que esteja aberta a noite e dentro do seu orçamento? É nesse ponto que o calendário vai nos ajudar.

Não vamos utilizá-lo para definir dia 13: compras, dia 14: praia, dia 15: pirâmides, a não ser que você queira. Lembre-se que você está viajando, investindo seu dinheirinho suado em você mesmo, tirando uns dias de folga da correria do trabalho ou faculdade, “make the most of it”. Nós não aconselhamos você a deixar o calendário restrito assim, porque sabemos que somos todos seres humanos. Sentimos indisposição, fome, frio, dor de cabeça, dor de barriga, dor de cotovelo e em alguns momentos sentimos que não estamos no clima para determinadas atividades. Não adianta forçar. Não vai ser legal fazer um passeio debaixo do sol escaldante para visitar as pirâmides quando você está com uma dor de cabeça horrenda. Tente ser flexível, é pra ser divertido.

5 – Confira a previsão do tempo

Não esqueça de consultar o tempo antes de sair da sua acomodação. Não rola ir pra praia debaixo de chuva, né? Use sites como o The weather channel para te ajudar. Tente sempre tirar o melhor proveito do que o seu destino pode oferecer. Se o clima não estiver bom para um passeio, puxa na listinha o que mais você pode ser feito em local fechado. Ser flexível pode te ajudar muito!

E meu roteiro de viagem, como fica?

Até agora você já coletou bastante informação e fez umas das coisas que acho mais gostosas no planejamento das viagens: explorou a cidade virtualmente. Você viu fotos, traçou rotas, consultou preços e se imaginou em situações maravilhosas no seu destino. Isso não dá uma sensação boa? Você já concluiu a atividade mais cansativa e que requer mais tempo. Agora é só se divertir montando opções de passeio para fazer quando estiver lá!

Montando opções de passeio diárias

Agora que você já tem ideia de como estará o clima, já sabe o que quer conhecer, quais dias da semana pode visitar a atração, quanto tempo dura o passeio em cada local e quais lugares ficam próximos um do outro, pode programar atividades diárias. E então durante a sua viagem é só escolher qual das programações você quer fazer. Antes do casamento em Cancún, eu e meu noivo vamos passar 3 dias em Playa Del Carmen, elaboramos opções de passeio para cada um dos dias e quando chegarmos lá vamos escolher a programação ideal. Vou compartilhar com vocês, para dar uma ideia melhor do que significa as opções de passeio diárias.

Opção 1: Tour em Chichén Itzá

Descrição: Por volta das 8h da manhã sair para o passeio. Como é um passeio longo e cansativo não programamos nada para a noite. Assim ficamos livres para escolher um restaurante ou barzinho pelas redondezas do hotel para relaxar a noite.

Opção 2: Passeio a Cozumel & Coco Bongo a noite

Descrição: Por volta das 8h pegar o Ferry de Playa del Carmen para Cozumel  e passar o dia explorando a ilha. Opções: fazer mergulho de cilindro nos arrecifes de corais de Cozumel. A noite conhecer o famoso CocoBongo e suas festas maravilhosas.

Opção 3: Passeio no parque Aquático Xel-Há

Descrição: Curtir as atrações do parque o dia inteiro. Xel-Há é um paraíso para amantes da natureza e um aquário natural impressionante.

E Você? Precisa de ajuda para montar seu roteiro? Como você costuma planejar seu roteiro de viagem? Conta pra gente!

Carmina Nascimento

Engenheira eletricista e apaixonada por livros. Nascida e criada em Manaus, morei um ano em Londres participando do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Em 2016 realizei um dos meus maiores objetivos relacionados a viagem, o destination wedding.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *