Playa del Carmen: Guia completo da cidade

A linda Playa del Carmen é uma das cidades que cresce mais rápido no mundo. Nos anos 80 a população de Playa era de apenas 1.000 habitantes. Em 2006 a cidade já contava com mais de 100.000 habitantes!  Com sua localização acessível, cenário deslumbrante e sabor internacional Playa (pros íntimos) é muito popular entre os turistas e entre aposentados!

Playa del Carmen é um dos locais mais agradáveis que visitei na vida. A cidade era uma vila de pescadores que foi crescendo por conta do turismo e se tornou um dos principais pontos turísticos do México.

Por que Playa del Carmen?

Diferente de Cancún, Playa tem um ar europeu e sofisticado. Toda a correria que a gente vê em Cancún desaparece em Playa, lá o ritmo é mais leve, mais tranquilo. A cidade tem um ar acolhedor e é um ponto estratégico para a visitação dos principais pontos turísticos da região de Cancún: os parques aquáticos, ruínas Maias e Cozumel.

Em Playa a sensação é de que o mar nunca está longe, a principal avenida da cidade, a Quinta Avenida é paralela ao mar e você pode sempre dar uma espiadinha pra conferir se aquele azul lindo ainda está ali. Além disso, o mar é super tranquilo ali, então pra pessoas medrosas como eu, é simplesmente maravilhoso!

Acho super válido dividir a estadia na viagem entre Cancún e Playa del Carmen. Nós fizemos isso e adoramos! Inclusive se pudéssemos teríamos ficados mais dias em Playa.

Como ir de Cancún até Playa del Carmen

Você pode alugar um carro, contratar um serviço de transfer, ou se não quiser gastar muita grana pode ir de ônibus. Nós pegamos o ADO diretamente do aeroporto, os ônibus da empresa são bem confortáveis e fazem o trajeto Cancún – Playa del Carmen (ou vice-versa) várias vezes durante o dia. O trajeto dura cerca de 1h30. Os ônibus do ADO tem TV, ar condicionado, as poltronas reclinam.. são bem mais confortáveis que muito avião em que eu já andei.

Não precisa comprar as passagens do ADO com antecedência, inclusive, quem não tem cartão mexicano não consegue comprar pela internet. A gente perde um desconto, que faz uma pequena falta no orçamento, mas nada que vá prejudicar a viagem. Aliás, se você for muito obstinado e conseguir comprar o transfer antecipado, por favor conta pra gente como conseguiu!

+ Leia também: Como ir do aeroporto de Cancún a Playa del Carmen e Cozumel

Onde ficar em Playa del Carmen

Em Playa del Carmen, a vida acontece na Quinta Avenida. Lá estão os principais restaurantes, shoppings, lojas, bares e afins. Mas as ruas que cortam a Quinta Avenida também são movimentadas. Se você gosta de ficar no centro de tudo, procure um hostel, pousada ou hotel nessa região.

+ Leia também: Cancún ou Playa del Carmen, onde é melhor para se hospedar

Playa também conta com um complexo turístico, chamado PlayaCar, onde eu me hospedei. O complexo fica um pouquinho mais afastado da Quinta Avenida, nós andávamos mais de 1km  todos os dias, mas a economia com hospedagem foi tão linda que nem ligamos. A nossas impressões de brasileiros é que PlayaCar se parece muito com um condomínio, mas lá dentro tem diversas opções de pousadas, hotéis e casas para aluguel de temporada.

Se você não faz ideia de onde ficar, eu recomendo de coração a pousada que ficamos, chamada Bed and Breakfast Buen Dia Playa. Você pode encontrá-la no Booking*, usando o formulário abaixo, ou é claro, escolher o local que mais lhe agradar.



Booking.com

Transporte em Playa del Carmen

Basicamente, tudo que você vai fazer em Playa será a pé. Além da área turística ser bem concentrada, não se trata de uma cidade grande. E claro, não vai ser tormento nenhum caminhar nas pelas ruas agradáveis de Playa sentindo a brisa do mar e olhando para o mar incrivelmente lindo. Se você preferir usar táxi pode ficar tranquilo, em Playa eles são super seguros e bem regulamentados.

Em Playa também encontramos bastante os famosos Colectivos, que são vans utilizadas para o transporte de passageiros. Os colectivos costumam fazer os trechos Playa-Tulum e Playa-Cancún (ida e volta). As vans tem ar condicionado e os veículos costumam ser bem conservados. Os colectivos são meios de transporte legais.

Clubes de Praia em Playa del Carmen

Playa del Carmen: Guia completo da cidade
Mamitas Beach Club, em Playa del Carmen

Playa é uma cidade maravilhosa para andar livremente e procurar o seu local favorito na praia. Basta colocar a sua toalha na areia em qualquer lugar que você achar agradável para curtir o mar do Caribe. Muitas pessoas consideram esta a principal vantagem de Playa. Mas se você preferir ficar em um clube de praia, existem vários para escolher.

A maioria dos restaurantes que ficam de frente para o mar oferecem cadeiras, camas e guarda-sóis para clientes que consumam um valor mínimo (não costuma ser caro não, uma cerveja ou um prato simples já valem). Alguns dos principais clubes de praia são:

  • Mamita’s Beach Club
  • Senõr Frogs
  • Blue Parrot
  • Kool Beach Club
  • Indigo Beach Club

Dá pra Viajar pra Playa del Carmen sem falar espanhol?

O espanhol dessa região do México é bem descomplicado. Eles costumam falar devagar, de forma que nós, brasileiros conseguimos entender. Além disso, Playa del Carmen vive basicamente de turismo e a maioria das pessoas está super acostumada a lidar com brasileiros, nos identificando pelo sotaque. Então, a resposta é: sim. Dá pra ir pra lá sem falar espanhol, você consegue se virar sem muitas complicações minha mãe ta ai pra provar.

Baladas em Playa del Carmen

Playa del Carmen: Guia completo da cidade
Calle 12, lotada de baladeiros

A vida noturna em Playa del Carmen é agitadíssima. Na Calle 12 ficam as principais boates da cidade. A rua é incrivelmente movimentada! O conceito de boate no México é um pouco diferente do que estamos acostumados, os locais costumam ser bem abertos, então quem tá passando na rua consegue ver muito do que acontece lá dentro. Ai você pode tanto escolher em qual balada vai entrar, quanto curtir muito do lado de fora, porque a rua fica interditada de gente dançando e curtindo a noite. As boates mais famosas para curtir a noite em Playa são:

  • Mandala
  • Cocobongo
  • Blue Parrot
  • Pallazo

Compras em Playa del Carmen

Em Playa você vai encontrar de tudo: lojas de souvernir grandes e pequenas, de roupas de grife, de óculos de sol, de eletrônicos, absolutamente tudo! Na quinta avenida você encontra muitos comércios e shoppings. De tudo que vimos por lá, o que achei mais inusitado foram as lojas de charutos cubanos.

Se você estiver na vibe de comprar lembrancinhas, recomendo evitar as lojas de souvenir e comprar em supermercados, como o Walmart (sim, tem lembrancinhas por lá!) e em Chichén Itzá, onde encontrei as lembranças mais baratas dentre os pontos turísticos que visitei.

Ruínas Maias em Playa del Carmen e região

Playa del Carmen: Guia completo da cidade
Ruínas de Tulum – Vista pelo mar

Por ser uma cidade turística mais próxima das ruínas Maias da região, Playa del Carmen é um local estratégico para se hospedar por uns dias, assim você economiza tempo de viagem, custo de deslocamento e ganha muito em deslumbre! As principais ruínas que você pode visitar a partir de Playa são:

Playa del Carmen: Guia completo da cidade

Como planejar uma viagem para a região de Cancún/Playa e não ficar encantado com os parques ecológicos que a gente encontra por ali? Os parques são muito mais próximos de Playa que de Cancún e valem muuito a pena! Os parques mais famosos dali são:

  • Xcaret – parque temático eco-arqueológico.
  • Trés Rios – Parque ecológico de aventuras.
  • Xel-Ha – Parque ecológico e aquário.
  • Aktun Chen – Parque ecológico de aventuras.

Você já visitou ou quer visitar Playa? Tem alguma dica pra contar pra gente? Fala aqui nos comentários.

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

Playa del Carmen: Guia completo da cidade

Carmina Nascimento

Engenheira eletricista e apaixonada por livros. Nascida e criada em Manaus, morei um ano em Londres participando do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Em 2016 realizei um dos meus maiores objetivos relacionados a viagem, o destination wedding.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *