Google Destinations – Lançamento do Google para nós viajantes

No início desse mês, o Google anunciou a nova ferramenta “Google Destinations” – uma ferramenta completa para ajudar a planejar a viagem. A ferramenta inclui desde sugestão de pontos turísticos por interesses até preços de voos e hotéis – dando uma estimativa do custo da viagem. Vamos conhecer os detalhes?

Dá uma olhadinha no vídeo (em inglês) do lançamento da ferramenta.

Parece incrível, né? No Brasil, a ferramenta ainda não está disponível com todas as suas funcionalidades. Ainda está de fora toda a parte de custos.

Maaaas… Enquanto não chega por aqui, podemos aproveitar o que já tem disponível, né? Por isso, a gente deu uma vasculhada e trouxemos a você, leitor, três funcionalidades já disponíveis para usar no Google Destinations aqui no Brasil. Aos poucos, a gente vai atualizando com as novas ferramentas que forem liberadas, combinado?

Como acessar o Google Destinations

Para acessar a página de um destino no Google Destinations aqui no Brasil, você deve digitar no campo de busca NOME DO DESTINO + “palavra chave”. Algumas palavras-chave que conseguimos usar foram “destinos”, “destinos turísticos” e “pontos de interesse”.

Quando o Google Destinations entende a busca como uma busca de viagens, ele apresenta as informações numa espécie de “carrossel”, que você pode avançar para ver mais informações.

Nesse exemplo, pesquisamos “Europa destinos” e o resultado foi uma relação das principais cidades da Europa. Dá pra clicar na setinha da direita para ver outras opções. Também é possível filtrar o tipo de destino através do botão “Todos os interesses”.

Google Destinations - Lançamento do Google para nós viajantes
Na busca por “Europa Destinos” é exibido um carrossel listando as principais cidades da Europa.

Ao clicar em um dos destinos, além dos resultados de busca normais, é apresentada uma caixa com diversas informações da cidade, como os principais pontos turísticos, universidades e próximos exemplos.Veja o exemplo quando clicamos em “Londres”.

Google Destinations - Lançamento do Google para nós viajantes
Principais informações do destino que foi escolhido

Também é possível acessar o Google Destinations no Brasil se pesquisarmos por “nome da cidade” + “pontos de interesse”.  Nesse caso, serão diretamente listados os pontos turísticos daquele destino, como mostra a imagem abaixo. Da mesma forma, é possível navegar por mais pontos, usando a setinha da direita.

Google Destinations - Lançamento do Google para nós viajantes
Na pesquisa por “Londres pontos de interesse” são exibidos os principais pontos turísticos.

Veja a diferença quando pesquisamos somente “Europa” no Google, de maneira que tradicionalmente fazemos. Nesse caso, a ferramenta não é ativada e são exibidos somente artigos como resultados da busca, conforme a figura abaixo.

Google Destinations - Lançamento do Google para nós viajantes
Ao pesquisar somente por “Europa” a ferramenta de planejamento de viagens não é ativada.

O que achamos do Google Destinations?

Parece que será uma ferramenta super interessante, pois sugere atrações e destinos de uma determinada região. A funcionalidade de custos, ainda não disponível no Brasil, parece que será bastante interessante vai ser uma mão na roda para dar uma ideia rápida dos custos de uma viagem.

Enquanto não chega tudo por aqui, por que você não confere nosso guia de planejamento de viagens? Parece até que o Google andou nos bisbilhotamos e assim que chegamos à reta final da nossa série de viagens lançou mais uma ferramenta para ajudar vocês nessa missão!

Aguardamos ansiosamente pelas novas liberações! Acho que vamos ficar fãs. 🙂

E você? Fez alguma nova descoberta sobre o Google Destinations?

Google Destinations - Lançamento do Google para nós viajantes

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *