Como conseguir um upgrade de cabine gratuito na Latam

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Se você chegou nessa publicação, provavelmente, assim como eu, comprou uma passagem na Latam na classe econômica e quer descobrir como conseguir um upgrade de cabine sem pagar nada a mais por isso, correto? Então senta aí que vou te mostrar como foi que eu fiz para viajar de execuryka sem pagar nada a mais por isso. Bora lá?

+ Leia também: Dicas para acumular mais Milhas Aéreas

O que é upgrade de cabine?

Upgrade de cabine é você comprar uma passagem na classe econômica e, até antes do voo, alterar para uma classe mais VIP. Imagina quando você vai comprar um ingresso para um show e tem a opção do ingresso simples e do ingresso VIP com mais benefícios e vantagens exclusivas. Assim funciona também nos voos, principalmente nos voos internacionais que você consegue perceber a maior diferença entre as cabines e conforto das poltronas.

Upgrade cabine latam gratuito

De modo geral, a maioria dos seres mortais (como eu e você) compra a passagem na classe econômica para um voo internacional. Todavia, ao entrar no avião, sempre sonho com a aeromoça falando pra mim: “Opa, seu Panda? Nosso voo lotou e tivemos que te mudar de lugar. Você aceitaria voar na classe business hoje e aproveitar nossa cadeira super espaçosa, com 180o de inclinação, cardápio diferenciado, televisão grande, kit de boas-vindas e vinho à vontade?”.

Ainda bem que sonhar e torcer não custa nada. Maaaas, vamos ver aqui nessa publicação como conseguir um upgrade de cabine na Latam usando cupons e, praticamente, sem pagar nada a mais por isso.

Como ganhar cupons para upgrade na Latam Pass

Existem duas formas de ganhar cupons para realizar o upgrade de cabine na Latam: a primeira é atingindo as categorias elite da Latam Pass e a segunda opção é ter um cartão Itaucard da Latam Pass a partir da versão Platinum.

Lembrando ainda que os cupons não são acumulativos, ou seja, caso você tenha alcançado a categoria elite e tenha um cartão de crédito, vai valer aquele de maior benefício.

Exemplo: No meu caso, eu tenho um Cartão Latam Pass Platinum que me dá o direito de 3 cupons de upgrade por ano e sou categoria elite também Platinum com direito a 6 cupons por ano. Nesse caso, prevalece a categoria elite com direito a 6 cupons.

Quantos cupons eu recebo sendo categoria elite?

Existem 5 categorias na Latam Pass. Nas categorias Gold e Gold Plus, você recebe 2 cupons de upgrade por ano, na categoria Platinum são 6 cupons e na Black e Black Signature a quantidade de cupons são ilimitados.

categoria elite latam pass com cupons para upgrade

Lembrando que isso não quer dizer que você SEMPRE vai conseguir um upgrade. Além de ter os cupons disponíveis, vai depender da disponibilidade de assento no voo.

Quantos cupons eu recebo com os cartões latam pass?

Sendo portador do Cartão Itaucard Mastercard Platinum, você recebe 3 cupons de upgrade por ano. Com o cartão Mastercard Black, você recebe 6 cupons.

Cartao Latam Pass itaucard com cupons para upgrade de cabine

Quantos cupons eu preciso para um upgrade?

Vai depender de qual o trecho que você vai voar. Mas, você vai precisar de no mínimo um e no máximo quatro cupons por trecho.

O trecho “mais caro” é o voo para Oceania, necessitando de 4 cupons por trecho. Estados Unidos, Canadá, Cidade do México, Israel, Europa e Joanesburgo: 3 cupons. Outras rotas: dentro da América do Sul, entre a América do Sul e o Caribe / Cancun / Ilha de Páscoa / Papeete, e qualquer outra rota cujos trechos não se incluam nos pontos citados anteriormente: 1 cupom por trecho.

Cupons por trecho para upgrade latam pass

Solicitando upgrade de cabine na Latam

A solicitação de upgrade é permitida nas 48h antes do seu voo. Nesse caso, eu marquei na minha agenda e ativei a notificação para que eu fosse um dos primeiros a solicitar o upgrade assim que o check-in abrisse.

Então, o primeiro passo é fazer o check-in no voo. Após o check-in, entre no site da Latam para solicitar o Upgrade de Cabine.

A prioridade de upgrade segue de acordo com a sua categoria Elite (Black, Platinum, Gold), o horário do pedido e da disponibilidade de vagas na cabine business do seu voo.

+ Leia também: Grupos de whatsapp de viajantes

Como saber se tenho chance de upgrade

Não existe uma maneira 100% segura de garantir que você vá conseguir upgrade, entretanto, vou dizer como meu amigo Raphael do Destino de Casal me ensinou a fazer essa avaliação.

Verificando a ocupação da cabine do meu voo

Utilizei o site Expert Flyer para avaliar a ocupação da cabine business.

Após buscar meu voo no site, o Rapha me disse que eu tinha grandes chances de conseguir um upgrade porque meu voo estava “vazio”.

Para saber se você também tem chance, entre no site do Expert Flyer, faça seu cadastro, clique em “Create Seat Alert”, e coloque as informações de origem, destino, data de partida, código da companhia aérea, número do voo e selecione a cabine Business.

A pesquisa é gratuita, entretanto, existe um limite de pesquisas diárias, então não abuse muito das pesquisas igual eu fiz na primeira vez que conheci o site. Rs

Upgrade cabina latam usando expert flyer
Assentos disponíveis na classe business do voo Latam
Os quadrados em branco são os assentos disponíveis

Verificando posição na lista de upgrade

Após fazer essa “avaliação”, fiquei verificando a minha posição na lista de upgrade no site da Latam. Até o dia anterior da minha visita, somente duas pessoas tinham solicitado o upgrade. Como eu era platinum, fiquei em 2a posição na lista, atrás de um cliente na categoria Black.

Minha posição na lista de upgrade cabine latam pass

Quando eu sei que fui aprovado para o upgrade no voo da Latam?

No site da Latam eles dizem que você será notificado no aeroporto ou por e-mail 12 horas antes do seu voo. No meu caso, recebi o e-mail confirmando meu upgrade apenas 9 horas antes do horário do meu voo. Senhoras e senhores, esse é um excelente exercício para quem sofre de ansiedade, principalmente se esse for o seu primeiro voo na classe business. 

Como saber se consegui o upgrade de cabine na Latam

Como é voar na classe business da Latam Pass

Esse foi meu segundo voo em classe business (a primeira foi com a Aeroméxico numa promoção que ganhamos) e foi a primeira vez na Latam através de cupons para upgrade.

Com o seu localizador em mãos, chegando ao aeroporto, você já pode se direcionar à fila de embarque prioritária. No check-in, o atendente informa se tem alguma sala Vip disponível e vai te indicar que você pode fazer essa visita se desejar de forma totalmente gratuita.

No embarque para a aeronave, você também deve procurar a fila prioritária.

Apesar de todo o conforto que um voo em classe business oferece, algum “erro operacional” aconteceu no meu voo que eu não tive direito a escolher as refeições preparadas por chefs renomados, como informa no site da Latam.

Poltrona 180o da cabine business
“Tem alguém aí?” – Pandinha no Primeiro voo na Business da Aeroméxico

Uma funcionária chilena chegou na minha poltrona e disse que, por conta desse erro, eu teria que jantar a mesma refeição da cabine “turística”. Apesar da decepção, eu disse que não teria problemas e ela me pediu para assinar um documento abdicando dessa refeição.

Depois de cinco minutos, a equipe de comissários me comunicou que eu não teria direito a nenhuma refeição da cabine business. Que, devido ao erro operacional, eu faria todas as refeições que seriam servidas na cabine turística. Perguntei se eu poderia voar no dia seguinte para ter a experiência da cabine business. Percebi que ficaram meio assustados com o meu pedido e eu disse que tudo bem, que só queria voltar para casa.

Sério. Eu já tava ficando com vergonha de tanto que eles pediam desculpas para mim. Além de me chamar pelo meu nome. “Opa, seu José. Tá tudo bem? Desculpas pelo ocorrido.”

Mas enfim, apesar de não ter apreciado um “prato do chefe”, fazer um voo noturno numa poltrona com inclinação em 180o já é um “luxo” gostoso para experimentar. Eu não tenho dificuldade nenhuma para dormir em voo, e estando numa cama em pleno voo então, é realmente estar pleno, e o melhor, sem se preocupar com a fatura do cartão. Rs.

Vale a pena viajar de executiva?

Sem dúvidas, o conforto oferecido pela classe executiva é inquestionável. Entretanto, confesso que, por enquanto, não pagaria para viajar numa classe business. Acho o custo-benefício desfavorável. Porém, a ideia de ter cupons para conseguir upgrade eu acho super válida. Vale a pena, inclusive, pesquisar como fazer um Status Run para subir de categoria e ganhar os cupons necessários para subir de categoria.

Beleeeza? Abraço de Panda, e ótimos upgrades de cabine! =)

+ Leia mais: Dicas para sua viagem para Cancun

Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2021!

Procurando companhia para Viajar? #PartiuEgito

Estamos com vagas abertas para nossa VIAGEM EM GRUPO PARA O EGITO que vai acontecer de 12 a 23/10/2021.

Clique no botão abaixo e sabia mais sobre essa viagem incrível.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.