Transforme suas fotos em renda extra – mesmo sem ser profissional!

Se você é daquelas pessoas que ama fotografar as suas viagens, quero te dizer uma coisa: VOCÊ TEM MUITO DINHEIRO parado nos seus HD’s e cartões de memória e você simplesmente NÃO SABE DISSO! Saiba agora como vender fotos na internet.

Por que vender fotos na internet?

Você, fotógrafo profissional ou um viajante apaixonado pela arte da fotografia, deve possuir muitas fotos acumuladas nos seus dispositivos (tenho certeza disso).

É possível que você já tenha se perguntado: será que eu poderia ganhar dinheiro (ou mais dinheiro) com fotografia?

Pois saiba que a resposta é sim! É completamente possível ganhar dinheiro vendendo suas fotos pela internet, através dos Bancos de Imagem. Eu faço isso e uso esse dinheiro das fotos pra viajar ainda mais. Não é #xoudetop ?

O que são bancos de imagem?

Bancos de imagens são sites especializados em vender fotos e vídeos de forma online. Eles conectam os fotógrafos (nós) com o consumidor final.

Você faz o cadastro, submete algumas fotos e, após aprovado pelo banco de imagem, você pode submeter mais arquivos para vendas. A partir daí, qualquer pessoa pode comprar sua foto, para os mais diversos fins.

O mais conhecido é o Shutterstock, mas existem inúmeros sites!

Quem são os clientes dos bancos de imagem?

Os clientes dos bancos de imagem são as agências de publicidade, blogs em geral, designers, e qualquer outra organização que precise de uma imagem para ilustrar algum tipo de material. Pode ser para fins comerciais ou não.

Aproveita e clica aqui para aprender como economizar para uma viagem!

Por que as pessoas compram fotos nos bancos de imagem?

Imagina que eu preciso de uma foto de um sorvete para colocar em um site ou outdoor. Daí, imagina o custo que eu teria para contratar um fotógrafo profissional para tirar uma foto dessas pra mim. Para minimizar custo e tempo, eu posso simplesmente buscar uma foto de sorvete num banco de imagens e comprar a imagem e os direitos para utilizá-la.

Lembre-se que, embora muita gente faça, você não pode pegar uma imagem aleatória no google e utilizar em qualquer lugar sem prévia autorização do autor da foto. Isso é crime!

como vender fotos em banco de imagens
Exemplos de fotos de sorvete num banco de imagens

Além de eu poder escolher dentre inúmeras fotos, a economia de dinheiro e tempo seriam enormes ao comparar com a contratação de um fotógrafo só pra isso.

Quanto se paga por uma foto ou vídeo vendido?

O valor a ser pago por imagem depende do plano do comprador e para qual finalidade ele deseja sua foto ou vídeo. Na maior parte dos casos, você vai receber 0.25 de dólar por foto vendida e, aproximadamente, 18 dólares por vídeo. Já tive venda de vídeo por 80 dólares e de fotos por 46 dólares!

Uma foto da minha cidade vendida por mais de 40 dólares
Uma venda = 40 dólares = 160 reais

É pouco? Se pensar individualmente em uma foto, é sim. Mas, lembre-se que você estará vendendo para pessoas do mundo inteiro! E de grão em grão, pode juntar um montão.

Um dos maiores contribuidores de banco de imagem do Brasil, o Paulo Vilela, hoje trabalha exclusivamente com bancos de imagens. Ele possui mais de 20 mil fotos e 2 mil vídeos na Shutterstock! No seu depoimento, ele afirma que nunca imaginou que ficaria tão feliz em vender as fotos por 1 real (0.25 dólar). Seus ganhos variam de 2 a 4 mil dólares mensais.

Uma foto simples faturando mais de 40 mil reais
Uma foto simples faturando mais de 40 mil reais

Somente fotógrafos profissionais podem vender fotos em banco de imagem?

Não, não precisa ser profissional. Mas precisa fazer boas fotos “vendáveis“. Sabe aquelas fotos que tem cara de blog, de outdoor, folhetos de viagem? Precisam ser fotos assim.

Tenho certeza que você já tirou fotos que ESBUGALHARAM os OLHOS de muita gente por aí. Então, no seu tempo livre, selecione suas melhores fotos, submeta suas fotos nas plataformas e aguarde a avaliação feita pelo site. Depois de aprovado, as fotos já podem ser vendidas.

Clique aqui e dê uma espiada na minha galeria no Shutterstock.

Como começar a vender fotos pela internet

A primeira coisa para você começar a vender suas fotos pela internet é fazer o seu cadastro nos bancos de imagem. Existem diversos bancos de imagem e cada um com suas características. Esses são os que eu mais gosto e uso:

  1. Shutterstock
  2. Adobe Stock
  3. Pond5
  4. 123RF
  5. DepositPhotos
  6. Dreamstime

Existem diversos outros bancos de imagem. Se você baixar o aplicativo MicrostockR, você pode fazer uma gestão dos seus bancos de imagem e, ainda, descobrir novos bancos de imagem para vender suas fotos.

Quanto custa para se associar aos bancos de imagem?

ZERO! Você não paga absolutamente NADA para fazer seu cadastro, subir as fotos e aguardar a avaliação. Ou seja, não custa nada arriscar!

Clique aqui e faça seu cadastro na Shutterstock

Posso subir qualquer foto para vender?

Pode sim. Alguns ramos da fotografia vendem mais que outros. O Paulo Vilela vende muitas fotos da área alimentícia (frutas, verduras, pizzas, pratos típicos,…). Minhas maiores vendas são fotos e vídeos com drone de paisagens e cidades.

Também é possível vender fotos tiradas de celular. Olha esse exemplo aqui de foto que vendemos utilizando celular.

Fotos feitas de celular e vendidas em banco de imagem
Vendendo fotos registrados com celular

Como agilizar o upload das fotos?

Já aviso de antemão: é um processo demorado. Existe um esforço inicial mas que logo vai ser recompensador. Você tem um trabalhão pra subir as fotos no começo, mas fica vendendo por tempo indeterminado.

Hoje, eu dedico parte do meu tempo na semana para subir minhas imagens. Assim, garanto lucrar com fotos que muitas vezes ficavam esquecidas no HD.

Para agilizar o upload dos seus arquivos, você pode utilizar o aplicativo XPIK. Com esse aplicativo é possível enviar para mais de um banco contendo as mesmas informações de título e palavra-chave. Além disso, esse aplicativo ajuda também a encontrar as melhores palavras-chaves para a sua foto.

Como receber o dinheiro dos bancos de imagem?

A maioria dos bancos de imagem oferecem pagamento via PayPal. Você cria uma conta no PayPal com o seu e-mail e cadastra essa forma de pagamento nos bancos de imagem.

Geralmente os pagamentos são realizados uma vez por mês e se atingir um mínimo de 35 dólares em vendas dentro do mês (o valor mínimo pode variar). O valor recebido é convertido automaticamente para reais e você pode enviar para a conta bancária de sua preferência.

como vender fotos na internet e Receber dinheiro com Paypal
Vendeu foto pela internet? Receba no Paypal

Como aprender mais sobre vender fotos em bancos de imagem?

Mesmo como meu conhecimento prévio sobre bancos de imagem, ao conhecer o Paulo Vilela, eu vi o quão amador eu era nessa área.

Ele havia lançado um curso voltado para os bancos de imagem chamado Fotógrafo Contribuidor de Sucesso. No curso ele ensina o passo-a-passo de como maximizar seus envios de arquivos, produção de conteúdo e parcerias. Ele mostra desde a organização dos arquivos, busca das palavras chaves mesmo que você não saiba falar inglês e explica o processo que facilita como ter suas fotos aprovadas. Ensina também qual conteúdo as empresas buscam e como podemos ter nossas fotos encontradas mais facilmente pelas agências.

Como vender foto na internet
Perfil do mestre Paulo Vilela na ShutterStock

Após comprar e assistir o curso, observei muitas coisas que eu estava errando e que me desmotivavam a continuar a enviar fotos. Valeu muito a pena ter comprado o curso e recomendo que depois de fazer alguns testes, você faça esse investimento para dar passos ainda maiores.

Ainda tem espaço para vender fotos na internet nos bancos de imagem?

Vejo ainda grande potencial para o banco de imagens como renda extra ou até como profissão. Eu e Renata vibramos com cada venda que fazemos! E olha que não temos nem 1% das nossas fotos e vídeos submetidos. Então, acredito que em breve teremos uma boa fonte de renda com essas vendas.

Imagine-se viajando, fotografando e ganhando dinheiro. Essa é minha motivação do porquê eu quero vender fotos na internet de maneira razoavelmente simples e descomplicada.

Eae? Vamos pra action? Conta pra mim se você já começou a vender as suas fotos de viagem na internet e o que acha desse fonte de renda.

Um abraço e até a próxima viagem!

José Panda

Engenheiro "elétrico" nascido, criado e estudado em São Luís do Maranhão. Apaixonado por família, viagens, fotografia, esportes e finanças pessoais. Deu a primeira volta ao mundo em 2017 de avião em 365 dias e planeja a próxima volta ao mundo em 2021.

6 comentários em “Transforme suas fotos em renda extra – mesmo sem ser profissional!

  • setembro 24, 2019 em 2:31 pm
    Permalink

    Parabéns pela explicação bem objetiva, típica da engenharia, rsssss.

    Resposta
    • setembro 24, 2019 em 2:40 pm
      Permalink

      Hahaha… Obrigado, Habib Marcelo!

      Você tem algumas fotos aí pra colocar pra vender?!

      Abraço do Panda!

      Resposta
  • outubro 14, 2019 em 5:03 pm
    Permalink

    GOSTARIA VENDER MINHAS FOTOS. AVIOES , AVES , ETC…

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *