Viagem com amigos – como aproveitar ao máximo

É só falar de viagem entre amigos para imaginarmos aquelas cenas lindas: gente bonita, sorridente, boas risadas, conversas sem fim, baladas maravilhosas, diversão.. a lista do que vem a nossa cabeça não para nunca de crescer, afinal é você, um grupo de amigos queridos e um destino maravilhoso! O que pode dar errado numa viagem com amigos? A gente responde essa pra você: absolutamente tudo!

Até mesmo aquele seu amigo de anos, que pulou na piscina pra salvar seu cachorro e que consolou a sua mãe quando você estava no hospital, pode fazer você babar de raiva durante uma viagem. As mais diferentes situações do dia-a-dia e as divergências de opiniões durante a viagem podem causar irritações que vocês jamais imaginariam. Isso quando a pessoa é sua amiga. Se vocês não forem tão compatíveis assim, uma hora ou outra um controle remoto pode acabar parando no meio da testa de alguém (não digo de quem). Muitos problemas e brigas podem ser evitadas  se o grupo que vai viajar junto estiver disposto a conversar e expor as suas expectativas e planos. Algumas dicas para evitar que amizades sejam desfeitas durante uma viagem são:

#1 – Escolha bem o seu grupo

Aqui a dica é simples: escolha viajar com amigos que sejam bons companheiros nas mais diversas situações, pessoas com quem você tem afinidade. Durante viagens costumamos passar muito, mas muuuito tempo na presença dos nossos acompanhantes. Nada mais justo que escolher pessoas agradáveis, divertidas e que tenham mais ou menos o mesmo interesse que você. Já pensou ir viajar por uma semana com aquela pessoa que você nem curte tanto? Você querendo explorar parques e atrações naturais e seu acompanhante querendo passar o dia no shopping? Além de prezar pela companhia da sua turma, é uma boa se perguntar se vocês tem interesses em comum.

Escolha pessoas com as quais você se sinta a vontade para expor suas vontades em relação ao passeios, com quem você possa agir naturalmente 24/7, com quem seja confortável discordar (sim, isso é muito importante!!) e vá viajar sabendo que ainda assim nem tudo vai ser apenas sorrisos.

#2 – Faça seu dever de casa

Viagem com amigos - como aproveitar ao máximo
A turma brincando com o boto no Rio Negro

Não é chato quando você pesquisou muitas coisas sobre o seu destino, está encantando com os locais que quer conhecer, quer trocar ideia com os amigos sobre qual parque visitar, que dia seria o melhor pra ir em um museu ou praia específica e chega alguém perguntando “E ai gente, o que tem de legal nessa cidade? kkkk” Não seja essa pessoa.

Gosto sempre de lembrar que viajar é fazer um investimento. Você está investindo seu tempo, energia e dinheiro na viagem, então nada mais justo que pesquisar um pouquinho sobre o seu destino e planejar os seus passeios. Escrevemos uma série de posts sobre planejamento de viagens só para tornar esta tarefa mais fácil e prazerosa, para aprender mais sobre planejamento de viagens basta clicar aqui. Desta forma, quando os amigos forem se reunir para falar sobre a viagem você vai poder acrescentar muitas ideias bacanas, contribuir com o planejamento e quem sabe sugerir algo maluco que eles ainda não tenham pensado?

#3 – Conversem sobre suas expectativas

Viagem com amigos - como aproveitar ao máximo
Animados para o checkin no resort

É muito importante que a turma que pretende viajar junta se reúna ao menos uma vez para conversar sobre as suas expectativas (é nessa hora que você mostra como está por dentro de tudo 😉 ) em relação a viagem. Vão nas férias? É uma viagem de trabalho? Gostam de exploração urbana? De praias? Se uma pessoa é frenética por conhecer os locais sair e bater perna e a outra gosta de descansar, parar em cafés, fazer leituras no parque a gente pode imaginar que alguns atritos possam surgir. Considere o que você pretende fazer na sua viagem e tente deixar isso claro para seus companheiros.

Assim vocês tem uma ideia melhor de que passeio cada um pretende fazer, podem organizar o roteiro, montar uma agenda, cotar passeios em grupo e por ai vai! Uma dica para agilizar e manter o foco nas reuniões é ter anotado em algum lugar:

  • Quais locais querem visitar e quanto custa cada um;
  • Quais são os pontos fortes dos locais que querem visitar;
  • Sugestões de hospedagem e preço;
  • Sugestões de transporte aeroporto – acomodação e preço de cada um;
  • Fotos e mais fotos dos locais lindíssimos que você achou na internet. Nada melhor pra inspirar a turma!

#4 – Lembrem-se: Vocês não nasceram grudados

Viagem com amigos - como aproveitar ao máximo
Euzinha na praça dos três poderes

Você está louco para conhecer um local que considera fantástico e o resto da turma não demonstrou nenhum interesse nele? Tire um dia para visitar esse local sozinho. Não deixe de fazer algo que é importante pra você, nem cause um clima chato no grupo. As pessoas são diferentes, tem gostos e interesses diferentes, até mesmo os amigos. Converse com a turma numa boa e diga que em determinado dia você vai visitar aquela atração que pra você é imperdível. Lembre-se de configurar o timer da câmera e se joga no passeio! Você pode acabar conhecendo pessoas diferentes e bacanas nessa aventura.

#5 – Organizem as despesas

Viagem com amigos - como aproveitar ao máximo
Exemplo de uso do CostSplit

É muito comum durante a viagem pedirmos pra alguém nos pagar algo, seja a passagem do ônibus, um cartão postal, a nossa parte no aluguel de uma cadeira de praia e por aí vai. Pode ser que você esteja sem notas pequenas, que ainda não tenha trocado o seu dinheiro e por tantos outros motivos.. As vezes é mais fácil uma única pessoa pagar a corrida de táxi e o restante do grupo compensá-la depois. O importante aqui é não esquecer de acertar as contas!

Vocês vão estar viajando, empolgados com tanta coisa nova e para evitar confusões é melhor ter tudo que diz respeito a finanças bem registradinho pra acertar depois, afinal.. amigos, amigos negócios a parte! Vocês podem anotar em um caderninho ou em uma nota do celular quem pagou o quê pra quem e acertar no fim do dia, ou usar aplicativos específicos pra isso.

Eu uso o CostSplit, pois dentre tudo que já tentei – foram várias viagens em grupo – foi o que mais facilitou a minha vida e dos meus amigos. Não é publicidade, estamos fazendo propaganda gratuita mesmo, porque queremos que suas viagens sejam mais relaxadas e porque confiamos muito no serviço. Pra mim, é muito mais prático anotar tudo no app, já que sempre estou com meu celular, do que ficar anotando em papel ou no bloco de notas confuso do iOS. Além disso, o aplicativo já calcula o “Payback” que é a famosa prestação de contas ou, quem paga quanto pra quem.

É super fácil de usar, basta cadastrar os nomes de quem está viajando com você, e sempre que alguém fizer uma compra para uma ou mais pessoas, é só incluir na aba “expenses”. No fim do dia, da semana ou da viagem, basta conferir quem precisa pagar quanto, na aba “payback”. Ah, e o melhor.. de vez em quando o app ainda sugere quem deve fazer a próxima compra, pra evitar um número muito grande de transações na prestação de contas 😀 Colocamos na imagem ali em cima exemplo de algumas compras realizadas durante a viagem e os cálculos que o app faz. Quer mais moleza que isso?

#6 – Seja bacana

Viagem com amigos - como aproveitar ao máximo
Um souvenir que não comprei

Você se comprometeu com um grupo, estão viajando juntos e querem continuar sendo amigos depois que voltarem pra casa. Procure levar em consideração o humor e a disposição dos seus colegas. Não custa nada evitar atormentar alguém que acordou um pouco chateado ou tentar acompanhar o ritmo de alguém que não consegue caminhar tão depressa. Lembre-se de dicas simples de educação como não monopolizar o banheiro e não deixar suas coisas todas espalhadas por aí.

Seu amigo quer tirar fotos de um souvenir que nem sequer vai comprar? Espere. Converse com ele durante o processo, pergunte por que ele quer lembranças desse objeto tão especial. Não são cinco minutos de pausa pra fotos que vão acabar com a graça do seu passeio. Aproveita que ele fotografa bem e pede pra tirar umas boas fotos suas!

Deixe as frescuras em casa, nem sempre vai dar pra ter tudo que queremos e do jeitinho que queremos. A gente posta muita foto bacana das viagens, mas ninguém vê os bastidores da gente caminhando mais de 2km pra economizar uma grana. Esteja disposto a encarar situações diferentes, no final das contas são elas que vão render boas risadas.

#7 – Don’t stop the party

Viagem com amigos - como aproveitar ao máximo
As meninas na balada e nós no hotel

Aproveite com intensidade cada momento da sua viagem. Se você gosta de baladas e tiver a oportunidade, não perca. Se outros membros do grupo não quiserem ir tudo bem, apenas seja educado e evite acordar todos com barulhos desagradáveis quando chegar bêbado de madrugada. Lembre-se que no fim das contas: o importante é ser feliz! Aproveite bastante a sua viagem e curta a companhia dos seus amigos. São momentos especiais assim que fazem a vida valer a pena.

Aproveito este post pra agradecer a todos os amigos que já me acompanharam em viagens – e aos nem tão amigos assim – tudo que vivemos foi muito enriquecedor e serviu de aprendizado e de motivos para boas risadas. Muitos dos momentos que passamos juntos são inesquecíveis!

Desejo a todos vocês viagens maravilhosas com seus amigos.

 

Ps. as fotos deste post foram gentilmente cedidas por grandes e queridos amigos que amaram viajar juntos!

 

 

 

 

Viagem com amigos - como aproveitar ao máximo

Carmina Nascimento

Engenheira eletricista e apaixonada por livros. Nascida e criada em Manaus, morei um ano em Londres participando do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Em 2016 realizei um dos meus maiores objetivos relacionados a viagem, o destination wedding.

6 comentários em “Viagem com amigos – como aproveitar ao máximo

  • abril 22, 2016 em 7:50 pm
    Permalink

    ” no fim das contas: o importante é ser feliz!”… ^^

    Resposta
    • abril 23, 2016 em 3:34 pm
      Permalink

      Oi Hidaka,

      Sim! Tudo na vida passa tão rápido, principalmente as viagens que amamos. O importante é aproveitar cada segundo e ser feliz, respeitando cada um dos companheiros.

      Espero que suas viagens em grupo sejam maravilhosas!

      Resposta
    • abril 23, 2016 em 3:35 pm
      Permalink

      Obrigada pelo incentivo Lohana! 🙂

      Resposta
  • maio 16, 2016 em 10:23 am
    Permalink

    Muito maneiro o blog, meninas! Estou acompanhando sempre 🙂
    Adiciono uma dica que, em dezenas de viagens em grupo, aprendi a valorizar: PROCUREM COMER SEMPRE JUNTOS. Não tem coisa mais enjoada que a maioria do grupo ter almoçado em determinado lugar/hora, mas 1 ou 2 deixaram de comer, seja porque acabaram de acordar, ou não estavam com fome, ou não curtiram o lugar. Aí o grupo inteiro tem que suspender as atividades para que os 1 ou 2 encontrem algo pra comer. Ocasionalmente, ok, acontece, mas toda a vez é muito enjoado… ainda mais considerando que tem lugares e situações que não é bom o grupo se separar, ou não é possível. Então, minha dica é: busquem sempre comer ao mesmo tempo, no mesmo lugar. Se você não está lá com muita fome, belisque algo para durar até a próxima refeição. Se você tem mais fome do que o resto do grupo, leve um biscoitinho na bolsa para enganar. Comer junto é mais divertido, dá pra todo mundo confraternizar, conversar sobre as experiências culinárias, e ainda torna a viagem mais eficiente, pois vocês estarão sempre no mesmo ritmo! 🙂

    Resposta
    • maio 16, 2016 em 10:37 am
      Permalink

      Muito obrigada Julia!

      Realmente para manter o grupo junto é bem interessante sincronizar os horários das refeições e se o número do grupo for grande dá pra economizar um cadinho comendo melhor!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *