Por que planejar uma viagem? Minhas experiências que deram errado

Nossa maior inspiração no Inda vou lá é mostrar que você pode sim viajar, que isso não é “coisa de rico”, ou algo muito distante da sua realidade. Com o blog a gente quer mostrar que você não é obrigado a contratar serviços de empresas de turismo. Com planejamento você consegue chegar lá. Mas sem planejamento, a gente tem certeza que não dá. Você pode até chegar onde gostaria, mas pode acabar não aproveitando como gostaria. Por isso hoje vamos mostrar por que planejar uma viagem.

Tentei fazer uma lista com os meus maiores erros em viagens, que foram frutos da falta de planejamento e acabaram prejudicando um pouco as minhas experiências. Ainda bem que a gente conseguiu dar um jeitinho, rs.

 

Como a falta de planejamento atrapalhou minhas viagens?

1- Na vez que eu perdi o ônibus pra Paris

Por que planejar uma viagem? Minhas experiências que deram errado

Eu estava em Londres, sem ver meu esposo há seis meses. Acho que foi a saudade que fez eu acabar me atrapalhando tanto. Planejamos uma viagem a partir de Londres e nosso primeiro destino seria Paris. Nosso ônibus sairia da estação as 20h, então precisávamos estar por lá pelo menos até as 19h30 para localizar a plataforma e embarcar tranquilamente.

No dia da viagem não fizemos o planejamento do trajeto Hospedagem – Estação de Ônibus. Acabamos chegando super em cima da hora. Só deu tempo de ver o ônibus indo embora – e claro pagar o maior mico correndo atrás dele com cachecol e gorro caindo e tropeçando nas malas.

Eu havia comprado o trecho Londres – Paris por £3 (somente três libras!!) e tive que comprar uma passagem pro dia seguinte por £40, cada. Mais caro que avião!! Além disso, perdemos um dia inteiro da nossa estadia em Paris.

Moral da história: Planeje seu percurso e horário de saída para compromissos inadiáveis.

2 – Quando meu marido não conseguiu visitar o Louvre

Por que planejar uma viagem? Minhas experiências que deram errado

Nós iríamos ter 3 dias em Paris. Mas como perdemos o ônibus, ficamos com somente dois. Então, assim que chegamos, corremos pra ver a Torre Eiffel, a Ilê de la Cité e Montmartre. Foi muita agonia pra ver aquela Paris que sempre sonhamos em viver juntos.

Acabamos deixando o Louvre pro dia seguinte e ao chegar lá, qual foi nossa surpresa ao ver que não abria?  De qualquer forma, o Louvre é muito bonito pra apreciar pelo lado de fora. Tive que passar o resto da viagem dizendo a ele que a Monalisa é bem pequena e quase não dá pra ver direito, rs.

O lado bom disso, foi que acabamos indo conhecer um museu que nos encantou demais, Les Invalides. E nesse dia também conhecemos o Batobus e fizemos um passeio pelo Rio Sena que coube no nosso orçamento (veja os detalhes aqui).

Moral da história: Verifique os dias de abertura das atrações que você quer visitar!

3 – Quando eu reservei as hospedagens em Roma pra data errada

Por que planejar uma viagem? Minhas experiências que deram errado

Esse não foi bem um erro de planejamento, foi mais uma falta de atenção. Naquela época eu não usava as ferramentas que uso hoje (Calendário do Google, Wunderlist, Evernote, etc) – muito menos da forma que uso hoje.

Estávamos em Madrid quando recebi um email  com o assunto “NO SHOW”. Pensei “Como assim?? Já fiz até Check-in”. Abri o email e vi que se tratava da viagem a Roma, que faríamos logo em seguida. Tentei entrar em contato com o hotel para explicar o erro, mas a reserva já havia sido cancelada.

Acessei a internet e tentei fazer uma nova reserva, os preços estavam absurdos. A gente ia chegar em Roma quase de madrugada e não tinha pra onde ir. Como eu sou uma pessoa muito sortuda e abençoada consegui hospedagem com umas brasileiras que ficaram com pena de mim em um grupo no Facebook. As meninas foram maravilhosas, nos acolheram na sala delas e nos deram várias dicas sobre a cidade.

Moral da história: Esteja com suas passagens e calendário em mãos ao reservar sua hospedagem.

Por que planejar uma viagem?

Os motivos para planejar uma viagem são inúmeros! Para evitar passar por perrengues em um local desconhecido sem ter a quem recorrer. Para garantir que você vai conseguir visitar aqueles lugares que tanto sonhou.

Para que você consiga realizar seu sonho de uma forma que caiba no seu orçamento: planejando deslocamentos, quais transportes você vai utilizar e que dia vai visitar cada atração, você pode acabar economizando uma grana.

Para ter o chamado controle relaxado: você não vai estar preocupado com nada que não seja curtir a sua viagem e mudar seus planos quando quiser. É importante diferenciar planejamento de prisão. O planejamento pode sim ser flexível. Você pode fazer algumas mudanças, voltar naquele lugar que mais gostou, explorar a cidade sem destino.

Não perca tempo e planeje já todos os detalhes da sua viagem com os nossos parceiros.

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

E você, já passou por alguma situação difícil por falta de planejamento que queira compartilhar conosco? Escreve aqui nos comentários.

Por que planejar uma viagem? Minhas experiências que deram errado

1 comment

  1. Fomos pra Noruega ver Fiordes, porém fomos pro lado “errado” do país =) Ainda bem que com boa vontade e um bom grupo, de tudo se tira proveito =* =*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *