Airbnb: vale a pena colocar minha casa para alugar?

Você teria coragem de alugar sua casa enquanto você viaja? Finalmente resolvemos agir. Conseguimos “desapegar” do nosso espaço, conseguimos um “depósito” e colocamos nosso apartamento para ser alugado pelo Airbnb. Será que vale a pena alugar seu espaço pelo Airbnb?

+ Leia também: Dicas para acumular mais Milhas Aéreas

Airbnb é confiável para eu alugar minha casa?

Sim. Nós que já experimentamos a plataforma em diversas viagens. Gostamos muito do Airbnb.

Nós somos viajantes de longo prazo e, quando pesquisamos hospedagens para nossas viagens, pensamos sempre no melhor custo-benefício e conforto de acordo com o que estamos procurando no momento.

Já nos hospedamos pelo Airbnb em mais de 20 países ao redor do mundo, sendo hospedagens em casas e apartamentos inteiros, outros alugando somente suítes e até mesmo quartos privativos porém com banheiros e outros cômodos compartilhados.

Espaço alugado na Índia pelo Airbnb
Quarto suíte com espaço compartilhado alugado pelo Airbnb

Melhor alugar quarto inteiro ou espaço inteiro?

Nós já alugamos das duas formas. Já alugamos um quarto do nosso apartamento enquanto morávamos nele e também já alugamos o espaço inteiro.

O que fazer com meus objetos pessoais?

Por muito tempo eu fiquei receoso e adiando a decisão de alugar meu espaço enquanto eu viajava. Moramos num apartamento de 50m² com dois quartos e um banheiro.

Eu queria ter deixado os dois quartos para alugar, porém, para solucionar a questão de armazenamento dos nossos pertences pessoais, nós fizemos um dos quartos como depósito e deixamos o quarto trancado.

Quanto se ganha com o Airbnb?

Vai depender de vários fatores: localização, tamanho, se você vai oferecer o espaço inteiro, compartilhado, etc. O próprio Airbnb já fornece uma sugestão de valores para as diárias do seu espaço baseado nas ofertas atuais de mercado. Você pode determinar o valor que você quiser, daí vai depender do hóspede aceitar o valor.

Para o caso do nosso apartamento, o aluguel mensal na minha região custa em torno de 800 a 1.200 reais. Pelo Airbnb, estamos conseguindo um faturamento mensal entre 1.600 e 2.400. Ou seja, o dobro do que estaríamos alugando mensalmente.

Airbnb como funciona o pagamento?

O pagamento é feito pelo Paypal um dia depois do checkin do seu hóspede e demora mais um dia para transferir do Paypal para sua conta bancária num processo que considero bem rápido e sem enrolação.

Pagamento do Airbnb via Paypal

Claro que tudo tem vantagens e desvantagens. Mas, para mim, as vantagens tem sido superiores alugando pelo Airbnb.

+ Leita também: Como transferir dinheiro para o exterior

Vantagens de alugar pelo Airbnb versus aluguel mensal

Tudo nessa vida tem suas vantagens e desvantagens. Vou listar alguns itens que me vieram a mente.

  • No Airbnb você não precisa de contrato;
  • Não corre o risco do inquilino deixar de pagar, ele só entra depois da estadia paga;
  • Você pode ter seu apartamento praticamente quando precisar pelo Airbnb;
  • O Airbnb oferece seguro residencial;
  • Ganha mais pelo Airbnb;
  • Continua com um “depósito” para seus pertences pessoais
  • Gerenciamento de checkin e check-out pode ser desgastante pelo Airbnb
  • Preocupação com a limpeza e organização do espaço
  • Mais risco de manutenção.

Conta pra mim nos comentários o que mais você acha que pode ser uma vantagem ou desvantagem.

Como colocar o meu espaço para alugar no Airbnb

Antes de mais nada, arrume seu espaço, deixe ele harmonioso, limpo, procure os melhores ângulos para as fotos, muito cuidado para tirar foto “contra a luz”.

Depois de tirar as fotos da sala, cozinha, banheiro, quartos e ambientes externos, clique nesse link e comece a cadastrar as informações do seu apartamento ou da sua casa.

Cupom Airbnb

Atualmente eles não estão oferecendo cupom de desconto para ficar hospedado, mas, caso queira colocar seu espaço para alugar, esse cupom vai te oferecer um ganho extra após a primeira estadia completa.

O Airbnb é uma plataforma intuitiva. Acesse o site e siga o passo a passo para cadastrar seu espaço.

Você vai precisar colocar as fotos, fazer uma descrição do seu imóvel, clicar nos itens que tem no seu espaço, a quantidade de camas, e todas as informações que eles forem solicitando.

Você pode configurar para alugar só naquele período que você está viajando, ou só para os próximos três meses, e assim por diante. Vai seguindo o passo-a-passo deles que vai ajudar bastante.

Vale a pena alugar pelo Airbnb

Para nossa atual situação de viajantes e considerando que somos moderadamente desapegados, estamos achando super válido alugar pelo Airbnb. Estamos alugando nosso apartamento desde 01 de março de 2022 e até o momento, a parte um pouco mais complicada é esse gerenciamento da limpeza do apartamento e os processos de checkin e checkout. No mais, tem ajudado bastante a pagar a nossa hospedagem ao longo do caminho.

Caso queira saber mais sobre as experiências dos anfitriões, pode pesquisar as comunidades do Airbnb Brasil no facebook.

Você teria coragem para alugar seu espaço pelo Airbnb enquanto você viaja? Tem alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários.

Abraço do Panda e que você tenha ótimos inquilinos. =)

+ Leia também:
Os destinos mais bonitos que eu visitei na minha jornada de viajante
Passo a passo para juntar dinheiro para viajar
Quanto custa uma milha em reais

Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2022!

Procurando companhia para Viajar? #Partiu

Confira as vagas que ainda temos abertas para nossas viagens em grupo!

Clique no botão abaixo e descubra os próximos destinos.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.