Picãozinho: Uma das atrações turísticas mais famosas de João Pessoa

Quer curtir um passeio gostoso de contato com o mar em João Pessoa? Vá para Picãozinho.
E que diabos tem nesse lugar de nome esquisito?
A resposta é simples: Piscinas naturais, formadas por recifes de corais, onde os peixinhos coloridos não se intimidam em nadar entre os banhistas. As piscinas naturais são no mesmo estilo das Galés de Maragogi ou das piscinas naturais de Porto de Galinhas.
Se for com um bom guia, eles indicam os melhores pontos para encontrar espécies menos tradicionais. E se você estiver num dia de muita sorte (como eu estava na última vez que fui), podem aparecer golfinhos pelas redondezas – mas não crie expectativas, é muitíssimo raro. O local fica a mais ou menos 1,5km da costa e chega-se lá de barco, em uns 15 minutos de travessia. Durante o período da travessia, você tem uma vista linda da orla da capital paraibana e da Estação Cabo Branco.
Picãozinho: Uma das atrações turísticas mais famosas de João Pessoa
Passeio até as piscinas naturais de Picãozinho

O nome Picãozinho vem do “pico” de corais, visíveis quando a maré está baixa.

Opa, bem lembrado. Se for pensar em conhecer, fique de olho na maré. Para saber se haverá passeio até lá no seu período de estadia na cidade ou naquele feriadão em que você, que é morador, quer curtir o sol, consulte a Tábua de Marés. O passeio só ocorre se a maré baixa estiver na altura de, no máximo, 0,7m. Entretanto, quanto mais baixa, melhor. Observe também o horário. Nada adiantará se tiver maré baixa às 5h da manhã e às 18h, não é?
Então, não se esqueça de consultar a tábua de marés antes de marcar aquela passagenzinha rápida por aqui. Cometi esse lapso na minha primeira passagem pela cidade, em 2006, e fiquei frustrada.
As saídas ocorrem a partir da Praia de Tambaú, nas proximidades do Bob’s.
O preço do passeio varia entre R$35,00  e R$50,00 (valores de 2009), dependendo da temporada e geralmente não inclui a máscara + snorkel. Este kit pode ser alugado nas embarcações. Como o passeio dura de 2 a 3h, alugar um para 2 ou 3 pessoas é suficiente. Algumas embarcações também alugam sandalinhas de borracha, para não machucar os pés. Se preferir, leve a sua.
Picãozinho: Uma das atrações turísticas mais famosas de João Pessoa
Sandálias do estilo “papete”
Várias empresas fazem o passeio e normalmente você consegue fechar tudo na hora, mas se quiser reservar antes, você pode tentar com a Maresia Turismo e  a Paraíba Travel.
As crianças ficam fascinadas, mas o passeio encanta também jovens e idosos. Vale lembrar, aos mais medrosos, que não é obrigatório descer na água e que na embarcação há estrutura de barzinho e dá pra ficar ali numa boa.
Uma djilícia!

Picãozinho: Uma das atrações turísticas mais famosas de João Pessoa

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

5 comentários em “Picãozinho: Uma das atrações turísticas mais famosas de João Pessoa

  • setembro 5, 2009 em 10:50 pm
    Permalink

    Delícia mesmo…

    e esse barrigudinho lindo??? =)))

    =***

    Resposta
  • novembro 1, 2009 em 12:38 pm
    Permalink

    Boa dia amigos,
    Gostaria de dizer que esta piscina natural de picãozinho é um dos lugares + lindo que já conhecir, e que o Estado da Paraiba esta de parabéns!!!
    Grato
    Gustavo Tavares

    Resposta
  • novembro 6, 2009 em 10:10 pm
    Permalink

    Concordo. João Pessoa é uma cidade maravilhosa mesmo, venham conhecer que não se arrependerão!

    Saudações TRIcolores rumo ao TETRA/HEPTA do Brasileirão!

    Resposta
  • dezembro 27, 2009 em 4:17 pm
    Permalink

    sou fã de Joao pessoa já estou programando outras ferias na paraíba.

    Resposta
  • agosto 28, 2012 em 11:29 pm
    Permalink

    Oi Renata! Quanto tempo não nos vemos! Desde a época dos net soccer's da vida!!! Abafa! heheh Adorei seu blog!
    Beijos

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *