Flixbus: Como viajar de ônibus pela Europa de forma inteligente e econômica

Quando se fala em locomoção na Europa, muita gente só pensa em trem ou avião. No entanto, viajar de ônibus pela Europa pode ser uma ótima pedida e a Flixbus é uma das empresas que provavelmente aparecerão na sua pesquisa, já que está presente em grande parte do continente.

Neste artigo vamos contar como é a experiência de viajar de Flixbus, se os ônibus são bons, como comprar a passagem e quando vale a pena ir de ônibus ou não.

+ Leia também: Como ganhar dinheiro com suas fotos de viagem

Viagens de ônibus pela Europa

No artigo de dicas para uma primeira viagem pela Europa, nós escrevemos sobre os diversos tipos de transportes que podem ser usados para viajar entre os países europeus.

Embora os trens sempre estejam na mente dos brasileiros, nem sempre eles serão a melhor opção. Se escolhida com consciência, uma viagem de ônibus pela Europa pode ser uma grande aliada para economizar em dois itens preciosos de nossas vidas: tempo e dinheiro.

viajando de flixbus - viagem de onibus pela europa

Nós já utilizamos diversos meios de transporte para viajar pela Europa: carro alugado, avião (incluindo os low cost), trem bala, ônibus e até ferry!

Cada opção precisa ser avaliado em diversos fatores, como tempo de viagem, segurança e, claro, os custos. E quando falamos em custos, não podemos esquecer dos custos escondidos, como os deslocamentos até o aeroporto ou estação, por exemplo, ou pedágios e estacionamento, no caso de aluguel de carro.

+ Leia também: Grupos de viagem no Whatsapp para Europa e outros destinos!

Vale a pena viajar de ônibus na Europa?

Viajar de ônibus pela Europa pode ser excelente alternativa. Em uma de nossas últimas viagens pelo velho continente, resolvemos viajar de ônibus com a empresa Flixbus, o que foi muito bom!

Muitas vezes, viajar de ônibus pode ser mais barato que viajar de trem ou avião. No entanto, nem sempre custo deve ser o único fator a motivar as nossas escolhas.

Por isso, vou listar aqui três perguntas para você se fazer que irão ajudar na sua auto-análise:

  • Qual vai ser o tempo total da sua viagem escolhendo ônibus, trem ou avião? Lembre-se de calcular o tempo total do trajeto entre as cidades, por exemplo incluindo os deslocamentos até a estação ou aeroporto e a antecedência de check-in. Por exemplo, para chegar até alguns aeroportos em Londres você pode levar mais de uma hora, enquanto os ônibus e trens saem do centro da cidade.
  • Qual a diferença de valor no custo TOTAL entre as opções? Mais uma vez, lembre-se de incluir também o custo de deslocamento até o ponto de embarque. Alguns aeroportos são tão distantes do centro que é até possível que você pague mais caro no transfer do que na passagem aérea.
  • O quanto você está disposto está disposto a pagar a mais ou a menos por conforto e praticidade?

A partir das reflexões acima, cada pessoa vai encontrar a sua própria solução. Infelizmente, não existe o MELHOR ou o IDEAL. Não existe uma “receita de bolo” Essas são perguntas que vão te ajudar a fazer uma escolha. Veja o seu perfil, escolha e compre sua passagem.

Existem dois momentos que eu acredito ser vantajoso para escolher viajar de ônibus:

  • Para distâncias de até 500 km ou até 5 ou 6 horas de trajeto; ou
  • Para viagens noturnas, caso queira economizar com uma diária de hotel (lembrando que pode ser bem cansativo).
+ Leia também: Como andar de metrô sem pagar (muito) mico

Por que viajamos de ônibus na Europa?

Nossa missão era viajar de Roma para Florença e depois Milão. Iniciamos nosso processo de escolha de transporte entre as cidades utilizando a plataforma de pesquisa do site Rome2Rio. Nesse site ele mostra as opções de transporte entre duas cidades pesquisadas e o resultado entre Roma e Florença foram as seguintes:

Comparador de transportes Rome 2 Rio

Viajar de trem, eu confesso, acho bem mais agradável e seguro. Essa modalidade é, inclusive, minha preferência de viagem.

Mas, as passagens de ônibus estavam bem mais baratas que a de trem (em cima da hora) e considerando que estávamos priorizando a economia em $$$, escolhemos viajar de Flixbus.

Afinal, embora o trem fosse mais rápido (1h30), a viagem de ônibus não seria tão longa assim (3h30).

+ Leia também: Tudo sobre a principal low cost da Europa

Flixbus: Quem, como e porque!

A Flixbus é uma das maiores empresas de transporte terrestre da Europa. Ela oferece rotas de ônibus para mais de 2.000 destinos em 28 países!

No site da empresa você pode ver todos os destinos num mapa interativo, onde você pode ficar navegando, clicando e olhando as conexões de cada cidade. Eu acho essa funcionalidade simplesmente incrível. É cada viagem que a gente sonha nessa mapa que a gente fica doido.

mapa interativo da flixbus
Como já dizia a peixinha Dory: Continue a nadar, continue a nadar…

A Flixbus é considerada uma empresa LOW COST. Isso quer dizer que eles praticam os valores de custos baixos para a passagem, mas cobram por serviços extras: bagagem extra e marcação de assento possui custo adicional, por exemplo.

Como é viajar de Flixbus?

Após decidido o dia da nossa viagem de Roma a Florença, compramos online nossa passagem no site oficial da Flixbus. Recebemos nossa passagem por email com as informações de local de embarque.

Geralmente esses pontos de embarque possuem boa localização e fácil acesso. Em Roma, onde embarcamos, o terminal fica próximo da estação de metrô Roma Tiburtina. No entanto, nem sempre existe uma “rodoviária”. Às vezes o embarque é num ponto de ônibus qualquer na cidade. Por isso, confira antes e chegue com certa antecedência.

Parada de onibus da flixbus - viajar de ônibus na europa

Nós chegamos com 45 minutos de antecedência no local de partida para evitar qualquer tipo de imprevisto. Encontramos o ponto da Flixbus.

Fizemos check-in com o motorista, mostrando apenas a passagem no celular. Depois guardamos nossas malas no bagageiro e iniciamos a viagem no horário marcado.

O ônibus era relativamente novo. Achei a poltrona confortável, assim como a temperatura interna. Só não espere um ônibus do tipo leito do Brasil. rs

As estradas na Itália são boas e tranquilas, geralmente pistas duplas e triplas na auto-estrada. A paisagem belíssima. A única coisa que me chateava era olhar os trens passando nos momentos que estrada e ferrovia caminhavam juntos (já disse que sou fã de trens, né?).

Qual assento escolher na flixbus?
Vale a pena pegar uma poltrona com vista panorâmica?

Como comprar a passagem

Comprar a passagem no site da FlixBus é muito simples. Para quem já está acostumado a fazer compras online, não vai ter dificuldades. Siga o passo-a-passo abaixo:

1. Acesse o site www.flixbus.pt

2. Digite os nomes das cidades de origem, cidade de destino, data da ida, data da volta (opcional), quantidade de passageiros e clique em “pesquisar”.

3. Observe nessa página as opções de local de embarque, local de desembarque, valores e horários de saída e chegada ao destino. Outras opções nessa página é usar os filtros para eliminar algumas opções que não esteja bom pra você. Você pode também selecionar rapidamente o dia anterior ou posterior para ver se tem algo mais interessante para sua viagem.

Escolha qual passagem mais combina com o seu planejamento de viajar pela europa de onibus
Comprar passagem para viajar de onibus pela europa - Flixbus

4. Chegou a hora de informar os dados dos passageiros (nome e sobrenome), informar se deseja algum item extra (marcação de assento e bagagem extra) e os contatos (e-mail e telefone). Depois, clique em “prosseguir para o pagamento”.

Observe que na marcação de assento você pode escolher as poltronas panorâmicas ou que possuem uma mesa de apoio.

5. Escolha um método de pagamento (cartão ou paypal) e clique em “continuar”.

6. Introduza os dados de pagamento e clique em “pagar agora”.

Coloque os dados de pagamento e clique em pagar agora. Para você viajar de onibus pela europa

7. Confira no seu e-mail o voucher com o ticket do ônibus e BOA VIAGEM!

Voucher com a passagem vai chegar no seu e-mail para você viajar de onibus pela europa

Pronto, agora com o ticket da passagem em mãos, chegou a hora de se preparar para a viagem. Pesquise com antecedência como chegar no local de embarque e, inclusive, o local de desembarque.

banner flixbus
+ Leia também: Tudo o que já escrevemos sobre viagens pela Europa

Viajar de Flixbus é bom? Vale a pena?

Nós gostamos de viajar de Flixbus. Nossos ônibus foram pontuais e os motoristas educados. O processo de compra foi simples e não precisamos imprimir tickets nem nada (o que foi ótimo já que compramos a passagem quando já estávamos na viagem).

Na nossa avaliação, vale a pena sim! Tivemos uma experiência muito positiva viajando de Flixbus. As paradas de ônibus geralmente são localizados próximos a estações de trem/metrô, o que facilita demais a chegada até o ponto de embarque. A grande maioria dos ônibus oferecem wifi e tomadas que você pode carregar seu celular.

Voltaria e vou voltar a viajar com a Flixbus futuramente. Sem dúvidas.

Aproveite e baixe gratuitamente nosso Guia Completo de Planejamento de Viagens

Conta agora pra gente como foi sua experiência? Qual seu modo preferido de viagem entre os países?

Monte sua viagem com nossos parceiros!
➥ Encontre as PASSAGENS aéreas mais baratas
➥ Reserve seu HOTEL com cancelamento gratuito
➥ Encontre o melhor SEGURO VIAGEM e parcele em até 6 vezes sem juros
➥ Compre ingressos e passeios com segurança
➥ Alugue CARRO sem pagar IOF
* Compromisso de transparência: Reservando qualquer serviço através de nossos parceiros, o blog recebe uma pequena comissão. Assim, conseguimos manter o blog no ar e continuamos a compartilhar as melhores experiências com nossos leitores!

José Panda

Engenheiro "elétrico" nascido, criado e estudado em São Luís do Maranhão. Apaixonado por família, viagens, fotografia, esportes e finanças pessoais. Deu a primeira volta ao mundo em 2017 de avião em 365 dias e planeja a próxima volta ao mundo em 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *