Imigração no México: visto, vacina, formulário e mais!

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Na hora de fazer uma viagem internacional, muita gente cai naquele medinho da imigração. Por isso, preparamos esse guia para responder todas as suas dúvidas sobre a imigração no México. Aqui contamos o que é obrigatório aos turistas brasileiros, quanto tempo é permitido ficar, vacina, visto e muito mais! Vamos lá?

+ Leia também: 5 maneiras de economizar nas próximas viagens

Brasileiros precisam de visto para o México?

Primeiro de tudo: brasileiros não precisam de visto para entrar no México, desde que a viagem seja de turismo e tenha duração inferior a 180 dias. Esta dispensa não serve para quem vai ao México para fins de estudo ou trabalho.

Você pode precisar de visto caso faça conexão em outro país, como é o caso dos Estados Unidos.

Ah! Se for fazer conexão no Panamá, verifique a possibilidade de ficar na sala VIP da Copa Airlines!

É recomendável que o passaporte tenha, pelo menos, seis meses de validade, contados a partir da data pretendida de entrada em território mexicano, com pelo menos duas folhas em branco. No entanto, a rigor, as autoridades mexicanas exigem que o documento de viagem esteja válido apenas pelo prazo da viagem. Atente as exigências de validade do passaporte nos países em que vai fazer conexão.

Imigração no méxico
Tulum – Cancun – México.

Formulários para Imigração no México

Apesar de não precisarmos de visto, precisamos preencher três formulários na chegada ao México: O Mexico Tourist Card, um formulário de Saúde (implantado em 2020) e o formulário da aduana.

México Tourist Card

Esse é o formulário de imigração, bem simples e detalha informações da sua visita ao México: seus dados pessoais, endereço de hospedagem, propósito da viagem e etc. As informações fornecidas nesse formulário são mantidas pelas autoridades de imigração do México como um registro oficial da sua visita ao país.

O formulário pode ser preenchido online ou em papel. Caso não seja entregue pela companhia aérea, você deve procurar no aeroporto.

Importante: Ao entregar esse formulário na imigração, você receberá uma parte dele. Esse papelzinho será exigido no momento de saída do país, guarde o seu com muito cuidado. Uma ideia pra evitar perder é colocar dentro do passaporte, preso com um clips de papel.

Essa parte de baixo é o recibo que você precisa guardar.

Se você perder este documento, terá que pagar uma multa e pode até perder seu voo devido aos trâmites administrativos que poderão ocorrer.

O que fazer em caso de perda do formulário?

Se você perder sua permissão de visitante, precisará visitar o Escritório de Imigração local (pergunte pela Oficina de INM – Instituto Nacional de Migração). No escritório será solicitado que você preencha alguns formulários e pague uma taxa no banco. Você vai precisar apresentar o comprovante de pagamento da taxa para receber uma segunda via.

Como preencher o formulário de imigração do México online

As companhias aéreas nem sempre distribuem esse formulário a bordo. Por isso, se você puder imprimir, é interessante que você preencha em casa antes de viajar.

O processo de registro on-line é muito simples. Você precisa apenas do seu passaporte, informações de voo, endereço ou nome do hotel onde você vai se hospedar e uma impressora!

Clique aqui para preencher seu formulário online

Sendo assim, ao chegar no México, você vai precisar apresentar seu formulário impresso. Sua informação já estará registrada no sistema e o oficial de imigração vai precisar somente carimbar e pronto! Bem-vindo ao México!

Formulário de Saúde do México

O formulário de saúde do México precisa ser apresentado por todos os viajantes que estão viajando ao país e dentro do país. Ele traz perguntas sobre os países visitados nos últimos dias e, ainda, sobre possível contato com Coronavírus.

Quando preencher?

O formulário de saúde do México precisa ser preenchido para cada voo no México (tanto na ida como na volta).

Na sua ida para o México, segundo as orientações oficiais, ele deve ser preenchido somente depois que você chegar no país, ou seja, não deve ser preenchido antes. No entanto, a companhia aérea pode acabar pedindo.

Já na volta, ou em voos internos, você pode preencher a partir de 12 horas antes do voo. Minha dica é fazer ainda no hotel, antes de ir pro aeroporto. 🙂

Aviso no site alertando dos prazos

Como preencher o formulário de saúde do México

Para preencher o formulário é necessário se cadastrar no site Vuela Seguro.

Após criar o cadastro, você precisa clicar nesse botão amarelo para preencher o formulário.

O formulário de saúde é somente online e você pode apresentar no celular mesmo.

Preencha o formulário de saúde do México: https://www.vuelaseguro.com/

Importante: No momento, o México não está exigindo teste de COVID de brasileiros, mas você vai precisar fazer o teste na sua volta ao Brasil. Saiba onde fazer o exame PCR da COVID-19 em Cancún.

Declaração da Aduana

Esse é o formulário da aduana e deve ser preenchido um por família. Não dá pra preencher online, será entregue pela companhia aérea. Caso não receba, procure no caminho até a imigração.

Documentos para entrar no México

A apresentação – ou não – de documentos vai depender muito do oficial que vai receber você na sua chegada. No entanto, é recomendado estar em posse dos seguintes documentos para entrar no México:

  • Passagem aérea de ida e volta (ou de continuação de viagem – saída do México);
  • Comprovante de hospedagem;
  • Comprovante de capacidade financeira para custear sua permanência no país (cartão de crédito, dinheiro em espécie ou travellers checks);
  • Além disso, é interessante ter em mãos outros documentos que comprovem o motivo da viagem (tickets de passeios, convite para participar de eventos, etc).
  • Não está sendo exigido teste de COVID na entrada no México, mas é exigido no retorno ao Brasil (saiba onde fazer o teste RT-PCR de Covid em Cancún)
  • Seguro viagem não é obrigatório para o México, embora altamente recomendável.

Importante: A partir de 1º de abril/2021, todo visitante deverá pagar uma taxa turística no valor de 224 pesos mexicanos por estadia. A taxa deverá ser paga até o momento da saída de Quintana Roo, nesse link. Embora seja obrigatória desde abril, até 19 de julho de 2021, ainda não temos relatos de viajantes que tenham efetivamente sido cobrados.

+ Leia também: Como foi usar o seguro viagem no México

O que não precisa para entrar no México

  • Vacina contra febre amarela (pode precisar em conexões);
  • Teste de COVID (nem quarentena);
  • Seguro viagem (recomendamos demais, especialmente após a pandemia de COVID – veja quais seguros cobrem COVID);
  • Visto para o México.

Como é a imigração no México?

Você fará imigração no primeiro aeroporto em que chegar no país. O processo costuma ser rápido, mas vai depender da quantidade de voos que chegarem ao mesmo tempo. A imigração costuma levar, em média, de 30 minutos a uma hora e meia.

Ao desembarcar, tenha seus formulários, passaporte e demais documentos em mãos e localize a fila para estrangeiros. Aguarde na fila até ser atendido por um oficial e siga em frente para retirar as suas bagagens.

+ Leia também: Grupos de WhatsApp do México e + de 40 outros destinos

Como foi a minha imigração no México?

Confesso que a minha imigração no México foi um pouco chatinha. Cheguei no Aeroporto de Cancún e enfrentamos uma baita fila. Quando finalmente fomos atendidos, o oficial de imigração nos fez várias perguntas. Expliquei que o propósito da viagem era o meu destination wedding em Cancún e mostrei o comprovante de reserva do hotel.

Não precisei mostrar nenhum comprovante de capacidade financeira, mas achei o oficial um pouco rude. Por isso, logo que consegui acesso a internet pedi para todos os meus convidados levarem também o convite do casamento para apresentar na imigração. O oficial que atendeu meu pai ficou super empolgado com a ideia do casamento lá e o liberou rapidinho.

Retorno ao Brasil – Informações COVID-19

Devido à pandemia de COVID-19, em Dezembro/2020 o Brasil passou a exigir teste RT-PCR negativo realizado até 72h antes do embarque. Esse teste pode ser realizado em laboratórios e também em alguns dos principais hotéis da cidade. Nós publicamos uma lista mostrando onde fazer o teste RT-PCR em Cancún.

Importante: A ausência do teste ou um resultado positivo poderá impedir o seu embarque ao Brasil.

Além do teste de COVID, também é necessário preencher, nas 72h antes do embarque para o Brasil, a DSV – Declaração de Saúde do Viajante, um formulário da ANVISA e, novamente, o formulário de Saúde do México.

Principais dúvidas sobre a imigração no México

Preciso fazer teste de COVID para ir ao México?

Não. O México não está exigindo teste PCR para entrada no país. No entanto, o Brasil exige na volta. Veja onde fazer o teste PCR em Cancún.

Preciso de vacina contra febre amarela para o México?

Não, o México não exige vacina contra febre amarela ou qualquer outra de brasileiros para ingressar no país. No entanto, se você fizer conexão em outro país, precisa consultar as exigências desse outro país também. Em geral, para conexões, sem sair do aeroporto, não costuma ser obrigatório. Mas certifique-se do seu caso específico, combinado?

Precisa de visto para entrar no México?

Não é necessário visto para turismo no México por períodos de até 180 dias. Verifique a necessidade de visto em conexões (Estados Unidos exigem visto de conexão, por exemplo).

Quais documentos preciso apresentar na imigração no México?

Os documentos comuns a toda imigração a turismo (passagem de saída, comprovante de dinheiro suficiente para a estadia, reservas de hotéis e passeios).
Não precisa apresentar certificado de vacina contra febre amarela, exame PCR nem seguro viagem na chegada.
Além disso, é necessário apresentar 3 formulários: imigração, saúde e aduana.

O seguro viagem é obrigatório no México?

Não, você não precisa de seguro viagem para visitar o México. Porém, recomendamos que você leia este artigo sobre como foi usar o seguro viagem no México e decida se vale ou não a pena.

O que preciso apresentar no retorno ao Brasil?

Teste RT-PCR com resultado negativo realizado em até 72h antes do embarque (veja onde fazer em Cancún) e DSV, formulário da Anvisa, preenchido também até 72h antes do embarque, exigências das Portarias 630/2020 e 648/2020. Além disso, você vai precisar preencher novamente o formulário de saúde do México e devolver o seu comprovante de imigração (México Tourist Card carimbado).

Ainda planejando sua viagem?

Que tal comprar dólar barato, como um americano?

Descubra agora como abrir sua conta corrente nos EUA, mesmo morando no Brasil. É sem taxa de abertura, sem burocracia e sem comprovante de renda. Descubra como abrir sua conta americana digital e comprar dólar mais barato e ganhar um bônus em dólar na abertura. 

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

41 respostas

  1. Obrigada por compartilhar conosco essas informacoes, são de grande valia! No entanto, não entendo o que quer dizer esse comprovante de capacidade financeira. Tenho de levar um valor “x” para a quantidade de dias que irei ficar, é isso? Como eles fazem este cálculo para chegar em um valor?

    1. O México não estipula um valor, mas basicamente você precisa comprovar que tem dinheiro ou cartão de crédito para se manter por lá. Pela nossa experiência, um valor a partir de 50 dólares por dia por pessoa é suficiente. 😉

  2. Oi, bom dia, muito completa as informações sobre o México, obrigada e gostaria de saber para preencher
    estes formulários para viagem no México quanto dias de antecedência da viagem?

  3. Boa tarde, gostaria de parabenizar pelo conteúdo compartilhado, contudo estou com uma dúvida ao preencher o formulário da imigração, pois vou me hospedar em dois hotéis diferentes e pelo site só consigo informar um. Como devo prosseguir? Caso eu erre o preenchimento tem algum problema que impeça a minha entrada no México/Cancun?

    1. Oi Felipe, mesmo no formulário impresso só há espaço para preencher 1. Eu passei pela imigracao há 2 dias, informando apenas o primeiro hotel. Na imigração o oficial me.perguntou o hotel e eu disse que eram vários. Acredito que os principais erros a não cometer são com relação a seus dados pessoais.

  4. Olá, gostaria de agradecer pelo conteúdo.
    Viajo para Cancun no dia 3/3 tenho conexão em Lima (Peru), saberia me dizer se la e necessário apresentar o PCR?

  5. Qual a data desse artigo ! Vou para o México em maio gostaria de saber se ainda não precisa do teste de PCR para entrar em Cancún ?

    1. Oi Diandra, o artigo ainda está válido. Entrei em Cancún essa semana, sem exigência de PCR. Se fizer conexão em outro país, precisa verificar as exigências por lá.

  6. Olá, preciso de uma ajuda. Viajaremos pela Aeromexico, então a conexão será na cidade do México. Os dados do vôo que devo preencher são da Cidade do Mexico ou Cancun?

  7. Sabe se os voos para cancun com conexão em lima estão acontecendo?Sei que no peru não está permitido voos do brasil, mas não sei se essa restrição vale para as conexões

    1. Oi Ma, os relatos que vi são que a Latam está alterando para Brasil – Santiago – Lima – Cancun, pois dessa forma pode. Outras companhias não sei.

      Claro que não temos como garantir que isso não irá mudar, ok?

      O ideal é acompanhar seu voo pelo site/app da companhia.

  8. bom dia Renata, gostaria de saber se você tem a informação de que os que já se vacinaram contra o COVID-19 em território brasileiro, ainda precisarão apresentar (fazer) o teste PCR no retorno ao Brasil?

  9. Parabéns por ajudar com i f precisas.
    Pode indicar onde se hospedar com segurança e modo economico no México ? Ficarei 15 dias,devido quarentena pra entrar no EUA. Obrigada Elaine

    1. Oi, Paulo. Beleeeza? =)

      No site oficial do Itamarty fala somente que você deve ter dinheiro suficiente para o período que você vai ficar em viagem mas não informa o valor certinho.

      Entretanto, nas literaturas dos viajantes, recomenda-se ter disponível 100 dólares por dia de viagem e por pessoa. Esse valor pode ser parte em dinheiro e parte em limite do cartão de crédito. Então, se você vai ficar 10 dias, seriam 1.000 dólares e dividira em 500 dólares em espécia e 500 dólares em limite no cartão.

      Outro ponto a destacar é que raramente pedem para ver se realmente você tem esse dinheiro disponível. Máximo as vezes eles perguntam: “Quanto você trouxe em dinheiro para sua viagem?” Daí você informa: 1.000 ou 2.000 dólares.

      Beleza? Abraço do Panda!

  10. Bom dia. Poderia me dizer se é necessário apresentar comprovante de renda em algum momento durante a viagem para o México?
    Se sim, quando?

    1. Oi Lucas, é comum a imigração pedir comprovante de que você tem dinheiro para manter a viagem, mas não necessário comprovante de renda (pode ser dinheiro que está levando). Muita gente leva contracheque para comprovar vínculo com Brasil, mas isso não é uma exigência.

      1. Entendi. Então não preciso levar comprovante de renda. Nesse caso, basta eu ir com o dinheiro que eu já estou juntando, independente da minha renda? Eu posso imprimir apenas um extrato da minha conta bancária e mostrar pra eles? Ou mostrar o dinheiro em mãos?

        1. Se tiver comprovante, não custa nada levar. Dinheiro em mãos, cartões de crédito e extrato de conta ajudam também também comprovar que você tem como custear a viagem. 🙂

          1. Eu sei. É que às vezes a pessoa tem uma renda baixa. Porém, nesse caso não tem problema passar pela alfândega mexicana se a renda da pessoa é baixa né? Porque a pessoa pode apresentar todas essas três coisas que você disse (dinheiro, cartão, extrato) desde que contenha todo o dinheiro que ela conseguiu juntar ao longo dos anos né?

          2. Sim, o importante é que tenha dinheiro para a viagem, não importa quanto ganhe no mês. O comprovante de renda é muito mais para comprovar vínculo (ou seja, que você tem motivos pra voltar ao Brasil).

          3. Disse que não é obrigatório levar comprovante de renda, correto?
            Porém, na alfândega mexicana devemos comprovar que iremos voltar ao Brasil? Nesse caso, em vez de apresentar a declaração de renda, não poderia ser outra coisa? A passagem de volta, por exemplo?

          4. Imigração é uma caixinha de surpresas. Leve o que você tiver. Quanto mais documentos tiver para comprovar, melhor.
            Pode ser que não peçam nada, pode ser que peçam tudo.
            Passagem de volta quase sempre é solicitada.

          5. Muito obrigado pelas dicas, Renata! De qualquer forma, se eu tenho uma renda baixa, por exemplo, estou ciente que não serei barrado na alfândega só por causa disso né… Porque o que realmente importa para eles é a quantia de dinheiro que consegui juntar para a viagem né, independente do meu salário…

          6. Imigrações são imprevisíveis, não temos como garantir nada. Te desejo sorte 🙂

  11. Renata, bom dia !
    Meu filho de 17 anos esta tentando ir para Londres, saiu do Brasil no dia 06/06 ficou 15 dias em cancun, fazendo quarentena, fez escala em istambul, quando foi embarcar para Londres foi impedido porque não tinha reserva no hotel do governo em Londres para fazer quarentena novamente, somente porque passou por Istambul.

    Eu gostaria de saber se ele voltar para cancun e pegar um voo direto para Londres, seria certeza que ele consegue ser liberado em londres?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.