Fronhas Maranhenses – Raposa/MA: Um passeio para quem não tem tempo de conhecer os lençóis!

A querida amiga Carol fez um super post convidado, sobre as Fronhas Maranhenses. Uma alternativa rápida a quem não tem tempo de chegar no famoso Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, oas Fronhas Maranhenses ficam na mesma ilha que a cidade de São Luís. Bem mais prático e é lindo!
Obrigada pelo post, querida! E seja sempre bem-vinda!


A cidade Raposa fica a cerca de 1h do centro da cidade de São Luis e quando se chega por lá, não parece ter nada demais, só um grande mercado de peixe fresquinho na maior parte do dia, por ser uma colônia de pescadores.

Carro só entra até uma determinada parte, o restante do percurso é feito a pé, cerca de no máximo uns 300m, isso por que não sabíamos sobre o passeio.

Quando chegamos, era cerca de 10h30, fomos à procura de informações sobre o passeio. Primeira parada: ponto final das embarcações, o cheiro não é muito agradável, mas, pra quem gosta de peixe, levar uma caixa de isopor pra lá, não é nada mal, além de fresquinho é barato (o círculo indica o cais e o retângulo para onde devíamos ir).

mapa da raposa - pequenos leçóis
Mapa da Raposa

Ao chegar lá, não deu nem tempo de abrir a boca pra perguntar sobre o passeio e o guia já perguntou: “Estão procurando informações sobre o passeio dos pequenos lençóis? Hoje será às 15h, nós temos o passeio de 2h30 e o de 4h.”

Como estávamos com crianças, escolhemos o de 2h30, preço de R$20,00 adulto, R$10,00 crianças acima de 7 anos e até 7 não paga.

Fomos atrás de acessórios, pois as 15h o sol ainda está muito forte. E tem artesanatos lindíssimos, chapéus, roupas em linha, biquínis, pulseiras, enfim, uma infinidade de bugigangas.
Almoço em um restaurante simples, mas de comida deliciosa e farta, éramos 4 adultos e 3 crianças e não demos conta de uma pescada assada na brasa e os que gostam (não é o meu caso) de sururu cozido (era a entrada), comentários a respeito deste era que “nunca vi tão grande e tão gostoso”.
Protetor solar em mãos e no corpo, todos embarcamos, com colete salva-vidas, vão até 20 pessoas.

O guia dá todo o roteiro antes de sairmos. Primeiro espetáculo, um local cheio de aves, a mando do guia, era para bater palmas fortes e vejam o que aconteceu:

Aves nos Pequenos Lençóis Maranhenses - Raposa/MA
Aves nos Pequenos Lençóis Maranhenses – Raposa/MA

E por todo o caminho era cheio de vários tipos de aves.

Ainda tinham caranguejos vermelhos (achem-nos na foto), que segundo informações do guia, os guarás vão lá em determinada época para comer esses caranguejos e adiquirir a coloração avermelhada das penas.

Manguezais nos Pequenos Lençóis -Raposa/MA
Manguezais nos Pequenos Lençóis -Raposa/MA

Primeira parada para banho em um braço de mar, que no momento em que chegamos estava a uma certa altura e alguns poucos minutos depois estava uns 10cm a mais. Calmo e frio, na areia podíamos encontrar vários sarnambis.

sarnambi pequenos lençóis raposa/ma
Sarnambis encontrados na areia – Raposa/MA
Banho de rio - pequenos lençóis - Raposa/MA
Banho de rio – Raposa/MA

25 minutos, saída para a próxima parada. Para quem já foi em Caburé, em Barreirinhas, é muito parecido. De um lado temos um braço de mar e do outro praia, além de dunas. Chegamos aos Pequenos Lençóis, 1h15 nesse lugar, não deu pra nada, simplesmente lindo.

 

pequenos lençóis maranhenses
Pequenos Lençóis – Dunas pertinho de São Luís – Raposa/MA

Hora de voltar, já no final da tarde, mais natureza, mais belezas…
Retorno dos Pequenos Lençóis - Raposa/MARetorno dos Pequenos Lençóis – Raposa/MA

E para um final de tarde, nada melhor que ser agraciado com as maravilhas de um pôr-do-sol.

Nota do Inda Vou Lá: A Carol fez esse passeio em 2010. Os roteiros e preços atuais estão um pouco diferentes. Entre em contato com a empresa FoxTour que faz o passeio pelos telefones (98) 99602-4377 / 08445-3320.

Renata Marques

Nascida em Minas Gerais, filha de mãe mineira e pai paulista, passou parte da infância no Rio de Janeiro, morou em João Pessoa, fez intercâmbio em Londres e atualmente estuda uma possibilidade de se mudar de São Luís, onde já viveu por quase metade da vida. Mãe desde muito nova, filha desnaturada, esposa esforçada. Apaixonada por viagens e paisagens naturais. Servidora pública, fotógrafa e blogueira e em 2017 fez uma volta ao mundo de 1 ano com a família.

5 comentários em “Fronhas Maranhenses – Raposa/MA: Um passeio para quem não tem tempo de conhecer os lençóis!

  • julho 13, 2010 em 9:31 pm
    Permalink

    Carol… até vi uma teia de aranha ali na foto acima! 😉

    Resposta
  • maio 17, 2012 em 8:48 am
    Permalink

    CAROL EU SOU O JAIME, VALEU PELA DICAS, ESTOU VIAJANDO EM JULHO DE FERIAS COM MINHA FAMÍLIA VAI SER MUITO ÚTEIS SUAS INFORMAÇÕES EU ESTAVA PESQUISANDO SOBRE A CIDADE DE SÃO LUIS E LENÇÕES MARANHENSES, E BARREIRINHAS E PARNAIBA, MUITO OBRIGADO.BEIJOS CONTINUE A VIAJAR A ESTE BRASIL A FORA TEM MUITO LUGAR BONITO E GOSTOSO.THAL THAL.

    Resposta
  • maio 4, 2019 em 9:51 am
    Permalink

    Oiê !
    Tô indo nas fronhas.. depois volto aqui pra dizer o que achei

    Resposta
    • maio 4, 2019 em 10:21 am
      Permalink

      Que legal, Thiago! Conte pra gente sim. 😉

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *