Quarentena no México: O que você precisa saber antes de embarcar nessa

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

As restrições de fronteiras impostas pelos governos em resposta à pandemia de COVID 19 não são impeditivas para turistas mais ousados e pessoas que têm um estilo de vida nômade. Eles desaceleraram o ritmo, mas não deixaram de estar na estrada. Muitos viajantes optaram por fazer, voluntariamente, uma quarentena no México para conseguir entrar legalmente em outros países.

Neste artigo, explicamos como funciona a quarentena, onde é possível fazer e também trazemos um relato de pessoas que fizeram ou que estão fazendo neste momento.

+ Leia também: Como acumular mais Milhas Aéreas – O guia para começar ainda hoje

O que é quarentena – para os viajantes

As portas de vários países do mundo estão completamente fechadas para brasileiros, certo?

Errado.

Ao contrário do que muita gente pensa, os brasileiros não estão impedidos de entrar em países como os Estados Unidos. A proibição vigente é para pessoas que estiveram no Brasil nos últimos 14 dias. A diferença é sutil, porém importante.


Publicidade


Se a proibição de pisar no Brasil fecha uma porta, esse detalhe abre uma grande janela pela qual vários brasileiros já saltaram: é possível viajar para países como Estados Unidos, Europa e outros, desde que se passe algum tempo fora do nosso país.

É aí que entra o que os viajantes estão chamando de quarentena: ir primeiro para um país que aceite pessoas vindas do Brasil, com menos ou nenhuma restrição, ficar por ali algum tempo, e seguir para outro destino.

placas do xcaret park
Para onde você iria depois da quarentena no México?

Uma quarentena voluntária, que tem como objetivo passar tempo suficiente fora do território brasileiro para que outros países os recebam.

Por que fazer quarentena no México?

A quarentena no México é a mais comum entre os brasileiros, especialmente por um motivo: facilidade. Para viajar ao México hoje, basicamente só é necessário ter um passaporte válido. O visto deixou de ser exigido dos turistas brasileiros desde 2013 e o país não impõe qualquer restrição na chegada com relação à pandemia. 

+ Leia também: Formulários, vacinas e documentos necessários para entrar no México.

Além de toda essa facilidade para entrar no país, o México está a algumas horinhas de voo dos Estados Unidos – destino de várias pessoas que escolhem fazer a quarentena por lá. E vamos combinar, o México é legal pra caramba!

Conversamos com alguns viajantes para entender a razão de fazer quarentena no país. Os motivos variam. Tem gente indo visitar parentes nos Estados Unidos, tem gente indo turistar, mas o maior impulsionador é mesmo o Turismo da Vacina.

gran cenoce, cancún, quarentena no méxico
Gran Cenote, um dos belos lugares para visitar durante sua quarentena no México

Quarentena na Cidade do México e Cholula

A Luisa, do Blog Idas e Milhas, que iniciou a vida nômade em 2019, teve sua viagem interrompida pela pandemia quando estava na Tailândia. Depois de aproximadamente um ano no Brasil, ela escolheu Cidade do México e Cholula para fazer sua quarentena e voltar para a estrada.

Quarentena na Cidade do México
Luisa do IdaseMilhas na Cidade do México

Aos 35 anos, a viajante faz parte do grupo de brasileiros que ainda não teve a oportunidade de receber a vacina contra COVID no Brasil. Portanto, seus planos são seguir para se vacinar nos Estados Unidos, assim que terminar a quarentena, e depois explorar a Califórnia. 

Além da ausência de restrições para entrar no país, os preços de voos foi um dos principais motivos que levaram a Luisa a escolher o México para essa finalidade. Ela conta que o fato de ter sido um dos poucos países que não fechou fronteiras em nenhum momento durante a pandemia também pesou na escolha. Afinal, teria menos riscos de ter os planos modificados por mudanças nas regras do país.

yosemite parque - estados unidos - california - um dos destinos desejados após a quarentena no méxico
Visitar a Califórnia é possível, após passar por um período de quarentena

Quarentena em Cancún e região

O México também foi a escolha de Raphael Pimentel e Soraya Rubia, do Blog Destino de Casal, pois o destino já estava no plano dos dois, mesmo antes da pandemia. Eles contam que escolheram a região porque são muitos atrativos possíveis de visitar durante os 15 dias de quarentena – sem repetir! Alguns lugares famosos, como Playa del Carmen e Tulum, e outros pouco conhecidos pelos brasileiros, como é o caso da Ilha Holbox.

+ Leia também: O que fazer em Cancún? Confira nossa seleção com mais de 50 atrações da região!

Foi em Holbox que, em março, conheci pela primeira vez alguém fazendo quarentena. Pedro Melo, um brasileiro dono de uma empresa nos Estados Unidos, e que depois de uma temporada com a família no Brasil, precisava retornar aos negócios. Ele escolheu Holbox para permanecer por 15 dias, enquanto fazia aulas de Kitesurf.

Kite surfing em holbox
Kitesurfistas na Ilha Holbox, ao norte da Península de Yucatán

O México é o único lugar para fazer quarentena?

O México, especialmente a região de Cancún, é o queridinho, mas ele não é o único destino possível. A quarentena pode ser realizada em qualquer país que aceite viajantes vindos do Brasil e que não esteja em uma blacklist do seu país de destino.

A diferença é que a maior parte dos países exige teste de COVID na chegada – o que ao mesmo tempo aumenta custos, mas diminui os riscos do viajante. É o caso do Panamá, República Dominicana ou Curaçao, por exemplo.

teste covid
Teste de Covid não é necessário para entrar no México

 A nômade Luisa chegou a pensar em fazer quarentena na Colômbia, porém achou que não seria uma boa opção devido à situação atual do país. Além disso, para entrar na Colômbia é obrigatório apresentar teste PCR negativo. 

Importante: O México não exige PCR ou isolamento na chegada e nem mesmo a vacina contra febre amarela. Vale sempre estar atento que, caso o voo não seja direto ao México, será necessário cumprir também os protocolos das conexões.

Onde ficar durante a quarentena no México 

A quarentena no México pode ser feita em qualquer lugar do país, mas os lugares queridinhos dos brasileiros são Cancún, Playa del Carmen e Cidade do México.

Trouxemos aqui uma sugestão de hotéis que nós já ficamos e que outros viajantes compartilharam, em nossos grupos do facebook ou de whatsapp.

Não sabe para onde ir?
Clique aqui e veja tudo que já escrevemos sobre o México.

Playa del Carmen

Cancún 

Cidade do México

+ Leia também: Grupos de whatsapp de viajantes, troque dicas com quem tá de viagem marcada para o México!

Vale a pena fazer quarentena no México?

O México é um país receptivo, e o turismo segue funcionando, com poucas restrições. A exposição ao risco da pandemia estará associada ao seu comportamento e aos passeios que você irá optar por fazer.

+ Leia também: Manual da viagem para Cancún

Tomando todas as suas precauções, a Luisa não se arrependeu. Conseguiu manter seus custos em cerca de R$70,00, ao optar por dividir apartamento com outros brasileiros, preparar suas refeições e fazer passeios somente a lugares abertos. 

cidade do méxico - quarentena
Em minha visita à Cidade do México

Feliz também está o casal Raphael e Soraya que após permanecer 15 dias na região de Cancún, já está nos Estados Unidos. Eles relatam que gastaram cerca de 50 dólares por dia por pessoa, incluindo transporte, hotel, passeios e alimentação. Como os pais do Raphael foram juntos na viagem, acabaram ficando em hotéis com um padrão de conforto um pouco maior do que costumam ficar, o que elevou os custos. Daria pra ter economizado mais. 

“Meus pais estavam entrando em depressão com tudo o que estavam vivenciando no Brasil e se sentiram muito bem desde o primeiro dia de viagem, até dormiram melhor.”

Depois de passar 15 dias explorando as cidades da região próxima a Cancún, o casal já recebeu a vacina na Time Square em Nova Iorque e faz planos para visitar a Europa em breve.

Viagem para os Estados Unidos após quarentena
Destino de Casal vacinando em Nova Iorque

Cuidados durante a viagem

Sabemos que não é o melhor momento para viajar, e se você optar por encarar uma viagem no contexto atual, esteja ciente de que existe um risco associado: você pode contrair e transmitir o coronavírus, mesmo estando vacinado. Além de todo o risco para a saúde, pegar a doença na quarentena estraga os planos. Afinal, para entrar em outros países pode ser necessário apresentar resultado negativo para COVID.

Na praia em Tulum, vendedores usando máscara \o/

Por isso, seja consciente e cumpra os protocolos de segurança, sempre pensando em você e nos outros. O trio máscara, álcool em gel e distanciamento continuam sendo nossas melhores armas – e foram a principal defesa dos nossos entrevistados. 

Mesmo com esses cuidados, a Luisa contou que nos primeiros dias na Cidade do México ficou um pouco assustada com a quantidade de pessoas nas ruas. Por isso, passou a evitar os horários mais movimentados. Ela chegou a ir para o Centro Histórico às 6:30 da manhã, para assim encontrar as ruas vazias.

“Em algumas situações, quando tinha contato com outras pessoas, para alguns tive que pedir que colocassem a máscara. O uso obrigatório no México, porém algumas pessoas ainda ignoram essa medida.”

Estratégia parecida foi adotada pelo casal Raphael e Soraya que também dava preferência a sair pela manhã, para encontrar os lugares mais vazios. Além de se sentirem mais seguros, essa estratégia também garantiu fotos melhores, conta Raphael.

O casal que muitas vezes usa transporte público em suas viagens, optou por alugar um carro para diminuir o contato com outras pessoas. Eles também contam que presenciaram muitas pessoas sem máscaras, incluindo em alguns tours, como passeios de barco.

curtir a praia dos hoteis na quarentena
Para diminuir os riscos, alguns viajantes preferem passas a quarentena curtindo a praia do hotel

Cuidados nas viagens no cenário atual

  • Não viaje sem seguro e certifique-se de escolher uma opção que tenha cobertura em casos de coronavírus.
  • Redobre o uso de álcool em aeroportos e voos, bem como antes de comer.
  • O voo poderá estar lotado. Se puder, use uma máscara N95 ou duas máscaras combinadas.
voo na pandemia
Dei sorte, meus voos estavam vazios
  • Mantenha distanciamento em filas, mesmo que não exista marcação.
  • Evite colocar o celular sobre superfícies em locais públicos.
  • Tenha cuidado ao manusear dinheiro e passe álcool em gel logo após.
  • Fuja de estabelecimentos onde os atendentes não usam máscara cobrindo nariz e boca – especialmente restaurantes! 
  • Ao retornar para casa, faça um isolamento voluntário, evitando contato com parentes e amigos.

E se eu contrair coronavírus?

Mesmo em nossas casas, estamos sujeitos a pegar a doença, e ficamos muito mais suscetíveis quando estamos viajando. Então sim, pode acontecer. É extremamente importante que você esteja preparado financeiramente para se manter no país por um tempo mais longo que o previsto.

+ Leia também: Qual melhor seguro viagem com cobertura para COVID?

Nesses casos, além de precisar se isolar imediatamente, você vai precisar de algumas providências.

  • Acione seu seguro viagem e tenha um médico te acompanhando. Não se automedique.
  • Decida onde fará sua quarentena. Caso esteja em um hotel que oferece hospedagem gratuita para esses casos, peça instruções. Se desejar mudar para outra hospedagem, pense na possibilidade de ir para um apartamento. Assim você poderá contar com uma cozinha para preparar suas refeições.
  • Se não tiver cozinha, dê preferência ao serviço de quarto no hotel ou solicite entrega de algum restaurante.
  • Entre em contato com a companhia aérea para ver o que pode ser feito com sua passagem. Em muitos casos, as companhias estão flexibilizando a remarcação.
  • Avise a família ou um amigo de confiança e mantenha-o atualizado sobre seu quadro médico.
  • Você vai precisar repetir o teste até ter um resultado negativo, seja para retornar ao Brasil ou para seguir ao seu destino.

Mantenha-se em contato com outros viajantes

Para ajudar no planejamento, criamos um grupo no Whatsapp de pessoas que estão fazendo ou já fizeram quarentena. O grupo é bem ativo, assim como os outros grupos de México e dos Estados Unidos.

Clique aqui e descubra como entrar em nossos grupos de viajantes no Whatsapp

Além disso, não deixe de acompanhar as redes sociais e o blog de quem já fez o mesmo.

Que tal comprar dólar barato, como um americano?

Descubra agora como abrir sua conta corrente nos EUA, mesmo morando no Brasil. É sem taxa de abertura, sem burocracia e sem comprovante de renda. Descubra como abrir sua conta americana digital e comprar dólar mais barato e ganhar um bônus em dólar na abertura. 

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.