Xenotes, Experiência Completa nos Cenotes do Grupo Xcaret

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Os Cenotes são fantásticos só pelo fato de existir. Agora, imagina combinar os Cenotes + Experiências?! Essa combinação forma os Xenotes. O passeio all-inclusive do Grupo X-caret, o maior grupo de diversões do México. Se você quer saber se vale a pena, fica comigo que você vai descobrir.

+ Leia também: Grupos de WhatsApp de viajantes, troque dicas com quem tá de viagem marcada para o México!

O que são cenotes?

Se você não sabe nada sobre cenotes, clique aqui e veja nossa publicação sobre outros cenotes da região de Cancun.

Resumidamente eu diria que os cenotes é uma combinação de rios, cavernas rochosas, montanhas e florestas. Tudo junto e misturado. Gerando uma sinergia e harmonia num espetáculo da natureza.

Formação dos Cenotes no México. Arte do Grupo Xcaret.

Estima-se que existem mais de 7.000 cenotes sendo que, aproximadamente, 150 são explorados turisticamente com as mais diversas atividades aquáticas de mergulho, tirolesa, caiaques, rapel, etc.

Decidir qual cenote visitar não é uma tarefa muito fácil. Rsrs. Mas vamos tentar facilitar sua decisão mostrando esse pacote completão dos Xenotes com o grupo Xcaret.

Como funciona o passeio Xenotes do grupo Xcaret?

O grupo Xcaret é um dos maiores grupos de turismo da região de Cancún. Na minha opinião, eles são a “Disney” Mexicana. Show em tratamento ao cliente, em pontualidade, organização e, o melhor, sabem te fazer feliz.

Compra online do ticket para o Xenotes

Eu comprei o ingresso antecipadamente pelo site oficial do grupo Xcaret de forma online e utilizando o cartão de crédito. Comprando antecipado, você garante de 5 a 15% de desconto na compra do ingresso.

Nessa viagem, eu comprei um pacote com 4 ingressos (Xenotes, Xichen itza, Parque Xplor e Parque Xenses) e consegui um desconto total de 20%. Veja aqui o passo-a-passo como comprar o ingresso para os parques.

+ Leia mais: Como comprar ingressos Xcaret com desconto

Embarque para o Xenotes

Durante o processo de compra do ingresso, você já vai ter selecionado o seu ponto de embarque. Nas duas vezes que eu tive o transporte incluído, o transporte chegou 15 minutos antes do horário previsto e saímos pontualmente no horário combinado.

Importante: você tem que levar o seu ticket impresso, além do cartão de crédito que foi feito a compra e sua identidade.

Para o passeio do Xenotes, embarquei numa Van nova, limpa e cheirosa de 15 lugares e fomos em 9 pessoas para o passeio. Devido a pandemia, não estavam lotando as vans.

Antes do embarque, o motorista borrifa álcool em nossas mãos e na sola dos nossos calçados.

Van para o transporte ao xenotes
Print do vídeo: careta ao quadrado.

Quais os Cenotes do Xenotes Tour

Ao todo, serão quatro os cenotes que você vai visitar nesse passeio com duração média de 1 hora em cada um deles. Os tipos de cenotes são do tipo fechado, semiaberto, aberto e ancestral.

Um detalhe curioso para mim é que esses quatro cenotes pertencem ao Grupo Xcaret e você só consegue visitá-los através da compra do pacote Xenotes Tour.

Em cada cenote, além do banho incluído no passeio, existe uma atividade “extra-curricular”. Você vai ter atividade de rapel, tirolesa, caiaque e snorkel.

Xenotes, o passeio no cenote tipo caverna

Como é a experiência do Xenotes Tour

Meu passeio partiu de Playa del Carmen e demorou mais ou menos 2 horas para chegar até a nossa primeira parada. Fomos a primeira van a chegar no local, então o local ainda estava completamente vazio a não ser pelos funcionários que organizavam o local.

Lembrando que todos os cenotes possuem estrutura do tipo chalés, banheiros e vestiários. Além dos acessórios necessários para a prática da atividade no local.

Souvenirs do passeio Xenotes

Cenote Lu’um cenote da terra estilo caverna

O primeiro local foi o Cenote Lu’um, o cenote da terra que tem o perfil de cenote fechado do estilo caverna.

Após orientações iniciais para o rapel, subimos na estrutura de madeira e fomos descendo de rapel até a água dentro da caverna. Paradinha para fotos e agora é aproveitar um pouco daquela caverna iluminada naturalmente por apenas dois buracos na superfície da terra. Essa iluminação pontual dava um ar sobrenatural para o ambiente.

Além do rapel, era possível ainda saltar de uma pedra de aproximadamente 2 metros de altura e fazer bastante poses para o fotógrafo.

Por fim do primeiro cenote, subimos para a superfície e tivemos nossa primeira pequena refeição: suco, água, refrigerante, maçã e um sanduíche.

Rappel no xenotes tipo caverna fechada

Cenote Iik’, cenote do ar e ancestral

Num deslocamento de mais ou menos de 30 minutos, chegamos ao segundo cenote do passeio, o cenote Iik, o cenote do ar que é considerado um cenote ancestral.

Nesse cenote, temos dois pontos de tirolesa com duas opções cada uma. Você pode saltar do penhasco pendurando-se com as mãos numa barra ou numa cinta onde é possível ir sentado, deitado ou “voando”. Além da tirolesa, o guia sugere fazer um sacrifício aos deuses maias saltando de um penhasco de uns 6 metros de altura. Deu aquele friozinho na barriga mas lá fomos nós fazer esse “sacrifício”. Rs.

Tirolesa no Xenotes semi-aberto

Aproveitei nesse cenote para ir na tirolesa umas 4-5 vezes e aproveitar diversas posições. Rsrs. Gostei muito da barra e gostei de ir “voando” na cinta. Tente também fazer o salto estilo homem-aranha. =)

Ao final do segundo cenote, paradinha para o almoço estilo subway: você escolhe o sanduíche e o preenche com os itens conforme o seu agrado. Carnes, folhas, legumes, azeitonas. Aqui também é servido uma bebida para acompanhar que pode ser água, suco, refrigerante ou cerveja. Aproveitei pra tomar umas 4 latinhas para descansar do passeio. Rs

Almoço do passeio Xenotes

Cenote Ha’, cenote da água, semi-aberto

Nossa terceira parada foi o cenote da água, um cenote do tipo semi-aberto para um nado de snorkel. Dos 4 cenotes que visitamos, esse está em 4o lugar na minha lista de preferência. =)

Cenote K’áak’, cenote do fogo do tipo aberto.

Esse cenote lembra muito um pequeno cânion, com paredões formados por rochas e plantas. Nele temos a experiência de flutuar pelo rio através de caiaque. Atividade tranquila mesmo para quem não tem muita prática. Você rema por um percurso de mais ou menos 30 minutos. Não esqueça de sorrir para o fotógrafo e apostar uma corrida com o guia. =)

caiaque no passeio Xenotes em cancun

Vale a pena contratar o pacote de fotos?

Sim. Vale muito a pena. Na minha primeira vez no México em 2016, eu visitei o parque Xel-há e X-caret e não contratei o pacote de fotos, achando que minha gopro e celular resolveriam os meus registros. Ledo engano. Praticamente não tive um registro que me enchesse de orgulho.

Para o passeio do Xenotes, um fotógrafo profissional te acompanha por todo o passeio e já conhece todos os melhores pontos para te fotografar. Mesmo que você não decida no início ter as fotos. Ele vai te clicar sem compromissos e você pode aproveitar no final para decidir.

Como eu já sabia que ia querer as fotos, aproveitei, abusei e chamava o fotógrafo o tempo inteiro para ter o máximo de fotos possível. Rsrs.

Então, voltando ali ao início. Veja as fotos dessa publicação e veja se contratar o pacote de fotos pode valer a pena para você. =)

Cupom de desconto Xenotes?

Aproveite o cupom de desconto de 15% válido até 09/09/2021. Cupom: VERANOXN21. Clique aqui para simular e comprar o seu ingresso para o Xenotes.

Veja também os combos de parques com até 25% de desconto que foi o meu caso.

Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2021!

Procurando companhia para Viajar? #PartiuEgito

Estamos com vagas abertas para nossa VIAGEM EM GRUPO PARA O EGITO que vai acontecer de 12 a 23/10/2021.

Clique no botão abaixo e sabia mais sobre essa viagem incrível.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.