Xoximilco, Cancún: Ritmos e culinária mexicana em um só lugar

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

Um lugar para conhecer ritmos, culinária, tequilas e tradição mexicana, o Xoximilco Cancún anima as noites desse divertido destino de férias.

Neste artigo, mostramos como é o Xoximilco, onde fica, como chegar, contamos um relato da nossa experiência de visitar a atração e como conseguir desconto para seu ingresso.

+ Leia também: Teste PCR em Cancún, lista com laboratórios autorizados

O que é o Xoximilco?

O Xoximilco tour é uma atração criada pelo grupo Xcaret que reproduz um popular passeio de trajineras por canais do bairro de Xochimilco na Cidade do México. Esse passeio é tão tradicional, que colocou Xochimilco na lista de patrimônios mundiais da Unesco.

Enquanto na capital o passeio é realizado pela manhã, o Xoximilco by Xcaret ocorre à noite, de segunda a sábado.

Com início às 7:15 todas as noites, as luzes coloridas refletem sobre os canais percorridos, enquanto os participantes experimentam pratos e bebidas típicas e se divertem com brincadeiras embaladas pelo som de grupos de música tradicional mexicana.

Comidas e bebidas ilimitadas, mesmo as alcoólicas, estão incluídas no passeio. Com isso, a animação fica garantida.

Trajineras de Xoximilco Cancún, esperando os participantes
Três trajineras aguardando os participantes. Foto: Renata Marques.

+ Leia também: O que fazer em Cancún: Lista com mais de 50 atrações (incluindo gratuitas)

Onde fica o Xoximilco Cancún?

Xoximilco está localizado na Carretera Chetumal, que liga Cancún a Tulum, 12 km  ao sul da Zona Hotelera. Saindo de Playa del Carmen, são aproximadamente 50 km.

Como chegar em Xoximilco saindo de Cancún

É possível chegar a Xoximilco de carro, táxi ou com o transporte já contratado junto ao passeio. 

Eu e minha amiga chegamos a cogitar ir de táxi, inicialmente, mas os preços me desanimaram. As empresas que consultei cobraram 1.200 pesos ida e volta para 2 pessoas.

Então, cogitamos alugar um carro pra ir, mas quando lembramos que o passeio é all inclusive, desistimos da ideia. Contratamos o transporte oficial (20 dólares ida e volta por pessoa – o que daria mais ou menos 720 pesos para nós duas). Caso você não beba e resolva ir de carro, saiba que o estacionamento é gratuito. 

Como chegar em Xoximilco saindo de outros lugares

Eu fiz o passeio Xoximilco saindo de Cancún e recomendo fazer o mesmo, se possível, por conta do horário e distância.

Mas se por acaso você vai ficar hospedado em Playa del Carmen ou Riviera, saiba que é possível adquirir o transporte oficial do parque pelo mesmo valor do que saindo de Cancún (20 dólares).  Outra opção seria pegar um taxi.

Por ser um passeio que envolve bebidas alcoólicas, não recomendamos ir dirigindo um carro alugado.

+ Leia também: Como Planejar Uma Viagem – Passo a Passo

Como foi minha visita ao Xoximilco

Eu e minha amiga compramos inicialmente o ingresso simples para Xoximilco, sem transporte. Só que quando chegamos em Cancún e começamos a cotar táxi e transfer para ir, vimos que sairia mais caro do que o próprio transporte do parque. Então entramos em contato por telefone e pagamos pela diferença.

Transfer

No dia agendado, alguns minutinhos depois da hora prevista, o ônibus chegou no meu hotel, o Gran Park Royal Cancún, na Zona Hotelera. Precisei apresentar o passaporte, cartão usado na compra e ticket impresso. Nossos nomes foram confirmados e embarcamos. Nosso hotel foi o último, então logo seguimos diretamente ao parque.

Conferindo passaporte, cartão e ingresso antes de subir no ônibus para xoximilco

Dentro no ônibus, nosso guia explicou algumas coisas sobre como iria funcionar o tour e ofereceu pacote de fotos e upgrade para seleção de bebidas “premium”. Também nos perguntou se preferíamos um grupo de inglês ou espanhol e, assim, nos identificou com alguns adesivos, nos dividindo por embarcações. 

Ah! Como eu escolhi o idioma inglês, dividi a trajinera com alguns americanos. Acabei me arrependendo um pouquinho. Tive a impressão que os barquinhos de espanhol estavam mais animados, já que os participantes conheciam todas as músicas. Talvez fossem mexicanos, não sei. Éramos 10 participantes por embarcação, devido às restrições com a pandemia – normalmente são até 20.

Chegada no parque

Chegamos no local, que é o mesmo do parque Xavage. Lá somos encaminhados a El Embarcadero e procuramos a nossa trajinera pelo nome. Tiramos algumas fotos na área externa e fomos procurar nosso barquinho.

Cada barquinho, ou trajinera, tem um nome. Vários tem nomes de regiões do México. O meu era o Viva Guanajuato (custei a aprender rs). 

Logo nos sentamos e, quando o grupo ficou completo, começamos o passeio que dura cerca de 3 horas. 

Navegação pelos canais

Enquanto navegamos pelos canais, são servidas bebidas alcoólicas e não alcoólicas, entrada, prato principal e sobremesa. Quem gosta de provar comida típica, certamente vai curtir. Eu sou meio chata, então não provei muita coisa.

Por todo o caminho, passamos por grupos de música tradicional, como Los mariachis. Alguns grupos estão em embarcações, outros em um palco fixo pelas águas. A gente vai passando, parando e vendo um pouquinho de cada.

Durante esse tempo, é feita uma parada em um ponto de apoio, que tem banheiro, uma lojinha e é quando trocam tudo para o prato principal e recarregam as bebidas também.

Embora o espaço que as embarcações percorrem seja pequeno (dá pra perceber que damos algumas voltinhas), a gente não vê o tempo passar em meio às brincadeiras e música. É bem divertido.

Ao fim, ancoramos no embarcadero e é hora de voltar pro hotel.

Todas as trajineras de volta a El Embarcadero, no Xoximilco
O colorido das luzes das trajineras em Xoximilco. Foto: Renata Marques

A volta

Achei muito apropriado ter usado o transporte do parque. A gente experimenta cervejas, tequilas e o passeio acaba por volta de 23h. Quando cheguei no ônibus, desmaiei que nem vi as paradas que fizemos. Quando percebi, estava chegando no meu hotel.

Cuidados com protocolos sanitários

Fiz esse passeio em março/2021. Fiquei realmente impressionada com os cuidados do grupo Xcaret. Álcool em gel por toda a parte, todos os guias, garçons e artistas usando máscara sempre de maneira correta. 

Grupo Mariachi no Xoximilco
Grupo Mariachi. Todos de máscara. Foto: Renata Marques

Pudemos ficar sem máscara para comer e beber, mantinha-se um certo afastamento entre as pessoas, uma vez que a capacidade está reduzida. Quando os funcionários entravam para repor itens, éramos obrigados a colocar a máscara novamente – e ninguém entrava enquanto não estivesse todo mundo usando corretamente.

O que não achei muito condizente com o momento pandêmico foram algumas brincadeiras, como uma que envolvia dar as mãos – a ideia era saber quem ficava levando “choques” por mais tempo. Como não curti, já larguei logo e passei meu álcool em gel. rs 

Com isso, eu diria que me senti segura em 90% do tempo. O PCR que fizemos para voltar ao Brasil confirmaram que não tivemos problemas.

Dicas úteis para visitar Xoximilco em Cancún

  • Se quiser aproveitar ao máximo as tequilas e cervejas incluídas, não vá de carro.
  • Use e abuse do repelente disponibilizado nos banheiros – se preferir, leve o seu.
  • Não existe um dress code para o Xoximilco, o ideal é se vestir confortavelmente. Eu fui usando um vestidinho, mas recomendaria uma calça, porque tem bastante mosquito. Mesmo com repelente sofri um bocado.
  • Em várias brincadeiras, quem perde teoricamente deve virar um shot de tequila. Como eu não curto, mantive o meu sempre com água. 

Quanto custa o Xoximilco Cancún e como comprar o ingresso

A melhor forma de comprar seu ingresso para o Xoximilco é no site oficial do grupo Xcaret.

O ingresso individual custa 99 dólares, incluindo o jantar de 3 tempos e as bebidas. Vale lembrar que o Grupo Xcaret oferece desconto progressivo no Xoximilco e outras atrações, sempre que comprar com antecedência.

Valores do ingresso com desconto no Xoximilco

  • Até 6 dias antes da visita: 99,00 dólares
  • Entre 7 e 20 dias antes da visita: 89,90 dólares (10% de desconto)
  • A partir de 21 dias antes da visita : 84,99 dólares (15% de desconto)

Receba agora mais 5 dólares com o cupom VERANOXO21. Cupom de desconto válido até 09/09/2021.

Clique aqui para acessar o site oficial e comprar ingresso com desconto para o Xoximilco. Cupom: VERANOXO21

Além do ingresso, é possível adicionar transporte desde Cancún (Centro, Zona Hotelera ou Playa Mujeres), Riviera Maia e Playa del Carmen. Na Zona Hotelera, o ônibus busca na porta do hotel. Nos outros lugares, pode haver um ponto de encontro, de acordo com o seu hotel.

O valor do transporte é 20 dólares por pessoa, independente do local, sendo também aplicado o desconto de antecedência (10 ou 15%).

Importante!

Ao comprar pelo site é necessário apresentar na portaria ou no embarque do ônibus:

  • Ticket impresso e assinado, inclusive pelo proprietário do cartão.
  • Documento oficial do titular do cartão usado na compra (ou cópia frente e verso).
  • Documento oficial do visitante.
  • Cartão de crédito usado na compra devidamente assinado (ou uma cópia frente e verso, na cópia o cartão deve estar assinado também).

Para apresentar esses documentos, é importante que você não utilize cartão virtual. Mas pode usar de uma conta digital como o BS2, desde que tenha o cartão físico e lembre de levar na viagem, ok?

Cupom de desconto Xoximilco

Cupom de desconto para o Xoximilco. Cupom: VERANOXO21. Validade: 28/07 a 06/08/2021

Cupom de desconto Xoximilco anteriores:

  • VERANOXO21. Válido de 28/07 a 06/08/2021
  • MOMXO21. Válido até 30/05/2021

Combos com desconto: Xoximilco Cancún e outros tours do grupo Xcaret

O grupo Xcaret também oferece excelentes descontos nos pacotes, quando se combina pelo menos duas atrações do grupo. 

Confira os principais pacotes com Xoximilco:

  • Xoximilco + Xcaret = 191,98 dólares (seria 239,98)
  • Xoximilco + Xel-Há = 159,98 dólares (seria 199,98)
  • Xoximilco + Xplor = 183,98 dólares (seria 229,98)
  • Xoximilco + Xichén = 211,98 dólares (seria 264,98)
  • Xoximilco + Xenotes = 199,98 dólares (seria 249,98)

Ou, você pode montar um pacote com 2 ou mais atrações à sua escolha (2 parques = 20% de desconto; 3 ou mais atrações = 25% de desconto).

Clique aqui para escolher seu pacote incluindo Xoximilco

Xoximilco Cancún, vale a pena?

Existem diversas atrações para conhecer a noite em Cancún, mas nenhuma delas mostra de maneira tão extasiante a música tradicional mexicana como Xoximilco. As refeições incluídas no passeio são simples, mas tradicionais, além de serem servidas em pequenas porções com variedade, fazendo Xoximilco valer muito a pena para quem gosta de experimentar várias comidinhas diferentes.

Transparência

Para este passeio, recebemos um desconto especial na aquisição de nossos ingressos. No entanto, este artigo traz a nossa opinião sincera sobre a atração.

O prazer de

planejar viagens

sem perder horas e horas

Conheça as planilhas de planejamento que reúnem em um só lugar todas as informações essenciais para cada destino que você quer visitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.