Planejamento de Viagem – Como encontrar passagens aéreas baratas?

Você já escolheu seu destino e elaborou seu orçamento? Então chegou finalmente a hora de comprar suas passagens.

(Se não seguiu esses dois passos ainda, nosso Guia do Planejamento pode te ajudar).

Eu costumo brincar que comprar passagens aéreas é como investir na bolsa: precisamos estar atentos as variações do mercado para comprar na hora certa! Mas olha, fica uma dica de ouro: comprou, não adianta mais ficar olhando o preço.

Neste post vamos te ajudar a encontrar e comprar passagens aéreas baratas. Mas… como a gente sabe que uma passagem está barata? Pesquisando! A pesquisa é a chave de tudo. Somente pesquisando você vai saber quanto custa normalmente um voo, seja em milhas, seja em dinheiro. Busque em diversos sites o preço da passagem não só nas datas que você pretende ir, e acompanhe as  variações.

Onde pesquisar por passagens?

A ideia aqui não é se prender a um único buscador, mas potencializar sua busca extraindo o que cada um deles tem de melhor. Vem conferir!

1 – Skyscanner

Planejamento de Viagem - Como encontrar passagens aéreas baratas?

O Skyscanner permite que você salve buscas por trechos específicos e acompanhe as variações dos preços, por meio de alertas encaminhados para o seu email. Para aprender a usar o sistema de alertas do Skyscanner clique aqui.

Buscar voos com o SkyScanner é maravilhoso porque você não precisa especificar uma data. Pode pesquisar o mês inteiro, ou deixar que ele procure pra você qual o mês mais barato no ano. Pra isso, é só clicar em “Cheapest Month” ou “Whole Month” e selecionar o mês do seu interesse. O Skyscanner não cobra taxas, ele simplesmente mostra o preço atualizado e Voilà! Redireciona você para um site onde você pode fazer a compra sem que sejam cobradas taxas de serviço.

2 – Kayak

Planejamento de Viagem - Como encontrar passagens aéreas baratas?

O KAYAK é um buscador de viagens que pesquisa centenas de sites para ajudar você a encontrar e reservar os melhores voos e hotéis. Na busca por voos, o KAYAK permite que você compare os resultados da busca com os encontrados por sites como decolar e Expedia. A busca do KAYAK rertorna as ofertas mais baratas e nos deixa livre para decidir onde queremos comprá-la. Seja diretamente no site da companhia aérea, ou de algum agente de viagens.

3 – Decolar

Planejamento de Viagem - Como encontrar passagens aéreas baratas?

O Decolar é uma ferramenta super fácil de utilizar e permite que você cadastre seu email para receber alertas de variação de preço das passagens do seu interesse. Simulamos a busca de um voo Manaus – Cancún para você ver melhor como funciona.

É só clicar em Voos, preencher os dados e clicar em “Procurar”. Ele retorna pra você uma tela com um resumo, onde os menores preços estão marcados de amarelo, bem como um detalhamento de todos os voos encontrados. Na tela de seleção de voos, o Decolar não mostra nem as taxas de aeroporto, nem as taxas de serviço, portanto quando clicamos em Comprar, o preço sofre alterações. A gente recomenda que depois de buscar no Decolar, você acesse diretamente o site da companhia aérea identificada com o menor preço e verifique se comprando por lá consegue economizar um dinheirinho. 🙂

4 – Voopter

Planejamento de Viagem - Como encontrar passagens aéreas baratas?

O Voopter é um comparador de preços de passagens aéreas que trabalha com internet colaborativa: os achados de outros usuários são imediatamente compartilhados com a comunidade. Dessa forma, você não depende da divulgação de promoções por companhias aéreas ou agências. O serviço é totalmente gratuito  e permite criação de alertas para voos do seu interesse.

Até aqui tudo igual ao que já vimos, certo? Errado! A ferramenta de busca do Voopter permite que você busque até 4 dias diferentes de ida e 4 dias de volta segundo a sua disponibilidade, tudo em um único clique. Além disso, o serviço de alertas do Voopter tem um diferencial muito importante pra você que elaborou o seu orçamento: você pode estipular um preço máximo para sua passagem, ou seja, sempre que a passagem chegar a um valor igual ou mais barato que o estipulado, você recebe um alerta por email. Ai é só clicar no link indicado pelo Voopter e correr pro abraço, sem estourar o orçamento! 

5 – Melhores Destinos

Planejamento de Viagem - Como encontrar passagens aéreas baratas?

O Melhores Destinos é um dos sites mais importantes para os viajantes brasileiros, pois é um dos primeiros a divulgar passagens aéreas em promoção. Você provavelmente já recebeu dos seus amigos uma lista enorme de voos saindo de várias cidades a um preço superbacana. Adivinha? É do Melhores Destinos. Siga-os no twitter, facebook, ou na sua rede social favorita ou baixe o aplicativo deles para celular e acompanhe em tempo real as melhores promoções do mercado.

 

6 – Max Milhas

Planejamento de Viagem - Como encontrar passagens aéreas baratas?

O MaxMilhas faz o intermédio entre pessoas que querem vender suas milhas e pessoas que querem voar por valores acessíveis. A empresa não vende nem compra milhas, apenas intermedeia as transações. Pode acontecer de uma passagem estar caríssima em reais, mas com uma boa oferta por milhas, nessa hora o MaxMilhas faz a diferença na sua viagem.

Pesquise pela MaxMilhas as passagens de seu interesse, compare os valores e selecione aquela que deseja. Aparecerão vários ofertantes disponíveis – cada um com uma qualificação e preço. Recomendamos que escolha um ofertante com 5 estrelas, que são aqueles que nos passam os dados de acesso permitindo que a MaxMilhas realize a emissão de sua passagem. Confirme seus dados e compre a sua passagem!

7- Google Flights

Planejamento de Viagem - Como encontrar passagens aéreas baratas?

O google também tem um buscador de voos, e é ó: maravilhoso (padrão google!). O Google Flights permite que você pesquise voos com múltiplos destinos, por exemplo, indo da cidade A para B, de B para C e de C para A. E pesquisando assim pode sair bem mais em conta que simplesmente comprar os trechos separadamente.

Outro diferencial do google é o mapa maravilhoso de aeroportos. Você pode pesquisar voos, por exemplo, em um raio de 10km. E ai ver se consegue economizar um pouco. É muito bom para explorar todas as possibilidades de economia.

Você também pode salvar seus voos de interesse, se você estiver logado na sua conta do google, basta acessar o flights e eles estarão disponíveis para você. O google informa por meio de setas vermelhas e verdes as variações de preço para mais ou para menos. Pesquisar pelo google flights já fez a Renata economizar mil reais em uma viagem. Vai perder essa oportunidade?

Como garantir preços mais baixos?

Planejamento de Viagem - Como encontrar passagens aéreas baratas?

1 – Não compre muito cedo

Comprar as passagens com muita antecedência nem sempre é um bom negócio. Nenhuma companhia aérea faz promoções com validade de um ano ou seis meses, então provavelmente você vai pagar mais caro se comprar sua passagem muito cedo. Além disso, vários imprevistos podem acontecer, como por exemplo, a companhia pode deixar de operar determinado trecho (aconteceu comigo!)

2 – Não compre muito tarde

Parece contraditório? Mas não é! As passagens compradas em última hora são sempre mais caras. Dá uma pesquisadinha ai em quanto está custando um voo para uma cidade próxima daqui a 3 dias (se ainda tiver lugares no voo). A não ser que seja uma emergência, nunca deixe a compra dos bilhetes para última hora.

Os especialistas recomendam que para comprar passagens nacionais a antecedência seja de 25 a 40 dias na baixa temporada e de 60 a 90 dias na alta temporada. Já para passagens internacionais a antecedência ideal seria de 30 a 60 dias na baixa temporada e de 60 a 90 dias na alta temporada.

3 – Seja flexível

Muita gente quer viajar no feriado, na sexta a noite, no domingo a noite… Se você pesquisar somente nestes dias pode não encontrar a tarifa mais baixa. Tente buscar pelo menos três dias antes e três dias depois da sua data de interesse. Assim as chances de encontrar a menor tarifa são muito maiores.

4 – Seja fidelizado a um programa de milhagens

Os programas de milhas são uma forma da companhia aérea dar algumas vantagens a viajantes frequentes. Existem diversas formas de pontuar nestes programas. A gente já falou sobre como comprar passagens utilizando Km de vantagens, que pontua no programa Tam Fidelidade.

Os quatro programas de fidelidade das companhias aéreas brasileiras são: Smiles, Tudo Azul, Fidelidade e Amigo. Vale a pena reservar um pouquinho do seu tempo para saber um pouco mais sobre cada um, como por exemplo, quais são as vantagens, como acumular pontos e qual o nível de satisfação dos clientes, para escolher o programa que mais combina com você e escolher o seu.

6 – Compre ida e volta

Normalmente passagens de ida e volta são mais baratas. Então se você pretende ficar em uma única cidade, ou viajar para cidades próximas do seu destino, compre ida e volta de uma vez. Evite ao máximo comprar só um trecho para comprar o outro depois porque o dinheiro não é o suficiente no momento, ou por qualquer outro motivo. Acredite, a não ser que a compra seja feita com milhas, você vai gastar muito mais.

7 – Faça as contas

Você mora em São Paulo, mas viu uma promoção maravilhosa Manaus-Miami? Faça as contas antes de comprar. Vale mesmo a pena pagar o deslocamento São Paulo-Manaus? Você vai conseguir encaixar os horários? Vai precisar pagar hospedagem a mais? Coloque tudo na ponta do lápis da planilha e evite realizar estas compras por impulso achando que vai compensar.

8 – Compre a passagem ANTES de reservar a hospedagem

Gente, o ideal é sempre comprar primeiro a passagem e só depois reservar a hospedagem. Não é à toa que no nosso Guia do Planejamento está nessa ordem. Isso tem uma razão: você pode ser mais flexível. Se a passagem estiver muito mais barata na terça que na segunda, compre para terça. Assim você pode economizar um pouquinho. Agora, se a hospedagem já estiver reservada não tem jeito. Suas datas de voo estão amarradas e talvez acabem custando um pouco mais. Principalmente quando não há cancelamento grátis.

9- Compare o preço da passagem em dinheiro e em milhas

Pode acontecer de uma voo estar com um preço muito alto se você for pagar em dinheiro, mas com uma boa oferta em milhas. A gente deu um exemplo disso neste post, este tipo de situação acontece principalmente quando a data do voo ainda está distante. Inclua as milhas na sua pesquisa

10 – Leia as condições

Lembra do que falamos no início do post?Comprar passagens aéreas é como investir na bolsa. Vamos supor que você comprou suas passagens semana passada e hoje recebeu um email de promoção do mesmo trecho custando R$100 a menos, só resta lamentar né? Pode ser que apareça uma promoção relâmpago e a passagem para o mesmo trecho escolhido por você esteja custando metade do preço, ou uma quantia muito significativa a menos. Neste caso, vale a pena conferir as condições de cancelamento e reembolso da tarifa que você comprou e ponderar se vale a pena cancelar, receber reembolso e comprar um novo bilhete por um preço mais camarada. O ideal é que você dedique um tempinho para conferir as condições no momento da compra, assim você se  sentirá muito mais seguro para fazer qualquer alteração no seu voo.

11 – Anote

Do que adianta fazer todas estas pesquisas e guardar os valores na cabeça? Você vai esquecer. Use a sua planilha para guardar os valores dos preços por data de cotação e companhia aérea. Desta forma você consegue analisar se os preços estão descendo ou subindo. Consultar a sua planilha pode facilitar muito a tomada de decisão da compra.

Comprou?

Imprima as reservas de ida e volta e as tenha em mãos para apresentar caso seja solicitado por alguma autoridade. Salve o horário do seu voo no calendário para saber exatamente que horas chega no seu destino e que horas sai de lá, assim vai ser mais fácil programar os seus passeios e translado de/para o aeroporto. Se você usar o gmail, ele já faz esse serviço automaticamente para você, salvando todos os dados no seu calendário do google. Aproveite e marque no calendário um lembrete para fazer o seu check-in online. Assim você evita filas no aeroporto e viaja com muito mais tranquilidade.

A companhia aérea mudou um detalhe no meu voo – e agora?

Se a companhia aérea fizer quaisquer mudanças no seu voo, mesmo que seja um atraso de 30 minutos na decolagem, você vai precisar aceitar essa mudança. Mas não precisa aceitar de cara não! Neste caso, você tem direito de remarcar seu voo gratuitamente. Pode escolher novas datas de saída, de chegada, outros locais para conexão, e por ai vai! Se você receber algum email ou ligação informando mudanças no voo, contate a companhia aérea e veja qual mudança é mais adequada para você. Além disso, sempre cheque o status do seu voo na semana da viagem.Pode ser que o email de alteração não tenha chegado. Já aconteceu com a Renata!

Se der sorte, você consegue esticar mais uns dias da viagem sem pagar taxas de remarcação. 🙂

Onde você pesquisa antes de comprar suas passagens aéreas? Você é fidelizado a algum programa de milhagens? Conta pra gente!

Planejamento de Viagem - Como encontrar passagens aéreas baratas?

6 comments

    1. Olá Philipe,
      Realmente preço de passagem é mesmo baseado na lei da oferta e da procura. E terça-feira acaba ficando mais barato algumas vezes porque não é um dia tão cobiçado.
      Um abraço!

  1. Gostei muito das dicas, vou já salvar minhas reservas no calendário do Google. Agora quanto as passagens me dê uma dica de como segurar a ansiedade e esperar o tempo certo para comprar. Já quero comprar hoje!!!!! Rsrsrs, mas vou seguir as dicas e aguardar.

    Bjss meninas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *