Que visto eu preciso para estudar no Reino Unido?

Quem é brasileiro e quer ir passear no Reino Unido não precisa de visto, desde que não tenha ficha criminal. Mas, quando a gente resolve estudar por lá, a situação muda um pouco. Existem diversos tipos de vistos para estudantes no Reino Unido, e antes de iniciar o processo de aplicação, você precisa saber exatamente qual visto vai precisar. Mas não precisa se preocupar, a gente te explica tudo!

A agência responsável por controlar as fronteiras de Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte ou País de Gales é o UKBA (United Kingdom Border Agency) e são eles os responsáveis por agendamento e emissão do visto para esses países. Os diversos tipos de visto para estudantes e sua aplicabilidade podem ser encontradas na página oficial do UKBA.

Existem basicamente dois tipos de visto para estudantes: o Visitor Student  e o Tier 4, subdividido em Child e General. Hoje vamos entender para que serve cada um deles e posteriormente, veremos mais detalhes sobre como aplicar.

Short term study visa

Você pode aplicar para o Short term study visa se for fazer um curso de curta duração, como treinamentos ou curso de língua inglesa. Você também pode fazer pesquisas de curta duração, que façam parte da sua graduação ou pós-graduação fora do Reino Unido.

Com este visto, você não pode estudar em state schools, que seriam as nossas escolas do ensino fundamental ao ensino médio. Você também não vai poder trabalhar, receber bolsas do Reino Unido, nem trazer familiares com você como dependentes.  Não é possível trocar o short term study visa por outro tipo de visto enquanto estiver no UK, nem estende-lo. Se desejar trocar, é necessário voltar ao seu país de residência para solicitar o novo visto.

Com o short term study visa, você pode ficar no Reino Unido por 6 meses se estiver fazendo qualquer tipo de curso de curta duração (incluindo cursos de idiomas) ou pesquisas de curto prazo desde que você seja maior de 18 anos. Ou você também pode ficar por 11 meses se você for maior de 18 anos e estiver fazendo curso de língua inglesa.

Tier 4 Visa

O Tier 4 Visa é subdividido em General Child. Este é o visto apropriado para para quem vai estudar em escolas “normais” (aquela que eu comentei ali em cima), para quem vai estudar por 12 meses ou mais em escolas de idioma, ou para quem vai passar 12 meses ou mais na universidade.

Algumas instituições exigem que o aluno curse um “pre-sessional” antes de iniciar o curso principal. Neste caso, você somente poderá obter um Tier 4 que cubra o período total se você receber uma oferta “unconditional”. Do contrário, você receberá o visto para o período do “pre-sessional” e ele deverá ser estendido no UK, após o cumprimento da condição.

Quem se matricular em qualquer curso abaixo de ensino superior, não terá direito a trabalhar. Entretanto, os demais poderão trabalhar por até 20 horas (cursos universitários, pós graduação, etc). Este visto pode ser estendido sem que você precise sair do Reino Unido. E com ele, você pode trazer membros da sua família com você como dependentes. Lembre-se que é preciso comprovar que você tem condições financeiras para bancar a sua estadia e de quem você levar!

As subdivisões Child e General, dizem respeito à idade. Menores de 16 anos, aplicam para o child.

Observações importantes

Com o visto de estudante você tem permissão para ficar no país somente durante o período de duração do curso que estiver matriculado. Por isso, a documentação da instituição de ensino é um requisito fundamental para aplicar.

Não deixe de consultar o site do UKBA para validar e atualizar estas informações, ou esclarecer casos mais específicos! Mas, a gente tá sempre por aqui caso você queira tirar alguma dúvida.

Até mais!

Que visto eu preciso para estudar no Reino Unido?

7 comments

  1. Clarisse, tenho um amigo que conseguiu usando o VTM (na verdade era o CashPassport, da mastercard, que foi emitido pela empresa Hoya). Alguns vão funcionar, outros não. Good luck! 🙂

  2. Olá, muito obrigada pelas dicas, são muito úteis.
    Você sabe me dizer se para tirar o short term visa no aeroporto você tem que chegar do Brasil? Ou posso ir para outro país e de lá pegar um outro voo de uma companhia local para Inglaterra?

    Obrigada!

    1. Olha, imagino que não tenha nenhum problema. Normalmente o visto não sofre influencia de qual país você está vindo e sim de qual passaporte está apresentando. 😉

  3. Sara, o visto é na entreda do Reino Unido, independentemente de qual o seu país de saída.
    é importante lembrar, que mesmo estando lá e já ter o visto da entrada, se sair do país, ao retornar, será como uma nova solicitação. Portanto se pretende fazer viagens pela europa, lembre-se sempre de levar todos os documentos com vc, para apresentar ao oficial quando retornar e então ter um novo visto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *