15 Dicas para ser uma pessoa bacana durante um voo

Ah um voo! Quando a gente entra no avião bate aquela certeza que a viagem realmente começou. Pra gente que viaja sempre de classe econômica, muitas vezes fazendo longas conexões, os voos podem se tornar longos e estressantes dependendo do comportamento dos passageiros. Eu confesso que sou daquelas que dorme antes mesmo do avião decolar, e dificilmente algo durante o voo me incomoda, mas resolvi compilar uma lista de dicas de bons modos para tornar tanto a sua viagem quanto a dos outros passageiros mais agradável.

#1- A sua bagagem de mão vai embaixo da poltrona a sua frente ou no compartimento acima das poltronas. Isso mesmo, se não tiver nenhuma poltrona na sua frente, você não pode colocar a sua bagagem embaixo da sua própria poltrona. Utilize o local adequado.

#2- Se for ouvir música ou assistir algum vídeo, use seu fone de ouvido (aliás, essa dica vale pra qualquer lugar público!). Não basta apenas usar o fone, seja consciente. As poltronas são tão apertadinhas, será que seu volume não está incomodando o passageiro ao lado?

#3- NUNCA JAMAIS EM HIPÓTESE ALGUMA utilize o banco da frente como apoio para se levantar. Gente, por favor, respeite os outros passageiros.

#4- Vale a pena ser educado e verificar se a pessoa atras de você está com a bandeja aberta ou com a cabeça inclinada pra frente antes de reclinar sua poltrona. Eu já fui vitima de uma “poltronada” na testa e dói viu, gente? Você tem todo direito de reclinar quando quiser, mas vale a cortesia de verificar antes.

#5- Se você vai muito ao banheiro, dê preferência as poltronas do corredor. Eu sou essa pessoa, faço xixi a cada 5 minutos e por isso sempre opto pelo corredor para não atrapalhar quem está na mesma fila que eu. É chato incomodar quem está dormindo, lendo, descansando etc.

#6- Evite usar perfumes muito fortes e/ou confira se você não está fedendo. As duas coisas incomodam muito e você pode evitar causar uma baita enxaqueca nos seus colegas de voo.

#7- Comissário de bordo não é seu garçon particular. Eles estão no avião para servir e ajudar numa boa experiência a bordo, mas seja consciente. Não os chame desnecessariamente.

#8- Se você estiver voando a noite ou próximo do amanhecer feche a janela. Assim você ajuda os outros passageiros a ter uma noite de sono tranquila. A dica vale também pra quem viaja a tarde, evite o sol no rosto dos outros passageiros.

#9- Na boa, obedeça os avisos de ligar e desligar o celular. Se não fosse importante ninguém insistiria para fazer.

#10- Se você notar que a pessoa ao seu lado não está bem, chame um comissário de bordo. Muita gente passa mal de verdade durante um voo, e algumas não sabem como lidar com isso. Os comissários estão sempre dispostos a ajudar e tomarão as providências necessárias para garantir o bem estar do passageiro.

#11- Evite chutar a poltrona da frente. Essa parece tão óbvia que “nem valeria a pena listar” se não fossem as minhas experiências em cabine. O passageiro na sua frente consegue sentir a mínima pressão que você faz no banco. Você nunca sabe a situação que aquela pessoa está passando.

#12- Sente no assento marcado no seu bilhete. Confira direitinho seu cartão de embarque e sente no local adequado. Se quiser trocar de lugar, aguarde o fim do embarque. Existem poucas coisas mais inconvenientes num voo que chegar na sua poltrona e ter alguém sentado lá “porque quis trocar”.

#13- Evite fazer barulhos desnecessários e irritantes, como os de sacolas plásticas ou ficar abrindo o compartimento de bagagem constantemente.

#14- Evite conversar alto demais, principalmente em voos noturnos. Respeite os outros passageiros.

#15- Se você notar algo errado no voo como por exemplo a temperatura muito elevada, ou o som da TV ligado nos alto-falantes do avião comunique ao comissário de bordo e ele resolverá o problema. Eu já peguei voos muito quentes porque ninguém chamou o comissário para informar e eles não sabiam, pois no local onde eles ficam a temperatura estava ok.

Lembre-se: Não é porque “você está pagando” que pode fazer o que bem entender. Vale ressaltar que todos ali pagaram também. Sempre vale a máxima: Não faça nada com os outros que você não gostaria que fizessem com você. Respeito e cortesia são sempre bem vindos em qualquer ocasião.
Happy flying!

15 Dicas para ser uma pessoa bacana durante um voo

Carmina Nascimento

Engenheira eletricista e apaixonada por livros. Nascida e criada em Manaus, morei um ano em Londres participando do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras. Em 2016 realizei um dos meus maiores objetivos relacionados a viagem, o destination wedding.

2 comentários em “15 Dicas para ser uma pessoa bacana durante um voo

  • setembro 27, 2016 em 5:52 pm
    Permalink

    Que legal!!! Até disso vcs dão dicas!Acho os vôos noturnos mais complicados . Mais chegando já tá de boa. Bjs meninas

    Resposta
    • setembro 27, 2016 em 6:56 pm
      Permalink

      Sempre importante tentar não incomodar os outros, mas o importante é chegar mesmo!

      Um abraço tia <3

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *