Litoral do Piauí: Descubra as praias do menor litoral do Brasil

Share on telegram
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter

O Piauí possui o menor litoral dentre os estados brasileiros banhados pelo Oceano Atlântico. Mas nem por isso, ou talvez até por isso, as praias do litoral do Piauí merecem uma visita mais longa para ficar curtindo a praia e a brisa do mar. Vem comigo que vou te mostrar as principais cidades e praias deste litoral.

+ Leia também: Os destinos mais bonitos que eu visitei na minha jornada de viajante

Onde fica o litoral do Piauí?

O litoral piauiense possui 66 quilômetros de extensão com 15 praias distribuídas em quatro municípios. Fica localizado no extremo norte do estado e entre dois grandes atrativos turísticos: os Lençóis Maranhenses e a vila de Jeri, no Ceará.

barra grande - litoral piaui
Que os bons ventos de tragam ao Litoral do Piauí

A cidade de Parnaíba possui o aeroporto mais próximo do litoral, entretanto, atualmente em 2021, possui apenas um único voo diário da Azul partindo com origem de Viracopos. O segundo destino mais próximo é voando até a cidade de Jericoacoara.

Outra opção, que é minha sugestão, é fazer a Rota das Emoções, um roteiro que começa pela cidade de São Luís e terminando na cidade de Fortaleza (ou pode-se fazer o percurso contrário). Escrevemos um post com sugestão de roteiro para Rota das Emoções.

+ Leia também: Rota das Emoções, 3 lugares únicos na mesma viagem

Quais os melhores destinos no Litoral do Piauí?

Barra Grande, a mais badalada

Barra Grande, que fica localizado no município do Cajueiro da Praia, é uma das praias mais famosas e bonitas do litoral piauiense.

pousada bgk em barra grande - praia do piaui
Pousada BGK e ponto de apoio de Kite Surf – Barra Grande/PI

As pousadas pé na areia, a arquitetura misturando madeiras com alvenaria, um mar com ondas pequenas e com uma temporada boa de ventos fortes, faz a praia de Barra Grande ser uma das favoritas dos jovens e dos kite surfistas. Assistir o pôr do sol em Barra Grande é sempre uma boa pedida!

por do sol em barra grande - litoral piaui

Outro ponto favorável é que a cidade é relativamente pequena e com uma caminhada de até uma hora, você consegue ir de uma ponta a outra e, assim, visitar vários restaurantes, lanchonetes, sorveterias, lojas de conveniências, supermercados e farmácias.

[Clique aqui e veja as Pousadas de Barra Grande]

Parnaíba

Parnaíba é a maior cidade da região litorânea do Piauí com aproximadamente 150 mil habitantes. A cidade possui uma boa quantidade de opções de hospedagem. Entretanto, as praias ficam localizadas um pouco afastadas e você vai precisar de um carro ou táxi para chegar até uma praia. 

Como pontos positivos, a partir daqui fica mais fácil fazer os passeios de barco pelos rios do Delta do Parnaíba. Prefira os passeios de pôr do sol com direito a assistir à Revoada dos Guarás. Então, leve essas informações em consideração para se decidir. Esse passeio também pode ser feito a partir do Maranhão, na cidade de Tutóia.

[Clique aqui para ver a lista das Pousadas de Parnaíba]

Ilha grande - Delta do Parnaíba

Luís Correia

Luís Correia é a cidade do Piauí com a maior quantidade de praias. A cidade é bem extensa e suas pousadas, casas de veraneio, restaurantes e mercadinhos são mais espaçadas fazendo com que você precise de um meio de transporte para se locomover.

Pousada Leao Beach, em Luis Correa,  Piaui
Pousada Leao Beach, em Luis Correa, litoral do Piaui

Embora as praias não sejam as mais paradisíacas que você já viu, como a cidade fica no meio de uma região arenosa, a região fica mais concentrada mais próxima da praia e, provavelmente, sua hospedagem vai ficar a poucos passos do mar. Um ponto bem positivo. =)

Além disso, Luís Correia possui um dos carnavais mais famosos do Piauí, atraindo cerca de 50 mil foliões todos os anos (antes da pandemia).

[Clique aqui para ver a lista das Pousadas de Luís Correia]

Praia em Luis Correa/Piauí
Praia em Luis Correa, litoral do Piaui

Qual cidade escolher do Litoral Piauiense?

A família Panda já viajou pelo litoral do Piauí por diversas vezes e já se hospedou nessas três cidades. Se fosse para escolher um desses três destinos, Barra Grande, sem dúvida, seria a minha escolha. É um destino que eu me sinto muito bem e que me transmite uma energia e uma vibe muito positiva.

Essas plaquinhas são um charme de Barra Grande
Essas plaquinhas são um charme de Barra Grande no Litoral do Piauí

Em segundo lugar, pensando num destino mais de veraneio e numa viagem com amigos ou família, alugaria uma casa em Luís Correia para que eu pudesse preparar a própria refeição e tornasse a viagem um pouco mais íntima junto das pessoas que te acompanham.

Barra Grande - a praia mais famosa do Piauí
Praia em Barra Grande no Litoral do Piauí

Vale lembrar que o litoral inteiro tem 66km, então se você se hospedar em qualquer uma delas, pode ir visitar as outras fazendo bate-volta.

Caso queira combinar essa viagem com outros destinos, veja também as opções da Rota das Emoções.

Esse post faz parte do projeto Blog Every Day August, BEDA. Um desafio de postar no blog todos dias do mês de agosto. Leia mais sobre esse desafio no post de abertura. E confira também o índice com todos os posts já publicados do nosso BEDA 2021!

Procurando companhia para Viajar? #PartiuEgito

Estamos com vagas abertas para nossa VIAGEM EM GRUPO PARA O EGITO que vai acontecer de 12 a 23/10/2021.

Clique no botão abaixo e sabia mais sobre essa viagem incrível.

Curtiu nossas dicas?

Dê aquela forcinha ao nosso trabalho!
Ao fazer uma reserva nos sites que indicamos, ganhamos uma pequena comissão que nos incentiva a continuar produzindo tanto conteúdo gratuito e de qualidade. Ah! E você não paga nem um centavinho a mais por isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site armazena informações de forma anônima para melhorar sua navegação.
Para saber mais sobre como tratamos seus dados, consulte nossa Política de Privacidade.